Conheça a FAGAR: fique a par dos contactos, de como celebrar ou rescindir um contrato e como dar a leitura do contador; saiba também como funciona a fatura digital.
Sobre a FAGAR Faro
A Águas de Faro, ou FAGAR, é a empresa responsável pela gestão, exploração, manutenção dos sistemas públicos de distribuição de água para consumo e de recolha e rejeição de águas residuais domésticas e pluviais no concelho de Faro.
FAGAR | |
---|---|
Nome da empresa | Faro, Gestão de Águas e Resíduos, E.M. |
Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC) | 507142217 |
Contacto Geral | 289 860 900 |
Site | https://fagar.pt/ |
Sede | Rua Professor Norberto da Silva 8 8004-002 Faro |
FAGAR Contactos: Telefones, Morada e E-mail
Há vários contactos da FAGAR à sua disposição, entre os quais, o contacto de atendimento geral ou para reportar falhas, o número azul e o contacto de recolha de monos da FAGAR.
Atendimento Geral/Anomalias e Roturas FAGAR |
Disponível nos dias úteis das 9h às 18h |
Número Azul FAGAR |
Disponível 24h |
Piquete Água FAGAR |
Disponível nos dias úteis das 9h às 18h |
Piquete Saneamento FAGAR |
Disponível nos dias úteis das 9h às 18h |
Igualmente, poderá ser atendido presencialmente no balcão de atendimento da FAGAR localizado na loja do cidadão de Faro, com o horário de 2ª a 6ª, das 9h às 18h.
Balcão | Morada |
---|---|
FAGAR Loja do Cidadão | Largo Dr. Francisco Sá Carneiro, Edifício do Mercado Municipal de Faro, Piso 1, 8000-151 Faro, Portugal 2ª a 6ª das 9h - 18h |
Aconselha-se o atendimento presencial com marcação prévia dentro do horário estabelecido, através do balcão digital FAGAR, ligando para o 289 860 900 ou enviando e-mail para [email protected].
Como celebrar um contrato com a FAGAR e que documentos necessito
Para fazer um novo contrato com a FAGAR os requisitos para celebrar um novo contrato de água são idênticos aos exigidos por qualquer outra companhia de água.
Desde logo, necessita de preencher e assinar as condições gerais do contrato de prestação de serviços FAGAR e de ter consigo os documentos seguintes:
- Cartão de Cidadão;
- Documento da habitação (que confira a propriedade ou posse do imóvel);
- Alvará de licença ou autorização de construção (caso se aplique).
Reunida a documentação, poderá fazer online todo o processo de contratação ou deslocar-se à Loja do Cidadão de Faro:
Caso queira alterar o seu titular do contrato saiba que o processo é semelhante entre todas as companhias de água.
Como cancelar o contrato com a FAGAR
O cancelamento do contrato é um processo simples que costuma ser semelhante em todas as companhias. Pode cancelar o seu contrato FAGAR de duas maneiras possíveis:
- Presencialmente junto da Loja do Cidadão de Faro, levando consigo a leitura do contador, o código de cliente da fatura e o seu documento de identificação.
- Por email, solicitando o formulário de cancelamento e devolvendo-o preenchido, acompanhado da leitura do contador
Note que poderá solicitar o formulário de cancelamento por email ou descarregá-lo no balcão digital FAGAR.
Pedir o cancelamento tem custos? Sim, a FAGAR exige um custo de desligação que ronda os €11.
FAGAR Leituras: Como comunicar a leitura da água à FAGAR
Procure comunicar a leitura à FAGAR,, na data indicada na sua fatura, para evitar pagar mais do que o necessário. Ao dar a leitura do contador com frequência evita pagar uma fatura baseada em estimativas.
Envie a leitura à FAGAR através do balcão digital FAGAR, por telefone de atendimento geral ou dirigindo-se presencialmente ao balcão de atendimento na loja do cidadão de Faro.
A forma correta de dar a contagem FAGAR é considerando todos os algarismos dispostos no seu contador.

FAGAR Faturas: Formas de pagamento e de consultas
Pode pagar a sua fatura da FAGAR de diferentes formas:
- balcão de atendimento na loja do cidadão de Faro
- transferência multibanco
- junto dos CTT
- por débito direto
- enviando um cheque para a Sede
Se lhe for mais fácil, poderá ainda aderir à fatura digital através do balcão digital FAGAR, sem qualquer custo associado e podendo aceder em qualquer lado e a qualquer hora.
Ao aderir à fatura digital deixará de receber a fatura em papel, passando a recebê-la em PDF no seu e-mail. Basta apenas fazer o registo no balcão digital, dando o consentimento para a adesão à mesma.
FAGAR: Perguntas Frequentes
Existe alguma tarifa social da FAGAR?
Sim. Para mais informações pode aceder ao tarifário FAGAR relativo a 2023.
O que é a FAGAR?
A FAGAR é a entidade responsável por gerir os sistemas públicos de distribuição de água no concelho de Faro.
Onde é o balcão de atendimento da FAGAR?
O balcão de atendimento da FAGAR está situado no Largo Dr. Francisco Sá Carneiro, no primeiro piso do Edifício do Mercado Municipal de Faro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.