Um especialista sempre à sua disposição

211 451 223 Nós ligamos

EDP: Contactos Online, Telefone de Apoio ao Cliente e Opiniões

You are here

grupo edp

A EDP é das maiores produtoras e comercializadoras de eletricidade e gás natural. Fique a conhecer as várias empresas do grupo EDP, como a EDP Comercial e a EDP Distribuição, consulte todos os contactos da EDP e veja ainda como tratar de várias gestões através da área de cliente online da comercializadora e das lojas presenciais da EDP.

Grupo EDP: EDP Comercial, EDP Serviço Universal, EDP Distribuição

O grupo EDP é uma das maiores empresas de energia portuguesa, com grande relevância nacional e internacional, estando presente em mais de 14 países e 4 continentes.

Antes denominada como Eletricidade de Portugal, a EDP foi criada em 1976 como resultado da junção de 13 empresas diferentes, e era a responsável por todo o mercado energético em Portugal, sendo assim considerada um monopólio.

Em 1980, a rede de distribuição da EDP já cobria 97% do território nacional, excluindo ilhas, e assegurava 80% da comercialização de eletricidade em Baixa Tensão Normal. Já a meados de 1997, começou a primeira parte da privatização da EDP, com um sucesso significativo, onde 8% da população passou a ser acionista da EDP.

Apesar de ter começado como uma empresa pública, encarregue de implementar a eletrificação de Portugal, a EDP é uma empresa privada, tendo iniciado a sua privatização na década de 80.

Atualmente, além de produzir energia, o grupo EDP também a distribui, sendo o terceiro maior produtor de eletricidade da Península Ibérica, e um dos maiores distribuidores de gás da mesma região.

A EDP comercializa energia para mais de 10 milhões de clientes particulares e empresas, e oferece 1,2 milhões de pontos de ligação de gás natural em Portugal Continental. Além disso, quase 70% da energia produzida pela empresa provém de recursos renováveis.

O Grupo EDP é formado por várias empresas, que se dedicam a variadas atividades com linhas de negócio concretas. Assim destacamos a EDP Distribuição, responsável pela distribuição da luz, a EDP Serviço Universal, comercializadora de último recurso, a EDP Comercial, comercializadora presente no mercado livre, e a EDP Renováveis, empresa produtora de energia renovável.

Cada uma destas empresas conta com a sua própria equipa de direção. Além destas, o grupo conta também com a Fundação EDP, uma organização sem fins lucrativos criada em dezembro de 2004 pela EDP. Esta tem como objetivo contribuir para o aumento da qualidade de vida dos portugueses através de iniciativas sociais e culturais.

EDP Comercial

A EDP Comercial é a entidade responsável por vender energia aos consumidores do mercado livre português. Neste momento, qualquer cliente particular ou empresa que desejar contratar a EDP, poderá fazê-lo apenas através da EDP Comercial, uma vez que a partir de 2020 o mercado energético de tarifas reguladas deixará de existir por completo.

Mudar Fornecedor Energia

Quer saber qual a melhor tarifa para a sua casa?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando a tarifa e o ciclo horário ideais para a sua casa e o seu consumo.

Com a EDP Comercial é possível contratar tarifas de luz, tarifas de gás natural e principalmente tarifas duais, que significa que irá contratar as duas energias com uma mesma comercializadora, facilitando todo o processo do controlo de consumo. Já não é necessário receber duas faturas diferentes, nem ter de pagar duas faturas diferentes.

A principal vantagem em contratar uma tarifa Dual é o preço, já que estas tarifas de eletricidade e gás natural são muito mais económicas.

A EDP Comercial também oferece serviços extras que pode adicionar facilmente às suas tarifas e que visam melhorar o dia-a-dia das pessoas dando-lhes mais conforto e segurança no que toca aos temas energéticos. Alguns destes são o EDP Funciona, Fatura Segura EDP, Certificação Energética e as Soluções de Energia Solar da EDP.

EDP Distribuição

A EDP Distribuição, como o próprio nome indica, é a vertente do grupo responsável por distribuir luz aos consumidores. Esta é a única distribuidora de eletricidade em todo o país.

A EDP Distribuição possui um total de 142.834 km de redes de distribuição em Baixa Tensão (aéreas 109.291 e subterrâneas 33.543) e 84.000 km de linhas aéreas de Alta Tensão, das quais 26.000 km atravessam zonas florestais. Estas são algumas das atividades executadas pela distribuidora de energia:

  • Principais Funções da EDP Distribuição:
  • Ligações à rede elétrica;
  • Assistência técnica à rede e a todas as avarias elétricas em zona pública;
  • Apoio na decisão e escolha de soluções de energia;
  • Leituras dos contadores de eletricidade, sendo elas de carácter urgente ou não.

