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TV, Net, Voz: período de fidelização, velocidade e as melhores ofertas

O mercado de telecomunicações em Portugal está cada vez mais evoluído, com os serviços de Tv, Net e Voz a atingirem níveis de satisfação extremamente elevados. Conheça as ofertas de Tv, Net e Voz em todas as operadoras e os detalhes de apoio ao cliente. Fique também informado sobre alguns pontos a ter em atenção: o período de fidelização e a velocidade de internet.

pacotes tv net voz

O mercado das telecomunicações em Portugal

Os serviços de telecomunicações em Portugal têm crescido no nosso país graças aos investimentos realizados à tecnologia inerente aos serviços, ao lançamento de novos pacotes e à melhoria dos canais de comunicação com os clientes (apps, contactos de apoio ao cliente e webmail, entre outros).

A melhoria dos serviços e dos canais de apoio ao cliente de telecomunicações leva a que um maior número de clientes assine contrato com uma das principais operadoras em Portugal (NOS, MEO, Vodafone e NOWO).

As telecomunicações (ou serviços de Tv, Net, Voz) estão ligadas a um papel cada vez mais determinante para os cidadãos, uma vez que os media são uma importante ferramenta para a aprendizagem informal e fomentam a dinâmica learning on the go.

Alguma vez existiu alguma fonte de informação mais rápida e com tanta informação do que o motor de busca do Google? Ou vídeo tão educativos e completos como em alguns canais de Youtube?

É provável que tal nunca tenha acontecido. Para além dos media serem uma importante ferramenta para aprenderem sobre novas áreas e indústrias, um bom conteúdo pode propagar-se à velocidade da luz se for partilhado em páginas de redes sociais com um elevado número de seguidores. Estes mecanismos começam com um acesso à internet fixa ou aos dados móveis.

Os números divulgados pela ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) confirmam o crescente interesse das pessoas em aderir a serviços de telecomunicações.

De 3.8 milhões de clientes com TV, Net, Voz é a MEO que possui o maior número de subscritores (40.5), seguido da NOS (37.7), Vodafone (17.3) e NOWO (4.5). Trata-se de um aumento de 5.2% em comparação com o semestre homólogo.

Em Portugal são cerca de 47% dos lares que possuem pacotes convergentes. A oferta com maior adesão é a de 4 ou 5 produtos (45.3% clientes), seguida de 3 produtos (41.7%). Num total de 786 milhões de euros em receitas no primeiro semestre de 2018, cerca de 60% provinham dos pacotes em 4 ou 5 produtos.

Em relação aos acessos de internet fixa, foram realizados cerca de 3.67 milhões e é um aumento de 5.9% em relação ao semestre homólogo. O tráfego médio mensal do serviço de internet fixa apresenta níveis elevados: cerca de 96.6 GB por acesso fixo (mais 27.5 GB por acesso fixo e relação ao primeiro semestre de 2018).

Os números apresentados provam que a utilização dos serviços de telecomunicações (televisão, internet e telefone) é cada vez maior, o que pressupõe que a necessidade dos consumidores estarem constantemente ligados à Internet é cada vez maior.

No entanto, um dos pontos que impede que os consumidores mudem de operadora mais frequentemente são os longos períodos de fidelização aplicados aos contratos de telecomunicações.

Período de fidelização

O ato de fidelização em telecomunicações para com uma operadora pressupõe que o consumidor não rescinda o contrato celebrado ou não proceda às alterações acordadas.

Em troca da fidelização prestada à companhia de telecomunicações, o consumidor tem as melhores condições, descontos mais altos na mensalidade, tal como a oferta de equipamento e do custo de instalação de serviços.

As vantagens acordadas (por exemplo, da colocação de um período de fidelização na NOS) são colocadas num contrato de telecomunicações, como é o caso dos serviços incluídos, o valor da mensalidade, entre outras tantas informações.

A partir do momento em que o consumidor assina o contrato de serviços de TV, Net e Voz fica ligado automaticamente a um período de fidelização.

Todos os contratos eram pré-estabelecidos com um período de fidelização de 24 meses, mas o cenário mudou em 2016. Uma alteração às leis de comunicações eletrónicas nesse ano fez com que as companhias tivessem de apresentar alternativas aos consumidores relativamente ao período de fidelização.

Por isso, pode assinar contrato de TV, Net e Voz com outras opções de período de fidelização: sem obrigatoriedade, 6 meses ou 12 meses (1 ano).

