A E-Redes é a distribuidora de luz em Portugal Continental. Saiba quais as funções da E-Redes, como saber o CPE, pedir uma nova ligação ou solicitar um aumento de potência.

E-Redes: distribuidora de eletricidade em Portugal

A E-Redes corresponde à ex-EDP Distribuição e é a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em todo o território continental.

A esta entidade podemos referir-nos também como "Operador da Rede de Distribuição" ou ORD.

Funções da E-Redes Distribuição de Eletricidade SA enquanto ORD

Enquanto Operador da Rede de Distribuição de eletricidade, a E-Redes assegura toda a rede elétrica que chega até à sua casa.

Isto inclui a gestão, manutenção e expansão de rede, postos de transformação e outras ações de instalação ou manutenção das infraestruturas.

Independentemente da fornecedora de eletricidade com a qual tem o seu contrato de luz, a E-Redes vai ser sempre a sua distribuidora de eletricidade.

Na verdade, quase todas as gestões do seu contrato de luz vão ser tratadas com a comercializadora.

O contacto com a distribuidora E-Redes deve acontecer apenas quando as questões forem referentes à ligação à rede.

Em que situações devo dirigir-me à E-Redes, em vez da minha comercializadora?

Para fazer um pedido de nova ligação, comunicar uma avaria ou falha elétrica, problemas nos contadores ou reportar qualquer outra situação relacionada com a ligação à rede, deve dirigir-se à distribuidora E-Redes. Para todas as outras questões de faturação ou de contrato, deve falar com a sua comercializadora.

Além disso, a distribuidora de energia elétrica tem outras funções.

A E-Redes Portugal tem como funções:

  • Gerir as ligações à rede elétrica nacional
  • Resolver avarias na rede pública e assegurar o fornecimento de eletricidade no seu imóvel
  • Garantir a segurança e utilização legal da rede elétrica

Apesar do rebranding, a E-Redes continua a assumir as mesmas responsabilidades no mercado de energia português que estavam associadas à antiga EDP Distribuição.

O nome e imagem renovados servem para diminuir a associação da distribuidora ao grupo EDP e reforçar a isenção da E-Redes no mercado energético português.

E-Redes - Distribuição de Eletricidade S.A.

Website Oficial E-Redes

e-redes.pt

Apoio ao cliente

218 100 100

Sede E-Redes

Rua Dom Luís I 12, 1249-008 Lisboa

NIF E-Redes (NIPC)

504 394 029

Como saber o CPE através da E-Redes?

O Código do Ponto de Entrega (CPE) é atribuído pela E-Redes sempre que é feita uma nova instalação de eletricidade.

Mas em que situações pode ser necessário saber o CPE da E-Redes?

⚡ Fiz um pedido de nova ligação

O CPE é enviado ao cliente quando o pedido de nova ligação à E-Redes estiver concluído. Este código é único para cada instalação e vai ser sempre o mesmo, independentemente da companhia de eletricidade contratada.

🔄 Quero mudar de companhia

Se já tem um contador, precisa do CPE para mudar de fornecedora. Pode consultar o CPE em qualquer fatura de eletricidade. O CPE da sua instalação não muda, mesmo que mude de companhia.

Também pode consultar o CPE na E-Redes, através do Balcão Digital. Basta preencher este formulário e ser-lhe-á enviado o CPE.

O pedido de consulta do CPE à E-Redes deve ser feito pelo titular do contrato de eletricidade.

Se tiver dúvidas ou não conseguir obter o CPE com a E-Redes, aconselhamos a contactar diretamente a distribuidora através dos meios de contacto oficiais ou pontos de atendimento.

Quero saber o meu CPE e mudar de fornecedora!

Fale com um agente!

210 203 071 210 203 071 Liguem-me

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Como pedir uma nova ligação à E-Redes?

Se vai morar para uma nova casa ou apartamento que ainda não tem um contador de luz, vai precisar de fazer um pedido de nova ligação à E-Redes.

Pode fazer o pedido para ligar a luz à E-Redes online, através do Balcão Digital, ou num dos pontos de atendimento da E-Redes em Portugal.

De uma forma geral, estas são as fases do processo de nova ligação E-Redes.

Etapas do pedido de ligação à E-Redes

1

Pedido e análise de documentos

2

Encargos iniciais e orçamento

3

Execução e construção

4

Conclusão do pedido e ligação

Após o envio do pedido e análise da documentação, a E-Redes emite uma referência para o pagamento dos encargos iniciais do pedido.

Se o cliente não pagar os encargos iniciais no prazo de 30 dias, o pedido de ligação é anulado.

Depois do pagamento dos encargos iniciais à E-Redes, a distribuidora dará seguimento ao processo e elabora um orçamento para a execução da obra.

