Gestões dos Contratos EDP, Faturação e Opiniões dos clientes

A EDP Comercial é uma das maiores comercializadoras de eletricidade e gás natural. Conheça as opiniões dos clientes e saiba como realizar alterações ao contrato de energia.


EDP Comercial

A EDP Comercial é uma das várias entidades responsáveis por vender energia aos consumidores do mercado livre português e disponibiliza tarifas de luz e de gás natural.

Além das tarifas de eletricidade e gás natural, é ainda possível contratar uma tarifa Dual, que inclui ambas as soluções numa só fatura. Esta modalidade não só é mais simples, como vantajosa, uma vez que o preço mensal é muito mais económico.

A EDP Comercial também oferece serviços extra que pode adicionar facilmente às suas tarifas e que visam melhorar o seu dia-a-dia, garantindo mais conforto e segurança no que respeita à energia de sua casa. Alguns destes são o EDP Funciona, Fatura Segura EDP, Certificação Energética e as Soluções de Energia Solar da EDP.

Opiniões EDP: Reclamações e Comentários

Opiniões EDP

As experiências e opiniões dos consumidores sobre a EDP ou outras empresas às quais contratam produtos e serviços são extremamente importantes, não só porque ajudam a empresa a melhorar a qualidade da sua oferta, mas também porque ajudam outros clientes a tomarem decisões.

Até agora, muitos consumidores já deixaram a sua opinião sobre a fornecedora com base nas experiências que tiveram, bem como comentários positivos e reclamações à EDP.

E se já teve alguma experiência ou se já contratou algum serviço da EDP, deixe a sua opinião e ajude outros consumidores indecisos a escolherem a melhor empresa de energia para eles.

Lembre-se também de comparar a EDP com outras empresas de energia antes de decidir qual quer contratar. Veja, por exemplo, quais as diferenças entre a EDP e a Endesa.

EDP Nova Ligação

Realizar uma nova ligação de energia com a EDP é um processo que conta com vários passos. Veja a seguir como ligar a luz com a EDP:

  1. Averigue se existe um contador de eletricidade ou de gás natural em sua casa ou no perímetro da moradia/empreendimento;
  2. Se já existir, poderá entrar em contacto com a EDP Comercial através do 808 535 353 e solicitar a ligação de energia;
  3. Se ainda não houver uma instalação de energia, então o próximo passo a dar é contactar a distribuidora de gás (a da sua área de residência) ou a distribuidora de luz (a EDP Distribuição);
  4. Após entrar em contacto com a distribuidora, esta irá enviar um técnico ao local onde pretende realizar a instalação para avaliar a viabilidade e o custo da mesma;
  5. Depois da visita técnica, a distribuidora terá 15 dias para lhe enviar o orçamento da instalação energética realizado pelo técnico;
  6. Quando aceitar este orçamento, a EDP Distribuição ou a distribuidora de gás combinará consigo um dia para realizar a instalação de luz ou gás natural;
  7. Uma vez finalizada a instalação, já poderá então entrar em contacto com a EDP Comercial para solicitar a ligação de luz ou gás natural.

A seguir, poderá saber quanto tempo demora a EDP a ligar a luz, assim como o custo desta gestão relacionada com o seu contrato de luz ou gás.

  • Quanto tempo demora a EDP a ligar a luz?
  • A EDP Comercial demora entre 5 e 7 dias a ligar a luz ou o gás. Já a instalação de energia, independentemente da distribuidora, demora também entre 5 e 7 dias, aos quais terá de somar os 15 dias de espera pelo orçamento técnico.
  • Quanto custa ligar a luz com a EDP?
  • O processo de ligação de luz e gás é totalmente gratuito, tanto com a EDP Comercial, como com qualquer outra comercializadora de energia do mercado livre. O único custo associado a este processo será o indicado no orçamento de instalação, e o mesmo varia dependendo do estado do local.

No momento da contratação, a EDP vai-lhe pedir alguns documentos para realizar o pedido de ligação de luz ou de gás natural. Alguns desses documentos são:

  • Dados pessoais do titular do contrato;
  • Dados de pagamento;
  • Morada do local onde se realizará a nova ligação;
  • Comprovativo de morada (contrato de aluguer ou escritura);
  • Potência a contratar;
  • Tarifa a contratar;
  • Código CPE (eletricidade) ou CUI (gás natural).

O CPE (Código de Ponto de Entrega), para eletricidade, e o CUI (Código Universal de Instalação), para gás natural, são dois códigos alfanuméricos de 20 dígitos que se atribuem a um determinado local no momento da instalação de energia.

