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Como saber qual o CVP para fazer o pedido de portabilidade?

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Portabilidade
Portabilidade

Quer mudar de operadora e manter o mesmo número? Saiba como pode fazer o pedido de portabilidade, quais os documentos que deve apresentar e quanto tempo demora a ficar concluído o processo.

O que é a portabilidade de número?

A portabilidade é o processo que lhe permite mudar de operadora mantendo o mesmo número. Pode pedir a portabilidade de números de telemóvel, números da rede fixa ou de números VoIP.

Neste artigo vamos mostrar-lhe todos os passos para pedir portabilidade, qualquer que seja a sua operadora. Para começar, veja quais são os números que podem ser portados.

  • Números que podem ser sujeitos a portabilidade:
  • Números do serviço telefónico fixo (começados por 2);
  • Números do serviço móvel (começados por 91, 92, 93 e 96);
  • Números do serviço de voz sobre o Protocolo Internet (VoIP) nómada (começados por 30);
  • Outros números não geográficos (começados, designadamente, por 800, 808 e 707);

Por outro lado, existem números que não podem ser portados, como são os seguintes casos:

  • Números que estejam inativos há mais de 3 meses;
  • Números relativos a acessos temporários;

Se deixou de utilizar um número há menos de 3 meses e quiser recuperá-lo, ainda poderá fazê-lo. Entre em contacto com a nossa equipa para pedir a portabilidade de número.

Por exemplo, imagine que tem um número da MEO que já não utiliza (há menos de 3 meses) e pretende fazer a portabilidade para NOS. No prazo de 3 meses ("tempo de quarentena") poderá fazer o pedido de portabilidade e reativar o número.

A portabilidade de número para outra operadora não tem custos associados se escolher um período de fidelização de 24 meses, na maioria dos casos.

Antes de fazer o pedido de portabilidade do seu número (seja um pedido de portabilidade para a NOS, NOWO, MEO, Vodafone ou outra companhia), deve verificar se cumpriu todas as condições contratuais (por exemplo, se ainda está a cumprir um período de fidelização).

Nos próximos tópicos vamos mostrar-lhe os passos que deve seguir pedir portabilidade, como obter o código de validação de portabilidade (também conhecido como CVP) e outras informações importantes que deve saber sobre o processo de portabilidade.

Poderá ver também o vídeo seguinte da ANACOM que explica, de forma simples, como se processa o pedido de portabilidade.

 

Se tiver alguma dúvida sobre a portabilidade ou se quiser mudar de operadora mantendo o seu número, entre em contacto com a nossa equipa de telecomunicações.

Como posso fazer o pedido de portabilidade para uma nova operadora?

O pedido de portabilidade deve ser apresentado junto da nova operadora à qual pretende aderir. A nova operadora ficará encarregue de enviar o pedido de portabilidade para a sua atual companhia que, se tudo estiver em conformidade, cederá o número à nova operadora.

Veja todos os passos e documentos necessários para efetuar o pedido de portabilidade.

  • Como pedir portabilidade do seu número
  • Entrar em contacto com a nova operadora à qual pretende aderir (pode ser através de uma loja, de um website ou de contacto telefónico);
  • Preencher o formulário de portabilidade e de denúnica de serviço disponibilizado pela nova operadora;
  • Apresentar o seu documento de identificação (Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade);
  • Indicar o Código de Validação de Portabilidade (CVP) do número a portar;
  • Entregar o formulário de portabilidade e o CVP na nova operadora, presencialmente em loja, por email ou por correio para a morada que a operadora disponibiliza para o efeito;

Apesar de ser a nova operadora a responsável por enviar o pedido de portabilidade, existem algumas questões que ficam à resposabilidade do utilizador, nomeadamente:

  • Verificar se existe um período de fidelização em curso na operadora atual;
  • Verificar se o seu telemóvel está desbloqueado da operadora (para poder funcionar com o cartão da nova operadora);

Deverá verificar se tem um período de permanência em vigor na sua atual operadora antes de fazer pedido de portabilidade, para evitar ter custos relacionados com o incumprimento contratual.

Por outro lado, o seu telemóvel deverá estar desbloqueado para poder funcionar com o cartão da nova operadora quando ficar concluído o processo de portabilidade. Caso o equipamento esteja bloqueado à operadora, veja como pode desbloquear o telemóvel.

Como saber qual o meu Código de Validação de Portabilidade?

pedir CVP

O Código de Validação de Portabilidade, também conhecido como CVP, é um código de 12 dígitos que permite às operadoras identificar o número e os seus assinantes para efeitos de portabilidade.

Se vai efetuar um pedido de portabilidade Vodafone, NOS, NOWO ou MEO, deverá solicitar à sua atual operadora o CVP. O CVP deverá ser comunicado à nova companhia de telecomunicações no formulário de portabilidade.

  • Como saber o meu Código de Validação de Portabilidade
  • No caso dos serviços pós-pagos poderá consultar o Código de Validação de Portabilidade na sua fatura mensal do serviço
  • No caso dos pré-pagos pode solicitar o envio do Código de Validação de Portabilidade por SMS
  • Na Área de Cliente da operadora, no prazo máximo de 24h depois de ter sido gerado o CVP
  • Pode ainda solicitar o Código de Validação de Portabilidade através de contacto telefónico ou presencial com a operadora atual

Para além do contacto presencial em loja, das faturas ou da área de cliente também pode saber qual o seu CVP por SMS ou através do atendimento telefónico.

Veja quais os contactos das operadoras para consultar o seu Código de Validação de Portabilidade (recorde que deverá fazer o pedido de CVP à sua operadora atual).

