Tudo sobre a gestão da conta na AGERE:
Fique a conhecer a AGERE Braga, assim como dar a leitura de água e ler o seu contador. Saiba ainda como aderir às faturas eletrónicas e quais as tarifas implementadas pela AGERE em 2025.
Sobre a AGERE
A AGERE Braga é a empresa responsável pelos serviços municipalizados de água e saneamento em Braga.
A AGERE está ao dispor de mais de 90 mil clientes, dedicando-se à gestão das seguintes áreas:
Outras atividades da AGERE:
Além dos serviços da AGERE já apresentados, a companhia disponibiliza atividades de sustentabilidade e educação ambiental com o projeto AGERE Kids, além de ser responsável pelo Centro de Recolha Oficial de Braga (CRO), dedicado ao acolhimento de animais em situação de abandono.
Comunicação de leituras AGERE
Para ter uma ideia da altura em que deve comunicar a leitura à AGERE, pode consultar a sua fatura anterior e ver na primeira página onde diz "Período Comunicação de Leituras".
Em relação aos meios para envio de leituras AGERE Braga, confira a lista de contactos em seguida.
Pode enviar uma leitura AGERE por...

Telefone
Contacte a AGERE pela linha de leituras disponível 24h.
800 501 133
Saiba que ao dar as leituras à AGERE, deverá considerar apenas os algarismos dispostos à esquerda da vírgula (fundo preto ou branco), ignorando todos os números a vermelho, de acordo com a imagem:

Os nossos especialistas prestam assistência aos clientes da AGERE.
Ligue e receba aconselhamento gratuito.
Os nossos especialistas prestam assistência aos clientes da AGERE.
Ligue e receba aconselhamento gratuito.
Avarias na AGERE
Se experienciar uma avaria da AGERE, recomendamos-lhe que aceda à página de avarias da AGERE Braga e verifique se algum dos constrangimentos listados corresponde àquele que possa estar a experienciar.
Para isso, siga os seguintes passos:
Como conferir avarias online da AGERE:
Entre no site da AGERE
No lado direito da página, seleccione o terceiro ícone (com símbolo de aviso), clicando em "Avisos e Informações"
Confira os avisos mais recentes, publicados por ordem cronológica. Encontrará os detalhes necessários para entender se a avaria o está ou irá afetar, como a localização, data e previsão horária do constrangimento.
Para contactar a AGERE para apoio de avarias, utilize os telefones 253 205 000 ou 808 205 000, dois dos contactos da AGERE, e que possuem disponibilidade 24 horas para apoio a avarias.
Faturas AGERE
Através do cálculo dos seus consumos diários de água e das taxas e serviços, é realizada a faturação da AGERE, razão pela qual é importante dar a contagem AGERE, evitando assim estimativas e valores irreais.
Caso precise de pagar as faturas AGERE em atraso, recomendamos-lhe a contactar a AGERE assim que possível, a fim de resolver a situação de imediato e evitando penalizações por atrasos prolongados.
Pode ainda aderir à fatura eletrónica AGERE de forma simples e rápida, preenchendo o Formulário de Adesão à Fatura Eletrónica AGERE com os seus dados e os dados do seu contrato.
Conheça as tarifas da AGERE
Apesar de não poder optar por outra distribuidora de água na sua zona de residência, é importante estar a par das tarifas de água AGERE para ter uma ideia dos valores aplicados antes de celebrar um contrato AGERE.
Para isso, fique a par dos preços das tarifas variáveis da AGERE que, como o nome indica, estão sujeitas a alterações periódicas.
Em primeiro lugar, verifique os valores da tarifa padrão da AGERE (aplicada por pré-definição):
Consumo de Água | Tarifa €/m3 |
---|---|
1º Escalão 0-5m3 | 0,4751 |
2º Escalão 6-10m3 | 0,6206 |
3º Escalão 11-15m3 | 0,8048 |
4º Escalão 16-25m3 | 1,7550 |
5º Escalão Sup. a 25m3 | 2,5114 |
Para além deste tarifário padrão, existem uns tarifários especiais AGERE que se destinam a clientes domésticos que cumpram determinados requisitos:
Tarifa social AGERE
A tarifa social da AGERE destina-se a clientes que se encontrem em situação de carência económica ou cujo rendimento do agregado familiar seja inferior a 5.808€, acrescido de 50% por cada elemento do agregado que não tenha qualquer rendimento (até um máximo de 10 elementos).
Os escalões existentes são:
Consumo de Água | Tarifa €/m3 |
---|---|
1º Escalão 0-15m3 | 0,3088 |
2º Escalão* | 0,6206 |
3º Escalão** | 1,7550 |
*Diferença entre o resultado da fórmula: "n" x 3,6 m3/30 dias + 2, no qual “n” corresponde ao número de pessoas do agregado familiar, e os consumos iguais a 15 m3/30 dias faturados no primeiro escalão da tarifa social.
**Consumos que ultrapassam o resultado gerado pela fórmula: “n” x 3,6 m3/30 dias + 2, no qual “n” corresponde ao número de pessoas do agregado familiar.
Tarifa de familias numerosas AGERE
A tarifa familiar AGERE abrange clientes com 5 ou mais pessoas no agregado familiar. Existem três escalões distintos:
Consumo de Água | Tarifa €/m3 |
---|---|
1º Escalão | 0,4751 |
2º Escalão* | 0,6206 |
3º Escalão** | 1,7550 |
*Consumos resultantes da diferença entre o resultado da fórmula: “n” x 3,6 m3/30 dias + 2, no qual “n” corresponde ao número de pessoas do agregado familiar e os consumos iguais a 15 m3/30 dias faturados no 1º escalão da tarifa familiar.
**Consumos que ultrapassam o resultado gerado pela fórmula: “n” x 3,6 m3/30 dias + 2, no qual “n” corresponde ao número de pessoas do agregado familiar.
Para aderir à tarifa especial AGERE terá que apresentar o seu cartão de famílias numerosas.
Outros artigos AGERE:
Perguntas Frequentes sobre a AGERE Braga
Qual o NIF da AGERE?
Sendo uma empresa, o número de contribuinte da AGERE Braga é o 504807692.
Como comunicar a leitura do contador à AGERE?
Para comunicar a leitura da água AGERE, poderá fazê-lo através do telefone, do Balcão Digital AGERE ou diretamente através do Formulário de leitura do contador AGERE.
Ler mais AGERE Braga

Conheça todas as formas de contactar com a AGERE

Registo, login e funcionalidades do balcão digital da AGERE

Guia completo e atualizado sobre os contratos da AGERE