Como seria expectável, as melhores condições dos pacotes de serviços ficam disponíveis para os que optam por um tempo de fidelização de 24 meses

Com esta alteração na lei, todos os consumidores com contratos assinados ou alterados depois de agosto de 2016 têm o direito à informação e prova.

Significa que os clientes devem ser informados em papel ou num diferente formato que possa ser guardado (papel, pen USB, CD, entre outros) das seguintes condições:

  • Da duração do período de fidelização, tal como todas as vantagens e desvantagens inerentes ao tempo obrigatório escolhido;
  • O custo com a portabilidade de números, caso mude para a companhia através desta opção;
  • Os encargos a serem suportados na eventualidade de rescindir contrato de telecomunicações durante o período de fidelização.

Caso queira rescindir contrato aconselhamos a informar-se com a nossa equipa de especialistas, através do 211 451 726. Os nossos técnicos vão informá-lo sobre as melhores formas de não realizar o pagamento de indemnização à operadora.

Velocidade de internet

A velocidade de internet é um outro ponto que deve estar específicado no contrato de telecomunicações, uma vez que pode influenciar a mensalidade de cada serviço.

Esta é uma característica fundamental para a avaliação da qualidade dos serviços de telecomunicações. As informações relativas à velocidade de internet fixa que devem estar registadas no contrato de telecomunicações são as seguintes:

  • Velocidade de internet mínima: é a velocidade garantida pela operadora no contrato. O valor nunca poderá ser mais baixo e se tal acontecer, o cliente pode fazer a rescisão do serviço com uma causa justa;
  • Velocidade de internet disponível: trata-se do valor de velocidade que usualmente terá sempre que navegar na web;
  • Velocidade de internet máxima: corresponde ao valor máximo a que o utilizador terá acesso durante, pelo menos, um período do dia. Normalmente esse período de tempo está específicado e é obtido por medições técnicas realizadas pelo ;
  • Velocidade de internet publicitada: é o número (em megabites ou gigabites) anunciado nas tabelas de preços pelas operadoras de telecomunicações. Será sempre um pouco distinto da velocidade que o consumidor realmente utiliza.

Se o seu pacote incluir um serviço de dados móveis, o contrato deve esclarecer sobre os seguintes pontos:

  • Velocidade de internet máxima: no contrato terá sempre um valor realístico, isto é, possível de ser atingido independentemente do local de utilização, do equipamento utilizado e da tecnologia subjacente.
  • Velocidade de internet anunciada: tal como no serviço de internet fixa, o valor colocado nas tabelas de preço será sempre um pouco diferente do que a companhia pode realmente oferecer.

Não estranhe se a velocidade de internet móvel for mais baixa se a utilizar nos transportes públicos, como o metro ou autocarro. Quantas vezes já não lhe aconteceu estar a viajar numa das linhas do metro de Lisboa e não conseguir aceder a uma página do Facebook? Ou não conseguir ver um vídeo do Youtube?

Podemos dizer que, apesar de toda a velocidade de internet publicitada nos pacotes de serviços, esta nem sempre é constante. Existem variáveis que podem condicionar o desempenho da real do serviço de internet (fixa ou móvel), melhorando ou diminuindo a sua experiência.

Se só estiver interessado no serviço de internet fixa, ficará dependente do tipo de rede contratada (fibra ótica, satélite ou ADSL) tal como outras especificidades: o nível de carga do servidor e a localização na rede, a utilização de um computador mais recente ou de modelos mais antigos, a ligação através de Wi-Fi ou cabo, entre outros.

Comece por fazer um teste de cobertura, possível de ser realizado pela nossa equipa de especialistas (211 451 726), para saber qual é o tipo de rede que passa pela sua casa.

Só depois deste passo é que estará livre de escolher entre os melhores pacotes de TV, Net e Voz disponíveis nas operadoras de telecomunicações.

A cobertura de fibra está a aumentar exponencialmente em Portugal e, consequentemente, a velocidade de internet.

No primeiro semestre de 2018 existiam 2.4 milhões de clientes particulares que desfrutavam de rede de alta velocidade (RAV), que se traduziu num aumento de 10.8% face ao mesmo semestre do ano passado.

Os edifícios preparados com linha de fibra (FTTH), em que o sinal vai diretamente para o cliente, são já 4.2 milhões. Os que estão equipados com fibra híbrida, em que é utilizado o cabo coaxial, são 3.5 milhões. Os serviços de internet instalados nos edifícios servidos com FTTH têm mais velocidade.

