Um especialista sempre à sua disposição

211 451 223 Nós ligamos

Medigas: Contactos, Lojas e Gás Natural em Faro, Portimão e Olhão

You are here

Medigas

A Medigás é a distribuidora de gás natural do sul de Portugal. Com a área de concessão a abranger os concelhos de Faro, Olhão e Portimão, abasteceu o seu primeiro cliente em julho de 2001 e desde aí tem aumentado o número de clientes. Neste artigo conheça todos os contactos da Medigás bem como da sua agente, a Ultragás. Seja por telefone, email ou dirigindo-se à loja da Medigás, são várias as formas de contactar a distribuidora. Saiba ainda qual os passos que deve dar para ter uma instalação de gás na sua moradia ou prédio.

Galp Gas Natural Distribuição: Medigas

A Medigas é do grupo da Galp Gas Natural, tendo um capital social da Medigás é de 500 mil euros. A Galp Gás Natural Distribuição é a única acionista, tendo o total das 500 mil ações. Além da distribuição, o grupo da Galp também é responsável pelo fornecimento de energia e gás natural em Portugal, através da comercializadora Galp Energia.

A rede de gás natural da Medigás tem 258 km. Esta distribuidora é uma unidade autónoma de distribuição de gás com uma licença que a permite distribuir este tipo de energia no distrito de Faro. As seguintes empresas parte do grupo da Galp Gás Natural Distribuição:

  • Beiragás
  • Dianagás
  • Duriensegás
  • Lisboagás
  • Lusitaniagás
  • Paxgás
  • Setgás

Além da distribuição de gás natural, estes são os principais serviços da Medigás:

  • Instalação de nova ligação de gás natural;
  • Corte e restabelecimento de gás natural aos locais de consumo;
  • Inspeção periódica dos contadores de gás natural;
  • Comunicação das leituras dos contadores às fornecedoras dos vários clientes;
  • Construção e manutenção da rede de distribuição de gás natural e dos ramais que ligam a rede aos pontos de consumo, que são as casas dos clientes.

Medigás: Olhão, Faro e Portimão

São três os concelhos do Algarve que são abrangidos pela Medigás e onde já existe a possibilidade de contratar gás natural.

  • Clientes da Medigás: Área de Concessão
  • Faro;
  • Portimão;
  • Olhão.

Reside num destes concelhos abrangidos pela concessão da Medigás? Deve saber que, ao instalar gás natural no seu imóvel, a Medigás vai ser sempre a sua distribuidora, independentemente da fornecedora que opte por contratar. Pode escolher qual a melhor tarifa e serviços extra de gás natural realizar um contrato com a Medigás está diretamente ligado com a sua zona de residência, não podendo optar por outra distribuidora.

Instalação de gás natural Medigás

Se pretende ter gás natural em casa, deve, antes de tudo, conferir se há rede de distribuição de gás natural na sua área de residência. Se sim, deve perceber qual é a sua distribuidora de gás natural. Lembre-se que isso depende da região onde vive. Como a Medigás atua em Faro, Portimão e Faro, se vive num destes concelhos a Medigás é a sua distribuidora.

Deve atuar da seguinte forma para instalar gás natural se já possui uma rede interior de gás natural na sua moradia ou no prédio onde vive:

  1. Pedir à Medigás que faça a ligação à rede de gás natural;
  2. Apontar o código CUI fornecido pela Medigás e que identifica a instalação;
  3. Contratar uma fornecedora de gás natural;
  4. Agendar a ligação com a fornecedora de gás natural contratada - depois a fornecedora entra em contacto com a distribuidora para que esta monte o contador na casa do cliente;
  5. Contratar o serviço de inspeção a uma empresa inspetora credenciada e receber o certificado que confirma que os equipamentos estão em condições;
  6. Com a inspeção aprovada e a primeira leitura do contador recolhida, dá-se início à utilização de gás natural em casa.

