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MEO: Área Cliente, Contactos, Telemóveis, Pacotes, Portabilidade

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Com a maior quota de clientes no mercado de telecomunicações portuguesa, a MEO é a operadora com mais serviços e pacotes disponíveis para os consumidores. Fique a conhecer todas as opiniões sobre a MEO, os contactos, e todos os detalhes sobre a área de cliente (My MEO). Saiba ainda como realizar as gestões na MEO.

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MEO

Quer saber mais sobre a MEO?Comparamos gratuitamente todos os serviços.
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A operadora MEO começou no século XIX, com as primeiras experiências telefónicas em Portugal para ligar Carcavelos à Central do Cabo em Lisboa em 1887.

A empresa que conhecemos hoje como MEO esteve envolvida na exploração e desenvolvimento do telefone fixo (1887) e no início da atividade da rádio-telegrafia e também da telefonia sem fios (1922).

Os desenvolvimentos à tecnologia necessária para o funcionamento dos serviços de telecomunicações foram extremamente importantes para, aos poucos, as pessoas conseguirem entrar em contacto umas com as outras mais rápidamente.

Com inúmeras criações tecnológicas necessárias para o funcionamento do mercado das telecomunicações e a mudança nos hábitos dos consumidores, podemos afirmar que a história da MEO é uma das mais detalhadas em todo o país e é também por isso que, até aos dias de hoje, é líder no mercado de telecomunicações.

A marca, tal como a conhecemos hoje, surgiu em 2007 como a oferta triple play da Portugal Telecom. Mais tarde passou a integrar o serviço móvel nos pacotes da MEO, dando espaço para a integração da TMN à marca.

Um ano antes do lançamento (2006), a Sonae ainda lançou uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Portugal Comunicações, mas uma grande maioria dos acionistas do grupo (BES, Ongoing e a Visabeira) colocou-se contra a operação de compra da PT Comunicações (que incluia a MEO e as restantes marcas no portefólio).

Com a ausência de concorrentes sólidos para fazer frente à MEO no mercado de telecomunicações português, o grupo Portugal Telecom teve de inverter a situação.

De um lado, a Portugal Telecom ficou com a rede de cobre (conhecida como rede tradicional) e a conhecida operadora móvel TMN. Foi em 2014 que o serviço fixo da PT Comunicações e o serviço móvel da TMN se fundiram numa única operadora de telecomunicações como a conhecemos atualmente: a MEO.

Num outro lado, o serviço de TV por subscrição ficou a cargo da TV Cabo (conhecida num outro momento como ZON) e foi com a fusão da Optimus que ficou conhecida com o nome mais atual: NOS. Esta continua ainda a ser a segunda maior companhia de telecomunicações em Portugal e a concorrente mais direta da MEO.

Em 2007 e 2008 ainda eram dados os primeiros passos de implementação da fibra ótica na União Europeia e a MEO colocava-se como a operadora que disponibiliza o serviço de televisão por subscrição com a melhor qualidade.

Com o aumento da cobertura da MEO e da quota de mercado, esta operadora conseguiu chegar a um número histórico de clientes em 2011: 1 milhão. A acompanhar este feito, a marca MEO Go (que permite a visualização de conteúdos televisivos nos computador ou dispositivos móveis) foi considerada a melhor a nível nacional pelos consumidores.

A compra da Portugal Telecom pela Altice em 2017 deu origem a um novo grupo empresarial: a Altice Portugal. Este novo grupo adquiriu, automaticamente, algumas das marcas mais conhecidas no nosso país como a Sapo, PT Empresas (soluções de telecomunicações para empresas) e marca sub-25 Moche.

Para além da apresentação da nova imagem e estratégia da Altice Portugal, a fibra ótica da MEO nesse mesmo ano (2017) chegou a 4 milhões de casas e empresas portuguesas.

É o resultado de um esforço em equipa e dos vários desenvolvimentos tecnológicos aplicados ao equipamento da operadora. O router Fiber Gateway, um equipamento 100% português, foi uma das novidades que permitiu a muitos clientes terem fibra ótica com velocidade de 1 Gb (dez vezes mais rápida do que a oferta usual de 100 Mb).

O comité executivo da Altice Portugal, da qual faz parte a MEO, é constituido pelos seguintes membros:

  • Alexandre Filipe Fonseca: Chief Executive Officer
  • Alexandre Matos: Chief Financial Officer
  • Luís Filipe dos Santos Alveirinho: Chief Technology Officer
  • João Zúquete da Silva: Chief Corporate Officer
  • João Epifânio: Chief Sales Officer/B2C
  • João Sousa: Chief Sales Officer/B2B
  • Alexander Freese: Head of Wholesale

De forma a expandir a marca, à medida que existiam mais inovações e desenvolvimentos na rede de conexão, a MEO aplicou técnicas de "consciência de marca", tal como a sua principal concorrente, que podem ser vistas no festival MEO Sudoeste e MEO Máres Vivas.

