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Aprenda a fazer poupança na sua fatura de TV, Net e Voz

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Quer saber como pode poupar nas faturas de TV, Net e Voz? Neste artigo damos-lhe a conhecer algumas dicas de poupança relacionadas com as faturas das operadoras (da NOS, Vodafone, NOWO e fatura eletrónica da MEO), mostramos-lhe quais são os tarifários pré-pagos e pós-pagos mais baratos e se compensa fazer portabilidade dos números de telefone.

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Como poupar nos pacotes de TV, Net e Voz?

Quer poupar com a sua fatura de TV, Net e Voz?Os nossos especialistas podem ajudá-lo, gratuitamente.
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Este é o capítulo para os leitores que procuram dicas de poupança em telecomunicações. Se quer saber como pode pagar menos pelos pacotes de TV, Net e Voz contratados, então chegou ao lugar certo.

Os especialistas em telecomunicações da Selectra selecionam os melhores tarifários de TV, Net, Voz e Telemóvel do mercado e fornecem as recomendações aos clientes de acordo com as suas necessidades, de forma a pouparem imediatamente com os serviços contratados.

O primeiro passo nas nossas dicas de poupança com TV, Net e Voz é analisar a oferta do mercado. As operadoras de telecomunicações dispõem de pacotes que podem ir dos 2 aos 5 serviços com extras que podem ou não ser incluídos na fatura mensal.

Os nossos profissionais podem fornecer-lhe as melhores comparações dos pacotes de TV, Net e Voz e, por isso, é importante que tenha sempre em conta as suas necessidades do seu dia-a-dia.

Imagine que já tem um serviço de telemóvel, contratado individualmente por um preço baixo, e só precisa de um pacote de TV, Net e Voz barato. Compensa fazer a contratação deste tipo de pacote ou incorporar o serviço de telemóvel num só pacote? Tomar esta decisão é o primeiro passo para começar a poupar no serviço de TV, Net e Voz.

Se fizer uma utilização frequente do telemóvel aconselhamos a integrá-lo num dos pacotes disponibilizados pelas operadoras. Uma das dicas de poupança em telecomunicações mais importantes é que quanto mais serviços adicionar num pacote, menos pagará todos os meses. Mas tenha em atenção de que esta dica só resulta se fizer a utilização efetiva dos serviços contratados.

As melhores condições são apresentadas se os clientes optarem por ter tempo de fidelização (que pode ir entre os 6 e os 24 meses), mas pode sair mais caro se optarem por rescindir contrato pouco tempo depois de realizarem a adesão.

Se estiver interessado em aderir a um pacote de serviços, mas não tem a possibilidade de ficar ligado a um período de fidelização, então é provável que compense mais ter um pacote sem fidelização. A nossa equipa pode ajudá-lo a fazer estas contas, mostrando-lhe os valores finais com fidelização ou sem fidelização.

Se só utilizar o serviço de internet ou de televisão, faça uma pesquisa de pacotes só com dois serviços ou só do serviço que realmente procura. Não há dúvidas que ficará mais barato ter só TV se só fizer uma utilização deste serviço quando está em casa, mesmo que adira a diferentes canais premium.

A seguinte dica para poupar em telecomunicações é livrar-se de todos os extras incluídos em cada serviço. Por exemplo, se aderiu à TV Cines e à Eleven Sports e tem um pacote om quatro produtos, então é provável que esteja a pagar uma fatura muito elevada. Para começar a poupar deve cancelar estes canais premium e restringir-se aos canais de TV incluídos no pacote das operadoras.

Estas são só algumas dicas de poupança em telecomunicações que podem ser aplicadas por todos os consumidores. Mas acreditamos que a verdadeira poupança começa na fatura de telecomunicações. Há quanto tempo é que não vê com detalhe a sua?

Nos próximos capítulos vamos dar-lhe algumas sugestões para começar a poupar na sua fatura de TV, Net e Voz ou também na fatura de telemóvel.

Quais são as informações que devem estar detalhadas na fatura de telecomunicações?

Os consumidores que conseguem poupar nos telecomunicações são os que consultam as faturas com regularidade.

A colocação dos detalhes nas faturas é uma medida imposta pela ANACOM para que os clientes tenham conhecimento do que lhes é cobrado ao pormenor, de forma a tomarem as melhores decisões.

