chamada gratuita

Quer saber qual o melhor tarifário de telecomunicações?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando o pacote de TV, Internet ou Telefone ideal para si.

chamada gratuita

Quer saber qual o melhor tarifário para si?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando o pacote de TV, Internet ou Telefone ideal para si.

Saiba o que é o 4K e como pode ver TV em alta resolução em sua casa

4K
4K

Fique a saber o que é o 4K, quais as TV box 4K das operadoras, quais os canais que transmitem conteúdos em 4K e como escolher uma televisão 4K para a sua casa.


O que é o 4K?

O que é o 4K? O 4K (normalmente conhecido também como Ultra HD) é uma forma de exibição de conteúdos com uma resolução de imagem 4x superior à resolução Full HD. Os ecrãs Full HD têm uma resolução até 1920 x 1080 pixels, enquanto que a resolução 4K é de 3840 X 2160 pixels. Isto significa que consegue ver a imagem com maior nível de detalhe e menos pixelizada.

Para além da maior resolução de imagem, o 4K tem outras características que tornam a experiência de televisão imersiva e dinâmica.

  • Características da TV 4K:
  • 4x maior resolução do que o HD;
  • Cores vibrantes e reais;
  • Maior nitidez e detalhe;
  • Maior contraste;
  • Imagens com movimentos mais naturais;
resolução 4k

O 4K também é conhecido como Ultra HD, mas teoricamente não são a mesma coisa.

Em teoria, o 4K é o nome dado à resolução dos projectores de cinema que utilizam laser para projetar imagens no grande ecrã. Essa resolução tem 4.096 pixels horizontais e é daí que vem o nome 4K.

O 4K das televisões é uma adaptação do 4K do cinema e, na prática, é 13% menor do que o "4K real". Uma TV com 4K tem uma resolução até 3840 X 2160 pixels e, por isso, é chamada de Ultra HD.

Mas não se preocupe! Em termos práticos, quando falamos de TV 4K ou Ultra HD estamos a falar da mesma coisa. Se for comprar uma televisão pode encontrar ambas as designações: 4K ou Ultra HD.

Mas para ver TV 4K em casa não basta ter uma TV 4K (ou Ultra HD). É necessário também ter uma Box de TV com transmissão 4K e canais 4K ou conteúdos qu estejam disponíveis em 4K.

Hoje em dia, muitos conteúdos já sao produzidos em 4K. Por exemplo, os Jogos Olímpicos de 2016 (no Rio de Janeiro, Brasil) e o Mundial de Futebol 2018 foram filmados com câmaras profissionais 4K.

A plataforma de streaming Netflix e o Youtube também já disponibilizam conteúdos com resolução 4K.

Nos tópicos seguintes mostramos-lhe tudo o que precisa para ver televisão em 4K em sua casa.

O que preciso ter para ver TV em 4K?

  • O que necessita para ver TV em 4K?
  • Uma TV com resolução 4K;
  • Conteúdos ou canais 4K;
  • Caso tenha o serviço de TV por cabo, deverá ter também uma Box 4K.

Para ver televisão em 4K não basta ter uma TV em 4K.

Se tiver uma TV 4K mas os conteúdos que está a ver não estiverem preparados para a resolução 4K, então não conseguirá tirar o melhor partido da sua TV 4K.

Por exemplo, se tentar ver os canais de TV em HD numa TV 4K, a máxima resolução que irá ter é a resoução HD porque os canais não estão preparados para 4K.

É por isso que as operadoras de telecomunicações em Portugal já começaram a lançar alguns canais 4K, mas a oferta ainda não é muito vasta.

Veja neste artigo qual a oferta de canais 4K das operadoras.

Mas para além dos canais 4K também pode ver outros conteúdos em 4K. Por exemplo, se é cliente da operadora MEO, pode aceder à Netflix e ao Videoclube em 4K (desde que tenha uma Box 4K e uma TV 4K).

Se for cliente da Vodafone, pode assistir a vídeos no Youtube com resolução 4K. Os conteúdos 4K do Youtube são gratuitos e pode vê-los online desde que tenha uma TV compatível com a tecnologia 4K/Ultra HD.

Quais os modelos de TV Box 4K das operadoras?

TV Box 4K
Características
box nos 4k
Box NOS 4K
  • Suporta resolução 4K;
  • Acesso ao interface de utilizador UMA;
  • Até 1.000h de gravação;
  • Menor consumo de energia;
  • App Youtube disponível na TV;
box vodafone 4k
Box Vodafone 4K
  • Suporta resolução 4K;
  • Sem Fios;
  • Ligação ao router por Wifi
  • Pesquisa por Voz;
  • Comando por Bluetooth;
  • Youtube na Televisão;
bom meo 4k
Box MEO 4K
  • Suporta resolução 4K;
  • Box sem fios;
  • Não é necessária ligação ao Router por cabo de rede ethernet;
  • Funciona por Wifi;
  • Pode utilizar em qualquer parte da casa;
box nowo 4k
Box NOWO 4K
  • Suporta resolução 4K;
  • Gravação Avançada (os canais 4K apenas podem ser garavados no disco);
  • Acesso ao Videoclube;
  • 4 sintonizadores;
  • Saída HDMI e 2 portas USB;
  • Baixo Consumo;

Existem operadoras com mais do que um modelo de Box 4K. Nesta tabela analisámos apenas algumas das mais conhecidas.

Atualmente todas as operadoras têm à disposição modelos de TV Box 4K. Mas não se esqueça de que para ver TV em 4K necessita de ter também uma TV que suporte esta resolução.