MEO Sudoeste

O festival MEO Sudoeste é, juntamente com NOS Alive, Rock in Rio Lisboa e Super Bock Super Rock, um dos eventos musicais mais aguardados em Portugal. O cartaz com artistas internacionais e nacionais, reconhecidos pelo grande público, é só uma das razões que chamam a atenção de muitas pessoas.

Tudo começou com uma conversa entre Tim, vocalista da banda Xutos e Pontapés e Luís Montez, diretor da promotora Música no Coração, na costa Vincentina.

Após muitas conversas sobre o planeamento de um festival, estas duas personalidades chegaram à conclusão de que aquele era o lugar ideal para realizarem um festival que fundisse música e natureza, sem a confusão do aglomerado de pessoas na capital portuguesa.

Estes foram os primeiros passos do MEO Sudoeste, planeado num primeiro momento para ser realizado na Herdade do Brejão. No entanto, devido a alguns contratempos, acabou por ser organizado na Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar, até aos dias de hoje.

A primeira edição do MEO Sudoeste (conhecido nessa época como Festival do Sudoeste) aconteceu em 1997 com três nomes fortes a pisarem o palco: Marily Manson, Blur e Suede. Toda a excentricidade do espetáculo de rock de Marilyn Manson atraiu milhares de espetadores às terras vicentinas.

Atualmente, este é um dos eventos que conta com o patrocínio da MEO e é organizado pela promotora Música no Coração, desde a primeira edição.

Desde a sua criação, em 1997, que já passaram cerca de um milhão de visitantes pelo festival. O palco do MEO Sudoeste recebeu artistas dos mais variados géneros musicais: reagge, rock, música eletrónica e muitos outros.

Lily Allen, Ben Harper, Alanis Morissette e bandas portuguesas, como The Gifth e Silence 4 já passaram pelo palco do MEO Sudoeste.

Com a melhoria dos serviços, os frequentadores do festival podem comprar dois tipos diferentes de passe para o campismo no MEO Sudoeste: o Zmar, que lhe dá acesso a uma área de campismo reservada, ou o Zmar Móvel. Este último passe dá acesso a um espaço pré-fabricado com ar condicionado, eletricidade, Wi-Fi e televisão.

Uma das últimas inovações de que o público pode desfrutar, enquanto assiste aos concertos do MEO Sudoeste, é a possibilidade de estabelecer conexão com a rede Wi-Fi espalhada por todo o recinto do festival.

Este é um dos exemplos do sucesso das estratégias de brand awareness desta operadora, uma vez que é quase impossível não associar este festival na Zambujeira do Mar à operadora MEO.

Mas não é o único exemplo, uma vez que o festival MEO Marés Vivas é também patrocinado pela operadora e tornou-se um um ponto de encontro para amantes de música no norte de país.

MEO Marés Vivas

A estratégia de "consciência de marca" vai para além do festival realizado na costa vincentina: o norte do país também é palco para vários artistas internacionais e nacionais atuarem.

A primeira edição do MEO Marés Vivas foi em 1999 e continua a ser, atualmente, um dos principais pontos de encontro de verão na região do Porto.

O patrocínio da MEO começou apenas em 2013 e, atualmente, o festival é preparado pela empresa organizada de eventos, PevEntretainment.

Foram vários os nomes reconhecios pelo público que passaram pelo festival MEO Marés Vivas, como é o caso de Rita Ora, da banda Morcheeba e do DJ David Guetta.

Alguns dos concertos foram transmitidos pela RTP Play, graças a uma parceria estabelecida com o canal público português. As pessoas que não tinham a oportunidade de comprar bilhete podiam, com esta forma, ter acesso à maioria dos espetáculos da MEO Marés Vivas.

Este é um festival musical que apela a um público mais apreciador de música mainstream e pop, que ouve música frequentemente nas rádios portugueses ou nas playlists das músicas mais ouvidas do Spotify ou do iMusic.

MEO Arena (ou Altice Arena)

A história da MEO Arena (ou, como é conhecida neste momento, da Altice Arena) começa muitos antes da Altice Portugal adquirir os direitos do nome do pavilhão em 2013.

A ideia para a construção de um pavilhão capaz de acolher espetáculos de grande dimensão (congressos e espetáculos musicais ou desportivos) foi lançada durante a planificação da Expo 98.

Como em Portugal só existiam salas de espetáculo com capacidade máxima de 4000 lugares, pouco adaptáveis a qualquer evento não convencional. As salas existentes no nosso país não estavam preparadas para acolher toda a tecnologia utilizada nos espetáculos de música e teatro de elevadas dimensões ou numa cobertura televisiva.

