Gestões de energia: Como mudar de fornecedor de eletricidade ou gás?
Está decidido a mudar de fornecedor de energia mas não sabe por onde começar? O processo é gratuito e muito simples. Escolha a empresa de eletricidade do mercado livre que melhor se adequa a si e saiba tudo o que precisa.
Como mudar de fornecedor de energia?
Mudar de fornecedor de energia consiste, na verdade, numa nova contratação. Assim, basta que contrate uma nova comercializadora e a alteração é feita automaticamente, sem que existam cortes de energia ao longo do processo. Consoante a empresa escolhida, pode fazê-lo:
- Por telefone;
- Numa loja;
- Online.
Com a liberalização do mercado energético português, a mudança de fornecedor passou a ser uma gestão totalmente gratuita, que pode fazer sempre que considere que o seu contrato já não é o mais vantajoso.
Sabia que mudar de fornecedor de energia lhe permite poupar mais de 100€/ano?
Ligue-nos ou ligamos-lhe e informamos sobre qual o melhor fornecedor e tarifa para si. Na Selectra, somos especialistas no mercado de energia.
Sabia que mudar de fornecedor de energia lhe permite poupar mais de 100€/ano?
Se desejar, ligamos-lhe a informar sobre qual o melhor fornecedor e tarifa para si. Na Selectra, somos especialistas no mercado de energia.
Como mudar de fornecedor de energia elétrica?
No momento de alterar o fornecedor de eletricidade deve ter junto a si:
- Cartão de Cidadão, Passaporte ou Número de Identificação de Estrangeiro (NIE);
- Número de Contribuinte (NIF) do titular;
- Comprovativo de responsabilidade sobre o imóvel: contrato promessa compra e venda, contrato de arrendamento, etc;
- Código Ponto de Entrega (CPE);
- IBAN, caso pretenda aderir ou mudar a conta do Débito Direto
Os documentos necessários para mudar de companhia de eletricidade são os mesmos, independentemente da comercializadora de luz. Abaixo, saiba quais as empresas de eletricidade do mercado livre:
Quais as fornecedoras de eletricidade do mercado livre?
- Endesa
- Goldenergy
- EDP Comercial
- Galp
- Iberdrola
- Aldro
- Alfa
- Audax
- Axpo
- Ecochoice
- Jafplus
- PT Live
- Rolear Viva
- Ylce
- Elec Energy
- ENAT
- Energia Simples
- HEN
- Logica Energy
- Luzboa
- Luzigás
- Muon
- Naturgy
Antes de contratar uma nova fornecedora de luz, deve ainda considerar fatores como: preços, tarifas, ciclos horários e potências disponíveis, serviços adicionais, descontos e períodos de fidelização.
Depois de escolhido o novo fornecedor, basta que o contacte:
De decisão tomada, resta saber quanto tempo demora a mudar de fornecedor de luz? O prazo máximo da transição é de 3 semanas. Ainda assim, habitualmente, o processo fica concluído em cerca de 5 dias úteis.
Como mudar de fornecedor de gás natural?
O processo de alteração de fornecedor de gás natural é semelhante. Antes de mais, conheça os documentos que lhe serão solicitados pela nova comercializadora de energia:
- Cartão de Cidadão, Passaporte ou Número de Identificação de Estrangeiro (NIE);
- Número de Contribuinte (NIF) do titular;
- Comprovativo de responsabilidade sobre o imóvel: contrato promessa compra e venda, contrato de arrendamento, etc;
- Código Universal de Instalação (CUI);
- IBAN, caso pretenda aderir ao Débito Direto.
Quais as fornecedoras de gás natural do mercado livre?
- Endesa
- Goldenergy
- EDP Comercial
- Galp
- Iberdrola
- Audax
- Rolear Viva
- Energia Simples
À semelhança do que acontece na luz, para alterar o fornecedor de gás, deve ter em conta: preços, tarifas, escalões disponíveis, serviços adicionais, descontos e períodos de fidelização.
Quanto tempo demora a mudar o fornecedor de gás natural? Embora o processo possa levar até 3 semanas, o mais comum é que esteja concluído ao fim de 5 dias úteis.
Quantas vezes posso mudar de fornecedor de energia?
Uma das principais vantagens do mercado livre é que pode mudar de fornecedor sempre que quiser, sem limite de vezes. O processo é totalmente gratuito e, na maioria das vezes, não tem fidelização.
Quando é que os contratos de energia têm fidelização? Com a liberalização do mercado energético em Portugal, deixou de haver fidelização nos contratos de luz e gás. Ainda assim, se optar por associar serviços às suas tarifas, saiba que estes sim, obrigam a uma permanência que dependerá da fornecedora de energia contratada.
Assim, se tem algum serviço adicional associado ao seu contrato de energia, importa que confirme quando termina o contrato. Se mudar de fornecedora antes do término do contrato, terá de pagar as prestações dos meses restantes relativas ao serviço adicional.
Mudar de fornecedor de energia: Perguntas Frequentes
Preciso de agendar a mudança de fornecedor de luz?
Não. Para fazer a alteração não é necessário que a nova fornecedora se desloque a sua casa. A mudança é feita entre a antiga comercializadora e a nova, de forma automática, sem que precise de se preocupar com nada.
Qual o melhor fornecedor de energia em Portugal?
O melhor fornecedor de energia em termos de preço é, atualmente, a Endesa ou a Goldenergy. Ainda assim, cada caso é um caso. Na Selectra, podemos encontrar a solução mais vantajosa para si, fale connosco.
Posso mudar de fornecedor de energia do mercado livre para o mercado regulado?
Sim. O mercado regulado de energia adiou a sua data de extinção para 2025. Assim sendo, até lá, as trocas do mercado livre para o regulado continuam a ser possíveis, desde que a tarifa regulada apresente condições mais vantajosas que a sua tarifa atual, no mercado livre.