Explore temas na FAGAR Faro

Conheça a FAGAR ao pormenor, os seus contactos, os detalhes para gerir o contrato de água e o processo para comunicar a leitura do contador, entre outros temas.

Sobre a FAGAR Faro

A Águas de Faro, ou FAGAR, é a empresa responsável pelas áreas de abastecimento, saneamento, resíduos e sustentabilidade do concelho de Faro.

Mais especificamente, os principais serviços da FAGAR são os seguintes:

 Água e Saneamento

Gestão, monitorização e distribuição de água potável e captação e tratamento de águas residuais domésticas e pluviais.

 Resíduos e Limpeza

Recolha, encaminhamento e tratamento de resíduos sólidos urbanos e prestação de serviços de limpeza urbana.

 Sustentabilidade Ambiental

Ações de educação e sensibilização ambiental, com foco na promoção da reciclagem e poupança de água.

No que respeita ao abastecimento de água da FAGAR, que é o principal foco de atuação desta companhia, são desempenhadas diversas atividades essenciais:

  • Preservação e controlo da qualidade da rede de distribuição pública de água
  • Manutenção de condutas
  • Execução de ramais de ligação à rede de água
  • Deteção e controlo de fugas por sistemas de telegestão e de telemetria
  • Instalação e remoção de contadores de água
  • Higienização de reservatórios de água

Os nossos especialistas prestam assistência aos clientes FAGAR.

Ligue e receba aconselhamento gratuito.

Assessor Independente

Os nossos especialistas prestam assistência aos clientes FAGAR.

Ligue e receba aconselhamento gratuito.

Assessor Independente

Lista de contactos da FAGAR Faro

Há vários contactos da FAGAR à sua disposição, entre os quais os dois contactos de piquete da FAGAR, divididos por tipo de serviço (abastecimento ou saneamento):

Telefones da FAGAR
Tipo de contactoDetalhe
Atendimento Geral e Anomalias e Roturas da FAGAR

289 860 900
De 2ª a 6ª das 9h às 18h

Número Azul da FAGAR

808 289 808
Disponível 24h

Piquete de Abastecimento da FAGAR

962 800 111
De 2ª a 6ª das 18h às 9h / Sábados e Domingos disponível 24h

Piquete de Saneamento da FAGAR

965 584 223
De 2ª a 6ª das 18h às 9h / Sábados e Domingos disponível 24h

Igualmente, conta com opções como o atendimento presencial no balcão de atendimento da FAGAR, localizado na Loja do Cidadão de Faro.

Consulte o endereço e horário de atendimento da FAGAR Faro na Loja do Cidadão:

 

Balcão de atendimento da FAGAR na Loja do Cidadão de Faro

Edifício do Mercado Municipal de Faro - Largo Dr. Francisco Sá Carneiro, Piso 1, 8000-151 Faro
De 2ª a 6ª das 9h às 16h

Aconselha-se que faça o agendamento do atendimento presencial da FAGAR Faro. Para isso, recorra a um dos contactos:

Balcão digital da FAGAR

Em alternativa às vias tradicionais, pode ainda recorrer ao balcão digital da FAGAR Faro. Esta plataforma online permite aos clientes gerir todos os serviços de água e saneamento de forma prática e autónoma.

A FAGAR online traz mais-valias ao nível da comodidade, disponibilidade alargada, redução do tempo de espera e possibilidade de acompanhar pedidos ou comunicações de imediato.

Acedendo através das suas credenciais (ou registando-se, se ainda não tiver conta), pode aceder a algumas funcionalidades relevantes e listadas abaixo.

O que posso fazer no balcão digital da FAGAR Faro?

💧 Comunicar leituras

🤝 Administrar o seu contrato

🧾 Aceder a faturas

💰 Pedir orçamentos e prestações de serviços

Para fazer o registo no balcão digital FAGAR deve fornecer as informações incluídas de seguida.

  • Que informações preciso para me registar no balcão digital FAGAR?
  • Email pessoal
  • Tipo de contrato (Pessoa Singular ou Coletiva)
  • Nome ou Denominação Social
  • Número de Contribuinte
  • Documento de Identificação do titular ou do representante legal
  • Contacto
  • Junta de Freguesia à qual pertence
  • Dados do domicílio fiscal
  • Número de utilizador

Outros contactos da FAGAR

Além dos meios de destaque anteriormente mencionados, pode recorrer a contactos adicionais da FAGAR.

Em primeiro lugar, existem dois contactos de Email da FAGAR Faro para atender às necessidades dos seus clientes:

Por outro lado, a FAGAR Faro permite-lhe também comunicar com a companhia por correspondência, nomeadamente para a sede da FAGAR.

Para isso, envie uma carta para a FAGAR recorrendo ao endereço descrito em baixo.