A concretização da Altice Arena tornou possível que muitos artistas internacionais trouxessem os seus espetáculos ao nosso país, com a toda a tecnologia necessária para aumentar a experiência do cliente.

A construção do Pavilhão Atlântico (o primeiro nome desta arena) foi colocada em prática e planeada para ter um ponto de ligação fácil com o resto do país. A presença tão próxima da estação de Oriente, em Lisboa, faz com que quase qualquer pessoa consiga chegar ao MEO Arena com uma viagem da CP.

Alguns eventos internacionais, como a Web Summit e o Festival da Canção de 2018, têm sido realizados na MEO Arena. São milhões de pessoas que passam para em ouvir falar sobre as novidades no universo de tecnologia ou para assistir à mais importante "batalha" musical entre representantes europeus.

Foram vários os espetadores que passaram por esta sala e esgotaram todos os lugares, como é o caso de Adele em duas datas distintas, Jennifer Lopez ou os Scorpions. Estas são três das estratégias mais bem sucedidas de brand awareness elaboradas pela MEO, que contribuem para que a marca seja facilmente reconhecida pelo público.

MEO Opiniões

Areditamos que, tal como acontece com a NOS, as estratégias de brand awareness consciencializam os consumidores e potenciais clientes para a existência da marca, mas têm pouca influência para o público ter mais opiniões positivas sobre a MEO.

A constante aposta na fibra ótica, mesmo quando esta ainda era uma tecnologia que ainda só dava os primeiros passos na União Europeia em 2007/2008, foi um passo fundamental para o desenvolvimento de todos os tipos de redes na MEO.

Esta é, provavelmente, a maior vantagem da MEO: a possibilidade de disponibilizar os serviços em três (e únicos) tipos de rede. Por exemplo, se um potencial não tiver cobertura de fibra na MEO pode fazer a adesão através das restantes redes (ADSL e satélite).

O facto do nível de cobertura da MEO ser quase 100%, com os serviços a estarem disponíveis em quase todas as zonas portuguesas (mesmo as mais remotas), faz com que as opiniões sobre a MEO sejam extremamente positivas.

Um dos serviços que mais se destaca pelas opiniões positivas é a MEO TV. Já no final do terceiro trimestre de 2017, os números mostravam que este serviço era responsável pelo crescimento de 60% no mercado da televisão por subscrição em Portugal.

Os números não enganam: o serviço da MEO foi o segundo mais utilizado pelos consumidores em Portugal no primeiro semestre de 2018.

Deve-se ao facto de ser um serviço incluído num pacote convergente (como 96.1% dos consumidores fizeram a contratação da MEO TV) e à evolução do fornecimento de TV por subscrição através de fibra (FTTH): cerca de 38.2% utilizava o serviço de televisão da MEO.

Segundo as informações disponibilizadas pelos meios de comunicação social, as queixas da MEO, realizadas pelos consumidores, colocaram esta operadora no topo das reclamações registadas pela Deco.

O índice de satisfação da MEO é o mais baixo, entre as principais quatro operadoras de telecomunicações: 58.4%. É um resultado que está a ser constantemente alterado, uma vez que está de acordo com as queixas e reclamações realizadas à MEO.

Das 16.783 mil reclamações realizadas, cerca de 3.889 foram resolvidas. A taxa de resposta às queixas da MEO é, atualmente, cerca de 99.9%.

No entanto, graças aos elevados níveis de cobertura da MEO, os serviços desta operadora continuam a ser muito requisitados pelos consumidores. Aconselhamos a ver, clicando num dos botões abaixo, a saber mais opiniões sobre a MEO e detalhes sobre a operadora.

MEO Contactos

Esta é uma das marcas pertencentes ao grupo Altice Portugal e, provavelmente, a de valor mais elevado por ter o maior número de clientes pertencer à MEO ao longo de vários anos consecutivos e a maior diversidade de serviços de telecomunicações.

Apesar das aplicações de apoio ao cliente estarem cada vez mais desenvolvidas, de forma a que os consumidores consigam gerir os seus serviços sem saírem de casa, ainda existem muitos clientes que preferem entrar em contacto com a equipa da MEO para a resolução de problemas ou esclarecimento de dúvidas.

São os muitos os que acreditam que uma gestão pode ser resolvida de forma mais rápida e eficiente se tiverem a lista completa de contactos da MEO, ligando para o número de uma equipa especializada.

Uma grande maioria dos MEO contactos está disponível todos os dias, durante 24 horas. Significa que se tiver uma queixa sobre a MEO ou uma gestão que necessita de ser realizada, uma das equipas da operadora poderá ajudar a qualquer hora.

