Conheça a FAGAR: fique a par dos contactos, de como celebrar ou rescindir um contrato e como dar a leitura do contador; saiba também como funciona a fatura digital.

Sobre a FAGAR Faro

A Águas de Faro, ou FAGAR, é a empresa responsável pela gestão, exploração, manutenção dos sistemas públicos de distribuição de água para consumo e de recolha e rejeição de águas residuais domésticas e pluviais no concelho de Faro.

FAGAR

Nome da empresa

Faro, Gestão de Águas e Resíduos, E.M.

Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC)

507142217

Contacto Geral

289 860 900

Site

Sede

Rua Professor Norberto da Silva 8
8004-002 Faro

 

FAGAR Contactos: Telefones, Morada e E-mail

Há vários contactos da FAGAR à sua disposição, entre os quais, o contacto de atendimento geral ou para reportar falhas, o número azul e o contacto de recolha de monos da FAGAR.

Atendimento Geral/Anomalias e Roturas FAGAR

289 860 900
Disponível nos dias úteis das 9h às 18h

Número Azul FAGAR

808 289 808
Disponível 24h

Piquete Água FAGAR

962 800 111
Disponível nos dias úteis das 18h às 9h/Sáb. e Dom. disponível 24h

Piquete Saneamento FAGAR

965 584 223
Disponível nos dias úteis das 18h às 9h/Sáb. e Dom. disponível 24h

Igualmente, poderá ser atendido presencialmente no balcão de atendimento da FAGAR localizado na loja do cidadão de Faro, com o horário de 2ª a 6ª, das 9h às 16h.

Aconselha-se o atendimento presencial com marcação prévia dentro do horário estabelecido, através do balcão digital FAGAR, ligando para o 289 860 900 ou enviando e-mail para [email protected].

Como celebrar um contrato com a FAGAR e que documentos necessito

Para fazer um novo contrato com a FAGAR os requisitos para celebrar um novo contrato de água são idênticos aos exigidos por qualquer outra companhia de água.

Desde logo, necessita de preencher e assinar as condições gerais do contrato de prestação de serviços FAGAR e de ter consigo os documentos seguintes:

  • Documento de identificação (Cartão de Cidadão; ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte);
  • Documento da habitação (que confira a propriedade ou posse do imóvel);
  • Alvará de licença ou autorização de construção (caso se aplique).

Reunida a documentação, poderá fazer online todo o processo de contratação ou deslocar-se à Loja do Cidadão de Faro:

FAGAR Online

FAGAR online

Website FAGAR

Caso queira alterar o seu titular do contrato saiba que o processo é semelhante entre todas as companhias de água.

Como cancelar o contrato com a FAGAR

O cancelamento do contrato é um processo simples que costuma ser semelhante em todas as companhias. Pode cancelar o seu contrato FAGAR de duas maneiras possíveis:

  1. Presencialmente junto da Loja do Cidadão de Faro, levando consigo a leitura do contador, o código de cliente da fatura e o seu documento de identificação.
  2. Por email, solicitando o formulário de cancelamento e devolvendo-o preenchido, acompanhado da leitura do contador

Note que poderá solicitar o formulário de cancelamento por email ou descarregá-lo no balcão digital FAGAR.

Pedir o cancelamento tem custos? Sim, a FAGAR exige um custo de desligação que ronda os €19.

FAGAR Leituras: Como comunicar a leitura da água à FAGAR

Procure comunicar a leitura à FAGAR,, na data indicada na sua fatura, para evitar pagar mais do que o necessário. Ao dar a leitura do contador com frequência evita pagar uma fatura baseada em estimativas.

Envie a leitura à FAGAR através do balcão digital FAGAR, por telefone de atendimento geral ou dirigindo-se presencialmente ao balcão de atendimento na loja do cidadão de Faro.

A forma correta de dar a contagem FAGAR é considerando todos os algarismos dispostos no seu contador.

Leitura contador água FAGAR
Se a imagem acima não corresponde ao seu contador, confira os vários tipos de contadores existentes.

FAGAR Faturas: Formas de pagamento e de consultas

Pode pagar a sua fatura da FAGAR de diferentes formas:

  • balcão de atendimento na loja do cidadão de Faro
  • transferência multibanco
  • junto dos CTT
  • por débito direto
  • enviando um cheque para a Sede

Se lhe for mais fácil, poderá ainda aderir à fatura digital através do balcão digital FAGAR, sem qualquer custo associado e podendo aceder em qualquer lado e a qualquer hora.

Ao aderir à fatura digital deixará de receber a fatura em papel, passando a recebê-la em PDF no seu e-mail. Basta apenas fazer o registo no balcão digital, dando o consentimento para a adesão à mesma.

FAGAR: Perguntas Frequentes

Existe alguma tarifa social da FAGAR?

Sim. Para mais informações pode aceder ao tarifário FAGAR relativo a 2024.

O que é a FAGAR?

A FAGAR é a entidade responsável por gerir os sistemas públicos de distribuição de água no concelho de Faro.

Onde é o balcão de atendimento da FAGAR?

O balcão de atendimento da FAGAR está situado no Largo Dr. Francisco Sá Carneiro, no primeiro piso do Edifício do Mercado Municipal de Faro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.