Conheça a ADRA e quais os contactos de apoio ao cliente, leituras, avarias e tudo o que pode fazer na AdRAnet. Saiba como fazer contrato de água com a Águas de Aveiro e quais os documentos necessários.

Sobre a ADRA Aveiro

A ADRA Aveiro é a entidade gestora responsável pelo fornecimento de água e saneamento de águas residuais na região de Aveiro.

ADRA

Nome da empresa

Águas da Região de Aveiro, S.A.

Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC)

509107630

Contacto Geral

234 910 200

Site

Sede

Travessa Rua da Paz 4
3800-587 Aveiro

Contactos ADRA

Caso necessite de entrar em contacto com a Águas de Aveiro, pode fazê-lo de diferentes modos.

Aceda aos contactos ADRA e ligue diretamente caso seja uma questão de apoio geral, de leitura do contador, piquete e avarias ou de atenção ao cliente:

Apoio ao Cliente ADRA Aveiro

808 200 217
Disponível nos dias úteis das 9h às 22h

234 910 297
Disponível nos dias úteis das 9h às 22h

Roturas e Avarias ADRA Aveiro

800 201 202
Disponível 24h

234 910 295
Disponível 24h

ADRA Leituras

234 910 201
Disponível nos dias úteis das 9h às 22h

Atendimento Geral ADRA Aveiro

234 910 200
Disponível nos dias úteis das 9h às 22h

Pode ainda entrar em contacto com a Águas da Região de Aveiro através do e-mail AdRA: [email protected].

Fique também a conhecer os vários balcões de atendimento ADRA e os seus horários, caso lhe seja mais prático dirigir-se presencialmente ao local.

O que pode fazer no ADRAnet

Através do site da ADRA pode aceder ao ADRAnet, o balcão online da Águas da Região de Aveiro, onde é possível aceder a uma série de informações relacionadas com o seu contrato de água.

Para efetuar o registo tem apenas que entrar no site da ADRA e registar-se no ADRAnet, indicando o seu Código de Entidade, o Número de Contribuinte e o E-mail. Depois irá receber uma confirmação no seu e-mail e já pode aceder às seguintes informações:

  • Comunicar a leitura do seu contador;
  • Aceder aos seus dados de faturação;
  • Atualizar os dados contratuais;
  • Denunciar o contrato.

Comunicar a leitura da água à ADRA

Sempre que tiver um contrato de água é necessário fazer a comunicação de leitura, de modo a controlar o volume de água consumido e evitar estimativas na sua fatura.

Pode comunicar a leitura ADRA de duas formas:

  1. Acedendo ao ADRAnet e preenchendo no balcão digital - é necessário estar registado.
  2. Ligando gratuitamente para o 234 910 201 ou para o 808 200 217 (pago no primeiro minuto de chamada)
  3. Num balcão de atendimento presencial

A forma correta de dar a leitura do contador à Águas da Região de Aveiro é considerando sempre todos os algarismos dispostos no contador, conforme a ilustração.

Leitura contador água ADRA
Se o seu contador não corresponde ao da imagem acima, confira os vários tipos de contadores.

Como celebrar contrato com a ADRA e que documentos necessito?

Regra geral, as condições para fazer um novo contrato de água são parecidas de empresa para empresa.

A celebração do contrato é gratuita e vigora a partir da data de instalação do contador ou da ativação contratual.

Desde logo poderá preencher o Formulário da Proposta do Contrato com a ADRA Aveiro, devidamente assinado.

Igualmente vai necessitar dos seguintes documentos:

  • Documento de identificação (cartão de cidadão, bilhete de identidade ou passaporte);
  • NIF (caso o documento de identificação não seja o cartão de cidadão)
  • Comprovativo de titularidade sobre o imóvel;
  • Fotocópia simples da certidão de matrimónio;
  • Leitura do contador (no caso de já estar instalado).

O único documento que varia em função do tipo de utilizador é aquele que comprova a titularidade sobre o imóvel, dependendo se for:

ProprietárioFotocópia simples da certidão da conservatória do registo predial atualizada (menos 6 meses)
ArrendatárioFotocópia do contrato de arrendamento ou os 6 últimos recibos de pagamento da renda
ComodatárioDeclaração de autorização do comodante para celebração do contrato de abastecimento em nome do comodatário e exibição dos documentos de identificação e título do comodante
UsufrutuárioFotocópia simples da certidão da conservatória do registo predial atualizada (menos 6 meses)
OutroDetentor do contrato de promessa de compra e venda

Preenchido o formulário e reunida toda a documentação, poderá realizar o seu contrato AdRA de uma das seguintes formas:

Balcão ADRA

Balcão ADRA

Sede AdRA*

E-mail AdRA

E-mail ADRA

[email protected]

*Verifique acima qual o balcão de atendimento mais próximo de si.

Ainda que seja um processo mais demoroso, também poderá optar por enviar a proposta do formulário através do correio para a morada da ADRA:

Salvo algumas exceções, os documentos para rescindir o contrato, tal como o processo de alteração de titularidade, são gestões que são praticamente as mesmas entre cada companhia de água.

ADRA: Perguntas Frequentes

Como se lê o contador para a AdRA?

Ao comunicar a leitura do contador para a AdRA, apenas devem ser considerados os números situados mais à esquerda, com o fundo de cor branca ou preta, dependendo do tipo de contador, devendo ignorar os valores a vermelho.

Onde posso fazer reclamações à AdRA?

Pode fazer uma reclamação à Águas de Aveiro entrando diretamente em contacto com o número do apoio ao cliente: 808 200 217, enviando um e-mail para [email protected], dirigindo-se a um dos balcões de atendimento da AdRA ou via Livro de Reclamações Eletrónico.

Como posso realizar o pagamento das faturas da AdRA?

O pagamento das faturas da AdRA pode ser realizado através de débito direto, ao qual pode solicitar nos balcões de atendimento ou por carta, preenchendo o Formulário de Adesão ao Débito Direto. Por último, pode ainda optar por fazer o pagamento numa rede multibanco/payshop ou presencialmente, num balcão de atendimento.