Comunicação de Leituras SU Eletricidade: Como enviar e ler o contador

É cliente do mercado regulado de eletricidade em Portugal? Saiba onde comunicar as suas leituras à EDP Universal, atual SU Eletricidade, e quais os dados para enviar contagens. Veja como proceder em caso de avaria e, ainda, como ler o contador.
Quando devo comunicar leituras à SU Eletricidade? Deve consultar a data ideal para o envio de leituras na sua fatura SU Eletricidade. A informação vem referida na 2ª página da fatura, na caixa "Envio de Leituras". Também o poderá ver na sua área de cliente EDP SU.
❓ EDP Universal ou SU Eletricidade ❓
Atualmente, o nome correto da comercializadora de eletricidade no mercado regulado em Portugal é SU Eletricidade. Ainda assim, continua a ser mais conhecida entre os portugueses por EDP Universal ou EDP Serviço Universal, nomes que referimos ao longo do artigo.
Quais os dados necessários para enviar leituras à SU Eletricidade?
É cliente do mercado regulado de eletricidade e quer comunicar as suas leituras à SU Eletricidade? Em seguida, saiba quais os dados necessários para o envio de contagens:

- Código Ponto de Entrega (CPE) - pode consultar no início da sua fatura de eletricidade, à esquerda;
- Leitura correspondente ao seu ciclo horário - simples, bi-horário ou tri-horário;
- Morada e número de contribuinte associados ao contrato SU ELETRICIDADE - caso comunique a leitura presencialmente ou por telefone;
- Email - caso comunique a leitura à SU Eletricidade online.
EDP SU: Comunicação de leituras online
Pretende comunicar as suas leituras à SU Eletricidade, antiga EDP Universal, de forma simples, rápida e segura? Pode fazê-lo online em apenas alguns cliques. Para isso, existem duas opções:
Se optar por comunicar as leituras à SU Eletricidade na área de cliente, faça login na área reservada e siga os passos abaixo:
- Aceda à página inicial da área de cliente;
- Consulte a data ideal para o envio de contagens na caixa "Leituras", à direita do ecrã;
- Coloque o número da leitura do contador SU Eletricidade no campo correspondente;
- Clique em "Enviar".
Além do envio de leituras à EDP SU, na área de cliente poderá ainda consultar o histórico das contagens anteriores.
Ao enviar as leituras à EDP Serviço Universal na data ideal, conseguirá que as suas faturas se baseiem sempre no consumo real de energia. Assim, evita as habituais estimativas e consegue poupar todos os meses.
Como comunico a leitura à SU Eletricidade em caso de avaria?
Embora seja pouco comum, podem ocorrer avarias no seu contador elétrico. Nesse caso, a leitura não será necessária. "Então, o que posso fazer para solucionar o problema?"
O primeiro passo será confirmar e identificar a avaria. Para isso, siga os passos abaixo:
- Desligue todas as luzes e, se possível, os aparelhos que estejam ligados à corrente;
- Dirija-se ao contador e verifique se os números continuam a aumentar:
Se sim, o seu contador está avariado e deverá contactar a E-Redes o quanto antes;
Se não, o contador elétrico está a funcionar corretamente e pode prosseguir com as contagens.
Se o seu contador elétrico está mesmo avariado deverá comunicar o problema à E-Redes, para que se solucione o antes possível:
Por outro lado, se tudo não passou de um falso alarme, está na hora de ler o contador SU Eletricidade e comunicar as suas contagens de eletricidade SU.
Como fazer a leitura do contador SU Eletricidade?
Para enviar as contagens à EDP Universal, agora SU Eletricidade, resta saber como ler o contador SU Eletricidade.

Ainda assim, existem diversos tipos de contadores elétricos e de tarifas SU Eletricidade, por isso, formas diferentes de se fazer as leituras. Veja-as em seguida:
Contador Estático
- Aponte a data e as horas;
- Tome nota do consumo correspondente a cada ciclo horário;
- Registe as horas de vazio, ponta e cheias, conforme a ordem indicada no ecrã digital.
Contador Híbrido
Para tarifas simples:
Registe os valores representados com "∑";
Para tarifas bi e tri-horárias:
- "☀️" - horas fora do vazio ou de cheia;
- "🌙" - horas de vazio;
- "^" - horas de ponta.
SU Eletricidade Leituras: Preguntas Frequentes
Qual o contacto de leituras EDP Universal, atual SU Eletricidade?
Se pretende comunicar as leituras à SU Eletricidade por telefone, deve ligar para: 800 205 000
Posso enviar as contagens à EDP SU online?
Sim. Pode enviar as suas leituras EDP SU online, diretamente no site da companhia ou através da sua área reservada.
Qual a data ideal para enviar leituras à SU Eletricidade?
Para saber qual a data em que deve enviar as suas contagens à SU Eletricidade consulte a área "Envio de Leituras" da sua fatura ou a caixa "Leituras" na sua área de cliente SU Eletricidade.
O que fazer caso haja um erro com as minhas leituras da SU Eletricidade?
Caso tenha cometido um erro ao enviar as leituras à SU Eletricidade, entre em contacto com a fornecedora para o corrigir (dentro da data ideal para comunicar as contagens). Caso o erro seja da parte da SU Eletricidade, na emissão da fatura, por exemplo, deve fazer uma reclamação à SU Eletricidade.