Conheça a Águas do Alto Minho ou ADAM, os contactos, o que pode fazer no ADAMnet, como comunicar a leitura da água e como celebrar ou rescindir um contrato.
Tudo sobre a ADAM:
O que é a Águas do Alto Minho?
A Águas do Alto Minho, ADAM ou Águas do Minho, é a empresa responsável pela gestão e exploração das águas de Viana do Castelo, prestando serviços de abastecimento e saneamento de águas residuais, na região do Alto-Minho.
Dados gerais da ADAM
- Nome da empresa: Águas do Alto Minho (ADAM)
- Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC): 515486159
- Contacto Geral: 258 806 900 e [email protected]
- Sede: Rua São Bartolomeu dos Mártires, 156, 4904-878 Viana do Castelo
Contactos da Águas do Alto Minho
Encontrará disponíveis os telefones da Águas do Alto Minho, seja para atendimento geral, envio de leituras ou avarias:
Tipoo de contacto | Detalhe |
---|---|
Atendimento Geral da ADAM | 258 806 900 |
Leituras da ADAM | 258 806 992 |
Roturas e Avarias ADAM | 258 806 991 |
Se preferir, poderá dirigir-se presencialmente até um dos balcões de atendimento Águas do Alto Minho:
Balcão | Morada |
---|---|
Sede ADAM (ADAM Viana do Castelo) | Rua São Bartolomeu dos Mártires, 156, 4904-878 Viana do Castelo, Portugal De 2ª a 6ª das 8h30 às 16h |
ADAM Arcos de Valdevez | Mercado Municipal, Loja 1, Praceta Salvador Alves Pereira, 4970-451 Arcos de Valdevez, Portugal De 2ª a 6ª das 9h às 12h e das 13h às 16h |
ADAM Caminha | Largo Dr. Bento Coelho da Rocha, 116, 4910-118 Caminha, Portugal De 2ª a 6ª das 9h30 às 12h e das 13h às 16h |
ADAM Paredes de Coura | Centro Coordenador de Transportes, Loja 9, Rua 25 de Abril, 4940-526 Paredes de Coura, Portugal De 2ª a 6ª das 9h às 12h e das 13h às 16h |
ADAM Ponte de Lima | Centro Comercial Rio Lima, Loja 11, Praceta Adjunta à Rua Dr. Ferreira do Carmo, 4990-011 Ponte de Lima, Portugal De 2ª a 6ª das 9h às 12h e das 13h às 16h |
ADAM Valença | Avenida de São Teotónio, Edifício Lepanto 17 R/C, 4930-768 Valença, Portugal De 2ª a 6ª das 9h às 12h e das 13h às 16h |
ADAM Vila Nova de Cerveira | Rua Queirós Ribeiro 145 R/C, 4920-289 Vila Nova de Cerveira, Portugal De 2ª a 6ª das 9h às 12h e das 13h às 16h |
ADAM Vila Praia Âncora | Centro Coordenador de Transportes, Rua 31 de Janeiro, 4910-455 Vila Praia de Âncora, Portugal De 2ª a 6ª das 9h às 12h e das 13h às 16h |
Para qualquer outra questão, poderá usar o Email Águas do Alto Minho, através do [email protected], ou com o Formulário de contacto da Águas do Alto Minho.
O que posso fazer no ADAMnet?
Através do ADAMnet, o balcão digital da Águas do Alto Minho, pode aceder a uma série de informações relacionadas com o seu contrato de água, de forma simples e sem ter que sair de casa.
Basta que seja cliente da Águas do Alto Minho e realizar o registo no ADAMnet acedendo ao site e indicando o seu Código de Entidade (disponível na fatura), o Número de Contribuinte e o E-mail.
Esta plataforma traz vantagens como:
- Aceder aos dados de faturação;
- Controlar os seus consumos;
- Comunicar a leitura do seu contador da água;
- Comunicar anomalias;
- Atualizar os dados contratuais.
Dúvidas sobre o ADAMnet? Contacte-nos.
Ligue e receba aconselhamento gratuito.
Comunicar a leitura da água à Águas do Alto Minho
A contagem da água à Águas do Minho é feita pelos técnicos da companhia, a cada dois meses.
Ainda assim, recomendamos-lhe que registe a leitura do seu contador todos os meses, por forma a evitar receber as faturas com base em estimativas ou na contagem feita pelos técnicos.
Para o efeito, poderá comunicar a leitura da água à ADAM através de:
Para indicar corretamente a leitura do seu contador ADAM deve considerar apenas os algarismos com fundo de cor branca ou preta, ignorando o mostrador que se encontra a vermelho.
