Conheça os melhores pacotes sem fidelização das operadoras em Portugal

Atualizado em
minutos de leitura
Fidelização

Conheça os pacotes sem fidelização das operadoras de telecomunicações em Portugal e descubra as vantagens e desvantagens destes pacotes. Saiba também o que diz a Anacom sobre a fidelização nos contratos de telecomunicações.

Pacotes Sem Fidelização: compensa contratar?

Vantagens dos Pacotes Sem Fidelização

✅ Pode rescindir o contrato quando quiser

✅ Não tem qualquer tipo de encargo com a rescisão do contrato

✅ Pode pedir a portabilidade de número para outra operadora sem sofrer penalização contratual

Desvantagens dos Pacotes Sem Fidelização

❌ As mensalidades dos pacotes sem fidelização são mais elevadas

❌ O consumidor tem que pagar a instalação e ativação dos serviços

❌ Não tem direito a ofertas de adesão

❌ Não tem descontos em equipamentos

Colocámos lado a lado as vantagens e desvantagens dos pacotes sem fidelização para o ajudar a comparar serviços e a perceber se vale a pena contratar um pacote de telecomunicações sem período de permanência.

Há 3 fatores que consideramos ser os mais importantes na hora de escolher um pacote com ou sem fidelização 👇

  • Ao número de meses que vai ficar fidelizado
  • Aos custos de instalação
  • Ao valor da mensalidade a pagar

Estes 3 fatores andam sempre relacionados e são inversamente proporcionais: quanto menor o período de fidelização, maior vai ser o valor a pagar pela instalação e pela mensalidade, e vice-versa. Se optar pelo período de fidelização máximo (24 meses) não tem gastos com a instalação e a mensalidade a pagar pelo serviço é mais baixa.

Vodafone Fidelização

Este gráfico mostra um perfeito exemplo de como os preços variam em função de optar por um pacote com ou sem fidelização.

Aqui pode ver os preços da mensalidade do pacote Vodafone Fibra 4 Light e os respectivos custos de instalação e ativação, de acordo com o período de fidelização escolhido.

A diferença de mensalidade neste caso entre um pacote sem fidelização e um pacote com 24 meses de fidelização é de cerca de 30€/mês.

No que diz respeito aos custos de instalação e ativação, podemos ver que, no caso de optar por um pacote sem fidelização, os custos podem ascender aos 270€.

Custos de instalação nas operadoras

Operadora

Custo de Instalação mínimo

Custo de Instalação máximo

nos

170€

340€

nowo

125€

250€

meo

175€

350€

vodafone

50€

270€

Preços para instalações de pacotes fibra.

Opte por um período de fidelização mais curto (de 12 ou 6 meses) Em vez de escolher um pacote com 24 meses de fidelização ou sem fidelização, opte por um pacote de telecomunicações com um período de fidelização intermédio: de 6 ou 12 meses. Desta forma consegue ter um melhor equilíbrio entre os custos de instalação e o valor da mensalidade.

De seguida mostramos-lhe quais os preços e condições dos pacotes sem fidelização das operadoras de telecomunicações em Portugal.

Com que operadora lhe interessa ter um pacote sem fidelização? Só tem de escolher, na lista abaixo, a operadora que lhe interessa para verificar as condições e preço dos serviços sem fidelização.

Pacotes Sem Fidelização NOS

Pacotes NOS Sem Fidelização

Operadora

Inclui:

Preço

pacotes nos

120 Canais

100MB

Tel.Fixo

37,49/mês

Custos de Adesão ao pacote: 340€ (instalação e ativação)

Pacotes NOS Sem Fidelização

Operadora

Inclui:

Preço

pacotes nos

150 Canais

100MB

Tel.Fixo

Telemóvel NOS c/500MB

69,49/mês

Custos de Adesão ao pacote: 340€ (instalação e ativação)

Os pacotes sem fidelização NOS são uma opção para quem não quer estar "preso" a um contrato de fidelização com a operadora, mas deve analisar bem as condições antes de aderir.

Os pacotes NOS sem fidelização, à semelhança de todos os pacotes sem fidelização das operadoras, têm mensalidades mais elevadas. A juntar à conta final, tem ainda de pagar pela instalação e ativação dos serviços da NOS na sua casa.

Em vez de optar por um pacote sem fidelização da NOS, pode optar por um pacote com um período de fidelização mais curto: de 6 ou 12 meses. Nestes casos, existe um maior equilíbrio entre os custos a pagar pela instalação e o valor de mensalidade.

No caso de escolher um pacote com uma fidelização NOS de 6 ou 12 meses, vai pagar menos pela instalação e ativação dos serviços do que se optar por um pacote sem fidelização.