Veja a lista de contactos da MEO, de forma a saber qual é o número da linha especializada que procura:

Contactos da MEO de apoio ao cliente
Apoio ao Cliente e Faturação da MEO 16 200
Apoio técnico da MEO 16 209
Contactos da MEO especializados
Sou Smart - apoio tecnológico MEO 16 202
Ativação de internet móvel MEO 16 109
Ativação de serviços para telemóvel MEO 12 045
Linha de pontos de telemóvel MEO 12 096
SOS Equipamento MEO 808 962 222
Serviço MEO de informações personalizadas 18 20
Linha de informações sobre roaming da MEO 12 083
Linha de atendimento em língua gestual portuguesa da MEO (Serviin) 12 472

Os únicos contactos da MEO grátis são a linha de ativação de serviços para telemóvel MEO, se fizer a chamada a partir da rede móvel da operadora, a linha de informações sobre o roaming, e a linha da Fundação PT.

Todos os restantes MEO contactos têm um custo que lhe será descontado do seu saldo. Se tiver alguma questão sobre a operadora MEO pode entrar em contacto com a nossa equipa, através do número 211 451 276.

Explicamos-lhe, mais abaixo, como funciona a aplicação de área de cliente da NOS (também conhecida como My MEO) para realizar pequenas gestões ou esclarecer dúvidas que tenha sobre os seus serviços da MEO.

My MEO

Conhecida como My MEO, a app da área de cliente MEO é disponibilizada aos clientes quando assinam um contrato de serviços. Com os seus dados pessoais, só tem de registar-se no website oficial da operadora. Pode igualmente fazer o download da aplicação para o seu dispositivo móvel e realizar o registo.

A aplicação My MEO pode ser descarregada para os sistemas iOS ou Android, tornando-se disponível para a maioria dos consumidores de telecomunicações.

A grande vantagem desta aplicação, que lhe dá acesso à área de cliente da MEO, é a possibilidade de aceder sempre que quiser e em qualquer lugar. Basta ter uma ligação com dados móveis ou Wi-Fi para aceder às funcionalidades da My MEO.

Estas são algumas das funcionalidades da My MEO que todos os clientes podem utilizar:

  • Consultar as faturas da MEO dos últimos 12 meses para analisar os detalhes e informações de que necessitar.
  • Ver os códigos PIN e PUK, mediante o registo do telemóvel na área de cliente MEO.
  • Controlar os consumos nos diversos serviços de telecomunicações, como é o caso do telemóvel ou dados móveis contratados na MEO.
  • Alterar a password do serviço de internet fixa da MEO (da conexão por Wi-Fi).
  • Subscrever serviços adicionais que podem ser incluídos nos pacotes da MEO.
  • Participar em passatempos exclusivos para os clientes da MEO.

Ao realizarem o seu registo na My MEO, os clientes ficam automaticamente possibilitados de utilizar os pontos MEO para gastarem na compra de equipamentos e serviços da operadora. Por cada euro gasto no carregamento de um serviço ou no pagamento de uma fatura da MEO, o cliente ganha 1 ponto na MEO.

Os consumidores podem consultar os pontos MEO de três formas distintas: na área de cliente (My MEO), por SMS ou na fatura, caso tenham contratado um cartão móvel pós-pago.

Gestões na MEO

Apesar de ser possível fazer as gestões mais simples através da My MEO, existem muitas questões e procedimentos relacionados com os serviços que necessitam do apoio de um(a) teleoperador(a) ou de um comercial das lojas da MEO.

Realizar a portabilidade dos seus números para a MEO só é possível com o preenchimento de um formulário e com o envio de cópias dos documentos pessoais, enquanto que a alteração de um dos pacotes da MEO requer a assinatura do cliente e possivelmente uma alteração das condições.

Estes são alguns exemplos de gestões na MEO que não podem ser realizadas através da app da área de cliente da MEO. Vamos dar-lhe a conhecer alguns detalhes que podem ajudar se for um cliente da operadora ou estiver interessado em aderir.

Portabilidade para a MEO

Quantas vezes já perdeu contactos por realizar uma troca de cartão móvel? Por não conseguir passar os seus contactos para o número novo ou pelos seus contactos (amigos e conhecidos) não saberem desta troca?

São problemas que acontecem sempre que os consumidores decidem realizar a portabilidade do número móvel.

Como os serviços da MEO tem uma cobertura de quase 100%, por estarem disponíveis em todos os tipos de rede, chegam muitos pedidos de portabilidade para a MEO de consumidores interessados em aderir ao serviço fixo e móvel da operadora.

Com a realização da portabilidade para a MEO, os clientes conseguem manter o número de telemóvel ou de telefone fixo e usufruem do melhor tarifário da MEO.

