Um especialista sempre à sua disposição

211 451 223 Nós ligamos

Diminuir ou Aumentar Potencia Contratada: Saiba como Alterar os kVA

You are here

alterar potencia

Pode alterar a potência contratada (kVA) a qualquer momento mesmo que já tenha assinado um contrato de eletricidade. Saiba quais os sinais de que deve diminuir ou aumentar a potência contratada de forma a conseguir que o seu imóvel, seja a habitação de família ou a empresa, tenha a potência elétrica ideal para o seu consumo de luz.


Potência Contratada

A potência elétrica que decide contratar para o seu imóvel é a quantidade fixa que o cliente decide que é o seu limite de consumo. Ou seja, em nenhum momento o valor da potência contratada nunca pode ser ultrapassado. Se tal acontecer, fica sem luz. É isso que delimita a quantidade de eletrodomésticos ligados em simultâneo. A potência deve ser indicada à fornecedora no momento em que realiza contrato com a fornecedora de luz.

kVA: Como medir a potência

Para conseguir perceber melhor a potência que necessita, deve saber o que é kVA: os kilovoltoamperes são a unidade de medida da potência. Apesar de a poder alterar a qualquer momento, convém que contrate a potência adequada desde o início para evitar problemas com o fornecimento de luz e conseguir poupar mais nas contas do fim do mês, evitando gastos desnecessários.

Tendo em conta que as potências mais contratadas para casa dos portugueses variam entre os 3.45 e os 6.90 kVA, apresentamos os eletrodomésticos que pode ter ligados ao mesmo tempo sem correr o risco do disjuntor da luz disparar.

Simulador de Potência Contratada
Potência Contratada Eletrodomésticos que pode utilizar simultaneamente
3.45 kVA Frigorífico, Máquina de Lavar Roupa ou Loiça e Televisão
4.60 kVA Frigorífico, Máquina de Lavar Roupa ou Loiça, Microondas ou Aqueceder e até duas Televisões
5.75 kVA Frigorífico, Máquina de Lavar Loiça, Máquina de Lavar Roupa, Microondas ou Aquecedor e até três Televisões
6.90 kVA Frigorífico, Arca Congeladora, Máquina de Lavar Roupa, Máquina de Lavar Loiça, Placa de Indução ou até dois Aquecedores, Forno e três Televisões

Para ter a certeza de qual potência contratar, pode também utilizar o nosso simular do consumo de energia.

Alterar Potencia Contratada

A qualquer momento pode alterar o seu contrato de energia, bem como a sua potência de eletricidade do mesmo. Pode aperceber-se, depois de já ter assinado contrato, que a potência contratada não se adequa ao seu consumo diário, seja em casa ou numa empresa. Percebendo que a potência é maior ou menor do que a necessária, pode optar por diminuir ou aumentar a potência contratada.

  • Informações para Alterar a Potencia Contratada?
  • Dados do Titular do Contrato de Luz;
  • Morada do Imóvel;
  • Código do Ponto de Entrega (CPE);

Para garantir que a instalação que tem no seu imóvel suporta a potência elétrica contratada, deve verificar a ficha técnica do seu ramal. Se perceber que quer contratar uma potência maior do que aquela que é suportada, deve contactar a EDP Distribuição.

Esta alteração ao contrato é completamente gratuita e pode ser realizada as vezes que quiser, a qualquer momento.

Quando Alterar Potência de Luz

Depois de já ter contratado uma tarifa de eletricidade a uma fornecedora de energia, saiba que pode, a qualquer momento, aumentar ou diminuir a potência contratada, consoante as suas necessidades. O mais importante é poupar luz e pagar menos pelas suas faturas.

Neste caso, não importa tanto comparar companhias de energia, mas sim tentar perceber qual das várias potências de luz se adequa ao seu consumo, verificando os eletrodomésticos que podem estar ligados ao mesmo tempo não, sem haja problemas com falhas de luz.

Mudar de potência não implica mudar de fornecedora de eletricidade, nem de tarifa de luz. No entanto, se quiser, pode aproveitar para o fazer.

Aumentar Potencia Contratada

Esta situação pode acontecer caso perceba que a potência de luz não é a suficiente para todos os eletrodomésticos que tem em casa. Pode saber que tem uma potência inferior à necessária se lhe acontecer alguma das situações:

Como saber se a Potência é demasiado BaixaOs eletrodomésticos que tem em casa não podem estar ligados ao mesmo tempo sem que o disjuntor não dispare;

Lembre-se que, ao aumentar a potência da luz, pode passar a pagar mais pelas suas faturas de energia. Ainda assim, vai garantir um maior conforto na sua habitação ou empresa, uma vez que as falhas de luz vão diminuir ou deixar de existir.

Diminuir Potencia Contratada

Pode diminuir a potência de eletricidade quando se aperceber que tem uma potência contratada maior do que a que necessita. Pode saber que tem uma potência superior à necessária:

Como saber se a Potência é demasiado AltaMesmo quando tem todos os eletrodomésticos ligados ao mesmo tempo, o seu disjuntor nunca dispara;

Se pretende diminuir a potência de luz, lembre-se de consultar a tabela acima para se certificar que não reduz demasiado, para evitar que depois, ao ligar os seus eletrodomésticos ao mesmo tempo, o disjuntor dispare e a luz vá abaixo.

Contactos para Alterar Potência

Deve saber quais os contactos para alterar a potência de luz disponibilizados pela sua fornecedora de energia. Seja por correio, email ou na área de cliente, existem vários meios para fazer este género de alterações ao contrato de energia. Depois desse primeiro contacto, eis os passos a seguir para alterar a potência do seu contrato de luz:

  1. Confirmar que a fornecedora disponibiliza a potência que quer contratar;
  2. Comparar tarifas de luz e confirmar que tem contratada a mais barata, ainda que decida mudar de potência;
  3. Solicitar a alteração de potência e outras gestões que considere necessárias.