Explore temas na FAGAR Faro
Conheça a FAGAR ao pormenor, os seus contactos, os detalhes para gerir o contrato de água e o processo para comunicar a leitura do contador, entre outros temas.
Sobre a FAGAR Faro
A Águas de Faro, ou FAGAR, é a empresa responsável pelas áreas de abastecimento, saneamento, resíduos e sustentabilidade do concelho de Faro.
Mais especificamente, os principais serviços da FAGAR são os seguintes:
Água e Saneamento
Gestão, monitorização e distribuição de água potável e captação e tratamento de águas residuais domésticas e pluviais.
Resíduos e Limpeza
Recolha, encaminhamento e tratamento de resíduos sólidos urbanos e prestação de serviços de limpeza urbana.
Sustentabilidade Ambiental
Ações de educação e sensibilização ambiental, com foco na promoção da reciclagem e poupança de água.
No que respeita ao abastecimento de água da FAGAR, que é o principal foco de atuação desta companhia, são desempenhadas diversas atividades essenciais:
- Preservação e controlo da qualidade da rede de distribuição pública de água
- Manutenção de condutas
- Execução de ramais de ligação à rede de água
- Deteção e controlo de fugas por sistemas de telegestão e de telemetria
- Instalação e remoção de contadores de água
- Higienização de reservatórios de água
Os nossos especialistas prestam assistência aos clientes FAGAR.
Ligue e receba aconselhamento gratuito.
Os nossos especialistas prestam assistência aos clientes FAGAR.
Ligue e receba aconselhamento gratuito.
Lista de contactos da FAGAR Faro
Há vários contactos da FAGAR à sua disposição, entre os quais os dois contactos de piquete da FAGAR, divididos por tipo de serviço (abastecimento ou saneamento):
Tipo de contacto | Detalhe |
---|---|
Atendimento Geral e Anomalias e Roturas da FAGAR | 289 860 900 |
Número Azul da FAGAR | 808 289 808 |
Piquete de Abastecimento da FAGAR | 962 800 111 |
Piquete de Saneamento da FAGAR | 965 584 223 |
Igualmente, conta com opções como o atendimento presencial no balcão de atendimento da FAGAR, localizado na Loja do Cidadão de Faro.
Consulte o endereço e horário de atendimento da FAGAR Faro na Loja do Cidadão:
Balcão de atendimento da FAGAR na Loja do Cidadão de Faro
Edifício do Mercado Municipal de Faro - Largo Dr. Francisco Sá Carneiro, Piso 1, 8000-151 Faro
De 2ª a 6ª das 9h às 16h
Aconselha-se que faça o agendamento do atendimento presencial da FAGAR Faro. Para isso, recorra a um dos contactos:
Balcão digital da FAGAR
Em alternativa às vias tradicionais, pode ainda recorrer ao balcão digital da FAGAR Faro. Esta plataforma online permite aos clientes gerir todos os serviços de água e saneamento de forma prática e autónoma.
A FAGAR online traz mais-valias ao nível da comodidade, disponibilidade alargada, redução do tempo de espera e possibilidade de acompanhar pedidos ou comunicações de imediato.
Acedendo através das suas credenciais (ou registando-se, se ainda não tiver conta), pode aceder a algumas funcionalidades relevantes e listadas abaixo.
O que posso fazer no balcão digital da FAGAR Faro?
💧 Comunicar leituras
🤝 Administrar o seu contrato
🧾 Aceder a faturas
💰 Pedir orçamentos e prestações de serviços
Para fazer o registo no balcão digital FAGAR deve fornecer as informações incluídas de seguida.
- Que informações preciso para me registar no balcão digital FAGAR?
- Email pessoal
- Tipo de contrato (Pessoa Singular ou Coletiva)
- Nome ou Denominação Social
- Número de Contribuinte
- Documento de Identificação do titular ou do representante legal
- Contacto
- Junta de Freguesia à qual pertence
- Dados do domicílio fiscal
- Número de utilizador
Outros contactos da FAGAR
Além dos meios de destaque anteriormente mencionados, pode recorrer a contactos adicionais da FAGAR.
Em primeiro lugar, existem dois contactos de Email da FAGAR Faro para atender às necessidades dos seus clientes:
Por outro lado, a FAGAR Faro permite-lhe também comunicar com a companhia por correspondência, nomeadamente para a sede da FAGAR.
Para isso, envie uma carta para a FAGAR recorrendo ao endereço descrito em baixo.
Sede da FAGAR Faro
Rua Professor Norberto da Silva, 8, 8004-002, Faro
Gestão do contrato na FAGAR
A gestão informada do contrato de água da FAGAR permite-lhe assegurar o correto procedimento da prestação dos serviços de abastecimento e saneamento.
Isto inclui desde a celebração do contrato, que formaliza o início da ligação ao serviço, até à sua rescisão, quando o cliente FAGAR pretende terminar o fornecimento.
