Quais os custos para desbloquear um telemóvel da Vodafone, NOS ou MEO?

Atualizado em
minutos de leitura

Fique a saber como pode desbloquear o telemóvel, como consultar o IMEI e quais as condições para desbloquear um telemóvel Vodafone, NOS ou MEO.

Como desbloquear o telemóvel?

Desbloquear o telemóvel permite que o telemóvel passe a aceitar cartões de outras operadoras. Este processo é necessário quando compra um cartão de outra operadora ou quando efetua pedidos de portabilidade.

Por exemplo, se tem um telemóvel NOS e quer utilizar um cartão da Vodafone, então tem que desbloquear o telemóvel NOS para conseguir utilizar o seu novo cartão.

Para conseguir desbloquear o telemóvel a primeira coisa que necessita é o IMEI. O IMEI é o código identificador do seu telemóvel, que contém 15 dígitos.

Como saber qual é o meu IMEI? O IMEI do telemóvel está na caixa que acompanha o equipamento. Mas se comprou o telemóvel há muito tempo e já não sabe onde está a caixa, não se preocupe. Para saber qual é o seu IMEI rapidamente basta marcar o código *#06# no seu telemóvel e premir a tecla para chamar.

Depois de ter o IMEI do telemóvel que pretende desbloquear, o passo seguinte é pedir à operadora para desbloquear o telemóvel.

Veja quais os passos necessários para desbloquear o telemóvel.

  • Obter o IMEI do telemóvel: precisa de saber o IMEI do telemóvel para pedir o código de desbloqueio à sua operadora (marque *#06# para saber o seu IMEI).
  • Pedir o código de desbloqueio à operadora: contacte com a operadora onde comprou o telemóvel para obter o código de desbloqueio de rede. Neste artigo mostramos-lhe como funciona o pedido nas diferentes operadoras e quais os custos associados.
  • Desligue o telemóvel e retire o cartão: quando já tiver o código para desbloquear o telemóvel, desligue o telemóvel e retire o cartão.
  • Introduza o novo cartão: nesta fase deverá colocar no novo cartão que quer utilizar e ligar o telemóvel. Vai surgir o pedido de um código para desbloquear o telemóvel.
  • Coloque o código de desbloqueio fornecido pela operadora: deverá introduzir o código de desbloqueio de rede que a operadora lhe forneceu. Coloque o código e clique para validar. Irá surgir uma mensagem a indicar que o código é válido e que o telemóvel já se encontra desbloqueado.

Uma vez desbloqueado, pode utilizar o seu telemóvel com cartões de outras redes sem qualquer problema. Para saber como desbloquear telemóvel Vodafone, MEO ou NOS clique em baixo na operadora correspondente.

Também pode desbloquear outros equipamentos! De acordo com a ANACOM, todos os equipamentos (telemóveis, telefones, pen USB, router portátil, etc.) podem ser desbloqueados, desde que a operação de desbloqueamento seja tecnicamente viável.

Uma das grandes vantagens de desbloquear o telemóvel é o facto de não ter que comprar um novo equipamento no caso de querer mudar de operadora de telemóvel. Mesmo que o desbloqueio da rede tenha custos associados, ficará sempre mais barato do que comprar um telemóvel novo.

Quando compra um equipamento novo, tem também a hipótese de comprar o equipamento já desbloqueado para todas as redes, e assim não tem que se preocupar em desbloquear o telemóvel.

Como desbloquear um telemóvel NOS?

Se comprou o seu telemóvel NOS (ou equipamento de internet móvel) depois de 15 de Novembro de 2015 fique a saber que o seu telemóvel já está desbloqueado ou pode ser desbloqueado gratuitamente.

A forma mais fácil de confirmar se o seu telemóvel já se encontra desbloqueado é introduzir um cartão de outra operadora. Se surgir uma mensagem a pedir o código de desbloqueio de rede então é porque o telemóvel não está desbloqueado e necessita de pedir o código de desbloqueio à NOS.

Se o seu telemóvel foi comprado após 15 de Novembro de 2015, pode desbloquear o telemóvel NOS grátis no link em baixo: ?

Mas se o seu telemóvel foi comprado antes de 15 de Novembro de 2015 ou se tem algum contrato de fidelização poderá ter que pagar algum custo para desbloquear o telemóvel NOS. O valor a pagar pelo desbloqueio vai depender do preço que pagou pelo equipamento e se tem ou não contrato de fidelização com a NOS.