Mais abaixo, poderá consultar todos os contactos da distribuidora EDP Distribuição para reportar avarias da EDP, comunicar uma incidência e pedir para religar a luz, realizar instalações elétricas e ainda enviar as leituras dos contadores de luz.

EDP Serviço Universal

Ao contrário da EDP Comercial, a EDP Serviço Universal é a entidade responsável por manter o fornecimento dos consumidores que ainda não aderiram ao mercado energético livre português, e que, por isso, continuam a pagar energia através de uma tarifa regulada.

Se ainda não é cliente da EDP Comercial, ou seja, se ainda não aderiu ao mercado de energia livre, é aconselhável que o faça o mais rápido possível, pois irá observar uma poupança maior ao final do mês, uma vez que a tarifa regulada é mais cara do que as tarifas oferecidas por todas as comercializadoras no mercado de eletricidade livre.

EDP Renováveis

A EDP Renováveis (EDPR) é a parte do Grupo EDP que se dedica às energias renováveis. A empresa é líder mundial neste setor e, atualmente, a quarta maior produtora de energia eólica do mundo inteiro.

A EDPR dedica-se à criação e desenvolvimento de parques eólicos desde 1996, assim como à gestão destes parques e de centrais de energia solar, que geram e distribuem energia elétrica verde. Está presente em 12 países e tem como objetivo expandir a sua atividade a outros mais.

Sendo uma das empresas pioneiras na criação de alternativas energéticas sustentáveis para os consumidores, a EDP desenhou soluções de autoconsumo, onde o consumidor pode a sua propria energia, por exemplo, através de painéis solares. Apesar de serem um grande investimento, existem imensas vantagens em instalar os painéis solares da EDP na sua casa ou empresa:

  • Consumir energia de forma grátis reduzindo assim o valor da fatura da luz;
  • Fácil e rápida instalação;
  • Possibilidade de pagar a fatura de eletricidade da EDP em prestações;
  • Equipamento resistente e de longa duração;
  • Energia renovável (ajudas e incentivos por ser uma fonte de energia verde).

Para poder usufruir deste serviço, terá de ser cliente da EDP Comercial.

EDP Gás ou Portgás

A Portgás era uma distribuidora de gás natural de toda a região litoral norte de Portugal. Em 2008, a empresa foi comprada pela EDP, pelo que sofreu uma alteração no nome, passando a chamar-se EDP Gás.

No entanto, recentemente, a EDP Gás foi comprada novamente, desta vez pela REN (Redes Energéticas Nacionais), a empresa responsável pelas infraestruturas de transporte de energia em Portugal. Isto fez com que a distribuidora EDP Gás voltasse a ter o nome original, Portgás.

Assim, apesar de ser ainda conhecida como EDP Gás, a Portgás não pertence ao Grupo EDP.

EDP Contactos

Como vimos anteriormente, a EDP conta com várias entidades diferentes dentro de um só grupo. Nesta secção, poderá consultar todos os contactos da EDP.

Poderá utilizar estes contactos para esclarecer qualquer dúvida que tenha em relação à EDP Comercial, comunicar uma avaria à EDP Distribuição, comunicar as suas leituras à EDP Serviço Universal, e até contactar a EDP a partir do estrangeiro.

EDP Comercial Contactos

EDP Comercial Contactos
Número de Apoio ao Cliente EDP Comercial
Apoio ao Cliente EDP Comercial a partir do estrangeiro
Número para Comunicar Leituras à EDP Comercial

EDP Distribuição Contactos

EDP Distribuição Contactos: Telefone e Fax
Número de Telefone EDP Distribuição
Número EDP Distribuição a partir do estrangeiro
Apoio Técnico EDP Distribuição
Número para Comunicar Leituras à EDP Distribuição
Reportar Avarias à EDP Distribuição
Reportar Avarias Iluminação Pública à EDP Distribuição
Fax EDP Distribuição

EDP Universal Contactos

Contactos EDP Serviço Universal
Número Telefone EDP Serviço Universal
Número EDP Serviço Universal a partir do estrangeiro
Apoio a Empresas EDP Serviço Universal
Apoio Comercial EDP Serviço Universal
Fax EDP Serviço Universal
Comunicar Leitura à EDP Serviço Universal

EDP Opiniões

As experiências e opiniões dos consumidores sobre a EDP ou outras empresas às quais contratam produtos e serviços são extremamente importantes, não só porque ajudam a empresa a melhorar o serviço ou produto que oferece, mas também porque ajudam outros clientes a tomarem decisões.

