É cliente da Águas do Porto? Veja quais os contactos, como pode celebrar ou rescindir contrato, comunicar as leituras e solicitar a alteração de titularidade do seu contrato de água com a ADP.

Sobre a Águas do Porto

A Águas e Energia do Porto é a entidade responsável pela distribuição e abastecimento de água à população da zona do Porto. Além disso, faz a gestão do tratamento de águas residuais, drenagem, gestão das linhas de água, entre outras atividades.

Águas do Porto
Nome da empresa Águas e Energia do Porto, E.M.
Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC) 507718666
Contacto Geral 225 190 800
geral@aguasdoporto.pt
Site
Sede

Contactos Águas do Porto

Necessita ligar para a Águas do Porto?

Seja para comunicar leituras, reportar avarias ou outro tipo de chamada, veja os contactos úteis imediatamente abaixo.

Serviço Contactos
Geral/Avarias 225 190 800
Disponível 24h
Comunicação de Leituras 800 020 004
Disponível 24h

Se preferir dirigir-se presencialmente até um dos balcões de atendimento Águas do Porto, estas são as moradas disponíveis:

Balcão Morada
Edifício Sede Rua Barão de Nova Sintra 285, 4300-367 Porto, Portugal
2ª a 6ª 08h30 - 19h30 / Sáb. 09h30 - 15h00
Gabinete do Munícipe Praça General Humberto Delgado 266, 4000-286 Porto, Portugal
2ª a 6ª 9h00 - 17h00

Se tiver necessidade de enviar correspondência para a Águas do Porto, conheça a morada: Rua Barão de Nova Sintra 285, 4300-367 Porto.

Como fazer um contrato com a Águas do Porto e que documentos necessito

Pode fazer um contrato com a Águas do Porto através do Balcão Digital Águas do Porto, bastando colocar os seus dados (veja mais abaixo).

Caso prefira, poderá dirigir-se igualmente até a um Balcão de Atendimento da Águas do Porto, necessitando de marcação prévia através do Balcão Digital.

Novo Contrato no Balcão Digital ADP Para poder celebrar o seu contrato de água online, veja o passo-a-passo sobre como fazer o registo no balcão digital.

Se é cliente doméstico, vai precisar de um conjunto de documentos para celebrar o seu novo contrato de água:

  • Cliente Doméstico:
  • Cartão de Cidadão (ou Bilhete de Identidade e Número de Contribuinte);
  • Predial atualizada, caso seja o proprietário;
  • Caso contrário, Contrato de Arrendamento ou de Comodato (se não existir contrato de arrendamento escrito deverá apresentar pelo menos Escritura e/ou Caderneta);
  • Declaração da associação que cede o espaço e/ou da DOMUS SOCIAL (se aplicável);
  • Fotografia evidenciando a leitura do contador (se este já estiver instalado);
  • Contacto telefónico e email.

Se é um cliente empresa ou não-doméstico, varia apenas nalguns documentos:

  • Cliente "Não Doméstico":
  • Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade dos responsáveis;
  • NIPC da empresa;
  • Certidão permanente do Registo Comercial válida (código de acesso)
  • Declaração do Contabilista Certificado, no caso de trabalhador independente com contabilidade organizada;
  • Declaração de Início de Atividade, no caso de ser trabalhador independente sem contabilidade organizada;
  • Escritura e/ou Caderneta Predial atualizada caso seja o proprietário;
  • Caso contrário, Contrato de Arrendamento ou de Trespasse;
  • Fotografia evidenciando a leitura do contador (se este já estiver instalado);
  • Contacto telefónico e email.

Cliente doméstico e não-doméstico ou empresa Seja cliente doméstico ou não-doméstico, saiba que se não existir contrato de arrendamento escrito, deverá apresentar, pelo menos, dois recibos de renda atuais e dois recibos de renda do início do arrendamento.

