Um especialista sempre à sua disposição

211 451 726 Nós ligamos

Operadoras em Portugal: NOS, NOWO, MEO, Vodafone, WTF, Yorn e Moche

You are here

Fique a conhecer todas as operadoras de telecomunicações em Portugal, quais são as dirigidas ao público particular e ao mais jovem, qual é a operadora com os serviços de Tv, Net e Voz mais baratos e qual é a melhor companhia de telecomunicações no nosso país.

operadoras

Operadoras de telecomunicações em Portugal

Quer saber mais sobre as operadoras em Portugal?Podemos ajudá-lo, gratuitamente, a comparar serviços.
Chamada Gratuita

Pode dizer-se que história das operadoras de telecomunicações em Portugal começou um ano depois da criação do telefone fixo (1877), com as primeiras experiências a ligarem Lisboa e Porto. As primeiras redes públicas foram concluídas em 1882 e colocadas nas principais cidades portuguesas (Lisboa e Porto), a cargo da empresa privada Edison Tower Bell.

Começou por existir um desenvolvimento das telecomunicações durante 50 anos (de 1880 até 1930) e de seguida deu-se uma expansão dos serviços de telecomunicações no ano seguinte (telefone e telegrama, entre tantos outros).

Enquanto que é possível visualizar os marcos precisos, no início do séc. XX relativos à indústria das telecomunicações, tornou-se difícil enumerar todas as inovações e lançamentos relacionados com as operadoras de telecomunicações em Portugal.

Deixamos-lhe alguns pontos responsáveis pela evolução das operadoras de telecomunicações (com serviços de Tv, Net e Voz) como as que conhecemos hoje:

  • Surgiram diferentes tipos de rede: cabo de cobre, fibra ótica e rádio. A transmissão deixou de ser somente analógica e incorporou tecnologia SDH e ATM.
  • As centrais automáticas e eletromecânicas passaram a ser digitais e, por isso, substituíram o trabalho das telefonistas nas operadoras de telecomunicações.
  • Começou a dar-se mais importância à personalização dos serviços e à gestão e oferta de serviços, de forma a satisfazer a maioria dos clientes.

Com cada um dos consumidores a terem necessidades distintas, em que alguns clientes necessitam de um volume de chamadas mais elevado ou outros que precisam de mais velocidade de internet fixa, e por isso não faz sentido fornecer um serviço único para todos os clientes.

O telefone fixo e único, instalado na casa do cliente, deu lugar a uma diversidade de serviços facilmente adaptados a diferentes tipos de clientes. Neste momento, um consumidor pode encontrar um serviço de internet, mas se necessitar de mais serviços pode contratar um pacote de telecomunicações, poupando todos os meses na fatura.

A evolução das ferramentas aconteceu rapidamente: enquanto que em 1930 se davam os primeiros passos para a evolução da televisão, em 1993 já se desenvolvia a internet fixa para, mais tarde, ser integrada em pacotes de serviços das companhias portuguesas.

No entanto, há que ter em atenção de que, a par com a evolução dos serviços de telecomunicações, também o desenvolvimento dos computadores e meios de entretenimento contribuíram para a diversidade de aparelhos e serviços registados na história das operadoras.

Com a aquisição de computadores portáteis, smartphones e outros dispositivos, os tipos de consumidores também se alteraram ao longo dos anos. Atualmente existem mais ecrãs e mais conteúdos, disponíveis em variados catálogos, que exigem mais atenção e concentração das pessoas.

De forma quase automática, a comunicação à volta de uma mesa ou um encontro com amigos foram substituídos pelo consumo de conteúdos televisivos e pela utilização dos computadores. Continua a procura-se e a discutir-se novas ideias. As operadoras só vieram tornar esse processo mais fácil, colocando os serviços de telecomunicações a serem facilmente contratados.

Com um serviço de internet fixa sem interferências e com boa velocidade, os consumidores acedem facilmente a websites para ficarem informados sobre os assuntos que lhes interessam. Podem contratar serviços de Tv por streaming para ver as séries ou filmes mais comentados. Tomam estes serviços quase como garantidos, com o pagamento de uma mensalidade.

