Saiba como fazer o pedido de portabilidade MEO passo a passo

Portabilidade MEO

Saiba como fazer o pedido de portabilidade para a MEO: móvel e fixa. Saiba quanto tempo demora a portabilidade MEO, como preencher o Formulário de Portabilidade e ainda o que é e para que serve o CVP MEO.


Como fazer o pedido de portabilidade MEO?

O que é a portabilidade móvel? A portabilidade é o processo que lhe permite mudar de operadora e manter o mesmo número de telemóvel. Se quer aderir aos pacotes ou tarifários da MEO e manter o seu número atual, só precisa de fazer o pedido de portabilidade para a MEO.

Se tem um número de outra operadora e quer aderir à MEO saiba que deve pedir portabilidade MEO junto da nova operadora. Basta indicar que pretende manter o mesmo número e a nova operadora trata do pedido.

No entanto, existem alguns documentos necessários para o pedido de portabilidade que deve preencher e entregar à MEO.

  • Quais os documentos necessários para fazer o pedido de portabilidade móvel MEO?
  • Formulário de Portabilidade Móvel MEO devidamente preenchido e assinado conforme o documento de identificação
  • Indicar o CVP no Formulário de Portabilidade (veja como consultar o CVP)
  • Comprovativo de morada (se quiser aderir a um tarifário pós-pago da MEO)
  • Documento de identificação do titular

Depois de ter todos os documentos necessários para pedir a portabilidade móvel MEO, deve enviar os documentos para a MEO para dar seguimento ao processo de portabilidade.

Enviar pedido de portabilidade MEO
Por email 📧

Pode enviar os documentos para o email de portabilidade MEO:

portabilidade.movel@telecom.pt

Por correio 📬︎

Também pode enviar o pedido de portabilidade MEO por correio para morada:

MEO - Apartado 1108 - EC Pedro Hispano 4100-998

Se tiver alguma dúvida sobre o pedido de portabilidade MEO também pode dirigir-se a uma loja MEO ou entrar em contacto com o apoio ao cliente da MEO (consulte a lista de contactos MEO).

Se está a pensar em pedir a portabilidade MEO, tenha atenção a alguns pontos importantes como a fidelização do seu tarifário anterior.

  • O que devo ter em conta antes de fazer o pedido de portabilidade MEO?
  • Verifique se tem algum período de fidelização a decorrer na operadora atual
  • Confirme que o seu telemóvel está desbloqueado para outras redes

Se tem um período de fidelização a decorrer na operadora atual e fizer o pedido de portabilidade para a MEO, vai gerar incumprimento contratual com a anterior operadora e pode ter que pagar uma indemnização.

Por outro lado, deve confirmar também que tem um telemóvel desbloqueado para outras redes, para garantir que, depois de finalizada a portabilidade para a MEO, consegue utilizar o seu novo cartão MEO no telemóvel.

Saiba como desbloquear um telemóvel MEO para todas as redes.

Nos tópicos seguintes mostramos-lhe como preencher o Formulário de Portabilidade MEO, quanto tempo demora a portabilidade e ainda como fazer um pedido de portabilidade fixa MEO.

Quanto tempo demora a portabilidade para a MEO?

Saiba quanto tempo demora a portabilidade MEO a ficar concluída e quais as fases do processo de portabilidade.

Depois de preencher e enviar corretamente o Formulário de Portabilidade MEO, vai receber um novo cartão SIM da MEO, mas não deve utilizá-lo de imediato. Deve continuar a utilizar o seu cartão atual até a MEO portabilidade ficar concluída.

  • Quanto tempo demora a portabilidade MEO?
  • 3 dias úteis, se o pedido de portabilidade MEO for enviado por correio ou por outros canais à distância
  • 1 dia útil para pedidos feitos em loja
  • Outras datas: se quiser que a portabilidade se realize numa determinada data, basta indicar a data que pretende no Formulário de Portabilidade Móvel

Para que fique claro como se desenrola todo o processo de portabilidade MEO, reunimos no quadro seguinte todas as fases do processo de portabilidade.

Recordamos que o processo de portabilidade MEO demora entre 1 a 3 dias úteis.