Se necessita de solicitar a ligação de água para uma obra, então necessita dos documentos seguintes:

  • Cliente "Contrato de Obras":
  • Cartão do Cidadão (ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte) do requerente do Alvará ou, se pedido efetuado pelo empreiteiro ou gestor responsável pela obra, do requerente do pedido;
  • Alvará de construção emitido pela Câmara Municipal do Porto em nome do requerente;
  • Contrato de Empreitada ou Comunicação de Adjudicação (se pedido efetuado pelo empreiteiro ou gestor responsável pela obra);
  • Caderneta Predial atualizada;
  • Certidão permanente do Registo Comercial válida (código de acesso)
  • Declaração do Contabilista Certificado, no caso de trabalhador independente com contabilidade organizada;
  • Declaração de Início de Atividade, no caso de ser trabalhador independente sem contabilidade organizada;
  • Identificação do nº processo de licenciamento entregue na Águas e Energia do Porto;
  • Fotografia evidenciando a leitura do contador (se este já estiver instalado);
  • Contacto telefónico e email.

O contrato também pode ser celebrado por uma terceira pessoa, desde que a mesma se faça acompanhar por uma autorização do titular e de documento de identificação de ambos.

Finalmente, se no caso de arrendamento do imóvel em causa vigorar um contrato de arrendamento em nome do anterior inquilino, o novo inquilino requerente do novo contrato de água deverá também apresentar evidência da cessação do contrato de arrendamento anterior.

Como rescindir o contrato com a Águas do Porto

Caso queira rescindir o seu contrato com a Águas do Porto, deverá coomunicar a sua intenção através do Balcão Digital. Igualmente, poderá utilizar o balcão digital para efetuar o agendamento prévio da sua visita até um dos balcões de atendimento presencial.

O pedido de rescisão deverá ser feito com, pelo menos, 15 dias de antecedência da data de rescisão pretendida

Finalmente, o pedido de rescisão do contrato de água poderá ainda ser solicitado por e-mail, quando o motivo da rescisão seja a morte do titular do contrato. Neste caso, deverá anexar ao pedido:

  • Certidão de óbito
  • Nome completo do titular
  • Número de cliente
  • Número de Identificação Fiscal do titular
  • Morada associada ao contrato a rescindir
  • Número da instalação
  • Fotografia datada com leitura do contador
  • Morada para a qual deverá ser enviada a última fatura
  • Contacto telefónico para agendamento da leitura de fecho de contrato/fecho e selagem do contador

Toda esta informação deverá ser encaminhada para cliente@aguasdoporto.pt.

Comunicar a leitura da água à Águas do Porto

Para evitar a faturação da água com base em estimativas, é importante comunciar o consumo de água com a necessária regularidade.

Tenha à mão o número da sua instalação, visível na primeira página da sua fatura, assim como os dados relativos ao consumo registados no contador.

Leitura contador água
Forma correta de dar a leitura do contador da água: considere apenas os algarismos dispostos à esquerda da vírgula (fundo preto ou branco), ignorando os números a vermelho.

Poderá enviar as leituras da água diretamente para:

  • Site oficial Águas do Porto
  • Balcão Digital
  • Chamada telefónica (disponível 24h e gratuito)

Faturação Águas do Porto

Para aderir à fatura eletrónica através do Balcão Digital da ADP terá de indicar o seu número de cliente, o número de conta e/ou número da instalação, bem como o seu email para poder receber a fatura em formato pdf.

Igualmente, poderá optar por pagar as suas faturas por débito direto/SEPA, sem qualquer tipo de custo associado, podendo mesmo estabelecer um montante limite para o débito.

Pode recorrer ao pagamento da sua fatura através dos balcões da Águas do Porto (de preferência com marcação prévia), multibanco, payshop, pagaqui, CTT, débito direto, envio de cheque ou vale postal.

O pagamento realizado após a data limite está sujeito a juros e a possível aviso de corte.

Perguntas Frequentes sobre a Águas do Porto

Como comunicar leituras das Águas do Porto?

Poderá comunicar as suas leituras através do Balcão Digital Águas do Porto ou por chamada telefónica (disponível 24h e gratuito).

Como celebrar um contrato com a Águas do Porto?

Poderá fazer um contrato de fornecimento de água com a Águas do Porto, através da linha de atendimento telefónico, do website da companhia de água, e presencialmente, nas lojas da Águas do Porto.

Como ler a fatura da água ADP?

Poderá aprender a ler a sua fatura de água através de um documento explicativo da fatura, disponível no website da Águas do Porto.