Com todos estes passos dentro da indústria de telecomunicações, o que os consumidores querem saber cada vez mais qual é a que fornece os serviços de Tv, Net e Voz mais baratos? Como é que conseguem ter internet, televisão e telemóvel ao melhor preço? E é esta questão à qual vamos responder-lhe.

Qual é a operadora com serviços de Tv, Net e Voz mais baratos?

Os pacotes com três tipos de serviços (Tv, Net e Voz) têm uma elevada adesão por combinarem, pelo menos, três fatores distintos:

  1. Um período de fidelização no contrato de telecomunicações equilibrado, de forma a não prender um consumidor a um contrato de telecomunicações;
  2. Uma mensalidade acessível, que possibilita ao cliente não ter de pagar mensalmente pelos seus serviços sem dificuldade;
  3. Outros extras que estão incluídos nos serviços contratados: mais canais de Tv se tiver contratado o serviço de televisão, mais velocidade de internet para o serviço fixo e mais dados móveis e SMS para os serviços de telemóvel.

É raro que estes três fatores estejam totalmente equilibrados. São muito poucos os consumidores que escolhem um período de fidelização inferior a 24 meses para não pagarem o custo de instalação ou os clientes que contratam a velocidade de internet fixa de que realmente necessitam.

De forma a escolher o pacote com Tv, Net, Voz mais barato aconselhamos a ter sempre em conta as suas necessidades diárias relativas a telecomunicações. Utiliza regularmente um telemóvel para contactar os seus amigos e a sua família? Necessita de ter internet fixa para momentos de lazer ou profissionais? Ou prefere ter um elevado pacote de dados móveis?

Analise todos estes detalhes (sempre em pormenor) para saber o que lhe compensa no final do mês. Mas tenha sempre em atenção se escolher um período de fidelização máximo, uma vez que só pode cancelar os serviços de telecomunicações sem pagar indemnização nos primeiros dias após a instalação.

Podemos dizer-lhe que os pacotes de Tv, Net e Voz mais baratos são os da NOWO. Apesar de ainda não fornecerem velocidade de 1 Gb, podem disponibilizar velocidade até 250 Mb e a mensalidade mais baixa do mercado. Mostramos-lhe dois dos pacotes mais escolhidos junto da nossa equipa de especialistas:

TV + NET + VOZ NOWO
VELOCIDADE
120 Mb
FIBRA
CHAMADAS
10.000 min
TEL. FIXO
PREÇO
24.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 90 Canais (com Box)
EXTRAS: Incluir Eleven Sports
TV + NET + VOZ + MÓVEL
VELOCIDADE
120 Mb
FIBRA
CHAMADAS
10.000 min
TEL. FIXO
PREÇO
31.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses de fidelização
TV: 140 Canais (com Box + NOWO App TV e FOX+)
TELEMÓVEL: Cartão NOWO com 1000 Min./SMS e 1 GB

Pode entrar em contacto com a nossa equipa de especialistas, com o número indicado, de forma a tomar conhecimento de todos os pacotes da NOWO.

Se estes pacotes de Tv, Net e Voz mais baratos não forem de encontro às suas necessidades, cada operadora dispõe da sua própria oferta. Vamos dar-lhe a conhecer as principais quatro operadoras em Portugal, as marcas que disponibilizam tarifários sub-25 e as operadoras móveis virtuais.

Se quiser saber mais informações sobre os serviços de Tv, Net e Voz mais baratos pode entrar em contacto com a nossa equipa, através do número 211 451 276.

Vodafone

Com mais de 25 anos de atividade no mercado português, a Vodafone cumpriu a proposta a que se propôs no início da atividade em Portugal: alterar radicalmente a indústria de telecomunicações e transformar a comunicação entre os cidadãos e empresas.

Desde o seu lançamento, ainda sob o nome Telecel em 1992, que foi uma companhia reconhecida pela constante inovação tecnológica e pela atenção às necessidades e expectativas dos clientes. Nesse ano destacou-se pela instalação mais rápida de sempre de uma rede GSM, a primeira de âmbito nacional.

As estratégias lançadas pela operadora Vodafone foram de encontro ao que os consumidores procuravam, uma vez que o número de clientes da Vodafone continua em constante crescimento há já alguns anos e fez com que, consequentemente, aumentasseo número de receitas. Em março de 2018, as receitas da operadora tinham subido 3.3% face ao período homólogo.