Fases do Processo de Portabilidade MEO
  1. Preencha o Formulário de Portabilidade e apresente o pedido de portabilidade MEO
  2. Vai receber um novo cartão SIM da MEO
  3. Enquanto o pedido de portabilidade móvel MEO não estiver concluído, continue a utilizar o seu cartão atual
  4. Vai receber uma SMS no atual cartão a indicar o dia e a hora em que vai ser efetuada a portabilidade para MEO
  5. No dia e hora indicados, o seu cartão atual vai deixar de funcionar
  6. Nesta altura, deve colocar o novo cartão SIM da MEO no seu telemóvel e fica concluído o processo de portabilidade da MEO.

Para mais informações sobre quanto tempo demora a portabilidade para MEO ou sobre o pedido portabilidade MEO, continue a ler este artigo.

Como preencher o Formulário de Portabilidade MEO (móvel)?

Onde posso encontrar o Formulário de Portabilidade MEO? Pode encontrar o Formulário de Portabilidade MEO online no site da operadora. Clique para aceder ao PDF com o Formulário de Portabilidade Móvel MEO.

Faça o download do Formulário de Portabilidade Móvel MEO e preencha com os seus dados para dar seguimento ao processo de portabilidade.

Mostramos-lhe como preencher o Formulário de Portabilidade MEO. 👇︎

formulario portabilidade meo 1

Na primeira parte do impresso de Portabilidade MEO deve colocar os seus dados pessoais e os dados do número que quer portar para a MEO e respectivo Código de Validação de Portabilidade (CVP).

O que é o Código de Validação de Portabilidade (CVP)? O CVP é um código com 12 números que permite às operadoras identificar o seu número para facilitar o pedido de portabilidade. Deve solicitar o seu CVP à atual operadora (trata-se de um pedido gratuito). É indispensável preencher o seu CVP no Formulário de Portabilidade MEO.

formulario portabilidade meo 2

Depois dos seus dados pessoais e do número a portar, deve escolher a data pretendida para a portabilidade MEO. Se não indicar uma data, a portabilidade vai ocorrer no prazo de 1 a 3 dias úteis.

Saiba quanto tempo demora a portabilidade MEO a ficar concluída.

Para além da data da portabilidade MEO, nesta parte deve assinar o titular do cartão na operadora anterior.

Se o titular na operadora anterior e o novo titular na MEO não são a mesma pessoa, deve preencher os dados do novo titular no ponto 5 do Formulário de Portabilidade MEO. 👇︎

formulario portabilidade meo 3

Por último, tem um campo de observações para colocar alguma indicação sobre o número a portar, o titular ou outra informação relevante. É o novo titular do número na MEO que assina o Formulário de Portabilidade MEO.

formulario portabilidade meo 4

Na parte final do Formulário de Portabilidade Móvel MEO encontra também as várias formas de entregar o pedido de portabilidade: por email, por correio ou entregar diretamente uma loja da MEO.

Como posso pedir a portabilidade fixa para a MEO?

Sabia que também pode pedir a portabilidade fixa MEO? Se tem um número de telefone fixo noutra operadora e que quer mudar para a MEO, saiba que pode pedir a portabilidade fixa MEO.

O pedido de portabilidade fixa MEO é muito semelhante ao processo de portabilidade móvel. Deve preencher o Formulário de Portabilidade Fixa da MEO e entregar por correio, por email ou numa loja da MEO.

formulario portabilidade fixa meo

Clique na imagem para aceder ao Formulário de Portabilidade Fixa MEO.

No formulário de portabilidade fixa MEO tem que preencher algumas informações essenciais para a portabilidade de número fixo, tais como:

  • Dados do cliente
  • Número de telefone fixo a portar e respectivo CVP (Código de Validação de Portabilidade)
  • Data de Portabilidade pretendida
  • Assinatura do titular (no caso de ser um titular diferente do da operadora anterior, devem assinar o antigo e o novo titular)

A acompanhar o Formulário de Portabilidade Fixa MEO deve enviar também uma cópia do documento de identificação do titular (ou titulares) do número.

Depois de entregue o pedido de portabilidade fixa MEO, a MEO entrará em contacto consigo para agendar a instalação do serviço, na qual lhe será atribuído um novo número provisório.

Ao longo do processo de portabilidade MEO, vai saber a data prevista para a portabilidade e a confirmação de que a operadora anterior aceitou o pedido de portabilidade.