  Tenho um contrato com fidelização

Se tem um contrato de fidelização, o preço a pagar para desbloquear o telemóvel NOS vai depender do tempo de período de fidelizaçao que já cumpriu.

Qual o preço a pagar para debsloquear o telemóvel NOS?

Período de fidelização decorrido

Valor a pagar pelo desbloqueio

Menos de 6 meses

100%

Entre 7 e 12 meses

80%

Entre 13 e 24 meses

50%

Mais de 24 meses

0 €

Se já cumpriu a totalidade do seu período de fidelização, pode desbloquear o telemóvel NOS grátis. Para saber se ainda está dentro do seu período de fidelização ou quantos meses faltam para terminar, consulte a sua fatura de serviço NOS.

  Não tenho fidelização

Se não tem um contrato de fidelização com a NOS, o preço a pagar para desbloquear o telemóvel NOS é dado pela seguinte fórmula:

(Preço do telemóvel x 1,25) - Preço que pagou pelo telemóvel

Este custo é aplicável aos telemóveis comprados antes de 15 de Novembro de 2015. Nos restantes casos, pode desbloquear o telemóvel NOS gratuitamente.

Se ficou com dúvidas sobre como proceder para desbloquear o telemóvel NOS ou quanto é que tem que pagar, entre em contacto com a nossa equipa de telecomunicações. Podemos ajudá-lo gratuitamente.

Como desbloquear um telemóvel Vodafone?

Se quer desbloquear um telemóvel Vodafone saiba que deve contactar o apoio ao cliente da Vodafone para lhe fornecer o código de desbloqueio de rede e informar sobre eventuais custos de desbloqueio do equipamento Vodafone.

Existem várias formas de contactar com o apoio ao cliente Vodafone. Se pretende desbloquear um telemóvel Vodafone, entre em contacto com a operadora através de um dos seguintes canais disponíveis:

A operadora Vodafone irá fornecer o código de desbloqueio de rede e informá-lo sobre os custos de desbloqueio do equipamento.

O operador deve desbloquear o telemóvel no prazo máximo de 5 dias a contar da data em que apresentar o pedido.

Como desbloquear um telemóvel MEO?

Pode desbloquear um telemóvel MEO gratuitamente, desde que este tenha sido adquirido depois de 16 de Junho de 2016.

Podem ser desbloqueados gratuitamente os equipamentos MEO que tenham sido adquiridos depois de 16 de Junho de 2016, incluindo:

  • Os telemóveis comprados com ou sem fidelização a um tarifário ou pacote;
  • Compras a prestações;
  • Compras ao abrigo do programa de pontos;
  • Equipamentos adquiridos nas Lojas MEO;
  • Equipamentos adquiridos na Loja Online MEO;
  • Equipamentos adquiridos através de lojas de agentes e distribuidores MEO;

Para desbloquear o telemóvel MEO nestas condições basta aceder ao site para desbloqueio de equipamento da MEO e aceder com os seus dados de acesso à Área de Cliente MEO.

De seguida, preencha o IMEI do telemóvel MEO que pretende desbloquear. A MEO irá atribuir-lhe um código de desbloqueio de rede para conseguir desbloquear o seu telemóvel MEO.

Se o seu telemóvel foi comprado antes de 16 de Junho de 2016 saiba que pode ter que pagar para desbloquear o telemóvel MEO.

 

Para estes casos, a MEO tem disponível online um simulador onde pode colocar os dados do seu equipamento, bem como a data de compra para saber qual o custo a pagar para desbloquear o telemóvel MEO.

Aceda ao simulador desbloquear telemóveis MEO aqui e saiba quanto vai pagar para desbloquear o seu telemóvel da MEO.

Perguntas Frequentes sobre o Desbloqueio do Telemóvel

Posso desbloquear um telemóvel grátis?

Sim! Existem condições em que pode desbloquear o telemóvel grátis. No entanto, não se aplica a todos os telemóveis nem a todas as operadoras. Veja neste artigo quais as condições em que pode desbloquear o seu telemóvel gratuitamente.

O que é o Código de Desbloqueio da Rede?

O Código de Desbloqueio da Rede é o código fornecido pela sua operadora para desbloquear o telemóvel. Com este código, o telemóvel passará a estra desbloqueado e a aceitar cartões de todas as operadoras.

O que é o IMEI?

O IMEI é o código que identifica o seu telemóvel. Para desbloquear o telemóvel terá que indicar o seu IMEI para que a operadora possa identificar o equipamento que pretende desbloquear. Para consultar o IMEI marque o *#06# seguido de tecla de chamada no equipamento que pretende desbloquear.