A Vodafone foi responsável por alguns dos maiores sucessos na indústria das telecomunicações, graças à especialização no serviço móvel desde o início da sua atividade em território português, à disponibilização de um serviço de apoio ao cliente durante 24 horas por dia, todos os dias da semana, e por ter sido a primeira a disponibilizar internet fixa com 1 Gb de velocidade.

Para além destas inovações, a Vodafone também foi responsável pela inovação de uma elevada quantidade de tecnologia cujo objetivo era melhorar a cobertura 4G.

Os passos inovadores também foram dados para a melhoria no serviço fixo: a Vodafone TV conquistou uma elevada quantidade de novos clientes e foi responsável por mais de um quarto das receitas retalhista do mercado.

Neste momento, esta companhia tem vindo a concretizar novas tendências nas áreas da IoT (Internet of Things), Smart Cities, Cloud Computing e Big Data e afirma o seu compromisso para com as inovações tecnológicas.

Aos poucos estão a ser preparados os últimos detalhes técnicos sobre a tecnologia 5G da Vodafone para uma transição progressiva para as comunicações de última geração. O primeiro passo já foi dado, uma vez que foi a primeira operadora a testar em ambiente real a rede 5G.

Pode ver, mais abaixo, um vídeo que resume os passos já dados sobre a rede 5G da Vodafone:

 

Quer saber mais sobre a Vodafone? Temos todas as informações sobre a Vodafone num único artigo: a melhor oferta da operadora no nosso país, os níveis de cobertura de fibra e ADSL e os contactos mais importantes de apoio ao cliente.

NOS

Se o consumidor tiver em atenção os números relativos à quota de clientes ou dos acessos ao serviço fixo, a NOS é considerada a segunda operadora mais bem sucedida no mercado de telecomunicações em Portugal.

Surgiu em 2014, a partir da fusão da Optimus e da ZON, com uma forte mudança na sua imagem e na diversidade dos serviços para chegar a um maior número de potenciais clientes.

Os primeiros passos da NOS centraram-se na otimização dos serviços de fibra ótica, no lançamento de diferentes tipos de pacotes completos (com destaque para a oferta Quatro Digital) e nos conteúdos 4K (conhecidos como Ultra HD) para o serviço NOS TV.

Para além das apostas de tarifários para os clientes particulares, as ofertas da NOS Empresas são compostas por soluções personalizadas para cada setor e empresas de dimensões distintas. Não estão disponíveis apenas serviços de telecomunicações nos pacotes da NOS Empresas: estes também podem ser compostos por serviços de cloud e segurança.

Mais do que uma oferta diversificada de pacotes NOS, construídas para satisfazerem o maior número de clientes, esta operadora expandiu a sua oferta no universo do entretenimento.

É através da NOS Lusomundo Audiovisuais S.A e a NOS Lusomundo S.A que este grupo domina o mercado cinematográfico, com a aquisão de uma grande parte das salas de cinema e dos direitos de distribuição das novidades da sétima arte.

Os passos dados relativamente à inovação no universo cinematográfico (e de entretenimento) com a inauguração das primeiras salas de cinema com tecnologia multissensorial 4DX.

Aos poucos, a tecnologia desenvolvida para os cinemas NOS faz com que as novidades de Hollywood se tornem numa experiência nunca antes vista com os últimos sistemas de som e imagem instalados.

Para além dos inúmeros pacotes da NOS disponíveis, outros marcos históricos foram alcançados pela operadora: em 2017 conseguiu chegar a 1 milhão de hotspots da NOS espalhados por todo o país e surgiram os primeiros elétricos da Carris equipados com Wi-Fi gratuita.

Existem dezenas de pacotes da NOS que podem ter apenas um serviço ou cinco, de forma a ser o ideal para qualquer tipo de consumidor. Aconselhamos a entrar em contacto com os nossos técnicos, ligando para o 211 451 726, para ficar informado de todos os detalhes e as condições de cada pacote desta operadora.

NOWO

Este é o nome da operadora que começou a operar em Portugal em 2016, como rebranding da Cabovisão, com uma forte aposta na diversidade de conteúdos (Tv, Net e Voz) a um preço extremamente competitivo.

