Enviar reclamações à E-Redes, reclamar prejuízos e Fraudes

Está descontente com o serviço da E-Redes? Neste artigo, saiba como fazer reclamações à EDP Distribuição, como reclamar prejuízos causados por avarias elétricas e, ainda, como comunicar uma fraude.
EDP Distribuição, agora com novo nome: E-Redes A 29 de Janeiro de 2021, a EDP Distribuição passou a ser E-Redes. Fundamentalmente, o grupo EDP, para efeitos legais e regulamentares, alterou a imagem EDP Distribuição que, de agora em diante, será E-Redes.
Como fazer reclamações à E-Redes?
Está descontente com o serviço prestado pela distribuidora de eletricidade em Portugal? Se pretende enviar uma reclamação à E-Redes poderá fazê-lo através de:
Como enviar uma reclamação online à E-Redes através de:
Formulário Online
Se optar por enviar a sua reclamação à E-Redes, antiga EDP Distribuição, através do formulário online "Fale Connosco" (à esquerda na página), deverá seguir os passos abaixo:
- Clique no formulário e escolha a opção "Outros Assuntos";
- Indique o seu nome, Número de Identificação Fiscal, email e, se pretender, número de telefone;
- Escreva no campo "Mensagem" o motivo da reclamação à E-Redes e respetiva explicação do sucedido;
- Se fizer sentido, anexe um documento;
- Reveja se está tudo correto e clique em "Submeter".
Livro Reclamações Online
Para apresentar uma queixa à E-Redes, atual E-Redes, através do Livro de Reclamações online, deverá começar por indicar e validar o seu email. Em seguida, clique no link que recebeu no seu correio eletrónico e preencha:
- Dados Pessoais: Nome, Apelido, NIF (Número de Identificação Fiscal) e outro documento identificativo (Cartão de Cidadão, Passaporte, Carta de Condução ou Número de Identificação Estrangeiro);
- Localização: País, Arruamento (Morada), Localidade e Código-Postal;
- Fornecedora, sector de atividade e Entidade Reguladora (ERSE);
- Tema da reclamação à EDP e respetiva explicação;
- CPE, que pode encontrar numa fatura de eletricidade, CUI na fatura de gás natural e documentos em Anexo (opcional);
- Confirmar os dados fornecidos e submeter.
No caso de se ter enganado no preenchimento de dados e só se ter apercebido após enviar a reclamação à E-Redes, não se preocupe. Poderá retificá-la enviando o pedido para [email protected].
E-Redes reclamação de prejuízos por avarias
Já sabe como enviar as reclamações genéricas à E-Redes. No entanto, cada caso é um caso e existem algumas situações mais comuns que têm formulários próprios. É o que acontece, por exemplo, com as reclamações de prejuízos à E-Redes, antiga EDP Distribuição.
Antes de avançar com a reclamação, saiba que a E-Redes apenas se responsabilizará pelas avarias causadas pela interrupção do fornecimento de eletricidade. Se os seus aparelhos avariarem por qualquer outro motivo, não é responsabilidade da distribuidora.
Habitualmente, as interrupções no fornecimento de energia não causam qualquer problema nos seus equipamentos. Ainda assim, pode ocorrer. Nesses casos, saiba o que deverá fazer:

- No site da E-Redes, aceda ao formulário "Comunicação de Prejuízos";
- Indique o nome e a morada do titular da reclamação;
- Preencha o CPE correspondente à morada afetada;
- Escolha a opção "Nova Comunicação";
- Reveja a informação e clique em "Avançar";
- Na 2ª página do formulário indique a data e hora do corte de fornecimento que gerou a avaria;
- Caso a morada seja distinta da indicada anteriormente, preencha os campos de morada;
- Descreva o sucedido e respetivas avarias;
- Se necessário, anexe documentos;
- Abaixo, liste as ocorrências, danos e respetivos valores;
- Reveja a informação e clique em "Submeter" para enviar a reclamação de prejuízos à E-Redes.
A E-Redes responderá ao pedido num prazo máximo de 15 dias úteis após a data de envio. Ainda assim, caso precise de substituir ou reparar os equipamentos entretanto, veja em seguida como proceder:
- Se a reparação for possível: Se decidir reparar o equipamento antes de receber resposta da E-Redes, guarde a fatura da reparação. Será necessária para proceder à indemnização.
- Se a reparação não for possível: Guarde o equipamento avariado para que seja avaliado por um técnico especializado. Guarde a fatura de compra do novo equipamento (que terá de ter características semelhantes ao anterior).
⚠️ No caso de se ter esquecido de identificar algum equipamento danificado quando reclamou à E-Redes, poderá voltar a preencher o formulário indicando que se trata de um "Complemento de comunicação de prejuízos já enviada" no campo "Tipo de Comunicação".
Como reportar uma fraude à E-Redes?
Se foi vítima de fraude ou burla, deve comunicá-la à E-Redes o antes possível. Como afirma a distribuidora no seu website:
Todos os comportamentos que visam obter o consumo de energia elétrica sem pagar o respetivo custo devem ser comunicados. (...) A utilização ilícita de energia elétrica é ilegal e prejudica todos, a começar por si - os clientes, a economia nacional, o Estado, os operadores e os comercializadores.
Desta forma, antes de assinar qualquer contrato de eletricidade ou nova ligação de luz, deverá lê-lo com atenção e verificar todos os dados referentes ao fornecedor ou prestador do serviço.
Mas, afinal, o que precisa de fazer para comunicar a burla à E-Redes? Basta preencher o formulário online indicando:
- No mapa: a morada onde ocorreu a fraude;
- Os responsáveis pela burla;
- A descrição completa do ocorrido;
- Anexe fotografias ou documentos, se necessário;
- Dados para contacto: Nome, email e telefone;
- No final, clique em "Enviar".
Caso pretenda fazer uma denúncia anónima à E-Redes basta que nos "Dados para Contacto" não preencha os campos "Nome" e "Telefone".
Reclamações E-Redes: Perguntas Frequentes
Quais os principais motivos de reclamação à E-Redes?
Interrupções no fornecimento elétrico e prejuízos causados pelas mesmas, avarias na iluminação pública e fraudes estão entre as queixas à E-Redes mais recorrentes.
Em que casos devo apresentar uma reclamação de prejuízos à E-Redes?
Quando a avaria dos seus equipamentos elétricos for consequência de uma interrupção ou falha no fornecimento de energia. Saiba o que deve fazer nesses casos.
Posso reclamar à E-Redes por telefone?
Sim. Para isso deve recorrer ao contacto de Apoio ao Cliente da E-Redes.
A minha comercializadora não assumiu as leituras que enviei. Devo reclamar à E-Redes?
Não. O mais indicado será entrar em contacto com a sua fornecedora de eletricidade. No entanto, se preferir comunicar as leituras à E-Redes poderá fazê-lo.