Se está a pensar em aderir um pacote da NOS com um tempo de fidelização mais curto (de 6 ou 12 meses), paga menos pela instalação dos serviços da sua casa. Indicamos-lhe os valores para fazer as contas necessárias.

  • Paga 340€ em custos de instalação se quiser um pacote sem fidelização NOS
  • Paga 255€ em custos de instalação se quiser um pacote com 6 meses de fidelização na NOS
  • Paga 170€ em custos de instalação para um pacote com 12 meses de fidelização na NOS
  • Não paga nada pela instalação dos serviços de um pacote com 24 meses de fidelização NOS

A única forma de não pagar nada pela instalação e ativação dos serviços é escolher um pacote com 24 meses de fidelização na NOS. Neste caso tem também direito a ofertas de adesão, de canais de TV, ao aluguer de equipamentos, entre tantas outras vantagens.

Clique no botão em baixo para ver os pacotes com fidelização NOS com as condições mais vantajosas e os preços mais baratos. Se quiser saber mais sobre algum pacote da NOS sem fidelização, então deixe-nos o seu contacto e nós ligamos-lhe gratuitamente.

Podemos ajudá-lo a comparar pacotes com e sem período de fidelização e a decidir o que compensa mais no seu caso.

Pacotes Sem Fidelização NOWO

Pacotes NOWO Sem Fidelização

Operadora

Inclui:

Preço

pacotes sem fidelizacao nowo

120MB

25,00/mês

Custos de Adesão ao pacote: 125€ (instalação)

Pacotes NOWO Sem Fidelização

Operadora

Inclui:

Preço

pacotes sem fidelizacao nowo

Canais TVNOWO

120MB

Tel.Fixo

Móvel c/1GB

50,00/mês

Custos de Adesão ao pacote: 250€ (instalação com Box)

A NOWO é a operadora com os preços mais baixos do mercado de telecomunicações, tanto no serviço fixo, como no serviço de telemóvel. No entanto, as condições e preços mais vantajosos estão disponíveis para quem contrata um pacote com fidelização NOWO.

Se optar por contratar um pacote NOWO sem fidelização paga pela instalação do serviço e o valor a pagar por mês pode chegar quase ao dobro.

Se contratar um pacote sem fidelização NOWO sem Box, irá pagar 125€ pela instalação dos serviços. Mas se o pacote contratado tiver o serviço de TV com Box, o custo da instalação ascende aos 250€.

A lógica da fidelização na NOWO é a mesma das restantes operadoras: quanto mais tempo ficar fidelizado, melhores vão ser as condições do seu pacote. Mas se optar por um pacote sem fidelização, tem que assumir os custos de instalação e tem uma mensalidade mais elevada.

Vantagens dos pacotes NOWO sem fidelização A verdadeira vantagem dos pacotes NOWO sem fidelização é o facto de poder rescindir contrato a qualquer momento. Mostramos-lhe no nosso website como pode cancelar o contrato.

Se quer ficar a conhecer todos os serviços da NOWO com ou sem período de fidelização clique em baixo para ver o que mais lhe interessa. Podemos ajudá-lo a comparar serviços, pacotes e preços de telecomunicações.

Pacotes Sem Fidelização MEO

Pacotes MEO Sem Fidelização

Operadora

Inclui:

Preço

MEO

120 Canais

30MB

Tel.Fixo

40,99/mês

Custos de Adesão ao pacote: 350€ (instalação e ativação)

Pacotes MEO Sem Fidelização

Operadora

Inclui:

Preço

MEO

150 Canais

100MB

Tel.Fixo

Móvel c/500MB

72,99/mês

Custos de Adesão ao pacote: 350€ (instalação e ativação)

A diferença da mensalidade entre um pacote sem fidelização MEO ou com fidelização pode chegar aos 20€/mês e a instalação pode chegar aos 350€.

Para lhe mostrar as diferenças de preços, mostramos-lhe o mesmo pacote com ou sem fidelização MEO. Escolhemos o pacote 3P da MEO (M3 Fibra), com 120 canais de TV, 30MB de velocidade de internet e telefone fixo com chamadas incluídas.

Pacote M3 Fibra

Fidelização

Mensalidade

Custos adesão

24 meses

30,99€

0€

12 meses

40,99€

175€

6 meses

40,99€

262,50€

Sem Fidelização

40,99€

350€

Como pode ver, de acordo com a fidelização MEO escolhida paga mais ou menos pela mensalidade e pela ativação do seu pacote.

Quanto maior for o período de fidelização MEO escolhido, menos vão ser os custos iniciais. No entanto, não se esqueça que no prazo de 24 meses não pode rescindir o contrato MEO ou pedir a portabilidade de números associados ao contrato.