Só é necessário que o consumidor tenha em atenção dois pormenores importantes para a não existir qualquer tipo de problema com o processo de portabilidade para a MEO:

  • Período de fidelização em telecomunicações: se ainda estiver a cumprir o tempo obrigatório com outra operadora de telecomunicações e quiser rescindir contrato de Tv, Net e Voz, provavelmente terá de pagar uma indemnização à sua atual operadora.
  • Desbloquear o telemóvel para todas as redes: esta é uma ação que deve fazer, de forma a ser possível realizar o processo de portabilidade para a MEO.

Estas são as duas verificações de que necessita realizar para a portabilidade para a MEO não ter qualquer problema.

Fazer a portabilidade para a MEO é completamente gratuito. Mesmo que decida aderir a um dos pacotes da MEO sem fidelização, os novos clientes não pagam por mudarem para a MEO com o mesmo número fixo e/ou móvel.

Alterar a titularidade do contrato da MEO

Sempre que ocorre a mudança de titularidade de um contrato com a MEO, os novos titulares ficam encarregues de negociar um novo período de fidelização com a operadora.

De cada vez que existe uma alteração contratual, comunicada previamente com a MEO, irá existir automaticamente uma renovação do período de fidelização.

A mudança da morada no contrato ou do nome do titular é considerada como uma alteração contratual. A renovação do período de fidelização com a MEO no mesmo contrato é chamada de refidelização.

O novo titular do contrato MEO poderá realizar esta mudança por contacto telefónico ou se dirigir-se a uma das lojas da MEO e deve levar consigo os seguintes documentos:

  • Formulário de alteração ao contrato de adesão a serviços de comunicações (móveis e fixas) da MEO devidamente preenchido.
  • Cópias dos documentos pessoais (cartão do cidadão ou bilhete de identidade + comprovativo de morada).
  • O novo contrato de serviços com a MEO assinado, no caso da mudança ser tratada por telefone.

Os clientes que necessitem de tirar dúvidas sobre a mudança de titularidade do contrato MEO podem entrar em contacto com a nossa equipa de técnicos, através do 211 451 726.

Mudar serviços no pacote MEO

Alterar os serviços no pacote MEO contratado ocorre, de forma mais frequentemente, sempre que existe uma mudança de casa. O que os consumidores têm de fazer para levar os serviços da MEO para a nova casa é preencherem um formulário e entrarem em contacto com um dos técnicos da operadora.

Com a mudança de casa, o período de fidelização no contrato com a MEO é alterado de acordo com os serviços a que aderiu: são adicionados mais 12 meses no caso de ter contratado apenas serviços de telefone ou de internet e voz. São adicionados mais 24 meses se tiver aderido a pacotes com MEO TV.

O custo de instalação da MEO para uma nova casa também é diferente de acordo com a fidelização já prestada pelos clientes. Se já for um cliente com mais de 18 meses de fidelização, o custo da fidelização é gratuita. No caso de ser menor de 18 meses, o custo é de €25.

Aconselhamos a negociar com a sua operadora no caso de ter de retirar serviços do seu pacote MEO. É provável que tenha de pagar uma indemnização à operadora se quiser retirar serviços, mas não haverá qualquer problema se, inversamente, tiver de acrescentar novos serviços.

MEO Cobertura

O nível de cobertura na MEO é tão elevado que podemos afirmar que é um dos melhores no mercado de telecomunicações em Portugal. A possibilidade de contratar fibra ótica da MEO, satélite e ADSL faz com que esta companhia seja a que tem capacidade de chegar a mais pessoas.

Apesar de ser possível aderir a três tipos de rede na MEO, os investimentos continuam a ser a realizar-se no campo da fibra ótica, como lhe mostramos mais abaixo.

A melhoria na infraestrutura móvel fez com que a cobertura móvel da MEO aumentasse: a cobertura 4G da MEO chegou a a 98.6% e a cobertura 4G+ atingiu um nível de 74.8%. Com estas atualizações, o planeamento "On the road to 5" é seguido para a rede móvel 5G estar brevemente disponível para todos os consumidores da MEO.

De acordo com informação disponibiliza pela ANACOM, existou um maior número de acessos móveis por parte dos clientes da MEO: 42.7%. Existe cada vez mais uma tendência para os clientes colocarem o serviço móvel num pacote convergente, já que 42.3% adquiriram rede móvel com um pacote de serviços.

Tal como a Vodafone, as equipas técnicas desta operadoras realizaram testes em ambiente real do 5G. Passos como os que descrevemos na melhoria do serviço móvel contribuem para o aumento da cobertura da MEO.

MEO Fibra

Um dos desenvolvimentos mais importantes relativamente à MEO fibra aconteceu no terceiro trimestre com o investimento (CAPEX) no valor de 92 milhões de euros. Representa um investimento acumulado de 303 milhões de euros durante o ano para a expansão da fibra da MEO por todo o território português.

Graças às ações de melhoria na rede de fibra da MEO registou-se um aumento da base de clientes fixos pelo quatro trimestre consecutivo. O crescimento manteve-se quando comparado com o período homólogo.