Pacotes de Internet

Recorda-se de quando só eram vendidos pacotes de Internet pelas companhias? De quando o cliente não tinha uma grande variedade de opções disponíveis?

À medida que as necessidades e consumos de clientes mudavam, os serviços em pacotes também se transformavam. Não basta ter uma ligação à Internet para aceder aos inúmeros websites. Atualmente mais clientes pesquisam informação na internet, assistem a episódios de séries na TV e mandam mensagens (SMS) ao mesmo tempo.

É conhecido como um consumidor multitasking, capaz de realizar muitas tarefas ao mesmo tempo e com a máxima atenção. Aderir a um pacote de internet individualmente para este tipo de consumidores é feito com pouca frequência. Mas não significa que este serviço não esteja disponível para venda.

Como poderá consultar no website de cada operadora, somente a Vodafone fornece o serviço de internet individualmente e o consumidor poderá fazer a adesão se tiver cobertura de fibra ou cobertura de ADSL.

A NOWO só possui os tão conhecidos pacotes de televisão, internet e telefone (em que pode adicionar o serviço de telemóvel) e a MEO e a NOS só disponibilizam o serviço de internet com o de telefone fixo incluído.

Apresentamos-lhe os melhores pacotes de internet que pode adquirir, no caso de procurar adquirir este serviço individualmente ou com poucos serviços (até 2):

NET
VELOCIDADE
400 Mb
FIBRA
CHAMADAS
não incluído
TEL. FIXO
PREÇO
29.90
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: não incluído
EXTRAS: Oferta de 1 mensalidade
TV + NET (NOS 2)
VELOCIDADE
20 Mb
FIBRA
CHAMADAS
não incluídas
TEL. FIXO
PREÇO
24.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 141 Canais (sem box)
EXTRAS: Desconto nos NOS Cinemas

Existem mais opções disponíveis nos pacotes de internet na NOS. Pode consultar os nossos especialistas, que lhe vão fornecer todas os detalhes necessários.

Não se esqueça de ter em atenção o período de fidelização escolhido, como lhe mostrámos neste artigo.

Será importante para o caso de querer mudar de operadora e muitos consumidores tentam fazê-lo para aderirem a uma campanha de saldos ou de Natal, por exemplo. Pode consultar, clicando num dos botões abaixo, os melhores pacotes de internet e Tv, Net e Voz:

TV Net Voz: todos os serviços num só pacote

Combinar os serviços de Tv, Net e Voz num único pacote é uma forma básica de poupança no mercado de telecomunicações.

Com a evolução das tecnologias, dos serviços e dos tipos de rede (fibra ótica, satélite e ADSL), maior a necessidade dos consumidores terem mais serviços disponíveis. E, tal como em qualquer indústria, uma elevada procura e concorrência leva a que existam preços competitivos.

Contratar o pacote de TV, Net e Voz mais barato pode ser uma tarefa impossível se não investigar todas as ofertas das companhias. Consumidores informados tomam as melhores decisões. Por isso pode entrar em contacto connosco, através de 211 451 726, para obter todas as informações necessárias.

Fornecemos todas as opções aos nossos clientes, informando-os das condições inerentes a cada pacote de TV, Net e Voz: o período de fidelização, o número de canais no serviço de TV ou a quantidade de chamadas disponíveis para destinos nacionais ou internacionais.

Antes mesmo de aderir a um dos pacotes de Tv, Net e Voz mais baratos aconselhamos a analisar o seu dia-a-dia, de forma a entender quais são os serviços que utiliza com mais ou menos frequência.

Damos-lhe um exemplo: se for um subscritor de canais premium, como a Eleven Sports ou a TV Cine e Séries terá a um pagamento de quase €20 por mês, mas a questão que se impõe é se realmente precisa destes canais. Faz uma utilização frequente que justifique a adesão?

O consumidor pode chegar à conclusão de que não quer utilizar o serviço de telefone fixo no seu pacote de Tv, Net e Voz. Mas o nosso conselho é que deixe o serviço presente no seu pacote, mesmo que o utilize.

Apesar de serem quase 4 milhões de clientes (3.99 milhões) que contrataram este serviço, no primeiro semestre de 2018 cerca de 31.6% dos consumidores não o utilizavam. Existiu um aumento de 2% clientes face ao mesmo semestre do ano passado, mas o tráfego em minutos diminuiu 7.5%.

