Como comunicar a leitura da luz e do gás natural?

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Comunicar leituras luz e gás e ler contador

Saiba como comunicar as leituras da luz e do gás natural por telefone ou online e ainda qual é o prazo para enviar as leituras de energia.

Comunicar leituras

Contador de eletricidade

Quer estejamos a falar de leituras de luz ou gás, existem duas formas de comunicar as leituras. 👇︎

Enviar leituras à fornecedora

O cliente pode fazer a comunicação de leituras à comercializadora contratada.

Enviar leituras à distribuidora

Também pode comunicar as leituras diretamente à distribuidora de luz ou gás correspondente.

Comunicar as leituras da luz e gás à sua fornecedora ou à distribuidora de energia, é essencial para que a fatura reflita o seu consumo real de energia em vez de uma aproximação com base em estimativas de consumo.

Hoje em dia é cada vez mais fácil e cómodo fazer o envio das leituras. Normalmente, qualquer fornecedora permite comunicar as leituras por telefone ou online, sem ter que sair de casa.

Comunicar as leituras à fornecedora ou à distribuidora não afeta em nada o resultado final: as suas leituras serão contabilizadas de igual forma, seja qual for a forma de envio de leituras escolhida.

O que acontece se não enviar as leituras de luz e gás?

A comunicação de leituras facilita o processo de faturação e é uma forma de evitar os consumos estimados. No entanto, se não enviar as suas leituras, saiba que a distribuidora de energia tem a obrigação de recolher leituras do seu contador a cada 3 meses no caso da eletricidade, e a cada 2 meses no caso do gás.

Esta situação, apesar de ajudar a garantir que o contador está funcional e aproximar as estimativas do seu consumo real, não garante que os valores apresentados nas suas faturas sejam o que realmente consome.

A melhor forma de garantir que a sua fatura de energia reflete os valores reais de consumo é através do envio das leituras mensalmente.

Por isso, nos tópicos seguintes mostramos-lhe como enviar a leitura de luz e gás da sua casa.

Comunicar leitura de luz

Para comunicar a leitura da luz deve entrar em contacto com a sua companhia de eletricidade ou diretamente com a distribuidora (E-Redes) através do contacto para leituras da E-Redes (800 507 507).

Pode comunicar as leituras de eletricidade por telefone da sua comercializadora de luz.

Quase todas as comercializadoras disponibilizam também a possibilidade de envio e comunicação de leituras online.

Se tem dúvidas sobre como enviar a contagem da luz, consulte abaixo a forma específica para enviar as leituras com as principais companhias de eletricidade em Portugal.

Ao realizar a comunicação de leituras, tenha por perto uma das últimas faturas de luz ou gás natural para conseguir indicar facilmente qualquer dado que lhe seja solicitado, como por exemplo:

⚠️ Note que também pode fazer esta comunicação em alguns dos sites das empresas comercializadoras e de distribuição.

Mas ainda antes de comunicar as leituras da luz, é importante que saiba ler o contador de eletricidade correspondente ao seu imóvel.

Os contadores de eletricidade em Portugal são responsabilidade da E-Redes. Veja quais os contadores disponíveis no mercado e saiba como fazer e enviar a contagem da luz.

Contadores da E-Redes

Ao dar a leitura do contador da luz atempadamente, além de evitar as estimativas, consegue também ter noção do seu consumo energético.

Com esta informação, poderá conseguir perceber as causas de maior consumo, rentabilizar melhor os eletrodomésticos que tem em casa e, assim, poupar na fatura da luz.

Dicas para poupar energia em casa O seu consumo energético é muito alto? Veja como pode poupar energia e reduzir a fatura mensal de energia.

Comunicar leitura de gás

O processo para comunicar a leitura de gás é semelhante ao da luz.

Deve ter em conta os primeiros dígitos do contador e deixar de parte os três últimos, que estarão a outra cor ou sobre um fundo vermelho, do lado direito da vírgula.

Para dar a leitura do gás natural, deve identificar qual a distribuidora de gás a operar na sua região e, entrar em contacto com ela.

No caso de querer comunicar leituras de gás natural, pode entrar em contacto com a sua comercializadora ou diretamente com a distribuidora de gás natural que lhe foi atribuída, dependendo da sua área de residência.

Contactos de leituras das distribuidoras por região

Interior Norte

Sonorgás

Linha de atendimento: 800 100 071

Douro

Duriensegás

Linha de atendimento: 800 507 511

Porto, Braga e Viana do Castelo

REN Portgás

Linha de atendimento: 800 500 300

Litoral Centro

Lusitaniagás

Linha de atendimento: 800 507 510

Centro Interior

Beiragás

Linha de atendimento: 800 507 514

Lisboa

Lisboagás

Linha de atendimento: 800 507 513

Setúbal

Setgás

Linha de atendimento: 800 507 512

Évora e Sines

Dianagás

Linha de atendimento: 800 507 515

Beja

Paxgás

Linha de atendimento: 800 507 517

Vale do Tejo

Tagusgás

Linha de atendimento: 800 262 000

Algarve

Medigás

Linha de atendimento: 800 507 516

Quando devo comunicar as leituras?

Na sua fatura de energia, normalmente na primeira página, vem indicado o período em que deve comunicar as leituras de eletricidade e gás (entre 3 e 4 dias).

Nesta parte da fatura, vêm também indicados os meios e formas para fazer o envio das leituras de energia.

Ao enviar as leituras no período indicado, garante que a comunicação de leituras será tida em conta na fatura seguinte e que esta vai refletir o seu consumo real de energia.

Se enviou a leitura errada do contador, pode corrigir, enviando a leitura correta da luz ou gás. Se se apercebeu do lapso antes da faturação mensal, a última leitura enviada com os dados corrigidos será a contabilizada.

Caso já tenha passado e tenha recebido a fatura de luz errada, pode pedir a correção da mesma entrando em contacto diretamente com a sua fornecedora de energia.

Se comunicou as suas leituras e mesmo assim recebeu uma fatura de energia com estimativas do consumo deve confirmar que enviou a leitura dentro dos prazos sugeridos na última fatura. Se confirmar que sim, deve alertar a sua fornecedora e solicitar a retificação da fatura de energia.

Perguntas Frequentes sobre comunicar leituras

Posso comunicar as leituras à E-Redes?

Sim. A comunicação de leituras da luz pode ser feita tanto à sua comercializadora de eletricidade como à distribuidora (E-Redes).

Posso poupar na fatura da luz ao enviar as leituras de energia?

Sim! A comunicação das leituras do contador é uma forma de evitar consumos estimados e assim, poupar na fatura.

Como posso dar as leituras?

Pode comunicar leituras por telefone ou online, através do contacto telefónico da sua comercializadora ou distribuidora, ou no site ou área de cliente da companhia.

Quando devo comunicar as leituras do contador?

Deve dar as leituras no período indicado na sua fatura de luz ou gás natural para que o seu consumo real seja contemplado na fatura seguinte.

Quando é que a E-Redes vai aos imóveis ler os contadores?

A E-Redes é a responsável por fazer as leituras da luz trimestralmente.