Chamada Selectra
Chamada Selectra

Nunca mudou de tarifa de energia? Pode estar a perder mais de 100€/ano.

Informação grátis. Se os nossos agentes estiverem ocupados, ligamos-lhe.

Chamada Selectra
Chamada Selectra

Nunca mudou de tarifa de energia? Pode estar a perder mais de 100€/ano.

Informação grátis. Se os nossos agentes estiverem ocupados, ligamos-lhe.

EDP Leituras: Comunicar Contagens de Luz e Gás e como Ler o Contador

Atualizado em
minutos de leitura
EDP Leituras Telefone

Leituras EDP por Telefone

Para dar as suas contagens de luz e gás à EDP, entre em contacto com a fornecedora de forma gratuita, a qualquer hora.

800 105 353
EDP Online Leitura

Leituras no EDP Online

Simples, rápido e em qualquer lugar, pode comunicar as suas leituras à EDP na sua área de cliente, gratuitamente.

EDP Online
Lojas EDP Leituras

Leituras nas lojas EDP

Pode ainda entregar as suas contagens de luz e gás à EDP, diretamente numa loja ou agente da fornecedora de energia.

Lojas EDP

Cansado que as suas faturas de energia EDP sejam baseadas em estimativas? É altura de comunicar os seus consumos reais. Neste artigo, conheça os contactos para comunicar as suas leituras regularmente e saiba como ler os contadores de eletricidade e gás da EDP.

EDP Leituras: Como Comunicar?

Todos os meses, quando chega o momento de pagar as contas, a fatura da EDP está entre as principais despesas a que tem de fazer face. O preço varia consoante o consumo mas, muitas vezes, o valor que lhe é cobrado está baseado em estimativas e não corresponde ao consumo real indicado nas leituras da EDP Comercial.

Para se certificar que está a pagar a energia que realmente consome, é fundamental que comunique as suas leituras EDP regularmente. O processo é muito simples e pode ser feito de diversas formas:

  • Por telefone, através do contacto gratuito para leituras EDP, disponível 24h: 800 105 353;
  • Diretamente nas lojas ou agentes da EDP;
  • Através da sua área de cliente, na secção EDP online Leituras: no computador, tablet ou telemóvel;
  • Pelo site da EDP, preenchendo os dados solicitados no formulário para dar a leitura à EDP;

Caso opte por comunicar a leitura EDP numa loja ou agente da companhia saiba que é provável que a contagem não chegue a tempo de ser contabilizada na fatura de energia seguinte.

Consoante a forma escolhida para dar a contagem à EDP, terá de seguir alguns passos:

 

Leituras EDP Luz e Gás
EDP Comunicar Leituras: Passo a passo

Através da Linha de Apoio Gratuita, disponível 24h por dia

  • Ligue gratuitamente e a qualquer hora para o 800 105 353;
  • Prima a tecla 1 para enviar as suas leituras;
  • Marque o Número de Contribuinte do titular do contrato de energia;
  • Prima 1 para leituras de eletricidade ou 2 para comunicar contagens de gás natural;
  • Se marcou 1, indique o seu Código de Ponto de Entrega - CPE - e, caso tenha marcado 2, o Código Universal de Instalação - CUI;
  • Se pretende ouvir as últimas leituras comunicadas prima 1. Para avançar, prima 2;
  • Introduza a nova leitura que pretende comunicar;
  • Na gravação, ouvirá a repetição dos números introduzidos. Confirme, marcando 1, ou altere, premindo 2.

Através da EDP Online, acedendo pelo smartphone ou tablet

  • Descarregue a aplicação EDP Online na APP Store ou na Google Play Store;
  • Faça login ou, caso ainda não esteja registado no EDP Online, efetue o seu registo;
  • Selecione o contrato para o qual pretende enviar as leituras;
  • Clique em "Leituras";
  • Em "Insira nova leitura", marque o número indicado no seu contador de eletricidade ou gás.

Através da EDP Online, acedendo pelo computador

  • Aceda à área de cliente EDP Online e faça login ou, caso ainda não esteja registado, efetue o seu registo;
  • Dirija-se ao separador "Contratos" e selecione o que corresponde às leituras que pretende enviar;
  • Aceda a "Leituras" e clique em "Enviar leitura";
  • Insira o valor indicado no seu contador;
  • Clique em "Confirmar" e submeta à EDP as leituras online.

EDP Leituras Já não existe um prazo específico para a comunicação de leituras à EDP. Ainda assim, é aconselhável que envie a sua contagem EDP dentro do prazo estipulado na área "O que diz o meu contador" da sua última fatura de energia, para que a mesma seja considerada a tempo da cobrança do mês seguinte.

No caso de ainda pertencer ao Mercado Regulado de Energia, e querer comunicar à EDP Universal as leituras, saiba que, atualmente, a empresa se chama SU Eletricidade e que poderá fazê-lo através da Linha Gratuita para Leituras, disponível 24h por dia: 800 507 507.

Se preferir comunicar as leituras à EDP Distribuição, também poderá fazê-lo, através da sua área de cliente, do site da EDP Distribuição ou ligando gratuitamente para o 800 507 507, disponível 24h. Outra opção é contactar diretamente a sua fornecedora de energia para enviar as contagens.

Leituras EDP: Como ler o contador EDP?

Como ler o contador EDP

Agora que já sabe como comunicar leituras à EDP, importa saber como ler o contador EDP, para que possa enviar a contagem correta.