O aumento e melhoria da MEO cobertura leva a que a qualidade dos serviços também seja cada vez maior, resultando a que mais clientes realizem a contratação.

As transformações na rede de fibra foram responsáveis pela operadora ser líder na oferta triple-play do mercado de telecomunicações em Portugal. A quota de clientes de pacotes de Tv, Net e Voz da MEO foi de 34.5%, uma vez que o serviço de fibra chega atualmente a mais pessoas.

O acesso à fibra ótica através da tecnologia FTTH, em que a ligação é realizada de forma direta através de cabos, atingiu o resultado mais elevado no primeiro semestre de 2018 (42%), em que a quota mais elevada de acessos a banda larga pertenceu à MEO (39.8%).

MEO Satélite

Como ainda há muito território a ser explorado relativamente à cobertura de fibra em Portugal, o serviço MEO satélite é uma opção eficaz para muitos clientes que necessitam de contratar serviços de telecomunicações com uma velocidade e qualidade moderadas.

Como o sinal é captado por um satélite de telecomunicações, em órbita no planeta, por antenas situadas perto das residências dos clientes, a cobertura dos serviços neste tipo de tecnologia é quase 100% por existirem poucos impedimentos para a instalação de uma antena.

O investimentos para o desenvolvimento dos serviços da MEO em satélite foram realizados à medida que os tipos de conexão de internet ia evoluindo, tal como a rede de telemóvel (3G e, posteriormente, 4G).

Um dos resultados finais foi o Centro Operacional de Satélites do Continente, desenvolvido e transformado ao longo dos anos. Situado em Sintra, os treze satélites são utilizados como pontes de comunicações de rádio, telefone e televisão.

A primeira antena de telecomunicações entrou em serviço em 1974 e foi, inicialmente, utilizada apenas para comunicações telefónicas, passando depois a atuar para serviços de televisão.

A utilização deste tipo de tecnologia, especialmente nos pacotes de satélite da MEO, permitiu que o serviço de Tv fosse rapidamente desenvolvido em Portugal. A diversidade dos catálogos televisivos, por canais temáticos e internacionais, tornou possível que muitos consumidores ganhassem interesse pela Tv por subscrição.

Os serviços de satélite da MEO estão disponível em pacotes com 3, 4 e 5 produtos (conhecidos também como pacotes completos) e é o cliente que deve fazer a escolha. Mais abaixo deixamos alguns dos pacotes da MEO, nos diferentes tipos de rede, para tomar a sua decisão.

Não se deve esquecer da regra mais essencial de todas, antes de aderir a este tipo de serviços da MEO: realize um teste de cobertura aos serviços da MEO para saber se pode fazer a conexão por satélite.

MEO ADSL

O serviço de ADSL da MEO é um dos que tem tido cada vez menos adesão, uma vez que as desvantagens deste serviços superam, em grande escala, as desvantagens dos pacotes da MEO de fibra ótica e ADSL.

No momento em que foi lançada, antes do lançamento da rede 4G ou mesmo a fibra, consagrou-se como uma tecnologia totalmente inovadora. Chegou a Portugal em 2000 e dois anos depois já era uma oferta regularmente disponibilizada pelas operadoras.

A principal vantagem da ADSL foi a possibilidade dos consumidores utilizarem a linha de telefone para a transmissão de dados a alta velocidade e a realização de chamadas em simultâneo, algo que até esse momento não era possível.

Apesar dos pacotes MEO em ADSL continuarem a estar disponíveis para os consumidores, a velocidade é inferior aos pacotes nos restantes tipos de rede, o número de canais é menor e qualidade dos serviços é notoriamente inferior.

Para além disso, a mensalidade deste tipo de pacotes é maior se comparar com os pacotes da MEO em fibra ou mesmo de satélite.

MEO Pacotes

O segredo do sucesso nos pacotes da MEO está na agilidade de mudança dos serviços das suas características.

Imagine o seguinte caso: neste momento, o período de fidelização em telecomunicações raramente é mais baixo do que os 24 meses, mas em pouco anos pode mudar por exigência da ANACOM ou dos consumidores.

Um outro caso é a velocidade de internet, especialmente nos serviços fixos. Navegar na internet com uma velocidade de 100 Mb poderia ser, há dois anos, um valor perfeitamente aceitável. No entanto, os valores mínimos estão a mudar à medida que as necessidades dos consumidores são alteradas.

Os clientes têm à sua disposição velocidade de internet fixa a 1 Gb através de um novo router fabricado em Portugal, disponível em pacotes da MEO. Juntamente com esta evolução, os testes da rede 5G foram iniciados para a implementação deste tipo de rede no território português.

A existência de uma rápida mudança nos serviços incluídos nos MEO pacotes é o que tem tornado esta companhia como uma das mais bem-sucedidas do mercado, a par da disponibilidade de aderir a qualquer tipo de rede.

