Conheça a FAGAR ao pormenor. Fique a par dos contactos, de como celebrar ou rescindir um contrato e como dar a leitura do contador; saiba também como funciona a fatura digital.

Sobre a FAGAR Faro

A Águas de Faro, ou FAGAR, é a empresa responsável pela gestão, exploração, manutenção dos sistemas públicos de distribuição de água para consumo e de recolha e rejeição de águas residuais domésticas e pluviais no concelho de Faro.

FAGAR

Nome da empresa

Faro, Gestão de Águas e Resíduos, E.M.

Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC)

507142217

Contacto Geral

289 860 900

Site

www.fagar.pt

Sede

Rua Professor Norberto da Silva, 8
8004-002, Faro

Lista de contactos da FAGAR Faro

Há vários contactos da FAGAR à sua disposição, entre os quais, o telefone de atendimento geral e para reportar falhas, o número azul e os contactos de piquete da FAGAR, organizados por tipo de serviço (abastecimento ou saneamento):

Número de Telefone da FAGAR
Tipo de contactoDetalhe
Atendimento Geral e Anomalias e Roturas da FAGAR

289 860 900
De 2ª a 6ª das 9h às 18h

Número Azul da FAGAR

808 289 808
Disponível 24h

Piquete de Abastecimento da FAGAR

962 800 111
De 2ª a 6ª das 18h às 9h / Sábados e Domingos disponível 24h

Piquete de Saneamento da FAGAR

965 584 223
De 2ª a 6ª das 18h às 9h / Sábados e Domingos disponível 24h

Igualmente, conta com opções como o atendimento presencial no balcão de atendimento da FAGAR, localizado na Loja do Cidadão de Faro.

Consulte o endereço e horário de atendimento da FAGAR Faro na Loja do Cidadão:

 

Balcão de atendimento da FAGAR na Loja do Cidadão de Faro

Edifício do Mercado Municipal de Faro - Largo Dr. Francisco Sá Carneiro, Piso 1, 8000-151 Faro
De 2ª a 6ª das 9h às 16h

Aconselha-se que faça o agendamento do atendimento presencial da FAGAR Faro. Para isso, recorra a um dos contactos:

  •    Balcão digital da FAGAR
  •    Telefone de atendimento geral: 289 860 900
  •    Email: [email protected]

Balcão digital da FAGAR

Em alternativa às vias tradicionais, pode ainda recorrer ao balcão digital da FAGAR Faro. Esta plataforma online permite aos clientes gerir todos os serviços de água e saneamento de forma prática e autónoma.

Este meio traz mais-valias ao nível da comodidade, disponibilidade alargada, redução do tempo de espera e possibilidade de acompanhar pedidos ou comunicações de imediato.

Acedendo através das suas credenciais (ou registando-se, se ainda não tiver conta), pode comunicar leituras, aceder a faturas, pedir orçamentos e prestações de serviços, administrar o seu contrato, entre outros.

Para fazer o registo no balcão digital FAGAR deve fornecer as informações incluídas de seguida.

  • Que informações preciso para me registar no balcão digital FAGAR?
  • Email pessoal;
  • Tipo de contrato (Pessoa Singular ou Coletiva);
  • Nome ou Denominação Social;
  • Número de Contribuinte;
  • Documento de Identificação do titular ou do representante legal;
  • Contacto;
  • Junta de Freguesia à qual pertence;
  • Dados do domicílio fiscal;
  • Número de utilizador.

Tem dúvidas? Nós ajudamos.

Ligue e receba aconselhamento gratuito.

Assessor Independente

Tem dúvidas? Nós ajudamos.

Ligue e receba aconselhamento gratuito.

Assessor Independente

Outros contactos da FAGAR

Além dos meios de destaque anteriormente mencionados, pode recorrer a contactos adicionais da FAGAR.

Em primeiro lugar, existem dois contactos de Email da FAGAR Faro para atender às necessidades dos seus clientes:

Por outro lado, a FAGAR Faro permite-lhe também comunicar com a companhia por correspondência, nomeadamente para a sede da FAGAR.

Para isso, envie uma carta para a FAGAR recorrendo ao endereço descrito em baixo.

