Saiba como mudar para o mercado regulado de gás natural

Atualizado em
minutos de leitura
Chama de fogo e lupa

O que é o mercado regulado de gás natural? Conheça os Comercializadores de Último Recurso e saiba como contratar esta energia para a sua casa.

O que é o mercado regulado de gás?

O mercado regulado de gás natural surgiu antes do mercado livre e rege-se pelas normas da ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

A comercialização do gás no mercado regulado efetua-se através dos CUR - Comercializadores de Último Recurso, que apenas podem aplicar as tarifas fixadas pela ERSE.

Deste modo, no mercado regulado de gás não existe concorrência e os preços são revistos com pouca frequência (normalmente, apenas uma vez por ano).

Quem pode contratar gás do mercado regulado?Todos os consumidores domésticos e pequenas empresas cujo consumo anual de gás não ultrapasse os 10.000 m3 podem contratar gás natural com o Comercializador de Último Recurso da sua zona geográfica.

Existem 11 Comercializadores de Último Recurso em Portugal. Para usufruir de gás natural do mercado regulado deverá estabelecer um contrato com o comercializador que atua na sua zona geográfica. Veja a rede de distribuição de gás natural em Portugal.

Durante quanto tempo posso usufruir de gás natural do mercado regulado?De acordo com a ERSE, o gás natural do mercado regulado só está disponível até ao dia 31 de dezembro de 2025. Após essa data, a tarifa regulada de gás extingue-se.

Caso tenha estabelecido um contrato de gás natural no mercado livre e queira mudar para o mercado regulado de gás pode efetuar esse pedido contactando o CUR da sua área de residência.

Quanto custa o gás natural no mercado regulado?O mercado regulado disponibiliza uma única tarifa de gás natural. Consulte o preço do gás no mercado regulado.

Chamada Selectra
Chamada Selectra

Qual é a tarifa de gás mais indicada para mim?

Na Selectra, somos especialistas na comparação de tarifas de gás natural.

Chamada Selectra
Chamada Selectra

Qual é a tarifa de gás mais indicada para mim?

Na Selectra, somos especialistas na comparação de tarifas de gás natural.

Como mudar para o mercado regulado de gás?

De seguida mostramos-lhe como passar para o mercado regulado de gás natural.

1

Contacte o Comercializador de Último Recurso (CUR) da sua área geográfica através dos meios de contacto disponibilizados pela entidade. Saiba qual é a distribuidora de gás natural na sua zona.

2

Após o contacto, o fornecedor de gás natural do mercado regulado que atua na sua zona de residência dará início ao processo de contratação. Esta entidade também é responsável pelo cancelamento do contrato com o seu comercializador no mercado livre. Assim, não é necessário contactar o seu fornecedor atual para efetuar a mudança.

3

A partir do dia da mudança, o comercializador do mercado regulado passa a faturar o seu consumo de gás natural. Além disso, receberá do fornecedor anterior uma fatura de acerto dos consumos feitos até àquela data.

De que documentos preciso para mudar para o mercado regulado de gás?

Última fatura de gás

CUI (Código Universal de Instalação)

Dados do titular (NIF, contacto, morada, IBAN)

Chamada Selectra
Chamada Selectra

Cansado de poupar a meio gás?

Não se preocupe! A Selectra ajuda-o a poupar verdadeiramente na fatura do gás.

Chamada Selectra
Chamada Selectra

Cansado de poupar a meio gás?

Não se preocupe! A Selectra ajuda-o a poupar verdadeiramente na fatura do gás.

Sabia que também existe uma tarifa regulada de eletricidade? Conheça o mercado regulado de luz.

Quais são as empresas do mercado regulado de gás?

Os operadores do mercado regulado de gás são designados por CUR - Comercializadores de Último Recurso.

A Galp Gás Natural CUR é a principal empresa do mercado regulado responsável pela comercialização de gás natural. Conheça as marcas que constituem a Galp Gás Natural CUR:

Além da Galp, atuam no mercado regulado de gás a EDP Gás Serviço Universal, a Sonorgás e a Transgás. Para que não restem dúvidas, fizemos uma lista com todas as empresas de gás do mercado regulado.

Fornecedores do mercado regulado de gás

Galp Gás Natural CUR

EDP Gás Serviço Universal, S.A.

Sonorgás

Transgás

Como saber se estou no mercado regulado de gás?

Para saber se já está a usufruir de gás natural do mercado regulado consulte a sua fatura de energia.

Se encontrar a sigla CUR no cabeçalho da sua fatura (ou o nome de qualquer uma das outras empresas de gás do mercado regulado), significa que está no mercado regulado de gás natural.

Vale a pena aderir ao mercado regulado de gás?

Atualmente, a tarifa regulada de gás é a mais barata do mercado de energia.

Ainda assim, a tarifa mais barata de gás pode não ser a que melhor se ajusta às suas necessidades. Para saber se compensa aderir ao mercado regulado de gás deve avaliar as suas necessidades de consumo e os descontos que pode obter no mercado livre.

Recorde que em 2025 terá de mudar obrigatoriamente para o mercado livre.

Perguntas frequentes sobre o mercado regulado de gás

Existe algum simulador de gás do mercado regulado?

Pode comparar preços de gás natural no mercado regulado e no mercado livre no Comparador da Selectra. Saiba mais sobre o mercado regulado de gas.

Como aderir ao mercado regulado de gás?

Para aderir ao mercado regulado de gás basta contactar a CUR que atua na sua zona de residência. Se tem um contrato de gás no mercado livre, veja como alterar o gás para o mercado regulado.

Quais são os comercializadores de gás do mercado regulado?

A principal empresa de gás do mercado regulado é a Galp Gás Natural CUR. Conheça todos os comercializadores de gás do mercado regulado.