
Serviço de Água
Serviço de apoio às suas gestões de água
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É cliente da Águas do Porto? Veja quais os contactos e como pode celebrar, rescindir ou alterar a titularidade do seu contrato. Aprenda a comunicar as leituras e explore os meios de pagamento de faturas da água.
A Águas e Energia do Porto, ou CMPEA - Empresa de Águas e Energia do Município do Porto é a entidade responsável pela distribuição e abastecimento de água à população da zona do Porto.
Além disso, esta distribuidora faz a gestão do tratamento de águas residuais, drenagem, gestão das linhas de água, entre outras atividades.
Águas do Porto | |
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Nome da empresa | Águas e Energia do Porto, E.M. |
Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC) | 507718666 |
Contacto Geral | 220 100 220 [email protected] |
Site | www.aguasdoporto.pt |
Sede | Rua Barão de Nova Sintra, 285 4300-367 Porto |
As opções de contacto com a Águas do Porto incluem duas linhas de atendimento telefónico, ajustadas ao tipo de assunto a tratar.
Com estas alternativas pode aceder, por exemplo, ao contacto de avarias da Águas do Porto.
Seja para reportar esse tipo de ocorrências ou efetuar outro tipo de chamada, consulte as duas formas de contacto telefónico da Águas do Porto imediatamente abaixo.
Telefone de Atendimento Geral e Avarias na Águas do Porto
225 190 800
Disponível 24h (Avarias) / De 2ª a 6ª das 9h às 17h (Contratos, Faturas, Projetos e Obras)
Telefone de Leituras na Águas do Porto
800 020 004
Disponível 24h
Pode também utilizar o Whatsapp da Águas do Porto, através do 967 265 870. Este é um contacto exclusivo para envio de mensagens sobre ocorrências na via pública (roturas e avarias, aluimentos, inundações e problemas de iluminação).
Por outro lado, pode também dirigir-se presencialmente até um dos balcões de atendimento da Águas do Porto, pode recorrer à sede desta companhia ou ao gabinete de apoio municipal da região.
Eis as moradas disponíveis para cada um destes contactos:
Balcão | Morada |
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Sede da Águas do Porto | Rua Barão de Nova Sintra, 285, 4300-367 Porto De 2ª a 6ª das 8h às 18h / Sábados das 9h às 13h |
Gabinete do Munícipe do Porto | Praça General Humberto Delgado, 266, 4000-286 Porto De 2ª a 6ª das 9h às 17h |
É recomendado que faça o agendamento da visita à loja da Águas do Porto, evitando tempos de espera. Para fazer a sua marcação, recorra ao balcão digital da Águas do Porto.
O balcão digital da Águas do Porto é uma opção de comunicação digital muito vantajosa para qualquer cliente da Águas do Porto.
Para usufruir desta ferramenta, deve efetuar previamente o registo no balcão digital da Águas do Porto. A partir do momento em que está inscrito, basta fazer sempre login no balcão digital da Águas do Porto.
Com a área de cliente da Águas do Porto pode realizar as seguintes ações:
A gestão do contrato da Águas do Porto é um processo essencial para garantir o correto fornecimento de água e a manutenção de todos os dados atualizados enquanto cliente da Águas do Porto.
Desde a celebração do contrato, que pode ser feito de forma simples e prática através do balcão digital ou presencial, até a necessidade de comunicar alterações no titular ou no tipo de consumo, a Águas do Porto oferece diversas opções para facilitar a administração contínua do seu contrato.
Além disso, o processo de rescisão ou cancelamento do contrato, seja por motivo de mudança de residência ou falecimento do titular, também está previsto por meio de procedimentos claros para garantir o encerramento sem complicações.
Como referido anteriormente, pode fazer um contrato com a Águas do Porto no balcão digital da companhia, sendo necessário colocar alguns dados, como informações sobre o local da instalação, titular do cliente e âmbito do pedido.