Tem 30 dias para pagar o orçamento proposto pela E-Redes

Se aceita o orçamento de custos de nova ligação emitido pela E-Redes, deve realizar o pagamento no prazo de 30 dias. Se não efetuar o pagamento, o pedido de ligação é anulado.

Uma vez validado o orçamento, a E-Redes dará início à obra de construção. A construção pode ser de responsabilidade total do cliente, da E-Redes ou construção partilhada.

Se fizer o pedido de contador à E-Redes de forma digital, tem a vantagem de poder acompanhar o estado do processo no Balcão Digital da E-Redes.

Quanto demora a E-Redes a ligar a luz?

O período estimado para conclusão da ligação à rede vem indicado no orçamento enviado pela E-Redes. Para um pedido de nova ligação em BTN, o prazo da E-Redes para ligar a luz é de 30 dias úteis. No entanto, deve ter em conta que este prazo não inclui todo o processo de abertura de processo, análise dos documentos, pagamento de encargos iniciais e orçamentação.

Quanto custa a nova ligação de luz?

Depende do tipo de obra. Os custos do pedido de nova ligação com a E-Redes incluem os encargos iniciais e o orçamento proposto pela distribuidora para construção da obra. Tenha ainda em conta que o orçamento da E-Redes inclui uma nota para eventuais gastos e encargos devido a terceiros, onde estão incluídas taxas de licenciamento, entre outros.

No caso de a nova morada já ter um contador de luz, só tem que fazer uma alteração do titular da luz e passar o contrato para o nome do novo titular/morador.

Neste caso, vai precisar apenas dos dados do novo titular e de saber o CPE da instalação (pode pedir o CPE à E-Redes sem qualquer custo).

Se tem dúvidas sobre se tem que fazer um pedido de nova ligação ou apenas uma mudança de titular, fale com um agente.

Devo fazer um novo pedido ou uma alteração?

Fale com um agente!

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Devo fazer um novo pedido ou uma alteração?

Fale com um agente!

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Como pedir um aumento de potência à E-Redes?

Não precisa de pedir um aumento de potência à E-Redes se...

O aumento de potência contratada não requer intervenção da E-Redes quando a nova potência não ultrapassa a potência máxima suportada pela instalação. Se for este o seu caso, só tem que entrar em contacto com a sua comercializadora e pedir a alteração de potência sem custos adicionais.

Se não sabe qual a potência máxima suportada pela sua instalação, contacte com a E-Redes.

Por outro lado, se a potência que quer contratar ultrapassa a capacidade da instalação, terá que pedir um aumento de potência à E-Redes.

O pedido de aumento de potência à E-Redes pode ser feito online, através do Balcão Digital.

  • Documentos necessários para pedir um aumento de potência à E-Redes
  • Ficha Eletrotécnica (consulte um exemplo de Ficha Eletrotécnica da E-Redes em PDF) *
  • Declaração de autorização de terceiros - apenas nos casos em que o pedido for efetuado por outra pessoa que não o titular do CPE da instalação existente

A Ficha Eletrotécnica da E-Redes deve conter a constituição da instalação existente, bem como indicação de NIP e CPE para a nova potência pretendida

À semelhança do pedido de nova ligação, a E-Redes emite os encargos iniciais do processo. Só depois de realizar o pagamento destes gastos é que a E-Redes dá seguimento ao processo e envia um orçamento no prazo de 15 dias.

O custo total do aumento de potência da E-Redes vem descrito no orçamento apresentado pela distribuidora e depende de cada caso.

Perguntas Frequentes sobre a E-Redes

O que é a E-Redes e quais as suas funções?

A E-Redes é a antiga EDP Distribuição e é a distribuidora de energia elétrica em Portugal Continental. A E-Redes tem como principais funções assegurar o fornecimento de eletricidade a nível nacional, bem como garantir a eficiência e segurança na utilização de toda a rede elétrica.

Como consultar o CPE com a E-Redes?

Pode consultar o CPE através do Balcão Digital da E-Redes ou por telefone. Também pode encontrar o CPE em qualquer fatura de eletricidade.

Em que situações tenho que fazer um pedido de ligação à E-Redes?

Deve fazer um pedido de ligação à E-Redes apenas nos casos em que a casa ou apartamento ainda não tenha um contador de luz. Nos restantes casos, pode simplesmente pedir uma alteração do titular do contrato (sem custos).

Tenho que contactar a E-Redes sempre que quiser fazer um aumento da minha potência?

Não! Se a potência que quer contratar for à potência máxima suportada pela instalação, não precisa de contactar a E-Redes. Caso contrário, vai precisar de entrar em contacto com a distribuidora e fazer o pedido de aumento de potência à E-Redes.

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