Estes são únicos, pelo que não podem ser utilizados por duas moradas diferentes, e mantêm-se associados ao mesmo local independentemente da mudança do titular. Podem ser encontrados nas faturas de energia e são fornecidos pelas distribuidoras de luz/gás natural.

EDP Faturas

As faturas de eletricidade e gás natural são algo inevitável que chega todos os meses a sua casa, e que é necessário pagar. No entanto, tem muitas formas de o fazer, podendo escolher a que mais lhe convém e, assim, tornar o seu dia a dia mais fácil.

Em formato eletrónico ou em papel, as faturas de eletricidade e gás natural, chegam mensalmente a sua casa ou à sua caixa de email. Tal como os formatos também as formas de pagamento são várias podendo escolher a que mais lhe convém e, assim, simplificar o seu dia a dia.

  • Como pagar as faturas da EDP?
  • Através de débito direto na sua conta (também depende das condições da tarifa contratada atualmente);
  • Através de Multibanco (dependendo se esta opção está incluída na tarifa que tem contratada atualmente);
  • Através de uma Payshop ou de um posto dos CTT;
  • Através de uma das Lojas EDP perto de si.

Saiba ainda que poderá fazer o seguimento de todas as suas faturas de energia da EDP através da área de cliente online.

Para confirmar se tem alguma fatura em atraso da EDP, poderá aceder à área de cliente EDP Online, entrar na secção de "pagamentos e faturas", ir ao apartado de "faturas" e clicar sobre o número da última fatura para efetuar o download do ficheiro e verificar se está dentro ou fora do prazo de pagamento da fatura em questão.

Acedendo à sua área de cliente EDP Online, poderá realizar diversas gestões, como confirmar se tem alguma fatura em atraso da EDP. Para isso, entre na secção de "pagamentos e faturas", dirija-se ao apartado "faturas" e clique sobre o número da última fatura para efetuar o download do ficheiro e verificar se está dentro ou fora do prazo de pagamento da fatura em questão.

EDP Alterações ao Contrato

A partir do momento em que contratar luz ou gás com a EDP, saiba que poderá sempre realizar várias alterações ao seu contrato sempre que desejar ou que achar necessário. Algumas destas alterações são:

Todas estas gestões são totalmente gratuitas, assim como cancelar o contrato com a EDP.

Os clientes da EDP Comercial podem também adicionar serviços extra ao seu contrato. É o caso da aplicação EDP Redy, que permite medir o consumo e ligar e desligar aparelhos a partir do seu telemóvel ou computador, com a ajuda das tomadas inteligentes.

Comunidade EDP

A Comunidade EDP é uma espécie de clube exclusivo para os clientes da comercializadora.

São várias as vantagens de aderir a esta comunidade:

  • Descontos nas faturas de outros serviços, como é o caso do Booking, BP e TAP;
  • Descontos imediatos em lojas de decoração, moda, bem estar e restaurantes;
  • Passatempos que lhe podem dar prémios como bilhetes de cinema ou de jogos de futebol;
  • Atividades de voluntariado disponíveis de Norte a Sul do país.

Aderir à Comunidade EDP é completamente gratuito.

EDP Mais: Ofertas Lazer e Plano Saúde

Com a EDP Mais, os clientes da EDP Comercial têm direito a ainda mais vantagens além dos preços de energia.

Com o cartão EDP Mais, passam a ter um bilhete de cinema, teatro ou outra atividade grátis na compra de outro (o gratuito deve ter um valor igual ou inferior ao que foi adquirido), bem como acesso ao plano de saúde Future Health Care.

São mais de 70 hospitais e 26 mil profissionais de saúde que fazem parte da rede médica, que está disponível tanto em Portugal Continental, como nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. O preço das consultas neste plano é de 25€.

Apoio ao Cliente Future Health CarePara esclarecer qualquer dúvida relacionada com o serviço de saúde da EDP, contacte o 210 402 422.

Apoio Lazer EDP Para pedir informações em relação à rede de parceiros de lazer da EDP, contacte o 218 936 175.

Grupo EDP Portugal: EDP Comercial, EDP Distribuição e EDP Universal

O grupo EDP é uma das maiores empresas de energia portuguesas, com grande relevância nacional e internacional, estando presente em mais de 14 países e 4 continentes.

Apesar de ter começado como uma empresa pública, encarregue de implementar a eletrificação de Portugal, a EDP é uma empresa privada desde a década de 80.