A principal intenção da NOWO, renovada com novos valores e serviços, foi ser uma alternativa plausível para os consumidores que não queriam estar "presos" à indústria de telecomunicações liderada pela NOS, MEO e a Vodafone. Os clientes da Cabovisão passaram a fazer parte, automaticamente, desta nova operadora.

O lançamento da NOWO é o resultado do trabalho realizado pela BAR e a Excentric Grey, de uma investimento de 6 milhões de euros. O legado da Cabovisão inclui o facto de ser a primeira operadora a introduzir canais como a Fox, a MGM e o AXN no catálogo de canais de televisão.

Para além da melhoria dos serviços de Tv (NOWO TV), Net e Voz (Fixa), o serviço de telemóvel da NOWO melhorou substancialmente graças a um acordo de MNVO. Por outras palavras, significa que uma operadora utiliza a rede de outra companhia para fornecer os seus serviços.

Uma das grandes vantagens da NOWO é a tentativa de adaptar-se ao perfil do consumidor atual, ligado aos smartphones e às novas tecnologias, que está constantemente ligado às internet.

É através do simulador da NOWO que os clientes conseguem personalizar os serviços ao qual querem aderir e podem, por isso, escolher entre números distintos de canais de televisão, o período de fidelização ou mesmo se querem ter o serviço de telefone fixo da NOWO.

 

Com o valor da mensalidade a ser bastante valorizado pelos consumidores, a intenção nesta operadora é que o cliente pague só pelo que realmente utiliza.

De momento, são muitos os clientes que preferem ver os conteúdos televisivos através da NOWO TV pela possibilidade de contratar o serviço, de forma individual, e pelos canais premium que podem ser incluídos como a Eleven Sports e o Benfica TV.

Quer saber mais sobre a NOWO? A ganhar cada vez mais terreno no nosso país, a operadora NOWO tem os tarifários mais baratos do mercado. Conheça os níveis de cobertura, o serviço de NOWO Telemóvel, como funciona o NOWO Simulador, etc.

MEO

Apesar do crescimento das principais operadoras portuguesas, divulgado pelos meios de comunicação social, a MEO continua a manter-se no topo da tabela relativamente às restantes companhias em todos os serviços. Esta é a principal operadora do catálogo de companhias do grupo Altice Portugal.

De acordo com as informações disponibilizadas pela operadora, esta conseguiu liderar na venda de serviços em todo o tipo de pacotes (2P, 3P, 4P e 5P) por ter obtido cerca de 40.5% de subscritores. Equivale a um aumento de 111 mil clientes no primeiro semestre de 2018.

Existiu um aumento de clientes por a MEO disponibilizar os serviços de telecomunicações nos três tipos de redes: fibra ótica, satélite e ADSL. Os consumidores que vivem em zonas mais remotas, longe das grandes cidades, têm assim a possibilidade de aderir a serviços através desta operadora.

Este é um fator que facilita à companhia manter-se no lugar de topo, mas o trabalho de reforço relativo à rede de fibra MEO continua a ser realizado. Em dezembro de 2018 foi assinado um protocolo que tem o objetivo de expandir a área de cobertura de fibra em Trás-os-Montes.

De forma a dar novos passos na estratégia de desenvolvimento em regiões de baixa densidade, um protoco de extensão da fibra MEO para Trás-os-Montes foi assinado e contou com a presença do CEO da Altice Portugal (Alexandre Fonseca), a Presidente da Câmara Municipal de Mirandela e o Presidente da Câmara Municipal de Chaves.

Esta é só uma das formas que comprova os passos dados para a melhoria do principal tipo de rede em Portugal, apesar de tanto ADSL como satélite estarem disponíveis para os consumidores.

Para além dos serviços destinados a particulares, os consumidores profissionais podem também escolher serviços dos pacotes da PT Empresas, destinados a todos os tipos de companhias em Portugal: pequenas e médias empresas, de grandes dimensões e corporate.

Apesar de ser possível contratar o serviço de telemóvel da MEO, de forma individualmente ou incluir em pacote, este não está preparado para um público mais jovem. Não têm uma elevada quantidade de dados móveis como os mais jovens querem ou mesmo de SMS possíveis de serem enviadas.

Por isso, cada uma das principais operadoras portuguesas lançou uma marca destinada às necessidades dos mais jovens em telecomunicações como lhe mostramos mais abaixo.