 

Sede da FAGAR Faro

Rua Professor Norberto da Silva, 8, 8004-002, Faro

Gestão do contrato na FAGAR

A gestão informada do contrato de água da FAGAR permite-lhe assegurar o correto procedimento da prestação dos serviços de abastecimento e saneamento.

Isto inclui desde a celebração do contrato, que formaliza o início da ligação ao serviço, até à sua rescisão, quando o cliente FAGAR pretende terminar o fornecimento.

Entender os passos, requisitos e responsabilidades em cada fase do seu contrato garante uma experiência transparente e sem complicações para ambas as partes.

A celebração ou rescisão do contrato da FAGAR tem custos?

Ambos os pedidos para celebrar ou cancelar o contrato de água na FAGAR são gratuitos. No entanto, exigem custos associados aos serviços de ligar e/ou desligar o contador de água FAGAR.

Como celebrar um contrato de água na FAGAR

Para fazer um novo contrato com a FAGAR os requisitos para fazer um novo contrato de água são idênticos aos exigidos por qualquer outra companhia de água.

Desde logo, necessita de preencher e assinar o formulário de novo contrato da FAGAR Faro e de ter consigo alguns documentos-chave:

  • Documento de identificação
  • Comprovativo da propriedade ou posse do imovel ao utilizador, como a Prova de Legitimidade do Ocupante
  • Alvará de licença ou autorização de construção (caso se aplique)

Reunida a documentação, poderá finalizar todo o processo de contratação com a FAGAR através de duas formas:

👉 Através do site da FAGAR, submetendo o formulário de novo contrato na página de novo contrato da FAGAR

👉 Dirigindo-se ao balcão da FAGAR na loja do cidadão de Faro

Saiba que...

Caso queira alterar o titular do contrato de água saiba que o processo também é semelhante ao de todas as companhias de água.

Como cancelar o contrato com a FAGAR

Semelhante à celebração, também o cancelamento do contrato de água é um processo simples que costuma ser processado de forma idêntica em todas as abastecedoras.

Neste caso, as informações a incluir na rescisão de contrato com a FAGAR são:

Documento de Identificação

Leitura do contador

Código de Cliente*

*Incluído na fatura.

Pode cancelar o contrato FAGAR de duas maneiras possíveis: presencialmente, junto do balcão de atendimento, ou por Email, solicitando o formulário de cancelamento e devolvendo-o preenchido.

Note que poderá solicitar o formulário de cancelamento do contrato da FAGAR Faro por Email ou descarregá-lo diretamente no balcão digital.

Comunicação de leituras na FAGAR

Para evitar pagar mais do que o necessário, opte por comunicar a leitura da água à FAGAR de forma regular, na data indicada na sua fatura.

Pode enviar a leitura da FAGAR pelo balcão digital, contactando atendimento geral da FAGAR (289 860 900) ou dirigindo-se presencialmente ao balcão de atendimento FAGAR.

A forma correta de dar a contagem da água FAGAR é considerando todos os algarismos dispostos no seu contador:

Leitura contador água FAGAR
Se a imagem acima não corresponde ao seu contador, confira os vários tipos de contadores existentes.

Como consultar e pagar as faturas da FAGAR

A fatura da água FAGAR é o documento que reflete o consumo de água registado por cada cliente.

Em termos práticos, neste ficheiro está detalhado o valor a pagar pelo serviço de abastecimento e saneamento, incluindo taxas, impostos e eventuais serviços adicionais.

Pode pagar a sua fatura da FAGAR através de diferentes modalidades:

Se lhe for mais conveniente, poderá ainda aderir à fatura digital FAGAR através do balcão digital, sem qualquer custo associado e podendo aceder em qualquer lado e a qualquer hora.

Ao aderir à fatura digital da FAGAR Faro deixará de receber a fatura em papel, passando a recebê-la em PDF no seu Email. Para fazer este pedido, basta fazer o registo no balcão digital, dando o consentimento para a adesão à mesma.

Perguntas Frequentes sobre a FAGAR

Quais os contactos para recolha de monos na FAGAR?

Caso queira pedir a recolha de monos à FAGAR, pode recorrer ao telefone de atendimento geral FAGAR Faro (289 860 900), cujo horário de atendimento é de 2ª a 6ª das 9h às 18h.

Como posso comunicar avarias à FAGAR?

Em caso de avaria FAGAR Faro, pode utilizar dois contactos do piquete FAGAR: para problemas no abastecimento, contacte o 962 800 111; para avarias de saneamento, ligue para o 965 584 223. Estes contactos FAGAR funcionam de 2ª a 6ª das 18h às 9h e aos fins-de-semana, com atendimento 24h. Pode também utilizar o telefone geral da FAGAR (289 860 900), de 2ª a 6ª entre as 9h às 18h.

Existe alguma tarifa social da FAGAR?

Sim. Os tarifários da FAGAR incluem a tarifa social da FAGAR Faro, além da tarifa geral e familiar. Para consultar valores, aceda à secção 'Tarifários' disponível no menu do balcão digital.