Atualmente, além de produzir energia, a EDP Portugal também a distribui, sendo o terceiro maior produtor de eletricidade da Península Ibérica, e um dos maiores distribuidores de gás da mesma região.

A EDP comercializa energia para mais de 10 milhões de clientes particulares e empresariais, e oferece 1,2 milhões de pontos de ligação de gás natural em Portugal Continental. Além disso, quase 70% da energia produzida pela empresa provém de recursos renováveis.

Grupo EDP Empresas

O Grupo EDP é formado por várias empresas, que se dedicam a diversas atividades com linhas de negócio concretas e com direção própria. Assim, destacamos a EDP Distribuição, responsável pelas leituras de luz da EDP e outras companhias e pela distribuição da luz, a EDP Serviço Universal, comercializadora de último recurso, a EDP Comercial, comercializadora presente no mercado livre, e a EDP Renováveis, empresa produtora de energia renovável.

Antes denominada Eletricidade de Portugal, a EDP foi criada em 1976 como resultado da junção de 13 empresas, e era a responsável por todo o mercado energético em Portugal, sendo assim considerada um monopólio.

Em 1980, a rede de distribuição da EDP já cobria 97% do território nacional, excluindo ilhas, e assegurava 80% da comercialização de eletricidade doméstica. Já a meados de 1997, começou a primeira parte da privatização da EDP em que 8% da população passou a ser acionista da empresa.

EDP Distribuição

A EDP Distribuição, como o próprio nome indica, é a entidade responsável por distribuir luz aos consumidores e por ajudar em caso de avarias de eletricidade. Esta é a única distribuidora de eletricidade em todo o país.

Estas são algumas das atividades executadas pela EDP Distribuição:

EDP Distribuicao Gestoes

EDP Serviço Universal

Ao contrário da EDP Comercial, a EDP Serviço Universal é a entidade responsável por manter o fornecimento dos consumidores que ainda não aderiram ao mercado energético livre português e que, por isso, continuam ter em casa a tarifa regulada.

Se ainda não é cliente da EDP Comercial, ou seja, se ainda não aderiu ao mercado de energia livre, é aconselhável que o faça o mais rápido possível, pois irá observar uma poupança maior ao final do mês.

EDP Renováveis

A EDP Renováveis (EDPR) é a parte do Grupo EDP que se dedica às energias renováveis. A empresa é líder mundial neste setor e, atualmente, a quarta maior produtora de energia eólica do mundo inteiro.

A EDPR dedica-se, desde 1996, à criação, desenvolvimento e gestão de parques eólicos e centrais de energia solar que geram e distribuem energia elétrica verde. Está presente em 12 países e tem como objetivo expandir, cada vez mais, a sua atividade.

Sendo uma das empresas pioneiras na criação de alternativas energéticas sustentáveis para os consumidores, a EDP desenhou soluções de autoconsumo, em que o consumidor produz a sua própria energia, por exemplo, através de painéis solares. Apesar de serem um grande investimento, existem imensas vantagens em instalar os painéis solares da EDP na sua casa ou empresa:

  • Consumir energia de forma grátis reduzindo assim o valor da fatura da luz;
  • Fácil e rápida instalação;
  • Possibilidade de pagar a fatura de eletricidade da EDP em prestações;
  • Equipamento resistente e de longa duração;
  • Energia renovável (ajudas e incentivos por ser uma fonte de energia verde).

Para poder usufruir deste serviço, terá de ser cliente da EDP Comercial.

EDP Gás ou Portgás

A Portgás era uma distribuidora de gás natural de toda a região litoral norte de Portugal. Em 2008, a empresa foi comprada pela EDP e passou a chamar-se EDP Gás.

Recentemente, a distribuidora EDP Gás foi vendida à REN (Redes Energéticas Nacionais), empresa responsável pelas infraestruturas de transporte de energia em Portugal, e retomou o seu nome original: Portgás.

Edp Gas Portgas

Assim, apesar de ser ainda conhecida como EDP Gás, a Portgás já não pertence ao Grupo EDP.

Perguntas Frequentes sobre a EDP

Como posso enviar as minhas leituras à EDP?

Pode enviar as suas leituras à EDP Distribuição, através do 800 507 507. Se não sabe como ler o contador ou quais os números da contagem que deve enviar, conheça primeiro as informações de cada contador da luz.

✔️ Qual é a diferença entre a EDP Comercial e a EDP Universal?

Enquanto a EDP Comercial faz parte do mercado livre, concorrendo com outras empresas que fornecem luz e gás, a EDP Universal é a única comercializadora do mercado regulado.

Ler mais