A evolução das comunicações por telemóvel, que originou consequentes tarifários competitivos e a utilização de aplicações para realizar chamadas (Whatsapp ou Facebook Messenger, por exemplo) fez com que o telefone fixo fosse cada vez menos usado.

No entanto, retirar o serviço fixo do seu pacote de Tv, Net e Voz não fará com que a mensalidade fique mais baixa.

Apesar de só lhe apresentarmos as escolhas de pacotes através de fibra, existem muitas outras opções no mercado referentes à rede ADSL e satélite. Conheça dois dos melhores pacotes de TV, Net e Voz escolhidos pelos nossos especialistas:

TV + NET + VOZ
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
29.90
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 100 Canais (sem TV Box)
EXTRAS: 1 mensalidade ou Super Wi-Fi Extra + €25 em Videoclube
TV + NET + VOZ (NOS 3)
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
29.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 141 Canais Digitais (sem Box)
EXTRAS: Desconto nos NOS Cinemas

Por exemplo, ao analisar estas duas tabelas de TV, Net e Voz verá que estão disponíveis mais canais de televisão no pacote da NOS do que na Vodafone.

Vodafone Tv Net Voz

Sob o nome de Telecel, a Vodafone Portugal iniciou atividade no nosso país em 1992 e, aos poucos, especializou-se em serviços de telemóvel.

Esta operadora realizou a instalação mais rápida da rede GSM nesse mesmo ano e o nível de cobertura atingiu um nível de 57% em território continental, chegando a 83% da população portuguesa.

Foi no ano seguinte (1993) que a Telecel começou a apostar nas comunicações globais e, aos poucos, realizou acordos de roaming com as principais operadoras da União Europeia.

Um ano depois de iniciar atividade no nosso país posicionou-se como líder do mercado a nível da cobertura e qualidade da rede móvel.

A Vodafone é, atualmente, uma operadora global de telecomunicações e possui um serviço convergente, reconhecido em vários segmentos do mercado graças às melhorias ao nível do consumo, tecnologia e dos canais de apoio ao cliente.

A melhoria dos serviços de TV, Net e Voz da Vodafone só é possível se os esforços de cada equipa, dedicada aos serviços fixos ou móveis, forem realizados de forma equilibrada.

Por exemplo, de forma a melhorar o serviço da Vodafone Tv foi realizado um enriquecimento do portefólio televisivo com novos canais, conteúdos e aplicações interativas.

O lançamento da TV Indie World, dedicada ao cinema independente e que inclui dezenas de filmes pertencentes a esta categoria, e da inclusão da Globo no catálogo televisivo foram alguns exemplos.

Na totalidade, o catálogo da Vodafone TV possuía mais de 200 canais: cerca de 50 em HD, dois em ultra HD e 10 mil filmes disponíveis no Videoclube. Para além disso, uma das grandes vantagens do serviço de TV - e que fortalece a Vodafone TV, Net e Voz - é a inclusão da Netflix na box de TV.

Para além da aposta dos conteúdos é também essencial ter em conta a qualidade de imagem do ecrã de TV ou a velocidade de internet, caso tenha uma smart TV em casa.

O lançamento de um novo router, exclusivo da Vodafone e tido como o mais avançado, em conjunto com a app que permite gerir a rede Wi-Fi a partir do smartphone fez com que algumas das gestões fossem facilmente realizáveis: editar o nome da rede e a password ou controlar os equipamentos ligados.

Os avanços na internet da Vodafone foram também essenciais para tornar a oferta da operadora numa das mais competitivas. A rede de fibra Vodafone é 100% de fibra e, por isso, não existem limitações na capacidade de transmissão de dados.

É assim possível usufruir da internet fixa com velocidade regular, independentemente da hora e zona de Portugal, ver os conteúdos televisivos a uma alta velocidade ou jogar online as suas partidas favoritas.

O serviço de telemóvel da Vodafone, que também pode integrar os pacotes de Tv, Net e Voz da Vodafone, progride para se tornar num dos melhores a nível nacional, especialmente em matéria de roaming.

De acordo com os dados disponibilizados pela operadora, o tráfego total de dados em roaming 4G chegava a 35% dos clientes em 2016.

A Vodafone em Portugal foi a primeira operadora a disponibilizar roaming LTE (em 4G) em mais de 100 destinos. As mesmas estratégias de melhoria aplicam-se aos turistas que querem desfrutar de Portugal e querem usufruir das condições e qualidade dos seus próprios serviços móveis.