Em alternativa, poderá dirigir-se a um dos balcões de atendimento presencial da Águas do Porto, necessitando de marcação prévia através do balcão digital, ou ainda via telefone de atendimento geral (225 190 800).
Se é cliente doméstico na Águas do Porto, vai precisar de um conjunto de documentos para celebrar um novo contrato de água, listados abaixo.
Documentos necessários para Domésticos:
Proprietário |
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Inquilino |
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Saiba que...
O contrato da Águas do Porto pode ser celebrado por uma terceira pessoa, desde que a mesma se faça acompanhar por uma autorização do titular e de documento de identificação de ambos.
Se é uma empresa ou cliente não-doméstico na Águas do Porto, o processo varia significativamente de acordo com as especificidades da sua situação, assim como para um contexto de ligação de água para uma obra na Águas do Porto.
Por esse motivo, deverá contactar a Águas do Porto e pedir informações adaptadas ao seu caso.
Note que tanto os clientes domésticos como os não-domésticos, deverão apresentar, no caso de não existir contrato de arrendamento escrito, um mínimo de dois recibos de renda atuais e dois recibos de renda do início do arrendamento.
Se quer mudar o titular do contrato da Águas do Porto, recorra a um destes contactos: telefone, loja, Email ou balcão digital. Adicionalmente, saiba mais sobre o processo de alteração do titular do contrato de água em Portugal.
Regra geral, o processo de rescisão do contrato da água é o mesmo em todas as companhias de água.
Para rescindir o contrato com a Águas do Porto, os meios para comunicar a sua intenção são os mesmos que para a celebração contratual: balcão digital, telefone e loja.
Atenção!
O pedido para cancelar contrato com a Águas do Porto deverá ser feito com, pelo menos, 15 dias de antecedência da data de rescisão pretendida.
No caso específico de falecimento do titular, o pedido de rescisão pode também ser solicitado via formulário de rescisão de contrato da Águas do Porto no falecimento do titular, disponível online.
Para efetuar este requerimento, siga os seguintes passos:
Neste pedido, devem ser incorporadas ou anexadas as seguintes informações e documentação comprovativas:
Para evitar a faturação da água com base em estimativas, é importante comunicar as suas leituras na Águas do Porto com a necessária regularidade.
A forma correta de dar uma leitura à Águas do Porto é considerando apenas os algarismos dispostos à esquerda da vírgula (fundo preto ou branco), ignorando os números a vermelho:
Poderá comunicar a leitura à Águas do Porto através dos seguintes canais:
Para aderir à fatura eletrónica da Águas do Porto, deverá aceder ao balcão digital e indicar o número de cliente, número de conta e/ou número da instalação, bem como o seu Email para poder receber a fatura em formato PDF.
Igualmente, poderá optar por pagar as suas faturas por débito direto/SEPA, sem qualquer tipo de custo associado, podendo mesmo estabelecer um montante limite para o débito.
Além do mais, os pagamentos de faturas da Águas do Porto podem ser feitos através dos seguintes meios:
O pagamento realizado por agentes externos de cobrança (Multibanco, Payshop e CTT) pode ser feito até 5 dias depois da data limite de pagamento à Águas do Porto.
Pagamentos fora do prazo estão sujeitos a juros e a possível aviso de corte de abastecimento da Águas do Porto.
Como comunicar leituras das Águas do Porto?
Poderá enviar a contagem à Águas do Porto através do balcão digital da Águas do Porto ou por chamada telefónica, para o 800 020 004 (disponível 24h e gratuito).
Como celebrar um contrato com a Águas do Porto?
Poderá fazer um contrato de fornecimento de água com a Águas do Porto, através da linha de atendimento telefónico geral (225 190 800), do site da Águas do Porto, e presencialmente, numa das lojas da Águas do Porto.
Como ler a fatura da água da Águas do Porto?
Poderá aprender a ler a sua fatura da Águas do Porto através de um documento explicativo da fatura da Águas do Porto, disponível online.