Quer ficar a conhecer a MEO em pormenor? Com pacotes disponíveis em 3 tipos de rede (fibra, ADSL e satélite), a MEO tem a maior quota de clientes de Portugal. Explore todos os detalhes sobre esta operadora portuguesa: as funcionalidades da área de cliente MEO, os diferentes níveis de cobertura e os serviços da PT Empresas.

WTF, Yorn e Moche

Nos dias de hoje são raros os jovens que não crescem com inúmeros ecrãs à frente (da televisão, telemóvel, tablet, etc.) e com um acesso constante à Internet.

Longe estão os dias em que a fibra ótica estava a aparecer nas residências portuguesas e os consumidores só podiam contar com uma velocidade razoável proveniente de conexões por satélite ou ADSL.

Com a evolução das ligações fixas, os serviços móveis transformavam-se tal como os smartphones. Os dispositivos móveis tornaram-se, rapidamente, num meio de receber rapidamente todo o tipo de informação útil ou de puro lazer.

Foi necessário que as operadoras lançassem tarifários competitivos para os utilizadores, fortemente ligados à Internet, conseguissem aceder a partir do telemóvel. São atualmente conhecidos como tarifários sub-25 pela elevada quantidade de dados móveis incluídos nos pacotes de serviços e, por outro lado, só ser possível que clientes até aos 25 anos façam a adesão.

Três das principais operadoras portuguesas (MEO, NOS e Vodafone) lançaram as suas próprias marcas com tarifários sub-25, de forma a chegar a este tipo de consumidores:

  • A WTF pertence à NOS;
  • A Moche faz parte do catálogo de serviços da MEO;
  • A Yorn é a marca sub-25 da Vodafone.

A NOWO continua a ser a única das principais operadoras portuguesas que não possui uma marca destinada a consumidores até aos 25 anos.

Tanto a WTF, a Moche como a Yorn tornaram-se marcas extremamente atraentes para os mais jovens por possuírem algumas características nos seus tarifários relacionadas com a elevada quantidade de dados móveis, chamadas gratuitas e SMS para a mesma ou outras redes.

Os consumidores podem navegar em todas as apps graças ao elevado volume de dados móveis para os consumidores. O ponto forte de cada uma destas companhias é a disponibilização de dados móveis adicionais para se utilizarem em diversas apps como o Facebook, Instagram ou Twitter.

Para além da possibilidade de se manterem em contacto através das redes sociais, o elevado volume de chamadas e SMS gratuitas (para contactos da mesma rede ou distintas) também contribui para o pacote completo de completo que está à disposição do mais novos.

Os tarifários destas operadoras também refletem a quantidade alta de pessoas que aderem a plataformas de streaming para verem séries ou filmes consoante a sua disponibilidade, sem terem de esperar por um novo episódio todas as semanas.

As três operadoras com tarifários sub-25 disponibilizam dados móveis extra (até 5 GB) para serem gastos em plataformas como Netflix, Twitch e Youtube. Gigas de internet móvel não vão faltar aos consumidores, a intenção das operadoras é que os consumidores só tenham de se preocupar com o tempo para verem os seus vídeos favoritos.

Cada uma das três operadoras também fortalece o seu desempenho como marca ao oferecer descontos exclusivos aos clientes. A título de exemplo, a Yorn dá a possibilidade de adquirir bilhetes de cinema com desconto e os da WTF podem usufruir do serviço da Cabify com preços mais baixos.

Quer mais detalhes sobre a WTF? Esta é uma das operadoras mais escolhidas pelos jovens portugueses. Fique a conhecer os motivos que tornam a WTF tão popular entre os adolescentes: os descontos disponíveis, os tarifários da WTF e os contactos para realizar a adesão.

Lycamobile e UZO

Incluímos a Lycamobile e a UZO por serem as principais operadoras móveis virtuais em Portugal. Isto é, são companhias que utilizam a rede de outras operadoras para disponibilizar os seus serviços.

Estas duas operadoras móveis virtuais só utilizam a rede móvel, por não disponibilizarem serviços fixos. A sua principal vantagem é não realizarem contratos com os clientes. Só pagam o que consomem, sem estarem obrigados ao pagamento de serviços móveis durante o período de tempo.

