Como fazer o pedido de portabilidade MEO passo a passo
Saiba como fazer o pedido de portabilidade para a MEO: móvel e fixa. Saiba quanto tempo demora a portabilidade MEO, como preencher o Formulário de Portabilidade e ainda o que é e para que serve o CVP MEO.
Como fazer o pedido de portabilidade MEO?
O que é a portabilidade móvel? A portabilidade é o processo que lhe permite mudar de operadora e manter o mesmo número de telemóvel. Se quer aderir aos pacotes ou tarifários da MEO e manter o seu número atual, só precisa de fazer o pedido de portabilidade para a MEO.
Se tem um número de outra operadora e quer aderir à MEO saiba que deve pedir portabilidade MEO junto da nova operadora. Basta indicar que pretende manter o mesmo número e a nova operadora trata do pedido.
No entanto, existem alguns documentos necessários para o pedido de portabilidade que deve preencher e entregar à MEO.
- Quais os documentos necessários para fazer o pedido de portabilidade móvel MEO?
- Formulário de Portabilidade Móvel MEO devidamente preenchido e assinado conforme o documento de identificação
- Indicar o CVP no Formulário de Portabilidade (veja como consultar o CVP)
- Comprovativo de morada (se quiser aderir a um tarifário pós-pago da MEO)
- Documento de identificação do titular
Depois de ter todos os documentos necessários para pedir a portabilidade móvel MEO, deve enviar os documentos para a MEO para dar seguimento ao processo de portabilidade.
Por email |
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Pode enviar os documentos para o email de portabilidade MEO: |
Por correio |
Também pode enviar o pedido de portabilidade MEO por correio para morada: MEO - Apartado 1108 - EC Pedro Hispano 4100-998 |
Se tiver alguma dúvida sobre o pedido de portabilidade MEO também pode dirigir-se a uma loja MEO ou entrar em contacto com o apoio ao cliente da MEO (consulte a lista de contactos MEO).
Se está a pensar em pedir a portabilidade MEO, tenha atenção a alguns pontos importantes como a fidelização do seu tarifário anterior.
- O que devo ter em conta antes de fazer o pedido de portabilidade MEO?
- Verifique se tem algum período de fidelização a decorrer na operadora atual
- Confirme que o seu telemóvel está desbloqueado para outras redes
Se tem um período de fidelização a decorrer na operadora atual e fizer o pedido de portabilidade para a MEO, vai gerar incumprimento contratual com a anterior operadora e pode ter que pagar uma indemnização.
Por outro lado, deve confirmar também que tem um telemóvel desbloqueado para outras redes, para garantir que, depois de finalizada a portabilidade para a MEO, consegue utilizar o seu novo cartão MEO no telemóvel.
Quanto tempo demora a portabilidade para a MEO?
Depois de preencher e enviar corretamente o Formulário de Portabilidade MEO, vai receber um novo cartão SIM da MEO, mas não deve utilizá-lo de imediato. Deve continuar a utilizar o seu cartão atual até a MEO portabilidade ficar concluída.
- Quanto tempo demora a portabilidade MEO?
- 3 dias úteis, se o pedido de portabilidade MEO for enviado por correio ou por outros canais à distância
- 1 dia útil para pedidos feitos em loja
- Outras datas: se quiser que a portabilidade se realize numa determinada data, basta indicar a data que pretende no Formulário de Portabilidade Móvel
Para que fique claro como se desenrola todo o processo de portabilidade MEO, reunimos no quadro seguinte todas as fases do processo de portabilidade.
Recordamos que o processo de portabilidade MEO demora entre 1 a 3 dias úteis.
Fases do Processo de Portabilidade MEO |
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Para mais informações sobre quanto tempo demora a portabilidade para MEO ou sobre o pedido portabilidade MEO, continue a ler este artigo.
Como preencher o Formulário de Portabilidade MEO (móvel)?
Onde posso encontrar o Formulário de Portabilidade MEO? Pode encontrar o Formulário de Portabilidade MEO online no site da operadora. Clique para aceder ao PDF com o Formulário de Portabilidade Móvel MEO.
Faça o download do Formulário de Portabilidade Móvel MEO e preencha com os seus dados para dar seguimento ao processo de portabilidade.
Mostramos-lhe como preencher o Formulário de Portabilidade MEO.
Na primeira parte do impresso de Portabilidade MEO deve colocar os seus dados pessoais e os dados do número que quer portar para a MEO e respectivo Código de Validação de Portabilidade (CVP).
O que é o Código de Validação de Portabilidade (CVP)? O CVP é um código com 12 números que permite às operadoras identificar o seu número para facilitar o pedido de portabilidade. Deve solicitar o seu CVP à atual operadora (trata-se de um pedido gratuito). É indispensável preencher o seu CVP no Formulário de Portabilidade MEO.
Depois dos seus dados pessoais e do número a portar, deve escolher a data pretendida para a portabilidade MEO. Se não indicar uma data, a portabilidade vai ocorrer no prazo de 1 a 3 dias úteis.
Saiba quanto tempo demora a portabilidade MEO a ficar concluída.
Para além da data da portabilidade MEO, nesta parte deve assinar o titular do cartão na operadora anterior.
Se o titular na operadora anterior e o novo titular na MEO não são a mesma pessoa, deve preencher os dados do novo titular no ponto 5 do Formulário de Portabilidade MEO.
Por último, tem um campo de observações para colocar alguma indicação sobre o número a portar, o titular ou outra informação relevante. É o novo titular do número na MEO que assina o Formulário de Portabilidade MEO.
Na parte final do Formulário de Portabilidade Móvel MEO encontra também as várias formas de entregar o pedido de portabilidade: por email, por correio ou entregar diretamente uma loja da MEO.