Estas são algumas das melhorias aplicadas a cada serviço, de forma individual, que tornam os pacotes de TV, Net e Voz Vodafone nos mais competitivos do mercado.

TV + NET + VOZ
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
49.90
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 145 Canais (com Box)
TELEMÓVEL: Cartão com 800 min/SMS + 500 MB
TV + NET + VOZ + MÓVEL
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
56.90
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 180 Canais (com TV Box 4K) + 24 meses FOX+
TELEMÓVEL: Cartão móvel com 500 MB

Está disponível 6 meses grátis de subscrição da Netflix para estes pacotes Vodafone de TV, Net e Voz. Saiba todos os detalhes com a nossa equipa, através do 211 451 726.

Graças às alterações na Lei das Comunicações Eletrónicas em 2016, todas as operadoras foram obrigadas a também apresentar novos pacotes sem período de fidelização. As opções da Vodafone TV, Net e Voz também estão disponíveis sem um período de fidelização.

No entanto, há que relembrar de que os consumidores que escolhem esta opção têm de pagar um custo de instalação e não usufruem das condições apresentadas nos restantes pacotes de serviços.

O serviço de apoio ao cliente ou de apoio técnico da Vodafone está a uma chamada de distância, sabia? É por isso que partilhamos todos os contactos da Vodafone consigo. Acreditamos que com a lista completa dos contactos da Vodafone conseguirá resolver rapidamente todas as suas dúvidas e problemas com a operadora.

NOS Tv Net Voz

O resultado da fusão da Optimus e da ZON Lusomundo, em 2014, deu origem a NOS. Após a apresentação da nova imagem e valores inerentes à marca, o ano seguinte ficou marcado pelo lançamento da maior oferta NOS de Tv, Net e Voz: a Oferta Quatro Digital.

A novidade deste pacote foi a inclusão de mais dados em todos os serviços, de forma a que uma família de clientes ficasse totalmente satisfeita com os serviços contratados. Graças ao reforço da NOS fibra, ao longo de 2015, mais de 100 novos municípios ficaram abrangidos.

As estratégias de melhorias para cada um dos serviços (de forma individual) de Tv, Net e Voz da NOS têm como objetivo ir de encontro a cada uma destas três estratégias:

  • Aumentar da quota de mercado para o segmento particular e empresarial: a intenção é que os serviços de Tv, Net e Voz da NOS sejam a primeira escolha do consumidor particular e empresarial.
  • Consolidar a posição de melhor grupo de telecomunicações e entretenimento de Portugal.
  • Ter níveis elevados de crescimento a nível internacional.

Só com o aumento da potencialidade dos serviços de TV, Net e Voz da NOS é que será possível atingir os valores (ou objetivos) da operadora.

Ao nível da internet, considerado um dos serviços mais importantes nos pacotes NOS de Tv, Net e Voz, várias mudanças foram essenciais para a melhoria do serviço: a atualização da rede HFC para DOCSIS 3.1, que tornou possível aos clientes obter um 1 Gb de velocidade, e a expansão da tecnologia de FTTH para 70% da cobertura total no final de 2017.

Com estas duas mudanças na internet da NOS, as exigências dos consumidores para aumento da largura de banda e das capacidades na rede móvel foram satisfeitas.

O entretenimento é, provavelmente, a maior força no que diz respeito aos serviços da NOS. Para além dos descontos nos cinemas NOS, possíveis de serem obtidos por qualquer cliente, as inovações no serviço de TV na NOS têm contribuído para que mais clientes fiquem fidelizados com a operadora.

A NOS Iris é um exemplo das inovações no serviço de televisão da operadora: foi o primeiro serviço televisivo interativo em Portugal. Desde o seu lançamento que a NOS tem sido uma empresa pioneira na apresentação de novas funcionalidades e propostas de valor relativas aos hábitos de consumo televisivo dos consumidores.

Todos os novos lançamentos no serviço NOS TV fizeram com que fosse lançada a UMA TV. É a televisão com melhor interface de televisão, de acordo com os consumidores portugueses, capaz de oferecer a experiência 4K mais evoluída do mercado.

Já o serviço móvel, capaz de ser integrado nos pacotes NOS de Tv, Net e Voz, também foi melhorado graças à mudança para uma arquitetura Single RAN. Substitui-se assim todo o equipamento rádio com uma tecnologia moderna, de forma a ser possível desfrutar de rede 5G em todo o país.