Estes são os modelos de TV Box 4K mais conhecidos das operadoras. Todas elas suportam a resolução 4K, o que lhe permite ver os canais de televisão com a melhor definição do mercado.

A MEO Box 4K foi uma das primeiras a surgir no mercado português. Seguiram-se as restantes operadoras que, ao ver que o 4K começava a suscitar o interesse dos clientes, lançaram também as suas Boxes 4K.

Por exemplo, a Box Vodafone 4K (VBox 4K) já sofreu alguns upgrades e neste momento é a mais avançada em termos de funcionalidades.

Se quer saber como pode instalar a sua Box Vodafone 4K deixamos-lhe um vídeo que explica, passo a passo, como pode fazê-lo.

 

Para saber mais sobre as boxes de TV 4K ou sobre qual o melhor pacote para ver TV com esta resolução na sua casa, entre em contacto com a nossa equipa. Podemos ajudá-lo gratuitamente.

Como escolher uma Televisão 4K?

O que é a resolução 4K? É importante referir que o tamanho do ecrã é diferente da resolução do ecrã. O tamanho do ecrã está relacionado com a dimensão física do ecrã, enquanto que a resolução está relacionada com a quantidade de informação exibida. Uma TV com resolução 4K transmite com uma resolução de 3840 X 2160 pixels, que é 4 vezes superior à resolução HD.

Reunimos alguns aspectos que deve ter em conta para escolher a melhor televisão 4K para a sua casa.

  • Qualidade de Imagem: Ao escolher uma TV verifique se o equipamento cumpre com os requisitos mínimos de qualidade de cor, intensidade de brilho e contraste. O ideal é procurar pelo selo Ultra HD. Se o equipamento não tiver este selo (que certifica a qualidade da image) pode ser mais barato, mas a qualidade de imagem pode estar comprometida.

  • Taxa de atualização: A taxa de atualização está relacionada com o ritmo a que o televisor realiza as transições de imagem a cada segundo. No geral, aparelhos mais baratos têm 60 Hz/segundo, mas o ideal é optar por uma televisão 4K com 120Hz/segundo.

  • Qualidade de Som: O som é uma característica difícil de comparar, sobretudo se efectuar a compra online. Aqui deverá estar atento a características: potências de 20 Watts RMS ou Dolby Atmos devem ser tidas em conta. Outra coisa interessante a verificar é se a televisão tem Subwoofer incorporado.

  • Sistema Operativo: Este factor é importante para saber se vai conseguir ver as suas apps favoraitas na TV, como a Netflix ou o Youtube. Os sistemas mais populares como Tizen da Samsung, webOS da LG ou o Android TV têm mais conteúdos disponíveis.

  • Portas e Interfaces: Verifique o número de entradas HDMI, USB, entradas e saídas de Som, Bluetooth e outras formas de conectividade. Verifique também se a TV tem Wifi.

Uma televisão 4K, conhecida também como Ultra HD, é sinónimo de qualidade de imagem. Com uma TV destas, mesmo estando perto do ecrã, consegue ver as imagens com a máxima qualidade e nitidez.

As imagens de uma Televisão 4K são muito mais nítidas, brilhantes e com uam grande variação de cores. Por exemplo, a imagem de uma pessoa, mesmo não sendo capturada de perto, mostra pormenores que numa TV com resolução comum passariam despercebidos.

Para além de imagens realistas, as televisões 4K possuem uma grande qualidade de som, para lhe proporcionar a melhor experiência de som e imagem em casa.

Para tirar o melhor partifo da sua televisão 4K mostramos-lhe quais os canais das operadoras que transmitem conteúdos com resolução 4K.

Quais os canais 4K das operadoras?

Canais 4K
Operadora Canal Posição
NOS Hispasat 4K 441
NOS NOS Ultra HD 4K 442
NOS SPORT TV Ultra HD 4K (Premium) 420
NOWO FunBox UHD 600
MEO Hispasat 4K 402
MEO MCS TV Ultra HD 400
MEO SPORT TV Ultra HD 4K (Premium) 420
MEO MEO Filmes e Séries 80
Vodafone FunBox UHD 148
Vodafone Insight TV UHD 147

A posição dos canais na grelha está dependente de cada operadora e pode sofrer variações.

Como vimos anteriormente, para ver TV 4K é necessário ter uma televisão e box com definição 4K e, por último, ter canais com transmissão de conteúdos em 4K.

Estes são os canais 4K disponíveis nas operadoras em Portugal. Neste momento, todas as operadoras de telecomunicações em Portugal têm na sua grelha de canais pelo menos 1 canal com definição 4K ou UHD.

De todas elas, a MEO é a operadora que tem mais canais 4K na sua grelha, incluindo o canal premium SPORT TV Ultra HD 4K.

Para conseguir ver a Sport TV 4K tem que ter um pacote da MEO ou da NOS, já que estas são as únicas operadoras que disponibilizam o canal em 4K.

O canal Sport TV 4K vai deixar de emitir na NOS A Sport TV 4K deixará de emitir a partir de 15 de outubro, data em que será retirada a posição 420 da grelha de canais NOS.

De momento, a oferta de canais 4K em Portugal ainda é escassa, mas existem muitos outros conteúdos que pode ver online e em 4K.

Plataformas de streaming como a Netflix ou o Youtube já disponibilizam conteúdos em 4K. Desde que tenha uma TV 4K, poderá ver os melhores filmes e séries em 4K na sua casa.

Atualizado em