Considere a imagem abaixo:

Saiba que...
A fatura da Águas da Alto Minho é emitida uma vez por mês. No entanto, pode optar pela fatura bimestral.
Os nosso especialistas ajudam-no a comunicar as leituras da Águas do Alto Minho.
Ligue e receba aconselhamento gratuito.
Os nosso especialistas ajudam-no a comunicar as leituras da Águas do Alto Minho.
Ligue e receba aconselhamento gratuito.
Contratos com a Águas do Alto Minho
Seja para celebrar um novo contrato de água como para cancelar o contrato de água, deverá ter em atenção como proceder e quais os documentos necessários para cada caso.
Detalhamos abaixo as características de cada uma destas situações, bem como o que deve fazer e tudo o que precisa de reunir para cada tipo de contrato da Águas do Alto Minho.
Como fazer um novo contrato na Águas do Alto Minho
Para fazer um contrato com a Águas do Alto Minho deve ser Proprietário, Arrendatário ou Usufrutuário do local de consumo. Pode realizar este processo de duas formas:
- Dirigindo-se presencialmente aos balcões de atendimento da Águas do Alto Minho;
- Através da submissão do formulário e dos respetivos documentos no site, acedendo a Submissão de Pedidos da Águas do Alto Minho.
Para complementar o processo de fazer um contrato de água com a Águas do Alto Minho, necessita de documentação específica, que está listada abaixo.
- De que documentação preciso para fazer um novo contrato com a ADAM?
- Preencher e assinar a Proposta de Contrato;
- Documento de identificação (Cartão do Cidadão; Bilhete de Identidade; Passaporte)
- NIF;
- Documento da habitação (que confira a propriedade ou posse do imóvel ao utilizador);
- Assinatura do cliente ou do seu representante ou procurador*;
- Leitura do contador (caso já esteja instalado);
- Formulário de adesão ao débito direto devidamente completado.
*Para pessoas coletivas terá também de apresentar a Certidão de Registo Comercial.
O novo contrato de água ADAM entra em vigor na data de instalação do contador ou no momento de ativação do contrato.
Como rescindir contrato na Águas do Alto Minho
Caso pretenda rescindir o contrato com a Águas do Alto Minho, deve comunicá-lo com uma antecedência mínima de 3 dias úteis.
Pode realizar este processo presencialmente, dirigindo-se aos balcões de atendimento da Águas do Alto Minho.
Uma segunda opção é a comunicação por correspondência, preenchendo o formulário de denúncia de contrato ADAM e enviando-o para a sede da companhia, através da morada: Rua São Bartolomeu dos Mártires 156, 4904-878 Viana do Castelo.
Por último, o pedido também pode ser efetuado online, mais concretamente por E-mail ([email protected]) ou através do ADAMNet.
Os documentos necessários para rescindir o seu contrato com a Águas do Alto Minho são:
- Preencher e assinar a Denúncia do Contrato;
- Cópia do Cartão de Cidadão ou do Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte;
- Número do Artigo Matricial ou cópia da Caderneta Predial;
- Leitura do contador atualizada;
- Motivo da denúncia;
- Morada para envio da última fatura.
Se não pretende entregar cópias dos seus documentos de identificação, terá que efetuar o reconhecimento da identidade de modo presencial, num balcão de atendimento ADAM que lhe seja mais conveniente.
A denúncia só se torna efetiva a partir do momento em que a Águas do Alto Minho tem acesso ao contador e pode confirmar a respetiva leitura. Caso o acesso não seja concretizado num prazo máximo de 15 dias úteis, o cliente continua responsável pelos encargos decorrentes.
Perguntas Frequentes sobre a Águas do Alto Minho
O que é o ADAMnet?
O AdAMnet é o balcão digital da ADAM. Nesta plataforma, pode aceder a informações relacionadas com o seu contrato como os seus dados de faturação e consumos, comunicar leituras/anomalias, entre outros. A grande vantagem é que tudo isto está à sua disposição 24h por dia!
Como comunico leituras à Águas do Alto Minho?
A comunicação de leituras à ADAM pode ser feita através das seguintes opções: pelo balcão digital ADAMnet, com a aplicação myAQUA ou contactando a Águas do Minho através do telefone 258 806 992. Descubra como dar a leitura do contador à Águas do Alto Minho.
As faturas da água da ADAM são sempre mensais?
Regra geral, sim. No entanto, caso o cliente queira, pode optar pela faturação bimestral (isto é, de dois em dois meses).
Qual o preço de fazer um novo contrato com a Águas do Alto Minho?
Não existe qualquer preço associado à celebração de contrato com a ADAM. Este é um processo totalmente gratuito!