Para além dos detalhes dos consumos dos clientes colocados na fatura, as operadoras de telecomunicações também devem incluir a possibilidade dos consumidores contestarem os valores faturados, incluíndo os prazos e meios que podem usar para realizarem a reclamação.

Um cliente com as ferramentas certas é o que consegue poupar nos serviços de TV, Net e Voz e, por isso, as companhias devem indicar também na fatura onde se encontra o livro de reclamações eletrónico, de forma a escreverem as reclamações necessárias sobre o pacote ou serviço contratado.

Esta decisão surgiu com o aumento do número de reclamações em telecomunicações realizadas pelos clientes em 2017.

Por isso perguntamos-lhe: há quanto tempo não vê com atenção as suas faturas de telecomunicações? Desde quando é que não analisa com pormenor o que lhe é cobrado pelos serviços incluídos do pacote de telecomunicações?

Estas são algumas das informações mais importantes que aparecem nas faturas detalhadas da NOS, da MEO, da NOWO ou da Vodafone:

  • Duração do período de fidelização: a fatura deve indicar a duração do tempo de fidelização, uma vez que este é um elemento muito importante e diferenciador do preço que os clientes pagam.
  • Custos de cancelamente do contrato: no caso de querer rescindir o contrato antes do fim do período de fidelização, todos os preços devem estar incluídos na fatura detalhada de qualquer operadora.
  • Informações de faturação: o preço da instalação e ativação dos serviços, o valor da mensalidade ou do período de referência que serve de base à faturação, com indicação dos serviços abrangidos, entre muitas outras informações. É importante que os valores dos descontos aplicados estejam na fatura.
  • Pagamento e reclamação da fatura: deve constar a data limite de pagamento, os meios de pagamento disponíveis e a referência à possibilidade de contestação pelo cliente.

Quer saber mais detalhes sobre as faturas de telecomunicações para começar a poupar? Ligue para a nossa equipa, marcando o 211 451 726, ou leia os capítulos seguintes para saber as informações que constam na fatura de todas as operadoras.

Quais os detalhes que devo ter em atenção na fatura da NOS?

Há quanto tempo é que não olha para a sua factura da NOS? Que não explora os serviços incluídos e os detalhes de todas as cobranças? Vamos dar-lhe a conhecer todas as informações que deve ter em atenção e influenciam o que irá pagar todos os meses.

Mais abaixo pode ver um exemplo da primeira página da fatura NOS com todos os detalhes. Por onde deve começar a ver as informações mais importantes?

fatura nos

Para além dos detalhes do cliente no início da fatura (número de cliente, número de contribuinte, o mês a que diz respeito a fatura), pode ver o seu próprio histórico (se tem ou não dívidas à NOS) e o preço de cada serviço incluído no pacote da NOS contratado. No final da primeira página da fatura da NOS ainda pode ver como pode fazer o pagamento da fatura.

Mas é na segunda página da fatura da NOS que deve ter toda a atenção. É aqui que conseguirá ver, com detalhe, os serviços extras no pacote NOS que podem estar a subir-lhe o valor da sua mensalidade.

fatura nos

Poderá ver os detalhes do pacote da NOS contratado (em "Pacotes") e o valor de cada serviço individualmente. Encontrará sempre algumas informações adicionais sobre cada serviço. Por exemplo, no serviço de televisão virá sempre estipulado o preço de cada canal premium a que aderir.

Pode fazer o pedido da fatura detalhada da NOS ao serviço de apoio ao cliente da operadora, que podem consultar na lista de contactos NOS, ou marcando o 211 451 726 para entrar em contacto com a nossa equipa. Cada elemento da nossa equipa de profissionais está preparado para lhe dar toda a informação sobre a fatura da NOS.

Devo aderir à fatura eletrónica da MEO?

A maioria das companhia que disponibiliza serviços de TV, Net, Voz e Telemóvel apela aos seus consumidores para a adesão à fatura electrónica, colocando mesmo uma taxa adicional para os que querem ter em papel.

A fatura eletrónica da MEO é uma forma segura e rápida de ter todos os detalhes dos consumos realizados pelos clientes no endereço de e-mail ou no my MEO (a área de cliente da MEO). O formato PDF substitui o tradicional papel, que pode ser guardada no computador. Para além disso, todos os clientes com registo no my MEO podem ver as faturas dos últimos 12 meses.