Assim que a portabilidade fixa MEO estiver concluída, passa a ter o seu número de telefone de sempre e o provisório deixa de estar disponível.

Quanto tempo demora a Portabilidade Fixa para a MEO? A Portabilidade Fixa MEO ocorre depois da instalação do serviço MEO e deve ficar concluída no 1º ou 2º dia útil seguinte à instalação. Se pretende uma data específica para a portabilidade, deve indicar essa informação no Formulário de Portabilidade Fixa da MEO.

Saiba também que, caso a portabilidade fixa MEO não se realize dentro do prazo estabelecido, tem direito a uma compensação de 2,50€ por cada dia útil de atraso (lançado na fatura MEO).

O que é o CVP MEO e para que serve?

O que é o CVP MEO? Como vimos anteriormente, o CVP é o Código de Validação de Portabilidade que é necessário para os pedidos de portabilidade. O CVP MEO é o código que identifica o seu número na MEO. Vai precisar do CVP MEO se tem um número MEO e quer pedir portabilidade para outra operadora.

O CVP MEO só é necessário se quiser pedir a portabilidade de um número da MEO para outra operadora. Nestes casos, deve apresentar o pedido de portabilidade junto da operadora à qual pretende aderir e deve indicar o seu CVP da MEO.

Se quer saber como consultar o seu Código de Validação de portabilidade MEO, veja como pode fazê-lo. 👇︎

icone fatura

Fatura MEO

Pode consultar o CVP MEO na sua fatura de serviço MEO (serviços pós-pagos).

icone computador

Área de Cliente My MEO

O Código de Validação de Portabilidade MEO também está disponível para consulta no My MEO.

icone smartphone

Por SMS

Envie uma SMS para o 16 200 com a palavra "CVP" para saber o seu CVP na MEO.

lojas icone

Lojas MEO

Em qualquer caso, se não conseguir consultar o seu CVP MEO, pode sempre dirigir-se a uma loja.

Uma vez mais, recordamos que só precisa do CVP MEO se quer pedir portabilidade de um número MEO para outra operadora. Se tem um número de outra operadora e quer mudar para a MEO, deve pedir o CVP à sua operadora atual.

Perguntas Frequentes sobre a Portabilidade MEO

Como pedir a portabilidade da Vodafone para a MEO?

Para pedir a portabilidade Vodafone para MEO deve entrar em contacto com a MEO e apresentar o pedido de portabilidade. Vai precisar do Formulário de Portabilidade MEO e do CVP da Vodafone. Saiba mais sobre o pedido de portabilidade para MEO.

Como pedir a portabilidade da NOS para a MEO?

Se quer pedir a portabilidade NOS para MEO deve preencher o Formulário de Portabilidade MEO e entregar junto da operadora MEO. Vai precisar do CVP da NOS (Código de Validação de Portabilidade).

Como pedir a portabilidade da NOWO para a MEO?

Para fazer o pedido de portabilidade NOWO para MEO preencha o Formulário de Portabilidade MEO com os seus dados e com os dados do número a portar (incluindo o CVP da NOWO). Se a documentação estiver toda em conformidade, a portabilidade ocorre entre 1 a 3 dias úteis após a receção dos documentos.

Quais os documentos necessários para fazer o pedido de portabilidade MEO?

Para fazer o pedido de portabilidade para a MEO vai precisar do Impresso de portabilidade MEO (Formulário de Portabilidade MEO) e do seu documento de identificação. Em alguns casos, pode necessitar também de um comprovativo de morada.

A portabilidade MEO tem algum custo?

A portabilidade MEO não tem custos. Se quer mudar o seu número para MEO, entre em contacto com a MEO e indique que pretende ficar com o mesmo número. A operadora tratará de todo o processo gratuitamente.

Posso pedir a portabilidade MEO de um número que já não utilizo?

Pode pedir a portabilidade MEO de um número que já não utiliza, desde que a última vez que o utilizou tenha sido há menos de 3 meses. Não é possível pedir portabilidade de números inativos há mais de 3 meses.

Para que serve o CVP MEO?

O CVP MEO é necessário se tem um número MEO que quer mudar para outra operadora. Saiba mais sobre o CVP na MEO e como pode consultar este código MEO.

Atualizado em