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Enviar reclamações à EDP Distribuição, reclamar prejuízos e Fraudes

EDP Distribuição Reclamações

Está descontente com o serviço da EDP Distribuição? Neste artigo, saiba como fazer reclamações à EDP Distribuição, como reclamar prejuízos causados por avarias elétricas e, ainda, como comunicar uma fraude.


EDP Distribuição, agora com novo nome: E-Redes A 29 de Janeiro de 2021, a EDP Distribuição passou a ser E-Redes. Fundamentalmente, o grupo EDP, para efeitos legais e regulamentares, alterou a imagem EDP Distribuição que, de agora em diante, será E-Redes.

Como fazer reclamações à EDP Distribuição?

Está descontente com o serviço prestado pela distribuidora de eletricidade em Portugal? Se pretende enviar uma reclamação à EDP Distribuição poderá fazê-lo através de:

Como enviar uma reclamação online à EDP Distribuição através de:

Formulário Online

Se optar por enviar a sua reclamação à EDP Distribuição, através do formulário online "Fale Connosco" (à esquerda na página), deverá seguir os passos abaixo:

  1. Clique no formulário e escolha a opção "Outros Assuntos";
  2. Indique o seu nome, Número de Identificação Fiscal, email e, se pretender, número de telefone;
  3. Escreva no campo "Mensagem" o motivo da reclamação à EDP Distribuição e respetiva explicação do sucedido;
  4. Se fizer sentido, anexe um documento;
  5. Reveja se está tudo correto e clique em "Submeter".

Livro Reclamações Online

Para apresentar uma queixa à EDP Distribuição, atual E-Redes, através do Livro de Reclamações online, deverá começar por indicar e validar o seu email. Em seguida, clique no link que recebeu no seu correio eletrónico e preencha:

  1. Dados Pessoais: Nome, Apelido, NIF (Número de Identificação Fiscal) e outro documento identificativo (Cartão de Cidadão, Passaporte, Carta de Condução ou Número de Identificação Estrangeiro);
  2. Localização: País, Arruamento (Morada), Localidade e Código-Postal;
  3. Fornecedora, sector de atividade e Entidade Reguladora (ERSE);
  4. Tema da reclamação à EDP e respetiva explicação;
  5. CPE, que pode encontrar numa fatura de eletricidade, CUI na fatura de gás natural e documentos em Anexo (opcional);
  6. Confirmar os dados fornecidos e submeter.

No caso de se ter enganado no preenchimento de dados e só se ter apercebido após enviar a reclamação à EDP Distribuição, não se preocupe. Poderá retificá-la enviando o pedido para lre.suporte@incm.pt.

EDP Distribuição reclamação de prejuízos por avarias

Já sabe como enviar as reclamações genéricas à EDP Distribuição. No entanto, cada caso é um caso e existem algumas situações mais comuns que têm formulários próprios. É o que acontece, por exemplo, com as reclamações de prejuízos à EDP Distribuição.

Antes de avançar com a reclamação, saiba que a EDP Distribuição apenas se responsabilizará pelas avarias causadas pela interrupção do fornecimento de eletricidade. Se os seus aparelhos avariarem por qualquer outro motivo, não é responsabilidade da distribuidora.

Habitualmente, as interrupções no fornecimento de energia não causam qualquer problema nos seus equipamentos. Ainda assim, pode ocorrer. Nesses casos, saiba o que deverá fazer:

Reclamação Prejuízos EDP Distribuição Como enviar uma reclamação de prejuízos à EDP Distribuição?
  1. No site da E-Redes, aceda ao formulário "Comunicação de Prejuízos";
  2. Indique o nome e a morada do titular da reclamação;
  3. Preencha o CPE correspondente à morada afetada;
  4. Escolha a opção "Nova Comunicação";
  5. Reveja a informação e clique em "Avançar";
  6. Na 2ª página do formulário indique a data e hora do corte de fornecimento que gerou a avaria;
  7. Caso a morada seja distinta da indicada anteriormente, preencha os campos de morada;
  8. Descreva o sucedido e respetivas avarias;
  9. Se necessário, anexe documentos;
  10. Abaixo, liste as ocorrências, danos e respetivos valores;
  11. Reveja a informação e clique em "Submeter" para enviar a reclamação de prejuízos à EDP Distribuição.

A E-Redes responderá ao pedido num prazo máximo de 15 dias úteis após a data de envio. Ainda assim, caso precise de substituir ou reparar os equipamentos entretanto, veja em seguida como proceder:

  • Se a reparação for possível: Se decidir reparar o equipamento antes de receber resposta da E-Redes, guarde a fatura da reparação. Será necessária para proceder à indemnização.
  • Se a reparação não for possível: Guarde o equipamento avariado para que seja avaliado por um técnico especializado. Guarde a fatura de compra do novo equipamento (que terá de ter características semelhantes ao anterior).

⚠️ No caso de se ter esquecido de identificar algum equipamento danificado quando reclamou à EDP Distribuição, poderá voltar a preencher o formulário indicando que se trata de um "Complemento de comunicação de prejuízos já enviada" no campo "Tipo de Comunicação".

Como reportar uma fraude à EDP Distribuição?

Se foi vítima de fraude ou burla, deve comunicá-la à EDP Distribuição o antes possível. Como afirma a distribuidora no seu website:

Todos os comportamentos que visam obter o consumo de energia elétrica sem pagar o respetivo custo devem ser comunicados. (...) A utilização ilícita de energia elétrica é ilegal e prejudica todos, a começar por si - os clientes, a economia nacional, o Estado, os operadores e os comercializadores.

EDP Distribuição

Desta forma, antes de assinar qualquer contrato de eletricidade ou nova ligação de luz, deverá lê-lo com atenção e verificar todos os dados referentes ao fornecedor ou prestador do serviço.

Mas, afinal, o que precisa de fazer para comunicar a burla à EDP Distribuição? Basta preencher o formulário online indicando:

  • No mapa: a morada onde ocorreu a fraude;
  • Os responsáveis pela burla;
  • A descrição completa do ocorrido;
  • Anexe fotografias ou documentos, se necessário;
  • Dados para contacto: Nome, email e telefone;
  • No final, clique em "Enviar".

Caso pretenda fazer uma denúncia anónima à EDP Distribuição basta que nos "Dados para Contacto" não preencha os campos "Nome" e "Telefone".

Reclamações EDP Distribuição: Perguntas Frequentes

Quais os principais motivos de reclamação à EDP Distribuição?

Interrupções no fornecimento elétrico e prejuízos causados pelas mesmas, avarias na iluminação pública e fraudes estão entre as queixas à EDP Distribuição mais recorrentes.

Em que casos devo apresentar uma reclamação de prejuízos à EDP Distribuição?

Quando a avaria dos seus equipamentos elétricos for consequência de uma interrupção ou falha no fornecimento de energia. Saiba o que deve fazer nesses casos.

Posso reclamar à EDP Distribuição por telefone?

Sim. Para isso deve recorrer ao contacto de Apoio ao Cliente da EDP Distribuição.

A minha comercializadora não assumiu as leituras que enviei. Devo reclamar à E-Redes?

Não. O mais indicado será entrar em contacto com a sua fornecedora de eletricidade. No entanto, se preferir comunicar as leituras à EDP Distribuição poderá fazê-lo.

Atualizado em