Estas são algumas das vantagens em aderir à fatura eletrónica da MEO:

  • A fatura da MEO é enviada por e-mail e, por isso, a receção é mais rápida do que o envio em papel. Os clientes recebem sempre uma SMS com aviso de disponibilização da fatura no endereço de e-mail e na área de cliente.
  • A fatura eletrónica MEO é protegida por elevados níveis de segurança e privacidade.
  • Com a adesão à Fatura Eletrónica da MEO contribui para a diminuição de papel e protege o meio ambiente.

É também muito fácil ter a fatura eletrónica da MEO se quiser aderir na televisão. Só precisa de carregar no menu da MEO TV, aceder à área de cliente e activar a fatura eletrónica.

A fatura eletrónica da MEO é grátis, colocando a possibilidade de todos os clientes terem a informação detalhada sobre os seus consumos para conseguir denotar se estão a ter gastos elevados todos os meses.

Veja todos as informações sobre a fatura da MEO de forma a conseguir controlar os seus gastos todos os meses:

 

O que devo ter em atenção na fatura da NOWO e na fatura da Vodafone?

Tal como lhe explicámos os detalhes nas faturas da NOS, a mesma lógica aplica-se à NOWO e à Vodafone. Na primeira página de uma fatura da NOWO ou da Vodafone, os clientes podem ver os dados pessoais relacionados com a fatura (número de cliente, de contribuinte e o período de faturação) e os serviços contratados com o valor faturado.

Ainda na primeira página da fatura da Vodafone terá um alerta com as mensagens mais importantes sobre o pacote contratado, de forma a que não deixe passar nenhum acontecimento importante (pagamento de uma dívida ou finalização de um desconto, por exemplo).

A segunda página da fatura da Vodafone e da NOWO é a que lhe indica todos os detalhes, colocando-o a par das cobranças realizadas por cada serviço incluído num pacote de qualquer uma destas operadoras.

Como acontece em todas as operadoras neste momento, os consumidores pagam sempre que pedirem fatura da NOWO ou da Vodafone em papel. Pode ver ainda um vídeo que lhe explica todos os detalhes que poderá ver na fatura da Vodafone:

 

Em caso de ter dúvida com a fatura de alguma das operadoras de telecomunicações em Portugal (fatura NOS, fatura eletrónica MEO, fatura da Vodafone ou fatura da NOWO) basta marcar o número 271 451 726.

Conseguir poupar na fatura de TV, Net e Voz está ao alcance de todos os consumidores, mas só os mais atentos é que vão conseguir colocar em prática.

Compensa aderir a um pacote com mais velocidade de internet?

A verdade é que compensa sempre aderir a um pacote com mais velocidade de internet. De que vale contratar um serviço de internet mais barato se é lento? Imagine estar a navegar nas suas páginas web favoritas e ter de atualizá-las constantemente? Até que ponto este cenário compensa aos consumidores?

Com a evolução dos equipamentos tecnológicos e dos tipos de conexões, com as constantes melhorias na cobertura de fibra por Portugal, longe vão os anos em que a velocidade de internet era extremamente lenta e tinha um preço alto.

Aos poucos, a velocidade proporcionada pelos aparelhos ficou mais elevada e os preços mantiveram sempre a sua competitividade (quando a relação preço-qualidade era comparada).

Tenha em atenção de que o tipo de ligação vai sempre influenciar a velocidade de internet fixa. Por exemplo, os clientes que têm cobertura de fibra em casa e utilizam a tecnologia FTTH já podem usufruir de uma velocidade de internet de 1 Gb. Os clientes com outro tipo de rede têm velocidades inferiores.

Queremos que atente também ao detalhe que não é comentado pelas operadoras: o valor da velocidade de internet assinalada nos pacotes de serviços é sempre maior do que a que tem efetivamente em casa. Ao assinar um contrato de um serviço de internet (incluído ou não num pacote), deve estar sempre explícito a velocidade de internet miníma.

Os consumidores só conseguem ter uma velocidade de internet fixa (quer de download quer de upload) próxima à que é publicitada se tiverem uma ligação ao modem por cabo Ethernet. Se só usarem a conexão através de Wi-Fi, é provável que tenham uma velocidade inferior.

