chamada gratuita

Nunca mudou de tarifa de energia? Pode estar a perder acima de 100€/ano.

Informação grátis. Se os nossos agentes estiverem ocupados, ligamos-lhe.

Diminuir ou aumentar potência contratada: saiba como alterar os kVA

Alterar Potência Contratada

Quando liga o forno, a TV e mete uma máquina a lavar, ao mesmo tempo, o quadro vai abaixo? A solução é alterar a potência contratada (kVA). Saiba como fazer a alteração e quando diminuir ou aumentar a potência elétrica.


O que é a potência contratada? É o limite máximo de consumo elétrico definido para sua casa. Tem um valor fixo que não pode ser ultrapassado. Ou seja, se ligar vários eletrodomésticos em simultâneo e aumentar demasiado o consumo de eletricidade, o seu quadro irá abaixo.

Como alterar a potência contratada?

Se quando liga vários eletrodomésticos ao mesmo tempo a luz vai abaixo, então a sua potência contratada não é a mais adequada ao seu consumo. Independentemente da sua companhia, a alteração de potência é gratuita e pode ser feita a qualquer momento por:

  • Telefone;
  • Email;
  • Área de Cliente;
  • Presencialmente.
  • Como identifico qual é a potência ideal para mim? Tenha em conta:
  • O número de eletrodomésticos que tem em sua casa;
  • A potência de cada eletrodoméstico;
  • O número de horas de utilização diária e o consumo de cada eletrodoméstico.

Em Portugal, as potências mais contratadas para casa variam entre os 3.45 kVA e os 6.9 kVA. Abaixo, confira quais os eletrodomésticos que pode ligar ao mesmo tempo, sem o disjuntor disparar, conforme a potência contratada em sua casa:

Potência Contratada Eletrodomésticos que pode utilizar simultaneamente
3.45 kVA Frigorífico, Máquina de Lavar Roupa ou Loiça e Televisão
4.60 kVA Frigorífico, Máquina de Lavar Roupa ou Loiça, Microondas ou Aquecedor e até duas Televisões
5.75 kVA Frigorífico, Máquina de Lavar Loiça, Máquina de Lavar Roupa, Microondas ou Aquecedor e até três Televisões
6.90 kVA Frigorífico, Arca Congeladora, Máquina de Lavar Roupa, Máquina de Lavar Loiça, Placa de Indução ou até dois Aquecedores, Forno e três Televisões

kVA (quilovoltampere) é a unidade de medida da potência elétrica.

Se a potência contratada não é a mais adequada, o que preciso para a alterar? Se precisa de diminuir ou aumentar a sua potência contratada, entre em contacto com a sua companhia e apresente:

  • Os dados pessoais do titular do contrato de luz;
  • A morada do imóvel onde pretende fazer a alteração;
  • O Código do Ponto de Entrega (CPE) - que pode consultar numa fatura de eletricidade.

Ainda que o processo de alteração de potência seja muito simples, pode acontecer que o seu contador elétrico não esteja devidamente preparado para receber uma potência mais alta. O ideal é que, antes de fazer a mudança, consulte a ficha técnica do ramal e, caso perceba que quer contratar uma potência maior do que aquela que é suportada, contacte a EDP Distribuição.

Esta alteração ao contrato é completamente gratuita e pode ser realizada as vezes que quiser, a qualquer momento.

Devo aumentar ou diminuir a potência elétrica contratada?

Não ter a potência contratada mais adequada não significa, necessariamente, que precisa de um aumento de potência. Às vezes, pode ocorrer exatamente o oposto.

Em seguida, veja como detetar cada uma das situações:

Como saber se tenho uma potência contratada demasiado baixa?

Se faz uma utilização normal dos seus eletrodomésticos e o quadro está sempre a disparar, precisa de aumentar a potência do contador de luz. O que acontece é que o limite de eletricidade definido para sua casa é inferior às suas necessidades de consumo.

Como sei se tenho uma potência contratada maior do que necessito?

Para identificar se a sua potência é superior ao que realmente necessita, deve fazer uma utilização excessiva dos seus eletrodomésticos e ver se a luz vai abaixo. Ligue-os todos ao mesmo tempo e, se o quadro não disparar, então o ideal é baixar a potência contratada.

Quando posso alterar a potência de luz?

Sempre que sentir essa necessidade. Depois de já ter contratado uma tarifa de eletricidade a uma fornecedora de energia, pode aumentar ou diminuir a potência contratada a qualquer momento e as vezes que forem necessárias.

Mudar de potência não implica mudar de fornecedora de eletricidade, nem de tarifa de luz (desde que a sua tarifa atual disponibilize a potência que pretende contratar). No entanto, se preferir, poderá fazê-lo.

Chamada Selectra

Quer alterar a potência e conhecer as melhores ofertas do mercado?

Ligue-nos ou ligamos-lhe e informamos sobre todo o processo e quais as tarifas mais vantajosas e económicas para si.

Alterar Potência Contratada: Perguntas Frequentes

Como posso alterar a potência contratada?

Conforme a companhia que tenha contratada, pode fazer a diminuição ou aumento de potência elétrica por telefone, email, através da área de cliente ou numa loja ou agente da sua fornecedora.

Quanto custa alterar a potência contratada?

O processo de alteração de potência contratada é totalmente gratuito.

Quando devo alterar a potência elétrica contratada?

Se fizer uma utilização comum dos seus eletrodomésticos e a luz for abaixo, deve aumentar a potência contratada. Por outro lado, se fizer uma utilização excessiva dos seus eletrodomésticos, ligando-os todos ao mesmo tempo, e a luz nunca for abaixo, então deverá diminuir a potência contratada.

Porque devo alterar a potência contratada?

Quanto maior a potência contratada, maior o valor que paga na sua fatura de eletricidade. Por isso mesmo, é aconselhável que contrate a potência que realmente necessita, evitando falhas de energia mas, ao mesmo tempo, preços desnecessariamente altos.

Atualizado em