Como posso pedir a portabilidade fixa para a MEO?
Sabia que também pode pedir a portabilidade fixa MEO? Se tem um número de telefone fixo noutra operadora e que quer mudar para a MEO, saiba que pode pedir a portabilidade fixa MEO.
O pedido de portabilidade fixa MEO é muito semelhante ao processo de portabilidade móvel. Deve preencher o Formulário de Portabilidade Fixa da MEO e entregar por correio, por email ou numa loja da MEO, como por exemplo a MEO do Fórum Coimbra.
Clique na imagem para aceder ao Formulário de Portabilidade Fixa MEO.
No formulário de portabilidade fixa MEO tem que preencher algumas informações essenciais para a portabilidade de número fixo, tais como:
- Dados do cliente
- Número de telefone fixo a portar e respectivo CVP (Código de Validação de Portabilidade)
- Data de Portabilidade pretendida
- Assinatura do titular (no caso de ser um titular diferente do da operadora anterior, devem assinar o antigo e o novo titular)
A acompanhar o Formulário de Portabilidade Fixa MEO deve enviar também uma cópia do documento de identificação do titular (ou titulares) do número.
Depois de entregue o pedido de portabilidade fixa MEO, a MEO entrará em contacto consigo para agendar a instalação do serviço, na qual lhe será atribuído um novo número provisório.
Ao longo do processo de portabilidade MEO, vai saber a data prevista para a portabilidade e a confirmação de que a operadora anterior aceitou o pedido de portabilidade.
Assim que a portabilidade fixa MEO estiver concluída, passa a ter o seu número de telefone de sempre e o provisório deixa de estar disponível.
Quanto tempo demora a Portabilidade Fixa para a MEO? A Portabilidade Fixa MEO ocorre depois da instalação do serviço MEO e deve ficar concluída no 1º ou 2º dia útil seguinte à instalação. Se pretende uma data específica para a portabilidade, deve indicar essa informação no Formulário de Portabilidade Fixa da MEO.
Saiba também que, caso a portabilidade fixa MEO não se realize dentro do prazo estabelecido, tem direito a uma compensação de 2,50€ por cada dia útil de atraso (lançado na fatura MEO).
O que é o CVP MEO e para que serve?
O que é o CVP MEO? Como vimos anteriormente, o CVP é o Código de Validação de Portabilidade que é necessário para os pedidos de portabilidade. O CVP MEO é o código que identifica o seu número na MEO. Vai precisar do CVP MEO se tem um número MEO e quer pedir portabilidade para outra operadora.
O CVP MEO só é necessário se quiser pedir a portabilidade de um número da MEO para outra operadora. Nestes casos, deve apresentar o pedido de portabilidade junto da operadora à qual pretende aderir e deve indicar o seu CVP da MEO.
Se quer saber como consultar o seu Código de Validação de portabilidade MEO, veja como pode fazê-lo.
Fatura MEO
Pode consultar o CVP MEO na sua fatura de serviço MEO (serviços pós-pagos).
Área de Cliente My MEO
O Código de Validação de Portabilidade MEOtambém está disponível para consulta no My MEO.
Por SMS
Envie uma SMS para o 16 200 com a palavra "CVP" para saber o seu CVP na MEO.
Lojas MEO
Em qualquer caso, se não conseguir consultar o seu CVP MEO, pode sempre dirigir-se a uma loja.
Uma vez mais, recordamos que só precisa do CVP MEO se quer pedir portabilidade de um número MEO para outra operadora. Se tem um número de outra operadora e quer mudar para a MEO, deve pedir o CVP à sua operadora atual.
Perguntas Frequentes sobre a Portabilidade MEO
Como pedir a portabilidade da Vodafone para a MEO?
Para pedir a portabilidade Vodafone para MEO deve entrar em contacto com a MEO e apresentar o pedido de portabilidade. Vai precisar do Formulário de Portabilidade MEO e do CVP da Vodafone. Saiba mais sobre o pedido de portabilidade para MEO.
Como pedir a portabilidade da NOS para a MEO?
Se quer pedir a portabilidade NOS para MEO deve preencher o Formulário de Portabilidade MEO e entregar junto da operadora MEO. Vai precisar do CVP da NOS (Código de Validação de Portabilidade).
Como pedir a portabilidade da NOWO para a MEO?
Para fazer o pedido de portabilidade NOWO para MEO preencha o Formulário de Portabilidade MEO com os seus dados e com os dados do número a portar (incluindo o CVP da NOWO). Se a documentação estiver toda em conformidade, a portabilidade ocorre entre 1 a 3 dias úteis após a receção dos documentos.
Quais os documentos necessários para fazer o pedido de portabilidade MEO?
Para fazer o pedido de portabilidade para a MEO vai precisar do Impresso de portabilidade MEO (Formulário de Portabilidade MEO) e do seu documento de identificação. Em alguns casos, pode necessitar também de um comprovativo de morada.
A portabilidade MEO tem algum custo?
A portabilidade MEO não tem custos. Se quer mudar o seu número para MEO, entre em contacto com a MEO e indique que pretende ficar com o mesmo número. A operadora tratará de todo o processo gratuitamente.
Posso pedir a portabilidade MEO de um número que já não utilizo?
Pode pedir a portabilidade MEO de um número que já não utiliza, desde que a última vez que o utilizou tenha sido há menos de 3 meses. Não é possível pedir portabilidade de números inativos há mais de 3 meses.
Para que serve o CVP MEO?
O CVP MEO é necessário se tem um número MEO que quer mudar para outra operadora. Saiba mais sobre o CVP na MEO e como pode consultar este código MEO.