Transição para o mercado livre de energia obrigatória antes de 2021

Mudar do mercado regulado para o mercado livre

A mudança dos clientes do mercado regulado de energia para o mercado livre em Portugal tem de ser realizada obrigatoriamente até dezembro de 2020. São várias as empresas que estão já a comercializar energia e que permitem uma maior competitividade e preços mais baixos.

Qual é a data limite para passar para o mercado livre de energia?

O mercado regulado da eletricidade - que tem a EDP Universal como única fornecedora de último recurso em Portugal - vai ser extinto no final de 2020.

A partir de 2021, todos os clientes terão de já ter contratadas tarifas do mercado livre de energia, seja qual for a sua fornecedora.

Pode escolher a fornecedora do mercado livre a contratar

Já é bastante grande a lista de comercializadoras do mercado livre. São mais de 20 opções entre as que pode escolher qual a melhor empresa de energia que pode contratar.

EDP
Endesa
Goldenergy
Iberdrola
Galp
Naturgy
Ecochoice
Rolear Viva
Muon Electric
Aldro
HEN
Audax Energia
Elec Energy
Axpo
Ylce
ENAT
Alfa Energia
PTLive
Luzigás
Energia Simples
Oz Energia
Logica Energy
Jafplus
Luzboa
Acciona Energia
Coopernico
Elergone Energia
Fortia

Como saber se está a poupar no mercado livre ou não

Atualmente, em todas as faturas de energia, já lhe é apresentada a informação que compara o mercado livre com o regulado. Se for cliente do mercado livre e está a pagar mais do que pagaria com a tarifa regulada, vai ser avisado. Se, pelo contrário, está a poupar ao estar já no mercado livre, também vai receber essa notificação.

A ideia de eliminar a tarifa regulada e da transição de todos os clientes para o mercado livre já começou em 2013 e, na altura, tinha 2015 como prazo limite para a mudança estar concluída. No entanto, essa data tem vindo a prolongar-se e só no final de 2020 é que o processo será completo.

O que distingue o mercado livre do mercado regulado?

A grande vantagem do mercado livre é que permite ao cliente optar por qualquer empresa de energia que lhe traga mais vantagens. Desde que não tenha nenhum período de fidelização, pode mudar de fornecedora gratuitamente e as vezes que quiser.

  Mercado Regulado Mercado Livre
Empresas  Só pode contratar a EDP Universal  Pode escolher a fornecedora que quer contratar
Preços  Tarifas definidas pela ERSE, sem descontos  Tarifas definidas por cada comercializadora, podem incluir descontos
Prazos  Só está ativo até dezembro de 2020  Transição aconselhada desde já
Atualizado em