Compensa aderir a um pacote com mais velocidade de internet uma vez que a atividade na rede local (vários aparelhos ligados de outros utilizadores) podem afetar a velocidade de internet medida num equipamento de rede. Para além disso, também as Boxs de TV também podem ter um efeito negativo.

Existem determinados fatores relacionados com o computador que podem estar a afetar a velocidade de internet fixa, como pode ver:

  • O sistema operativo instalado no computador;
  • As aplicações que estão em execução simultaneamente, diminuindo a capacidade de processo de dados (e, em consequência, a velocidade de internet);
  • O tipo de browser utilizado para aceder à Internet;
  • A configuração hardware e software do computador dos clientes.

Estas são só algumas dicas relacionadas com a velocidade de internet fixa que podem fazer com que poupe todos os meses. Será sempre mais vantajoso se contratar um pacote de fibra e com uma elevada velocidade, no caso de necessitar ter vários aparelhos ligados à rede de internet. Por isso, aconselhamos fazer um speedtest à rede que atualmente tem em sua casa.

Não se esqueça de que pode tirar todas as suas dúvidas com a nossa equipa, marcando o 211 451 726. A nossa equipa de especialistas em telecomunicações poderá ajudá-lo com todas as suas questões.

Qual é o tarifário pré-pago mais barato?

Antes de mais importa saber o que é um tarifário móvel pré-pago: trata-se de um plano em que o cliente só paga o que gasta (por carregamentos). Sempre que o cliente efetuar um carregamento de 10 euros, consumirá esse valor de acordo com os preços de chamadas, SMS e dados móveis cobrados pela operadora pelas comunicações.

Apesar dos tarifários pré-pagos (conhecidos também como tarifários por carregamentos) terem sido os mais utilizados há alguns anos atrás, ainda há uma grande quantidade de clientes que continuam a aderir a este tipo de tarifário. A grande vantagem é a ausência de qualquer fidelização, fazendo com que o cliente pague apenas o que consome.

Podemos dizer-lhe que o tarifário pré-pago mais barato é o que é fornecido pela operadora NOWO. Indicamos-lhe dois tarifários pré-pagos desta operadora, de forma a comparar preços.

No entanto, não se esqueça de verificar o volume de dados ou de chamadas e SMS incluídos em cada tarifário. Apesar da mensalidade ser baixa em comparação com as outras operadoras, pode não compensar ao nível dos serviços incluídos. A nossa escolha do tarifário pré-pago mais barato incide apenas no preço final:

TELEMÓVEL NOWO (por Carregamento)
CHAMADAS
500 min/SMS
DADOS MÓVEIS
250 MB
PREÇO
5.00
por mês
FIDELIZAÇÃO: Sem Fidelização
UPGRADE: Sempre que necessitar
EXTRAS: Oferta de 1ª mensalidade
TELEMÓVEL NOWO (por Carregamento)
CHAMADAS
1000 min/SMS
DADOS MÓVEIS
1 GB
PREÇO
9.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: Sem Fidelização
UPGRADE: Sempre que necessitar
EXTRAS: Oferta de 1ª mensalidade

Qual é o tarifário móvel pós-pago mais barato?

Já a lógica associada aos tarifários pós-pagos é totalmente inversa à apresentada nos pré-pagos: os consumidores assinam um contrato de fidelização e, por um preço acordado com a operadora, têm direito a um volume de comunicações. Este é um tipo de tarifário que está cada vez mais popular, à medida que as pessoas incluem o serviço de telemóvel no pacote de telecomunicações.

Chamamos a atenção para o facto dos tarifários sub-25 (em que estão incluídas a operadora WTF, Moche e Yorn) não exigirem um período de fidelização, mas serem similares aos tarifários móveis pós-pagos: pelo pagamento de um valor semanal, os clientes usufruem de um volume de comunicações extremamente elevado.

Dentro deste tipo de tarifários focados para menores de 25, se só tiver em conta o preço então deve escolher entre um dos tarifários da WTF. Partilhamos o pacote intermédio, de forma a ter um preço mais competitivo:

TARIFÁRIO T (WTF)
DADOS MÓVEIS
1 GB
TELEMÓVEL
1000 minutos
PREÇO
11.80
por mês
SMS: SMS grátis para todas as redes
APPS SEM GASTAR INTERNET: Facebook, Instagram, Snapchat, etc. não gasta internet
OFERTAS WTF: Desconto nos Cinemas NOS e 50% desconto na Uber

No entanto, sabemos que a maioria dos consumidores tem mais de 25 anos. A nossa escolha do tarifário pós-pago mais barato incide igualmente no preço e, por isso, escolhemos novamente a operadora NOWO.