Esta melhoria aplicada ao serviço móvel prevê a substituição completa do equipamento rádio 2G, 3G e 4G no sul do país, tal como a atualização do equipamento 3G e 4G no norte de Portugal.

A introdução do LTE2100 deu a oportunidade de se explorar as capacidades de aparelhos 4G em relação a 3G, assim como a oportunidade de se realizar refarm do espetro 2100 Mhz. Toda a rede ficou preparada para o 4.5 Gb e também preparada para a velocidade de internet móvel para 1 Gb.

Tomando em atenção todos os aspetos enumerados, a nossa equipa escolheu os melhores pacotes NOS de Tv, Net e Voz com base numa análise que envolve as funcionalidades e opções disponíveis num serviço e a sua mensalidade.

TV + NET + VOZ (NOS 3)
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
37.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: UMA TV (177 Canais + Box Ultra HD 4K)
EXTRAS: Desconto nos NOS Cinemas
TV + NET + VOZ (NOS 3)
VELOCIDADE
1 GB
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
48.49
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: UMA TV (177 canais) + Box Ultra HD 4K
EXTRAS: Desconto nos NOS Cinemas

Existe ainda a possibilidade de aderir ao serviço móvel e incluí-lo num dos NOS pacotes de Tv, Net e Voz. Basta ligar para a nossa equipa, marcando o 211 451 284, para lhe fornecermos toda a informação.

No caso de querer aderir aos serviços NOS de Tv, Net e Voz sem fidelização vai ter a oportunidade de não estar ligado a um contrato de fidelização, mas não terá acesso às melhores condições disponíveis na operadora.

Um dos pontos mais fortes desta operadora é o serviço de apoio ao cliente NOS. Num único reunimos todos os contactos da NOS para ter, sempre que quiser, os números para resolver problemas com os serviços.

MEO Tv Net Voz

Neste momento, a MEO é uma das marcas pertencentes ao grupo Altice Portugal (conhecida anteriormente como PT Comunicações). São muitos os recordes atingidos por esta operadora relativamente aos serviços MEO de Tv, Net e Voz.

Graças à extensa cobertura de fibra, de satélite e ADSL, esta é a companhia que consegue ter mais clientes por chegar aos que estão em zonas mais isoladas de Portugal.

Em novembro de 2018, a MEO conseguiu liderar em todos os pacotes (dos 2 até 5 serviços). Foi a ANACOM que deu a conhecer este feito, afirmando que a operadora liderava nos "diversos tipos de ofertas em pacotes" por possuir 40.5% da quota de subscritores.

Os resultados atingidos pela operadora, relativamente aos pacotes MEO de Tv, Net e Voz e os serviços móveis, foram comentados pelo Presidente Executivo da Altice Portugal. Para Alexandre Fonseca "cada cliente representa mais uma razão para reforçar o rigor, o pioneirismo, a inovação, a estratégia e a liderança". Existem 111 mil razões para continuar, de acordo com o presidente da Altice Portugal.

As 111 mil razões a que o presidente executivo do grupo se refere são os 111 mil novos clientes fidelizados. Este é o número responsável por atingirem 40.5% da quota de clientes.

Para além deste número, a operadora tornou-se líder dos pacotes de 3 serviços por ter 34.5% da quota de clientes MEO de Tv, Net e Voz.

Não foi só o número total de subscritores da MEO Tv, Net e Voz que contribuíram para colocar a operadora como uma das melhores a nível nacional: a elevada procura pela MEO TV, serviço responsável por mais de 60% do crescimento total do mercado de TV em Portugal, aproximou ainda mais a operadora da liderança em todos os segmentos.

O aumento de subscritores da Tv, Net e Voz da MEO contribuiu para que as receitas da Altice Portugal crescessem 1.8% no terceiro trimestre de 2018, num total de 525 milhões de euros.

Os recordes atingidos devem-se, especialmente, a dois fatores: a melhoria da comunicação entre os clientes e a operadora e dos serviços disponibilizados.

Ao nível do serviço móvel, o grupo Altice Arena colocou-se numa posição favorável para a implementação da rede 5G. Em junho de 2018 preparou-se uma demonstração em ambiente de rede comercial e com terminal pré-comercial 5G, a funcionar com banda de 3.6 GHz. Para a demonstração foi utilizado um equipamento 5G da Huawei, com capacidade de ter velocidade de 1.5 GB.