Incluímos o serviço de telemóvel nos pacotes MEO (quando possível) mais abaixo, uma vez que poupará na fatura se aderir a mais serviços:

M4O BASIC (FIBRA)
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
chamadas ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
49.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 150 Canais (com MEOBox)
TELEMÓVEL: Cartão MEO com 500 Mb
M4O BASIC (SATÉLITE)
VELOCIDADE
até 40 Mb
SATÉLITE
CHAMADAS
chamadas ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
49.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 90 Canais (com MEOBox)
TELEMÓVEL: Cartão MEO com 500 Mb
M4O BASIC (ADSL)
VELOCIDADE
até 24 Mb
ADSL
CHAMADAS
chamadas ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
49.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 150 Canais (com MEOBox)
TELEMÓVEL: Cartão MEO com 500 Mb

Como pode ver o preço dos pacotes MEO que mostramos são iguais e, por isso, os consumidores devem saber qual o tipo de rede disponível na sua zona de residência.

Só desta forma é que conseguirá comparar os serviços disponíveis e as suas características para ver qual o pacote mais barato.

MEO Telemóveis: condições e tarifários

A loja online da operadora disponibiliza serviços e equipamentos para todos os consumidores interessados em adquirir alguns destes serviços móveis. Dentro dos serviços, os consumidores podem aderir aos tarifários MEO para telemóvel pós-pagos e pré-pagos.

Assim, é possível escolher um tarifário móvel da MEO com carregamentos mensais obrigatórios (pré-pagos) ou escolher um carregamento consoante os gastos de telecomunicações (pré-pagos).

Apesar dos tarifários pré-pagos da MEO terem tido uma elevada adesão até 2016, foi a partir desse ano que os tarifários pós-pagos foram contratados por cerca de 50% de pessoas no total do mercado português.

Por além da venda de serviços móveis, os consumidores interessados em novo equipamento móvel podem adquirir os telemóveis da MEO disponíveis na loja online da loja.

Existem diversas marcas à escolha (Samsung, Nokia, Apple, etc.), modalidades de compra e também constantes promoções. Existe uma secção dedicada inteiramente aos telemóveis da MEO com descontos (Outlet).

Apesar do grande destaque pertencer aos telemóveis da rede MEO, a operadora também disponibiliza equipamento móvel desbloqueado para todas as redes móveis.

Na loja online da MEO são também vendidos outros tipos de acessórios, como Smart TVs 4K, de gaming, tablets e routers e pen.

O número de assinantes do serviço de telemóvel em Portugal aumentou cerca de 0.9% no primeiro semestre de 2018 e deve-se, em grande medida, à melhoria dos serviços de telemóvel da MEO.

MEO TV

É inquestionável o crescimento na adesão à Tv por subscrição em Portugal. Os números divulgados pela ANACOM do primeiro semestre de 2018 confirmam esse facto: cerca de 84.3% das famílias portuguesas tinham aderido a este serviço e quase todas tinham aderido por estar integrado num pacote convergente.

Apesar da MEO TV continuar a ser o segundo serviço com maior quota de clientes (ficando atrás da NOS TV), este serviço da operadora foi responsável por 60% do crescimento total do mercado de Tv por subscrição no nosso país durante primeiro semestre de 2018.

Os números elevados não ficam por aqui: em agosto de 2018 já existiam cerca de 1.5 milhões de clientes da MEO Tv. De acordo com o grupo Altice Portugal, a conquista elevada de clientes fiéis deve-se à aposta na inovação e no lançamento de novos conteúdos no catálogo televisivo.

São as diferentes séries integradas no catálogo da MEO Séries, a possibilidade de ver Netflix e de acompanhar os resultados da Liga dos Campeões na Eleven Sports que torna a oferta da MEO TV numa das mais competitivas do mercado.

Uma das funcionalidades mais atrativas da MEO TV é a app MEO Remote, que permite transformar um smartphone num comando deste serviço televisivo.

Para além de ser possivel ajustar o volume do comando de forma mais rápida com a MEO Remote, os consumidores podem também escolher os canais favoritos con o teclado número do telemóvel.

Os clientes da MEO TV podem consultar os conteúdos do catálogo, escolhendo previamente o que querem ver quando estão em casa: uma série ou filme? Ou talvez ver o programa da manhã quando estiverem a preparar o jantar? A escolha fica inteiramente a carga do cliente, que faz a sua própria lista de conteúdos para ver.

A app MEO Remote pode ser descarregada para sistemas iOS e Android, estando assim disponível para a maioria dos clientes.

Os conteúdos da MEO TV podem ainda ser vistos em qualquer dispositivo móvel. Os consumidores são cada vez mais exigentes e preferem, muitas vezes, ver os programas de Tv da MEO a caminho de casa, nos transportes públicos, ou num outro dispositivo (tablet ou computador portátil, por exemplo).