Esta companhia utiliza a rede móvel da MEO, através de aluguer, por isso os níveis de cobertura são elevados. Veja quais são os tarifários da NOWO (pós-pagos) escolhidos pela nossa equipa:

TELEMÓVEL NOWO (Pós-Pago)
CHAMADAS
500 min/SMS
DADOS MÓVEIS
500 MB
PREÇO
5.00
por mês
FIDELIZAÇÃO: Entre 24 e 6 meses de fidelização
UPGRADE: Sempre que necessitar
EXTRAS: Oferta de 1ª mensalidade (para fidelização de 24 meses)
TELEMÓVEL NOWO (Pós-Pago)
CHAMADAS
3000 min/SMS
DADOS MÓVEIS
3 GB
PREÇO
12.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: Entre 24 e 6 meses de fidelização
UPGRADE: Sempre que necessitar
EXTRAS: Oferta de 1ª mensalidade (para fidelização de 24 meses)

Os consumidores que quiserem aderir tanto ao tarifário pré-pago mais barato ou ao tarifário pós-pago mais barato apresentados podem pedir um cartão novo, mas têm sempre que realizar uma cópia dos contactos gravados no cartão atual para passarem para o novo dispositivo.

No entanto, para poupar dinheiro e tempo, vamos mostrar-lhe que compensa fazer a portabilidade do número de telefone ou de telemóvel ao mudar de tarifário.

Compensa fazer portabilidade dos números?

poupanca em portabilidade

Imagine a seguinte situação: o seu dispositivo móvel tem uma grande lista de contactos, gravada em cartão, e quer aderir a um novo tarifário móvel sem mudar de número. Qual é a forma mais eficaz de o fazer? A resposta é através da portabilidade: a ação que permite ao cliente aderir a um novo tarifário com o mesmo número.

Significa que os clientes não necessitam de se preocupar com qualquer ação inerente à mudança de cartão (e de número de telemóvel) ou do smartphone: a realização de uma cópia de segurança ou a gravação de todos os números na memória do telemóvel, por exemplo. Realizar portabilidade de um número significa que está a aderir a uma nova operadora de telecomunicações com o mesmo número.

Podemos afirmar que compensa fazer a portabilidade do número de telemóvel sempre que quiser aderir a um novo tarifário móvel pós-pago. Este serviço é gratuito em todas as operadoras se o cliente estiver apto a assinar um contrato de fidelização.

No caso de querer fazer a portabilidade de número pré-pago aconselhamos a entrar em contacto com a nossa equipa para ter todas as informações necessárias (211 451 726). No entanto aconselhamos desde já a ter em atenção duas características em atenção para uma portabilidade bem-sucedida:

  • Se está ou não a cumprir um período de fidelização no serviço móvel, que lhe pode impedir a adesão a um tarifário móvel pós-pago.
  • Se o telemóvel está desbloqueado para todas as redes ou apenas para a qual tem atualmente contrato.

De forma a simplificar a portabilidade de números, a ANACOM pediu uma alteração fundamental para a identificação de um assinante entre operadoras: a inclusão da CVP (Código de Validação de Portabilidade) para cada número de telefone (móvel ou fixo).

Este é um código de 12 dígitos associado a cada número e que os consumidores devem sempre incluir no formulário de portabilidade, no momento em que querem mudar de operadora através deste processo. Este código de validação da portabilidade vai fazer com que as recusas de portabilidade reduza drasticamente.

Mas onde posso ver qual é o meu CVP (Código de Validação de Portabilidade)? É muito simples identificar o CVP do seu número, tanto para tarifários por carregamentos ou com período de fidelização. Pode ver o código de validação de portabilidade na própria fatura ou na área de cliente da sua operadora. No caso de ter um tarifário móvel por carregamento deve solicitar à equipa de apoio ao cliente da sua companhia que lhe envia o CVP por SMS.

Ficou com dúvidas sobre alguma das dicas de poupança de TV, Net e Voz? Deixe-nos as suas perguntas na nossa caixa de comentários ou entre em contacto com a nossa equipa. Teremos todo o gosto em esclarecermos as suas dúvidas.