SU Eletricidade leituras, tudo o que precisa saber
Pode comunicar as leituras à SU Eletricidade (antiga EDP Universal) através do número 800 205 000, online ou num balcão de atendimento presencial da SU Eletricidade.
Como comunicar leituras à SU Eletricidade?
Para enviar leituras à SU Eletricidade pode:
Comunicação de leituras SU Eletricidade Online
A qualquer hora do dia pode partilhar as suas leituras de luz com a SU Eletricidade online de forma segura, rápida e cómoda.
Se optar por comunicar as leituras à SU Eletricidade na área de cliente SU, faça login na área reservada e siga os seguintes passos:
- Aceda à página inicial da área de cliente SU;
- Consulte a data ideal para o envio de contagens na caixa "Leituras", à direita do ecrã;
- Coloque o número da leitura do contador SU Eletricidade no campo correspondente;
- Clique em "Enviar".
Além de enviar leituras à SU Eletricidade na área de cliente da fornecedora, pode consultar o histórico das contagens anteriores.
Se não estiver registado na área de cliente, também pode comunicar leituras à SU Eletricidade online por preenchimento do formulário de envio de leituras.
Documentos necessários para enviar leituras à SU Eletricidade
Consulte a lista de todos os dados que deve reunir para enviar leituras à SU Eletricidade, independentemente da plataforma de comunicação escolhida.
- Número de Identificação Fiscal do titular do contrato SU;
- Código do Ponto de Entrega (CPE) que pode encontrar na primeira página da fatura SU eletricidade;
- Comprovativo da morada associada ao contrato de energia;
- Email para o caso de enviar a leitura à SU Eletricidade online;
- Valores da leitura do contador de luz SU Eletricidade correspondentes ao ciclo horário (simples, bi-horário ou tri-horário).
O cliente deve consultar a data ideal para enviar as leituras à SU Eletricidade, que vem referida na secção de alertas da fatura da SU Eletricidade ou na área de cliente SU.
Como fazer a leitura do contador SU Eletricidade?
Para enviar as contagens à SU Eletricidade, resta saber como ler o contador SU Eletricidade.

Mas existem diversos tipos de contadores elétricos e de ciclos horários das tarifas SU Eletricidade.
Consulte seguidamente, distintas formas de registar as leituras SU Eletricidade.
Contador Estático
- Aponte a data e as horas;
- Tome nota do consumo correspondente a cada ciclo horário;
- Registe as horas de vazio, ponta e cheias, conforme a ordem indicada no ecrã digital.
Contador Híbrido
Para tarifas simples:
Registe os valores representados com "∑";
Para tarifas bi-horárias e tri-horárias:
- "☀️" - horas fora do vazio ou de cheia;
- "🌙" - horas de vazio;
- "^" - horas de ponta.
Ao saber ler o contador de luz e enviar as leituras à SU Eletricidade (antiga EDP Universal) na data indicada, conseguirá que as suas faturas se baseiem sempre no consumo real de energia e não em estimativas.
Perguntas Frequentes sobre as leituras da SU Eletricidade
Qual o contacto para enviar leituras à SU Eletricidade?
Pode comunicar as leituras à SU Eletricidade através do número 800 205 000 (disponível 24h e sem custos). Pode também enviar leituras à SU Eletricidade online ou em qualquer loja da fornecedora.
Como posso enviar uma leitura à SU Eletricidade online?
Pode enviar uma leitura à SU Eletricidade online diretamente no site da companhia ou através da área reservada SU.
Qual a data ideal para enviar leituras à SU Eletricidade?
A data ideal para enviar leituras à SU Eletricidade pode ser consultada na fatura de luz da SU Eletricidade ou na área de cliente da comercializadora.
O que fazer caso haja um erro com a minha leitura SU Eletricidade?
Se cometeu um erro ao enviar a leitura à SU Eletricidade, entre em contacto com a fornecedora para o corrigir (dentro da data ideal para comunicar as contagens). Caso o erro seja da parte da fornecedora, saiba que pode fazer uma reclamação à SU Eletricidade.