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Contrato EDP SU: o que pode contratar, como mudar titular ou cancelar

Atualizado em
minutos de leitura
SU ELETRICIDADE Contratos

Saiba que tipo de plano pode contratar com a SU Eletricidade, a única comercializadora do mercado regulado. Descubra ainda como alterar titular, cancelar contrato e mudar para o mercado livre.

SU Eletricidade Contratos: Como aderir à antiga EDP Universal?

A SU Eletricidade é a única comercializadora existente no mercado regulado de eletricidade, que termina em 2025. Assim, cerca de 1 milhão de clientes com contratos EDP SU terão de mudar para o mercado liberalizado de energia.

Se é cliente no mercado livre e pretende regressar ao mercado regulado, pode fazê-lo se pretender um plano de baixa tensão e nenhum comercializador do mercado livre disponha de tarifas equiparadas à regulada. Assim, se tenciona contratar a SU Eletricidade, pode fazê-lo através de:

O que posso contratar com a SU Eletricidade?

Os contratos SU Eletricidade, não têm período de fidelização.

Nos contratos SU Eletricidade:

  • Só existe uma tarifa regulada de luz;
  • Só pode contratar eletricidade;
  • Não exitem planos duais de eletricidade e gás;
  • Não existe tarifa de gás;
  • Não é possível contratar serviços adicionais (em caso de avarias, manutenção de equipamentos...).

Que documentos preciso para celebrar um contrato com a SU Eletricidade?

Para aderir ao mercado regulado de energia, precisa de ter consigo os seguintes documentos:

Documentos:

  • Número de Contribuinte (NIF) do titular do contrato;
  • Telefone;
  • Morada;
  • E-mail (caso pretenda aderir à fatura eletrónica);
  • IBAN (caso pretenda débito direto);
  • Última fatura do comercializador atual;
  • CPE (Código Ponto de Entrega) que pode encontrar numa fatura de luz;
  • Potência contratada;

Após a adesão, pode criar uma conta na área de cliente, que lhe permite ter acesso online aos dados do seu contrato, enviar leituras à SU Eletricidade, consultar as suas faturas e outras gestões.

Como alterar titular de um contrato EDP SU?

Para proceder à alteração da titularidade do contrato de eletricidade SU, o novo titular deve ter em sua posse os seguintes documentos:

  1. BI/Cartão de Cidadão e Número de Contribuinte (NIF);
  2. Contrato de arrendamento ou escritura;
  3. Potência contratada (pode ser alterada);
  4. Código Ponto de Entrega (CPE);

⚠️ O processo de alteração de titular num contrato SU Eletricidade pode demorar entre entre 5 a 7 dias úteis a ser concluído.

Ainda sobre alterações de titular, é importante que tenha conhecimento:

  • Se o motivo for divórcio, a pessoa que permanece no imóvel deve solicitar a mudança de titular;
  • Em caso de falecimento, os familiares deverão decidir quem será o novo titular. Pode ainda cancelar o contrato;
  • Se mudou de casa (aluguer ou compra), o novo inquilino deverá ser o titular.

Gerir contratos na Área de Cliente: Se tenciona deixar de gerir contratos de outro titular na sua área de cliente SU Eletricidade, clicar no ícone “Contrato de outro titular”, seguindo as instruções.
Assim que concluído, este processo irá remover todos os contratos associados ao titular/NIF da sua área reservada.

Como cancelar contrato SU Eletricidade e mudar para o mercado liberalizado?

cancelar contrato su eletricidade

 

Nos contratos SU Eletricidade, antiga EDP Universal, o cancelamento é gratuito e sem qualquer penalização para o cliente. Se tiver faturas em atraso, é-lhe apenas cobrado o valor em falta.

 

Para cancelar o seu contrato SU Eletricidade, a rescisão tem de ser solicitada diretamente numa loja SU Eletricidade.

Ao cancelar o contrato SU Eletricidade, deixa de ter contador. Assim, para voltar a ter luz na morada correspondente ao contrato cancelado, precisa de fazer uma nova instalação com uma companhia do mercado livre.

Mudar para o mercado livre de energia A SU Eletricidade é a única comercializadora que atua no mercado regulado. Se pretende continuar a ter eletricidade no imóvel, em vez de cancelar contrato com a EDP SU deverá realizar outro contrato de eletricidade, com outra companhia. Se pretender continuar cliente do grupo EDP, basta contactar a EDP Comercial.

Se não está satisfeito com o seu contrato SU e pretende fazer uma reclamação à SU Eletricidade, saiba como pode fazê-lo no nosso artigo indicado.

Reclamação EDP SU

SU Eletricidade Contratos: Perguntas Frequentes

Posso voltar ao mercado regulado?

Pode, se pretender um plano de baixa tensão e a sua comercializadora do mercado livre não disponha de tarifas equiparadas à regulada. Contudo, lembre-se que em 2025 o mercado regulado deixará de existir e todos os clientes serão obrigados a mudar para o mercado liberalizado.

Quanto tempo tenho para cancelar um contrato com a SU Eletricidade?

Por lei, dispõe de 14 dias úteis para cancelar qualquer contrato, desde o dia da celebração do mesmo.

Num contrato com a SU Eletricidade, existe período de fidelização?

Não. A SU Eletricidade não faz contratos com fidelização e não aplica qualquer penalização aos clientes caso mudem de comercializadora.