Estas são as medidas de apoio ao consumidor de energia em Portugal

O que muda nesta quarentena? Conheça as medidas tomadas em Portugal para apoiar os consumidores de energia. Saiba como pode ser ajudado pela sua empresa de eletricidade e gás natural.


Eletricidade

O Estado tomou medidas para proteger todos os consumidores, seja qual for a empresa contratada.

Medidas do Governo
Eletricidade Empresas

O que muda para cada fornecedora? Cada empresa tomou decisões para ajudar os seus clientes nesta situação excecional.

Medidas das empresas
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Medidas do Governo e da Entidade Reguladora

Novo Prazo Pagamento

De maneira a garantir que nenhum consumidor fica sem energia durante o período que durará o estado de alarme em Portugal, a ERSE decidiu alargar o prazo de pagamento das faturas de eletricidade.

Agora, em vez de 20 dias, os consumidores de eletricidade terão 50 dias depois do pré-aviso de corte de energia das suas fornecedoras para regularizar a situação.

Apoios de Empresas de Eletricidade: Goldenergy, Iberdrola e outras empresas

Goldenergy

A Goldenergy criou um fundo de 300 mil euros para ajudar os clientes com situações com perdas de rendimentos. Esse valor serve para oferecer um mês de energia gratuita aos clientes que comprovem estar nessa situação.

Se é cliente da Goldenergy e quer solicitar esta ajuda, ligue para o número gratuito 800 500 292. A oferta será válida durante o período de estado de alerta ou até que se esgote o dinheiro reservado para este fundo de apoio da Goldenergy.

Iberdrola

Para ajudar os seus clientes, a Iberdrola também tomou medidas. A empresa permite que os seus consumidores paguem as faturas de energia de março e abril durante os meses de junho e julho, respetivamente.

Assim, em vez dos 20 dias que, normalmente, os clientes têm para regularizar o pagamento de faturas, a Iberdrola dá 90 dias - 40 dias mais dos que estabeleceu a ERSE para todas as empresas.

Coopernico

A Coopérnico, que já se distinguia de outras fornecedoras de energia por funcionar como uma cooperativa, também se destaca por ser a primeira empresa de eletricidade a criar uma tarifa de luz especial para esta quarentena.

A #FiqueEmCasa estará em vigor até ao final de junho e tem um desconto do preço do kWh da sua tarifa base.

ENAT

A ENAT baixa os preços da sua tarifa de eletricidade, tanto para clientes domésticos, como empresariais.

O desconto de 6% entre em vigor em abril e dura, no mínimo, três meses. No entanto, a descida de preços só se vai notar nas faturas emitidas a partir de 1 de maio.

No entanto, a percentagem de desconto pode ser ainda maior no caso dos profissionais de saúde e forças de segurança, que têm um desconto 12% sobre a tarifa contratada. O mesmo acontece com as insituições e técnicos de apoio social.

A ENAT vai ainda mais longe, oferecendo um crédito de 200kWh aos clientes com mais dificuldades económicas.

Eletricidade Madeira

A Eletricidade da Madeira foi das primeiras empresas de energia a anunciar medidas de apoio aos consumidores de energia.

Mesmo antes de ser anunciado o estado de alarme em Portugal, a empresa responsável pelo fornecimento e distribuição de eletricidade no arquipélago anunciou que não seria cobrado o consumo de energia da última quinzena de março nas faturas de energia dos madeirenses.

Chamada Selectra

Quer saber qual o apoio que pode receber da sua fornecedora?

Saiba como pode poupar poupar nas suas faturas de luz e gás natural. Agora e no resto do ano.

Medidas da SU Eletricidade - Mercado Regulado

SU Eletricidade

A SU Eletricidade, conhecida até há pouco tempo como EDP Universal, é a única comercializadora do Mercado Regulado em Portugal.

A comercializadora que obtém o Mercado Regulado da Energia decidiu que, a partir de 7 de abril, os preços da eletricidade iriam reduzir em 3%.

Além disso, foi durante o estado de alarme de Portugal que ficou estipulado que a extinção do mercado livre vai ser atrasada para o final de 2025, em vez de 2023 como estava previsto.

Reivindicações dos Consumidores de Energia em Portugal

Apesar das várias medidas tomadas tanto pela Entidade Reguladora, como por empresas de energia, os consumidores reivindicam mais apoios.

Entre as petições que circulam entre os portugueses, destacam-se estes dois pedidos:

  1. Todos os beneficiários da tarifa social de energia fiquem isentos de qualquer pagamento;
  2. Os restantes consumidores domésticos dos mesmos bens e serviços de primeira necessidade sejam considerados, no mesmo período, como beneficiários da referida tarifa social;

Até ao momento, estas solicitações não foram postas em prática em Portugal.

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