Por isso, o serviço MEO TV também pode ser enriquecido com a aplicação MEO Go. É um serviço gratuito para todos os clientes da operadora que permite desfrutar de todos os conteúdos em qualquer ecrã fixo (computador fixo) ou portátil (tablet).

PT Empresas

Os serviços da PT Empresas são destinados a empresas em Portugal (pequenas, médias, grandes ou corporate) e são de diferentes tipos: telecomunicações, smartphones, internet, soluções cloud, segurança e IoT.

Tal como acontece com os pacotes da MEO para particulares, a capacidade de adaptação e mudança é ainda mais exigida nos pacotes da PT Empresas. A transformação digital está a mudar a forma como as empresas operam e, da mesma, a forma como se relacionam com os clientes. De um outro lado, os clientes rornam-se mais exigentes com os fornecedores de serviços de telecomunicações e de segurança.

As necessidades inerentes ao mercado empresarial em Portugal mudam, provavelmente, de forma mais rápida do que as dos clientes particulares. As exigências relativamente aos tipos de conexões da rede móvel, por exemplo, fazem com que os serviços de telecomunicações para empresas tenham de acompanhar este ritmo de mudança.

As equipas técnica e comerciais da PT Empresas encontram clientes mais exigentes, que procuram soluções imediatas e eficazes. Os serviços disponíveis na PT Empresas são muito mais diversos do que as telecomunicações.

A integração dos desenvolvimentos da inteligência artificial (IA), a machine learning e a realidade aumentada contribuem para o aumento da satisfação dos clientes da PT Empresas e o lançamento de diversos pacotes de serviços.

Por agora disponibilizamos, mais abaixo, os melhores pacotes da PT Empresas dentro dos serviços de telecomunicações.

A sua empresa necessita de apenas serviço de internet fixa ou também de incluir vários cartões de telemóvel? A nossa equipa fornece as ferramentas, mas a decisão é sua:

TV + NET + VOZ GIGA
VELOCIDADE
1 GB
FIBRA
CHAMADAS
chamadas ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
33.33
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 120 Canais (sem MEOBox) e MEO Go Multi
EXTRAS: 3 meses de Canais Premium + Oferta de instalação e activação
M4O REST PLUS
VELOCIDADE
200 Mb
FIBRA
CHAMADAS
chamadas ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
72.47
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 200 Canais (com Sport TV e Benfica TV)
TELEMÓVEL: Cartão MEO com 1 Gb

Lojas MEO: Chiado, Oriente e Via Catarina

Os desenvolvimentos realizados às aplicações da área de clientes da MEO são cada vez mais frequentes, de forma a que as gestões mais simples sejam realizadas rapidamente.

A intenção é que os consumidores não tenham de sair de casa, sendo apenas necessário que cliquem em alguns botões para consultarem ou tratarem de alguns processos.

Mas ainda são muitos os que preferem dirigir-se à loja de uma operadora para tratarem das suas gestões, acreditando que a resolução de problemas ou esclarecimento de dúvidas é mais rápida através do contacto com um comercial da MEO.

Como esta operadora é a que tem uma maior quota de clientes no nosso país, existe uma grande quantidade de lojas MEO espalhadas por todas as zonas de Portugal.

A quantidade de lojas da MEO é de tal forma elevada que o website da operadora dispõe de um localizador de lojas MEO para facilmente encontrar a mais perto de si.

Só necessita de colocar a localidade ou o código postal para ter a localização exata de uma das lojas MEO. Cada um dos balcões da MEO está preparado para disponibilizar um atendimento rápido e personalizável às necessidades da maioria dos clientes.

Partilhamos as moradas de três das principais lojas da MEO em Portugal nas duas maiores cidades portuguesas: Lisboa e Porto. Entre em contacto com a nossa equipa, através do 211 451 726, para saber os detalhes de todas as lojas desta companhia no país.

  • Loja MEO do Chiado: Armazéns do Chiado - Rua do Carmo, 2 (Lisboa). O horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 10h às 22h.
  • Loja MEO do Oriente: Avenida D. João II (Lisboa). Esta loja está aberta de segunda a sábado, das 09h às 20h.
  • Loja MEO da Via Catarina: Centro Comercial Via Catarina - Rua Santa Catarina, 312/350, Loja 1.03. O horário de funcionamento da loja MEO na Via Catarina é de segunda a domingo, das 10h às 21h.

As lojas MEO continuam a ser uma das formas mais importantes para o tratamento de gestões mais importantes, sempre que estão envolvidas em processos mais burocráticos.

Os consumidores ainda vão ter de esperar para que todas as gestões com a MEO sejam possíveis de serem resolvidas com a app para o cliente.