Como consultar o Código de Validação de Portabilidade nas operadoras
Operadora SMS Chamada
NOS 12 42* 16 100
NOWO 928 190 785 16 800
MEO 16 200 16 200
Vodafone 12 815 12 715
Lycamobile - 16 32

*Para pedir o CVP na NOS por SMS, enviar mensagem com o texto CVP+(NIF).

Para fazer o pedido de consulta do Código de Validação de Portabilidade por SMS envie uma mensagem de texto para o número indicado com a palavra CVP (no caso da operadora NOS, deverá enviar o texto CVP, seguido do seu número de identificação fiscal entre parêntesis). O envio da SMS deverá ser feito a partir do número para o qual pretende saber o CVP.

Para pedir CVP na UZO entre em contacto com o apoio ao cliente da operadora através do número 707 960 000 ou visite a área de cliente para ter acesso ao código de portabilidade UZO.

Os consumidores podem, a qualquer momento, ter acesso ao seu Código de Validação de Portabilidade. O CVP tem como objetivo simplificar o processo e diminuir a taxa de rejeição dos pedidos de portabilidade.

Também é possível fazer a portabilidade para WTF, Moche, Yorn ou UZO.

Como pedir o Código de Validação de Portabilidade na WTF, Yorn ou Moche? Para pedir o Código de Validaçao de Portabilidade WTF, Yorn ou Moche, basta utilizar os contactos das operadoras NOS, Vodafone e MEO, respetivamente.

Se tem dúvidas sobre o CVP ou como pedir o CVP à sua operadora, entre em contacto com a nossa equipa. Podemos ajudá-lo gratuitamente.

Quanto tempo demora a portabilidade?

Dependendo dos casos em específico, a portabilidade de um número pode decorrer em diferentes prazos. Veja na lista seguinte os prazos de portabilidade mais frequentes.

  • Quanto tempo demora a portabilidade de número
  • 1 dia útil a contar da apresentação do pedido à nova operadora (juntamente com a documentação legalmente exigida)
  • Até 3 dias úteis quando se trate da portabilidade de MSN (números múltiplos RDIS) e DDI (blocos de extensões de PPCA), que implique a necessidade de pedido de configuração e números ativos do novo à antiga operadora
  • Até 3 dias úteis quando se trate de um pedido de portabilidade solicitada através de contactos à distância (telefone, correio ou vendas porta-a-porta)
  • Poderá ser acordado um prazo superior para a portabilidade do seu número, a pedido do cliente
  • Caso exista necessidade de intervenção técnica, a portabilidade deverá ficar efetuada no prazo de 1 dia útil após a finalização da intervenção

Quando o pedido de portabilidade MEO, NOS, NOWO ou Vodafone é efetuado corretamente, com todos os documentos necessários e a assinatura do titular do serviço conforme documento de identificação, a portabilidade fica, por norma, concluída no prazo de 1 dia útil.

Se estivermos a falar de um pedido de portabilidade NOS, NOWO, MEO ou Vodafone de um cliente empresarial, o formulário deverá estar assinado por alguém com poderes para fazer esse pedido deverá apresentar a respetiva certidão que o comprove. Os prazos de portabilidade para o segmento empresarial e particular sao os mesmos.

Se o pedido de portabilidade de número for efetuado depois das 17h, a contagem dos prazos só tem início no dia útil seguinte.

Se o prazo de portabilidade não for cumprido, a nova operadora fica obrigada ao pagamento de uma indemnização no valor de 2,5€ por cada dia útil completo de atraso (salvo no caso de clientes empresariais ou profissionais cujos contratos estebeleçam outras compensações).

Quando a portabilidade ficar concluída deverá colocar o cartão na nova operadora no seu telemóvel. Recordamos que o seu telemóvel deverá estar desbloqueado para que consiga utilizá-lo com o novo cartão.

Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade? Contacte-nos pelo número 211 451 726 ou deixe-nos o seu contacto e nós ligamos-lhe grátis. Podemos ajudá-lo gratuitamente a fazer o pedido de portabilidade.

Perguntas Frequentes sobre portabilidade

Se lhe restam dúvidas sobre o processo de portabilidade do seu número, recomendamos que leia esta secção com as perguntas mais colocadas pelos nossos consumidores.

Onde posso fazer o pedido de portabilidade?

Deverá formular o pedido de portabilidade junto da nova operadora à qual pretende aderir. Poderá apresentar o pedido presencialmente em loja ou enviar o pedido de portabilidade por email ou por correio para os contactos disponibilizados pela nova operadora (juntamente com uma cópia do seu cartão de cidadão ou bilhete de identidade).

Quando faço o pedido de portabilidade, preciso de cancelar o serviço na outra operadora?

Por exemplo, se tem um pacote completo com TV Net e Voz e pede a portabilidade de número de telefone fixo, fique a saber que o pedido de portabilidade não vai cancelar os serviços na operadora, apenas irá transferir o telefone fixo. Para pedir o cancelamento dos restantes serviços (internet e televisão) deverá formular o pedido de rescisão junto da antiga operadora.

Existe algum custo associado ao pedido de portabilidade?

De acordo com a ANACOM, a nova operadora é livre para cobrar ou não algum valor pela portabilidade. No entanto, deverá ter em atenção também os custos associados à rescisão do serviço. Se o número que pretende portar ainda tem um período de fidelização em curso, a portabilidade do número vai gerar incumprimento por término antecipado do contrato. Nesse caso, a antiga operadora poderá cobrar o valor de indemnização correspondente.