A Lycamobile é especialmente utilizada por clientes querem realizar chamadas internacionais com preços baixos, dependendo da zona de destino. Realizar uma chamada para um número europeu tem um menor custo do que se realizar para ligar para um contacto asiático.

A diversidade dos tarifários da Lycamobile vão para além das chamadas. Os consumidores podem ainda optar por planos que contêm apenas dados móveis durante um prazo de tempo, que por norma são 30 dias.

Já a UZO foi integrada no grupo Altice Portugal com intenção de ser a operadora descomplicada e com o mesmo preço para todas as redes, a qualquer hora. Uma pequena parte dos clientes, por norma pouco interessados em assinar contrato de telecomunicação e num elevado volume de dados móveis, mostram-se interessados nos tarifários da UZO.

Tal como na Lycamobile, os clientes da UZO não têm mensalidades ou carregamentos obrigatórios. No fim de gastarem o saldo, por chamadas para comunicações nacionais ou internacionais, só têm de fazer um carregamento para voltarem a ter as comunicações disponíveis.

Os tarifários da UZO contêm três modalidades distintas e influenciadoras de preços: UZO Nacional, UZO Internacional e UZO Internet. Os clientes que só querem usar dados móveis podem aderir a tarifários diários (que disponibilizam 250 Mb), tarifários com 200 Mb ou 1 Gb. Fica dependente da necessidade diária do cliente.

Uma das vantagens da UZO, que a eleva comparativamente à Lycamobile, é a aposta na venda de smartphones. Com um preço muito baixo, os consumidores interessados podem adquirir um dispositivo móvel e ter também um carregamento no saldo.

Conheça todos os tarifários da Lycamobile Conhece a marca Lycamobile, mas não conhece os seus tarifários? Num artigo completo, a que pode aceder clicando na hiperligação, pode ficar a saber mais detalhes sobre a história, os preços e como aderir a esta operadora de telecomunicações.

Qual é a melhor operadora em Portugal?

É provavelmente a pergunta mais colocada pelos consumidores que ligam para os nossos especialistas: qual é a melhor operadora em Portugal? A questão deve começar por ser feita com uma análise da utilização que faz dos serviços de telecomunicações.

Acede à Internet de forma regular através do smartphone? Necessita de um elevado número de chamadas e mensagens para entrar em contacto com os seus conhecidos? Precisa de uma boa ligação por cabo para usufruir eficazmente dos serviços de internet fixa?

Comece por saber qual é o tipo de rede que pode utilizar na sua residência, de forma a contratar o melhor serviço fixo.

  • Não escolha os serviços em ADSL ou satélite se tem cobertura de fibra na sua zona de residência.

É o principal conselho que podemos dar para escolher a melhor operadora em Portugal, uma vez que o tipo de rede que escolher vai afetar todos os serviços fixos: tanto internet como televisão e telefone fixo.

  • Contratar fibra vai fazer com que tenha um serviço de TV a 4K, uma velocidade de internet que pode chegar a 1 Gb e uma qualidade de serviço fixo sem interferências.

Em relação ao serviço móvel disponível importa saber se só necessita de aderir ao serviço de telemóvel (individualmente) ou se pode incluir num pacote de serviços. Ficará mais barato se for incluído num pacote de telecomunicações.

Podemos dizer-lhe, de forma a ajudar a tomar a melhor decisão, que as operadoras que têm maior quota de clientes são a MEO e a Vodafone. Mas já tem serviços fixos contratados? De que operadora? Aos poucos podem surgir inúmeras perguntas que podem ajudá-lo a escolher a melhor operadora em Portugal.

De forma resumida a escolha da melhor operadora portuguesa será única para cada consumidor. O dia-a-dia de cada pessoa nunca é igual e, por isso, as necessidades não são totalmente constantes. Cabe a si escolher a melhor operadora, a que se adequa às suas necessidades diárias.

Comece a poupar ainda hoje na sua fatura de telecomunicações! Com tantas ofertas e tarifários disponíveis em telecomunicações, sabemos como é importante começar a poupar na fatura de TV, internet e telefone. Temos um artigo completo com todas as nossas dicas e pode começar a colocá-las em prática ainda hoje. Em caso de dúvida aconselhamos a ligar-nos, marcando o 211 451 726.