Até agora, muitos consumidores já deixaram a sua opinião sobre a fornecedora com base em várias experiências que tiveram, envolvendo comentários positivos ou reclamações à EDP. Consulte-as no botão abaixo.

E se já teve alguma experiência ou se já contratou algum serviço da EDP, deixe a sua opinião e ajude outros consumidores indecisos a escolherem a melhor empresa de energia para eles.

Lembre-se também de comparar a EDP com outras empresas de energia antes de decidir qual quer contrar. Veja, por exemplo, quais as diferenças entre a EDP e a Endesa.

EDP Gestões

Quando contrata eletricidade ou gás natural para a sua casa ou para o seu local de trabalho, há várias gestões periódicas que estão associadas à contratação, e que são inevitáveis, como a comunicação de leituras, o pagamento de faturas de energia ou até a própria contratação em si.

Por isso, nos pontos seguintes ajudamos-lhe a perceber como tratar destas gestões da EDP e tornar todos estes processos mais simples.

EDP Nova Ligação

Realizar uma nova ligação de energia com a EDP é um processo que, embora conte com alguns passos, é globalmente simples. Veja a seguir quais os passos a dar para ligar a luz com a EDP:

  1. Averigue se existe um contador de eletricidade ou de gás natural em sua casa ou no perímetro da moradia/empreendimento.
  2. Se já existir, poderá entrar em contacto com a EDP Comercial através dos contactos indicados acima e solicitar a ligação de energia.
  3. Se ainda não houver uma instalação de energia, então o próximo passo a dar é contactar a distribuidora de gás (a da sua área de residência) ou a distribuidora de luz (a EDP Distribuição).
  4. Após entrar em contacto com a distribuidora, a mesma irá enviar um técnico ao local onde pretende realizar a instalação para avaliar a viabilidade e o custo da mesma.
  5. Depois da visita técnica, a distribuidora terá 15 dias para lhe enviar o orçamento da instalação energética realizado pelo técnico.
  6. Quando aceitar este orçamento, a EDP Distribuição ou a distribuidora de gás combinará consigo um dia para realizar a instalação de luz ou gás natural.
  7. Uma vez finalizada a instalação, já poderá então entrar em contacto com a EDP Comercial para solicitar a ligação de luz ou gás natural.

A seguir, poderá saber quanto tempo demora a EDP a ligar a luz, assim como o custo desta gestão relacionada com o seu contrato de luz ou gás:

  • Quanto tempo demora a EDP a ligar a luz?
  • A EDP Comercial demora entre 5 e 7 dias a ligar a luz ou o gás. Já a instalação de energia, independentemente da distribuidora, demora também entre 5 e 7 dias, mas terá de somar os 15 dias de espera pelo orçamento técnico.
  • Quanto custa ligar a luz com a EDP?
  • O processo de ligação de luz e gás é totalmente gratuito, tanto com a EDP Comercial, como com qualquer outra comercializadora de energia do mercado livre. O único custo associado a este processo será o indicado no orçamento de instalação, e o mesmo varia dependendo do estado do local.

No momento da contratação, a EDP vai-lhe pedir alguns documentos para realizar o pedido de ligação de luz ou de gás natural. Alguns desses documentos são:

  • Dados pessoais do titular do contrato;
  • Dados de pagamento;
  • Morada do local onde se realizará a nova ligação;
  • Comprovativo de morada (contrato de aluguer ou escritura);
  • Potência a contratar;
  • Tarifa a contratar;
  • Código CPE (eletricidade) ou CUI (gás natural).

O CPE (Código de Ponto de Entrega), para eletricidade, e o CUI (Código Universal de Instalação), para gás natural, são dois códigos alfanuméricos de 20 dígitos que se atribuem a um determinado local no momento da instalação de energia.

Estes são únicos, pelo que não podem ser utilizados por duas moradas diferentes, e mantêm-se associados ao mesmo local independentemente da mudança do titular. Podem ser encontrados nas faturas de energia e são fornecidos pelas distribuidoras de luz/gás natural.

EDP Faturas

As faturas de eletricidade e gás natural são algo inevitável que chega todos os meses a sua casa, e que é necessário pagar. No entanto, tem muitas formas de o fazer, podendo escolher a que mais lhe convém e, assim, tornar o seu dia a dia mais fácil.