Entender os passos, requisitos e responsabilidades em cada fase do seu contrato garante uma experiência transparente e sem complicações para ambas as partes.
A celebração ou rescisão do contrato da FAGAR tem custos?
Ambos os pedidos para celebrar ou cancelar o contrato de água na FAGAR são gratuitos. No entanto, exigem custos associados aos serviços de ligar e/ou desligar o contador de água FAGAR.
Ajudamo-lo a gerir a sua conta na FAGAR Faro.
Ligue e receba aconselhamento gratuito.
Ajudamo-lo a gerir a sua conta na FAGAR Faro.
Ligue e receba aconselhamento gratuito.
Como celebrar um contrato de água na FAGAR
Para fazer um novo contrato com a FAGAR os requisitos para fazer um novo contrato de água são idênticos aos exigidos por qualquer outra companhia de água.
Desde logo, necessita de preencher e assinar o formulário de novo contrato da FAGAR Faro e de ter consigo alguns documentos-chave:
- Documento de identificação
- Comprovativo da propriedade ou posse do imovel ao utilizador, como a Prova de Legitimidade do Ocupante
- Alvará de licença ou autorização de construção (caso se aplique)
Reunida a documentação, poderá finalizar todo o processo de contratação com a FAGAR através de duas formas:
👉 Através do site da FAGAR, submetendo o formulário de novo contrato na página de novo contrato da FAGAR
👉 Dirigindo-se ao balcão da FAGAR na loja do cidadão de Faro
Saiba que...
Caso queira alterar o titular do contrato de água saiba que o processo também é semelhante ao de todas as companhias de água.
Como cancelar o contrato com a FAGAR
Semelhante à celebração, também o cancelamento do contrato de água é um processo simples que costuma ser processado de forma idêntica em todas as abastecedoras.
Neste caso, as informações a incluir na rescisão de contrato com a FAGAR são:
Documento de Identificação
Leitura do contador
Código de Cliente*
*Incluído na fatura.
Pode cancelar o contrato FAGAR de duas maneiras possíveis: presencialmente, junto do balcão de atendimento, ou por Email, solicitando o formulário de cancelamento e devolvendo-o preenchido.
Note que poderá solicitar o formulário de cancelamento do contrato da FAGAR Faro por Email ou descarregá-lo diretamente no balcão digital.
Comunicação de leituras na FAGAR
Para evitar pagar mais do que o necessário, opte por comunicar a leitura da água à FAGAR de forma regular, na data indicada na sua fatura.
Pode enviar a leitura da FAGAR pelo balcão digital, contactando atendimento geral da FAGAR (289 860 900) ou dirigindo-se presencialmente ao balcão de atendimento FAGAR.
A forma correta de dar a contagem da água FAGAR é considerando todos os algarismos dispostos no seu contador:

Como consultar e pagar as faturas da FAGAR
A fatura da água FAGAR é o documento que reflete o consumo de água registado por cada cliente.
Em termos práticos, neste ficheiro está detalhado o valor a pagar pelo serviço de abastecimento e saneamento, incluindo taxas, impostos e eventuais serviços adicionais.
Pode pagar a sua fatura da FAGAR através de diferentes modalidades:
- Como posso pagar a fatura FAGAR?
- Balcão de atendimento na loja do cidadão de Faro
- Multibanco
- Num balcão CTT
- Por débito direto
- Enviando um cheque para a sede FAGAR
Se lhe for mais conveniente, poderá ainda aderir à fatura digital FAGAR através do balcão digital, sem qualquer custo associado e podendo aceder em qualquer lado e a qualquer hora.
Ao aderir à fatura digital da FAGAR Faro deixará de receber a fatura em papel, passando a recebê-la em PDF no seu Email. Para fazer este pedido, basta fazer o registo no balcão digital, dando o consentimento para a adesão à mesma.
Perguntas Frequentes sobre a FAGAR
Quais os contactos para recolha de monos na FAGAR?
Caso queira pedir a recolha de monos à FAGAR, pode recorrer ao telefone de atendimento geral FAGAR Faro (289 860 900), cujo horário de atendimento é de 2ª a 6ª das 9h às 18h.
Como posso comunicar avarias à FAGAR?
Em caso de avaria FAGAR Faro, pode utilizar dois contactos do piquete FAGAR: para problemas no abastecimento, contacte o 962 800 111; para avarias de saneamento, ligue para o 965 584 223. Estes contactos FAGAR funcionam de 2ª a 6ª das 18h às 9h e aos fins-de-semana, com atendimento 24h. Pode também utilizar o telefone geral da FAGAR (289 860 900), de 2ª a 6ª entre as 9h às 18h.
Existe alguma tarifa social da FAGAR?
Sim. Os tarifários da FAGAR incluem a tarifa social da FAGAR Faro, além da tarifa geral e familiar. Para consultar valores, aceda à secção 'Tarifários' disponível no menu do balcão digital.