6 dicas para poupar todos os meses na sua fatura de telecomunicações

Atualizado em
minutos de leitura
Poupar em telecomunicacoes

Está a pagar demasiado pelo seu pacote? Saiba como poupar nas telecomunicações com as nossas 6 dicas essenciais de poupança.

Como poupar em telecomunicações todos os meses?

Quer saber como poupar nas telecomunicações? 💰

Sabemos que entender os pacotes e ofertas das operadoras nem sempre é fácil e que pode ser um quebra-cabeças interpretar a sua fatura de telecomunicações.

Compensa mais um pacote com fidelização ou sem fidelização? Vale a pena adicionar o telemóvel ao serviço fixo?

Estas são questões muito frequentes, especialmente quando recebe a fatura da sua operadora. Neste artigo damos-lhe 6 dicas de poupança em telecomunicações para que possa poupar na sua fatura todos os meses.

Independentemente do pacote contratado, fique atento à sua fatura todos os meses para confirmar que está a ser faturado corretamente. Caso tenha alguma questão ou dúvida relacionada com a faturação, basta entrar em contacto com o apoio ao cliente da sua operadora.

⚖️ 1. Compare os preços e condições das operadoras

Esta é a regra de ouro para quem quer poupar em telecomunicações!

Antes de aderir a um pacote de telecomunicações deve conhecer os preços e condições das várias operadoras. Tenha atenção para não considerar apenas e só o preço. Deve considerar também as condições oferecidas como o nº de canais de televisão ou a velocidade de internet.

Se contratar um pacote de telecomunicações barato, mas que não se adequa às suas necessidades diárias vai ver que o barato sai caro.

📺 2. Contrate só os serviços de que precisa

Precisa de internet? Ou televisão? Ou ambos? Faça uma lista com todos os serviços de que precisa para escolher o pacote de telecomunicações mais adequado aos seus consumos.

Existem operadoras (como é o caso da NOWO) que lhe permitem fazer um pacote de telecomunicações personalizado. Isto significa que pode escolher os serviços que quer adicionar ao seu contrato de telecomunicações.

Ao contratar apenas os serviços de que precisa vai poupar na fatura de telecomunicações todos os meses.

🔒 3. Quer um contrato de telecomunicações com ou sem fidelização?

Esta é uma das questões mais colocadas pelos clientes no momento de escolher um pacote de telecomunicações.

Quando o tema é poupança em telecomunicações, escolher um pacote com fidelização é a opção mais vantajosa a longo prazo.

Pacotes Com Fidelização vs. Sem Fidelização
Com Fidelização Sem Fidelização
  • Mensalidade mais barata
  • Oferta de instalação e ativação
  • Ofertas e promoções especiais de adesão
  • Longo período de fidelização
  • Não tem período de fidelização
  • Mensalidade mais elevada
  • Tem que pagar a instalação e ativação
  • Não tem ofertas especiais de adesão

Pode pensar que 24 meses de fidelização é muito tempo mas o que acontece é que, em troca da fidelização, as operadoras normalmente oferecem vantagens de adesão e mensalidades mais baratas.

Se comparar pacotes com e sem fidelização vai ver que ambos têm vantagens e desvantagens. Mas se o seu objectivo é pagar menos todos os meses, aconselhamos um pacote com fidelização.

💯 4. Conheça as ofertas de adesão e promoções em vigor

Quase todos os pacotes de telecomunicações incluem ofertas de adesão: oferta da 1º mensalidade ou da da Box, descontos nos primeiros meses, entre outros.

Conheça bem as ofertas do seu pacote e saiba quando terminam os descontos e promoções em vigor. Preste atenção às suas faturas mensais e saiba quais os descontos estão a ser aplicados.

Por exemplo, se tem oferta de HBO Portugal ou Amazon Prime Video no seu pacote durante x meses, saiba que após o período promocional passará a ser cobrado pelo serviço na sua fatura de telecomunicações.

Se não lhe interessa continuar com estes ou outros serviços após o período gratuito, contacte com a sua operadora para cancelar os serviços adicionais.

O mesmo acontece com todos os extras incluídos no seu pacote e que não utiliza. Por exemplo, se tem canais premium subscritos que não utiliza, cancele os canais para não ser faturado por serviços dos quais não está a usufruir.

Livre-se de todos os extras do seu pacote que não utiliza para poupar em telecomunicações.

Saiba como pode obter descontos em telecomunicações com o Atestado Médico por Incapacidade Multiusos. Conheça também a Tarifa Social de Internet.

📱 5. Analise os seus gastos e altere o tarifário, se for necessário

Uma das dicas de poupança em telecomunicações mais importantes é evitar os consumos extra-plafond.

Se tem um tarifário de telemóvel em que todos os meses ultrapassa o seu plafond de comunicações ou dados móveis, fica mais económico mudar de tarifário para um com maior plafond ou associar o telemóvel ao serviço fixo de TV Net e Voz.

Adicionar o telemóvel ao seu pacote normalmente fica mais em conta e ainda tem a vantagem de ter os serviços todos na mesma fatura. Significa que só tem que se preocupar em pagar uma fatura por mês.

Tenha em atençao que chamadas de valor acrescentado nunca estão incluídas nos tarifários! Estas chamadas são sempre cobradas à parte, mesmo que tenha um tarifário com chamadas grátis.

✅ 6. Antes de contratar, faça uma simulação

Procura um novo pacote de telecomunicações para a sua casa? Faça uma simulação para saber exatamente quanto vai pagar e quais as ofertas e descontos que vai ter.

Este é um dos passos mais importantes para poupar na fatura de telecomunicações todos os meses.

Aqui aplicam-se todas as dicas de poupança em telecomunicações que vimos anteriormente:

  1. Compare os preços e condições das várias operadoras
  2. Contrate só os serviços de que precisa
  3. Prefere um pacote com ou sem fidelização?
  4. Conheça todas as promoções e ofertas aplicáveis
  5. Analise os seus consumos e altere o tarifário, se for necessário

Para fazer uma simulação e saber qual o melhor pacote de telecomunicações para si, entre em contacto com a nossa equipa. Comparamos os pacotes de telecomunicações de todas as operadoras e podemos ajudá-lo a escolher o melhor para a sua casa.

Quer saber como poupar em telecomunicações todos os meses? Ligue grátis!