 

Sede da FAGAR Faro

Rua Professor Norberto da Silva, 8, 8004-002, Faro

Gestão do contrato na FAGAR

A gestão informada do contrato de água da FAGAR permite-lhe assegurar o correto procedimento da prestação dos serviços de abastecimento e saneamento, desde a celebração do contrato, que formaliza o início da ligação ao serviço, até à sua rescisão, quando o cliente FAGAR pretende terminar o fornecimento.

Entender os passos, requisitos e responsabilidades em cada fase garante uma experiência transparente e sem complicações para ambas as partes.

A celebração ou rescisão do contrato da FAGAR tem preços?

Ambos os pedidos para celebrar ou cancelar o contrato de água na FAGAR são gratuitos. No entanto, exigem custos associados aos serviços de ligar e/ou desligar o contador de água FAGAR.

Como celebrar um contrato de água na FAGAR

Para fazer um novo contrato com a FAGAR os requisitos para celebrar um novo contrato de água são idênticos aos exigidos por qualquer outra companhia de água.

Desde logo, necessita de preencher e assinar o formulário de novo contrato da FAGAR Faro e de ter consigo os documentos seguintes:

  • Documento de Identificação;
  • Documento da habitação (que confira a propriedade ou posse do imóvel);
  • Alvará de licença ou autorização de construção (caso se aplique).

Reunida a documentação, poderá finalizar todo o processo de contratação com a FAGAR através de duas formas:

Saiba que...

Caso queira alterar o titular do contrato de água saiba que o processo é semelhante entre todas as companhias de água.

Como cancelar o contrato com a FAGAR

Semelhante à celebração, também o cancelamento do contrato de água é um processo simples que costuma ser semelhante em todas as abastecedoras.

Neste caso, as informações a incluir na rescisão de contrato com a FAGAR são:

Documento de Identificação

Leitura do contador

Código de Cliente da fatura

Pode cancelar o contrato FAGAR de duas maneiras possíveis: presencialmente, junto do balcão de atendimento, ou por Email, solicitando o formulário de cancelamento e devolvendo-o preenchido.

Note que poderá solicitar o formulário de cancelamento do contrato da FAGAR Faro por Email ou descarregá-lo diretamente no balcão digital.

Comunicação de leituras na FAGAR

Para evitar pagar mais do que o necessário, opte por comunicar a leitura da água à FAGAR de forma regular, na data indicada na sua fatura.

Pode enviar a leitura da FAGAR pelo balcão digital, contactando o telefone de atendimento geral (289 860 900) ou dirigindo-se presencialmente ao seu balcão de atendimento.

A forma correta de dar a contagem da água FAGAR é considerando todos os algarismos dispostos no seu contador:

Leitura contador água FAGAR
Se a imagem acima não corresponde ao seu contador, confira os vários tipos de contadores existentes.

Como consultar e pagar as faturas da FAGAR

A fatura da água FAGAR é o documento que reflete o consumo de água registado por cada cliente.

Em termos práticos, neste ficheiro está detalhado o valor a pagar pelo serviço de abastecimento e saneamento, incluindo taxas, impostos e eventuais serviços adicionais.

Pode pagar a sua fatura da FAGAR através de diferentes modalidades:

Se lhe for mais conveniente, poderá ainda aderir à fatura digital FAGAR através do balcão digital, sem qualquer custo associado e podendo aceder em qualquer lado e a qualquer hora.

Ao aderir à fatura digital da FAGAR Faro deixará de receber a fatura em papel, passando a recebê-la em PDF no seu Email. Para fazer este pedido, basta fazer o registo no balcão digital, dando o consentimento para a adesão à mesma.

Perguntas Frequentes sobre a FAGAR

O que é a FAGAR?

A FAGAR Faro é a entidade responsável por gerir os sistemas públicos de distribuição de água no concelho de Faro.

Onde é o balcão de atendimento presencial da FAGAR?

O balcão de atendimento da FAGAR está inserido na loja do cidadão desta região, e situa-se no Largo Dr. Francisco Sá Carneiro, no primeiro piso do Edifício do Mercado Municipal de Faro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Existe alguma tarifa social da FAGAR?

Sim. Os tarifários da FAGAR incluem a tarifa social da FAGAR Faro, além da tarifa geral e familiar. Para consultar valores, aceda à secção 'Tarifários' disponível no menu do balcão digital.