A primeira coisa que tem de saber é que, conforme o tipo de contador de eletricidade da EDP, a leitura faz-se de diferentes formas. O processo é muito simples e vamos ajudá-lo a interpretar o seu contador EDP na perfeição. Qual é o seu contador elétrico?

EDP Leitura Contador Eletromecânico

 

Dirija-se ao seu contador e registe apenas os números anteriores à vírgula ou que não estão sobre um fundo vermelho nem apresentados a encarnado (como representado na imagem acima). No caso de ter contratado um dos ciclos bi ou tri-horário, efetue a leitura em horas de vazio, ponta ou cheias.

EDP Leitura Contador Estático

 

Entre os mais comuns em Portugal, estes contadores têm um ecrã digital que permite observar o consumo a aumentar em tempo real. Para indicar à EDP a leitura correta, deverá apontar a data, as horas e o consumo de energia correspondente a cada ciclo horário, e às horas de vazio, ponta e cheias, conforme a ordem indicada no aparelho.

EDP Leitura Contador Híbrido

 

Neste caso, a leitura do contador EDP é feita consoante os símbolos representados no visor. No caso de ter contratada uma tarifa simples, apenas terá de registar os valores representados com "∑". Já para tarifas bi-horárias e tri-horárias, terá de considerar o "☀️", que representa, respetivamente, as horas fora do vazio ou de cheia, a "🌙" que representa as horas de vazio e o símbolo "^", que está associado às horas de ponta. Depois, apenas terá de comunicar à EDP Comercial as leituras.

EDP Leitura Contador Inteligente

 

No caso de já ter um destes novos contadores EDP, a leitura pode ser enviada automaticamente pelo aparelho à fornecedora, desde que a telecontagem esteja ativada. Esta é, sem dúvida, a solução mais simples e rápida no que respeita ao envio de leituras EDP. No entanto, se não tem a certeza que a telecontagem já está ativa no seu contador, deve continuar a enviar as leituras mensalmente até confirmar a ativação deste sistema junto da EDP Distribuição.. Com mais de um milhão de instalações em Portugal, a companhia estima que todos os aparelhos EDP de contagem de energia serão substituídos por esta novidade.

Com as contagens de luz já feitas, antes de enviar as leituras à EDP, resta saber como interpretar o contador de gás natural. O processo é bem mais simples. Neste caso, apenas deverá registar os números sob um fundo preto, ignorando os que estão num fundo vermelho.

Gás natural

Apesar de o custo do consumo de gás natural se calcular em "kWh", o seu contador regista apenas a quantidade consumida em volume "m3". Não se preocupe, poderá comunicar a sua leitura de gás mesmo assim, a companhia fará a conversão.

Tanto no caso da eletricidade, como do gás natural, as companhias estão obrigadas a efetuar leituras periódicas aos seus contadores. Os contadores de luz são lidos no prazo limite de 3 em 3 meses e as contagens de gás são registadas de 2 em 2 meses. Ainda assim, é aconselhável que envie mensalmente ambas as contagens.

Erros comuns na leitura do contador EDP

Mesmo comunicando as contagens reais à EDP, pode acontecer que o valor representado na sua fatura esteja errado. Para evitar este tipo de situação, nada como ler o contador da luz com a máxima atenção.

Contudo, também é possível que exista uma avaria no contador EDP. Nesse caso, deverá confirmar o problema antes de comunicá-lo.

Como verificar se o contador EDP está avariado?
 O primeiro que deve fazer é apagar as luzes;
 Em seguida, desligue a eletricidade no quadro ou retire todos os eletrodomésticos da tomada;
 Espere alguns segundos e dirija-se ao seu contador;
 Verifique se os números do contador continuam a aumentar. Se sim, tem uma avaria.

Se se confirmar a avaria do seu contador, deve informar a EDP Distribuição, que é a responsável pela distribuição de eletricidade em todo o país.

EDP Leituras de Eletricidade

Depois de conhecer o processo para comunicar as contagens à EDP e os contactos de leituras, chegou a hora de lhe dizermos quais são os documentos necessários para dar a leitura do contador da luz à EDP.

Para comunicar a contagem da luz à EDP deverá ter consigo os seguintes dados.

Leituras de Eletricidade Dados necessários para enviar a leitura EDP da eletricidade:
  • Código de Ponto de Entrega ou CPE, referido na sua fatura de energia;
  • Número de Identificação Fiscal ou NIF do titular do contrato de energia;

Estas informações ser-lhe-ão pedidas pela EDP no envio de leituras de eletricidade, quer sejam comunicadas por telefone, presencialmente ou através da Edp online na área de leitura.

Leituras EDP Gás Natural

No que respeita às leituras de gás natural, a documentação solicitada pela EDP é semelhante, embora deixe de ser necessário o CPE e passe a necessitar do CUI, como verá em seguida.

Dados necessários para dar a leitura EDP de gás natural:
  • CUI ou Código Universal de Instalação, presente na sua fatura;
  • Número de Identificação Fiscal ou NIF do titular do contrato de energia;
Leituras de Eletricidade

Com os documentos preparados e seguindo os passos indicados, está tudo pronto para contactar a EDP e enviar as leituras, quer de eletricidade, quer de gás natural. Ainda assim, se surgir alguma dificuldade ou dúvida ao longo do processo, fale connosco, podemos ajudar.