Este foi só um exemplo das várias práticas realizadas pela operadora para evoluir as atuais redes fixas e móveis. A intenção é responder às necessidades dos clientes no que diz respeito às comunicações pessoais, ao uso massivo da IoT (Internet of Things) e comunicações de baixa latência.

A primeira demonstração da rede 5G na rede móvel ocorreu durante o Web Summit 2016, em parceria com a Huawei. Realizou-se um débito de 1.7 GB sobre uma rede móvel 4.5 G, superando 5 vezes a velocidade de redes móveis normalmente utilizada e 2 vezes a velocidade premium de fibra ótica.

Estes são alguns exemplos da evolução da cobertura 5G em Portugal. São essenciais para a melhoria dos serviços móveis da MEO, possiveis de serem colocados em pacotes MEO de Tv, Net e Voz.

Já a rede de fibra (para a internet MEO) chegava a 4 milhões de casas no final de 2017. O objetivo colocado pela própria Altice Portugal é que 5.3 milhões de casas e empresas estejam abrangidas com fibra até 2020 e a cobertura de fibra MEO seja quase total em todo o país.

As melhorias realizadas nos diferentes tipos de serviços da MEO Tv, Net e Voz foram reconhecidas, no início de 2019, em diferentes premiações: Prémios Cinco Estrelas, Escola do Consumidor e Produto do Ano.

Nos Prémios Cinco Estrelas, os serviços da MEO conquistaram 4 categorias: Smartphones Desbloqueados, Melhor Internet Fixa, Melhor Experiência TV e também na categoria Festivais de Música.

Esta é uma pequena prova de que, tal como a estratégia elaborada pela NOS, as estratégias de "consciência de marca" são fundamentais.

Nas categorias Produto do Ano 2019, em que cerca de 3 mil consumidores escolhem os produtos mais inovadores, a MEO Box 4K venceu na Experiência de Televisão, a MEO by foi reconhecida na categoria Pacotes Personalizáveis e o Swapp conseguiu obter o 1º lugar da categoria Serviços Over The Top.

Com as inúmeras evoluções nos serviços e opiniões positivas sobre a MEO, reconhecidas pelos galardões, a variedade dos pacotes de Tv, Net e Voz da MEO é cada vez mais elevada. Apresentamos-lhe, mais abaixo, alguns exemplos dos mais procurados pelos consumidores:

TV + NET + VOZ 100 (SEM MEOBOX)
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
29.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 120 Canais (sem MEOBox)
EXTRAS: €10 de desconto na mensalidade do pacote
TV + NET + VOZ 100
VELOCIDADE
100 Mb
FIBRA
CHAMADAS
ilimitadas
TEL. FIXO
PREÇO
35.49
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 150 Canais (com MEOBox)
EXTRAS: €10 de desconto na mensalidade do pacote

Tenha em atenção de que os pacotes MEO de Tv, Net e Voz apresentados só estão disponíveis em fibra e com um período de fidelização de 24 meses. Para os consumidores escolherem outro tipo de pacote (sem fidelização, por exemplo) deve ligar para o 211 451 726.

NOWO TV Net Voz

Com necessidade de se adaptarem aos consumidores modernos, que cresceram e vivem mais próximos da tecnologia e redes sociais, a Cabovisão mudou para o que conhecemos hoje como NOWO.

A identidade desta nova operadora, lançada em 2016, revelava dois eixos distintos: uma personalidade provocadora e atrevida, tal como próxima e educada. Os valores que se destacam, nestes três anos de existência, são a liberdade de escolha e a justiça nos preços de Tv, Net e Voz da NOWO.

De forma a melhorar os serviços de internet, que pode ser integrada nos pacotes NOWO de Tv, Net e Voz, a operadora decidiu aderir à oferta grossista da Altice para conseguir chegar a mais potenciais clientes.

Utilizar a rede de fibra da MEO fez com que a cobertura da NOWO aumentasse exponencialmente e que a contratação dos serviços NOWO de Tv, Net e Voz ficasse mais acessível.

Com um nível de cobertura da NOWO mais elevada graças a esta parceria, e uma vez que só podem disponibilizar os serviços através de fibra, a equipa da NOWO apostou numa combinação de preços baixos e uma velocidade de internet adequada à utilização diária.