  • Como pagar as faturas da EDP?
  • Através de Multibanco (dependendo de esta opção está incluída na tarifa que tem contratada atualmente);
  • Através de débito direto na sua conta (também depende das condições da tarifa contratada atualmente);
  • Através de uma Payshop ou de um posto dos CTT;
  • Através de uma das Lojas EDP perto de si.

Saiba ainda que poderá fazer o seguimento de todas as suas faturas de energia da EDP através da sua área de cliente online, sobre a qual poderá ler mais informação ao longo desta página.

Para confirmar se tem alguma fatura em atraso da EDP, poderá aceder à área de cliente EDP Online, entrar na secção de "pagamentos e faturas", ir ao apartado de "faturas" e clicar sobre o número da última fatura para efetuar o download do ficheiro e verificar se está dentro ou fora do prazo de pagamento da fatura em questão.

EDP Leituras

As leituras de consumo de energia são algo extremamente importante, pois estas indicam a quantidade de energia consumida, e é com base na mesma que será faturado o seu consumo. Por outras palavras, uma fatura pode ter um valor mais alto se a leitura de consumo for muito elevada.

Quando o consumidor não comunica as leituras à EDP, o que acontece é que a mesma realiza uma estimativa de consumo. Esta é, normalmente, superior ao consumo real.

Por isso, o melhor é sempre que o consumidor comunique as leituras da EDP e, assim, evite pagar a mais pela sua fatura de eletricidade ou gás natural.

O consumo energético pode ser observado nos contadores de energia, normalmente dentro de sua casa, ou dentro de uma sala no seu empreendimento. Terá apenas de observar o visor, recolher os números que aparecem no mesmo e indicá-los à EDP.

Esta gestão pode ser realizada por chamada telefónica, presencialmente, numa Loja EDP, e ainda na plataforma de cliente online disponibilizada no site da comercializadora.

  • Qual o número para comunicar as leituras à EDP Comercial?
  • 800 105 353
  • Qual o número para comunicar as leituras à EDP Distribuição?
  • 800 507 507
  • Qual o número para comunicar as leituras à EDP Serviço Universal?
  • 800 507 507

EDP Alterações ao Contrato

A partir do momento em que contratar luz ou gás com a EDP, saiba que poderá sempre realizar várias alterações ao seu contrato sempre que desejar ou que achar necessário. Algumas destas alterações são:

  • Alteração do titular do contrato;
  • Alteração dos dados de pagamento (conta bancária);
  • Alteração da potência contratada;
  • Alteração da tarifa contratada.

Todas estas gestões são totalmente gratuitas, e para as realizar terá apenas de entrar em contacto com a EDP e solicitar a alteração.

EDP Área de Cliente Online

A área de cliente online da EDP é um portal exclusivo para clientes da EDP que permite tratar de várias gestões relacionadas com o seu contrato de energia de forma simples e rápida, sem necessidade de se deslocar a um posto de atendimento físico.

Além de poder aceder à plataforma online de área de cliente da EDP através do computador, a comercializadora também coloca à sua disposição uma aplicação para smartphones, a app EDP Online, onde poderá tratar de todas as seguintes gestões:

Além das funcionalidades referidas anteriormente, através da área de cliente da EDP poderá fazer o seguimento do seu consumo de energia, consultar as faturas de luz e gás natural recebidas anteriormente, e muito mais.

Mas o mundo online da EDP não se fica por esta plataforma. Os clientes da EDP Comercial podem adicionar também uma app ao seu contrato: a EDP Redy permite-lhe medir o consumo e ligar e desligar aparelhos a partir do seu telemóvel ou computador.

EDP Lojas

A comercializadora EDP também conta com postos de atendimento físicos espalhados por todo o país, prontos para resolver qualquer assunto que os consumidores possam ter.

Esta é uma excelente opção para os consumidores que preferem tratar destas gestões pessoalmente, pois tudo o que pode realizar por telefone ou na área de cliente online, pode realizar também nestas lojas da EDP.

Além disso, devido à grande quantidade de balcões de atendimento da EDP ao longo de todo o país, é fácil encontrar uma EDP na sua área de residência.

Comunidade EDP

A Comunidade EDP é uma espécie de clube exclusivo para os clientes da comercializadora.

São várias as vantagens de aderir a esta comunidade:

  • Descontos nas faturas de outros serviços, como é o caso do Booking, BP e TAP;
  • Descontos imediatos em lojas de decoração, moda, bem estar e restaurantes;
  • Passatampos que lhe podem dar prémios como bilhetes de cinema ou de jogos de futebol;
  • Atividades de voluntariado disponíveis de Norte a Sul do país.

Aderir à Comunidade EDP é completamente gratuito.