Apesar de não poder rescindir o seu contrato com fidelização MEO antes do final do período contratado, existem algumas situações nas quais pode pedir a rescisão justificada do contrato, mesmo antes do fim da fidelização. Desemprego, óbito ou incumprimento por parte da operadora (na velocidade de internet contratada, por exemplo).

Para saber mais sobre os pacotes sem fidelização MEO ou sobre as vantagens em aderir a um pacote sem fidelização, entre em contacto com a nossa equipa de telecomunicações. Podemos ajudá-lo gratuitamente a escolher o seu pacote de telecomunicações ao preço mais baixo.

Pacotes Sem Fidelização Vodafone

Vodafone Fidelização

Este é um dos melhores exemplos para lhe mostrar a variação de preços de acordo com o período de fidelização na Vodafone escolhido.

O pacote que falamos aqui é o Vodafone Fibra 4 Light com:

Para períodos de fidelização de 24 meses, este pacote tem oferta da 1ª mensalidade e da plataforma de streaming HBO Portugal grátis durante 3 meses. Mas se escolher este mesmo pacote sem fidelização, não tem acesso a estas ofertas.

Neste pacote, a diferença entre escolher um período de fidelização Vodafone de 24 meses ou sem período de fidelização reflete-se em 30€ a mais na mensalidade.

Também os custos de instalação ficam a cargo do consumidor no caso de escolher um pacote sem fidelização Vodafone: 270€.

Compensa aderir a um pacote sem fidelização Vodafone? Depende do tempo que vai manter o serviço ativo. Se contratar um serviço sem fidelização Vodafone e o mantiver ativo por 12 ou 24 meses, compensa mais aderir com fidelização, já que terá acesso às ofertas de adesão e tem menos custos com a instalação do serviço.

No geral, os pacotes Vodafone sem fidelização só compensam se souber que vai precisar de rescindir contrato em breve por algum motivo. Mas nesse caso terá sempre que pagar os custos de instalação associados. Opte por um período de fidelização mais curto, em vez de contratar sem fidelização.

Para lhe explicar um pouco mais sobre os períodos de fidelização, recomendamos-lhe a leitura do tópico seguinte sobre a fidelização nos contratos de telecomunicações de acordo com a ANACOM.

O que diz a ANACOM sobre a Fidelização dos contratos?

A ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) é a entidade em Portugal responsável pela regulação das comunicações postais e comunicações eletrónicas. Entre algumas das funções mais importantes da ANACOM está a proteção e defesa dos direitos e interesses dos consumidores.

É por isso que, em matéria de fidelização, a ANACOM disponibiliza quais as normas e legislação aplicável a contratos com e sem fidelização.

Deixamos-lhe algumas das informações mais importantes disponibilizadas pela ANACOM sobre fidelização.

calendario

O que é o período de fidelização?

O período de fidelização é o período durante o qual o consumidor se compromete a não cancelar o contrato que celebrou com a operadora, nem alterar as condições acordadas. O consumidor que quebre as condições ou cancele o contrato antes do fim do período de fidelização pode ter que suportar encargos. A duração máxima do período de fidelização é de 24 meses.

vantagens

Quais as vantagens de um contrato com fidelização?

Ao assinar um contrato com fidelização, a operadora oferece-lhe condições mais vantajosas, mensalidades mais baixas, condições especiais e ofertas de adesão mais atrativas, oferta da instalação e ativação dos serviços, oferta do aluguer de equipamentos, oferta e canais extra, etc. Por outro lado, os contratos sem fidelização têm mensalidades tendencialmente mais caras e os custos de instalação e ativação ficam normalmente a cargo do consumidor.

icone fidelizacao

Como saber se o meu contrato tem fidelização?

A duração do contrato de fidelização é variável. Desde 16 de agosto de 2016 que os contratos podem ser de 6, 12 ou 24 meses (ou sem fidelização). Pode consultar no próprio contrato (ou contactar a sua operadora) sobre o seu tempo de fidelização. A operadora tem que o informar sobre o tempo que falta até ao final da fidelização, tal como os custos em caso de uma rescisão antecipada. Desde o dia 25 de maio de 2019 que pode também encontrar estas informações nas suas faturas.

Estes são alguns dos pontos mais importantes da ANACOM sobre fidelização. Poderá encontrar estas e outras questões sobre fidelização no site da ANACOM.

Normalmente as questões dos consumidores à ANACOM sobre fidelização estão também relacionadas com a intenção de rescindir contrato com a operadora.

Se quer saber mais sobre a rescisão de contratos de telecomunicações, com ou sem fidelização, clique no botão em baixo para ver o nosso artigo sobre a rescisão de contrato.