Para além disso, um dos pontos mais fortes dos pacotes NOWO de Tv, Net e Voz é a diversidade dos canais de televisão. Os consumidores têm acesso a canais premium, como a Eleven Sports, e a uma panóplia de conteúdos em qualidade 4K.

A diversidade dos conteúdos, reproduzidos numa boa qualidade, podem ser vistos se os consumidores aderirem à app NOWO TV. Trata-se de uma aplicação desenvolvida pela equipa da operadora, de forma a ser possível ver os programas televisivos a partir do telemóvel, tablet ou do computador.

O lançamento de um novo equipamento portátil de TV, a NOWO Box Ip, foi também um ponto forte para a companhia de telecomunicações.

Com a Eleven Sports a ser exclusiva da NOWO, tornou-se possível que qualquer consumidor conseguisse ver os conteúdos deste canal mesmo que tivesse um contrato com outra operadora. Só necessita de ter uma ligação de internet mínima de 10 Mb para usufruir dos conteúdos da NOWO Tv.

Estes são pontos fortes para os consumidores que querem aderir à Tv, Net e Voz da NOWO. Pode ainda incluir o serviço de telemóvel, de forma a completar um pacote da NOWO.

É graças à utilização da rede móvel da MEO, através de uma parceria estabelecida, que o serviço de telemóvel da NOWO consegue chegar a valores de satisfação elevadas. A quota de clientes, no primeiro semestre de 2018, era 2.3% e fica em valores muito abaixo do domínio da MEO e Vodafone.

Com algumas das vantagens enumeradas, damos-lhe agora a conhecer alguns dos pacotes NOWO de Tv, Net e Voz disponíveis no mercado de telecomunicações:

TV + NET + VOZ (SEM BOX)
VELOCIDADE
120 Mb
FIBRA
CHAMADAS
10.000 min
TEL. FIXO
PREÇO
22.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 90 Canais Digitais (sem Box)
EXTRAS: Incluir Eleven Sports
TV + NET + VOZ + MÓVEL
VELOCIDADE
120 Mb
FIBRA
CHAMADAS
10.000 min
TEL. FIXO
PREÇO
24.99
por mês
FIDELIZAÇÃO: 24 meses
TV: 90 Canais Digitais (com Box)
TELEMÓVEL: Cartão com 500 MB + 500 min./SMS

Tenha em atenção de que a adesão à Eleven Sports implica um valor mais elevado de mensalidade.

Apoio ao Cliente: Vodafone, NOS, MEO e NOWO

Aliada à necessidade da constante ligação à Internet, a maioria dos consumidores começou a valorizar a facilidade do contacto com as diferentes equipas das operadora para resolverem problemas técnicos, esclarecerem dúvidas e consultarem informações que não estão incluídas ou especificadas nas faturas.

Por isso, há alguns anos atrás começou por se realizar uma melhoria no atendimento prestado nas lojas de telecomunicações e na disponibilização de linhas especializadas para ser estabelecido o contacto telefónico. Estes foram os primeiros passos para a melhoria do serviço de apoio ao cliente.

Com os consumidores a pedirem cada vez mais rapidez da resolução de problemas e na consultas de informações mais gerais, começaram a ser criadas aplicações para tornar os serviços de apoio ao cliente mais eficientes.

A Vodafone criou uma aplicação de apoio ao cliente, conhecida como My Vodafone, para uma consulta dos consumos dos serviços contratados. Podem ser também realizados carregamentos, no caso de aderir ao serviço de telemóvel, e consultadas todas as informações nas faturas.

O serviço de apoio ao cliente da NOS, MEO e NOWO também são constituídas por aplicações digitais, que podem ser descarregadas para os dispositivos móveis (telemóvel e tablet).

A vantagem, destacada na aplicação de apoio ao cliente da NOS, é a possibilidade de descarregar o cartão de cliente da operadora para usufruir de descontos nos cinemas NOS. Para muitos consumidores é a maneira mais económica de assistirem aos filmes mais recentes.

O principal objetivo dos serviços de apoio ao cliente das operadoras é elevar as opiniões dos consumidores, uma vez que o tempo gasto nas gestões torna-se mais curto.

Porque não começa a poupar na sua fatura de TV, Net e Voz? Sabemos que, com tanta oferta, pode não saber qual é o serviço ou pacote adequado às suas necessidades e é por isso que queremos ajudar. Queremos que comece a poupar na fatura de telecomunicações e, por isso, aconselhamos a consultar o nosso artigo. Não se esqueça de partilhar a sua opinião connosco!