Por outro lado, se ainda não tem infraestruturas em casa deve tomar as seguintes medidas para poder ser abastecido por gás natural em sua casa:

  1. Pedir à Medigás para que construa a rede interior de gás natural, começando na caixa de corte de gás geral que se deve instalar entre a rua e a propriedade;
  2. Conversão dos equipamentos de gás para gás natural;
  3. Contratar empresa inspetora credenciada para inspecionar a parte técnica da instalação;
  4. Apontar o código CUI que é criado pela Medigás e que identifica a instalação;
  5. Contratar uma fornecedora de gás natural;
  6. Agendar a ligação de gás natural com a fornecedora, com a montagem do contador;
  7. Nova inspeção no momento da ligação para garantir o fornecimento correto de gás natural;
  8. Já pode começar a utilizar gás natural em casa.

Lembre-se que para que a inspeção de gás natural corra conforme o planeado deve possuir água e luz em casa para que todos os testes sejam realizados. Os aparelhos de gás já devem estar ligados à instalação e os sistemas de ventilação e exaustão devem estar prontos a ser testados.

Medigás Contactos

Eis os principais telefone da Medigás. Na tabela abaixo conheça os números para os quais deve ligar para tratar dos vários assuntos relacionados com a distribuição de gás natural de Medigás. Saiba ainda qual é o horário de atendimento da Medigás, bem como qual o custo de cada chamada.

Medigás Contactos: Telefones
Número Medigás Assunto de Distribuição de Gás Natural Horário de Atendimento e Custo da Chamada
Emergências e Avarias Setgás Chamada gratuita e disponível 24h
Leituras
Atendimento Geral Custo de chamada local disponível todos os dias úteis entre as 9h e as 21h
Atendimento Geral a partir do estrangeiro (adicionar o indicativo +351)
Sede da Distribuidora

Se prefere visitar uma loja da Medigás pode dirigir-se ao balcão de atendimento da distribuidora, em Faro. O estabelecimento está aberto de segunda a sexta-feira entre as 9h e as 13h e as 14h e as 17h30.

Morada Medigas: Loja de AtendimentoRua Comunidade Lusíada, Loja 1/2, Edifício Hotel Eva 8000-253 Faro

Para esclarecer alguma dúvida ou apresentar uma reclamação à distribuidora, o email da Medigás pode ser uma opção. Esta forma de contacto de contacto com a Medigás online pode facilitar a comunicação.

Email Medigásdistribuicao.medigas@ggnd.pt

Nem sempre é fácil conseguir chegar a todos os clientes e abrangidos pela área de concessão da distribuidora Medigás. Para isso, a Medigás conta com uma empresa que funciona como agente certificado, que a auxilia nos serviços prestados e na distribuição de gás natural na zona.

  • Agente Medigas: Ultragás Contactos
  • 212 308 310
  • geral@ultragas.pt
  • Serviços da Medigas em Portimão, Faro e Olhão.

Problemas Medigas: contador, corte gás natural e falhas na distribuição

Apesar de se esforçar para minimizar os problemas com a Medigás, podem existir algumas falhas relacionadas com a distribuidora. Normalmente, o maior problema para os clientes podem ser eventuais cortes de gás da Medigás.

Não se preocupe que, além de ser raro que tal aconteça, estas são as situações excecionais em que se suspende o gás natural:

  • Fuga de gás;
  • Condições deficientes de ventilação e exaustão;
  • Contador de gás inacessível vários meses;
  • Por indicação do fornecedor do cliente - por exemplo, por falta de pagamento de gás natural.

Para depois voltar a ser restabelecido o fornecimento, deve solicitar uma inspeção a uma das entidades acreditadas.

A Medigas também é a responsável pela comunicação das leituras à sua fornecedora. Mesmo sendo uma forma de garantir que algumas faturas lhe chegam baseadas no consumo real e não em estimativas, saiba que este a leitura dos contadores da Medigás só é realizada de dois em dois meses. Desta forma, aconselha-se que os próprios clientes enviem regularmente as suas leituras à fornecedora de gás que têm contratada - ou seja, todos os meses.