Enviar reclamações à E-Redes, reclamar prejuízos e provedor E-Redes
Saiba como fazer reclamações à E-Redes, como reclamar prejuízos causados por picos de corrente, quanto tempo demora a obter uma resposta às queixas e como recorrer ao Provedor de Cliente E-Redes.
Como apresentar reclamações à E-Redes?
Está descontente com o serviço prestado pela distribuidora E-Redes ? Se pretende enviar uma reclamação à E-Redes, poderá fazê-lo de várias formas.
Formulário E-Redes
Pode enviar reclamações à E-Redes através do formulário "Contacte-nos", disponível no site da E-Redes.
Livro de Reclamações Online
Outra das formas de apresentar uma reclamação à E-Redes é através do Livro de Reclamações online.
Contactos E-Redes
Também pode apresentar reclamações à E-Redes através dos canais de apoio ao cliente da distribuidora.
Como enviar uma reclamação à E-Redes através do formulário online?
Se optar por apresentar a reclamação à E-Redes online, através do formulário "Contacte-nos", deve seguir os passos abaixo:
- Aceda ao formulário e escolha a opção que melhor se adequa à sua reclamação
- Se não encontrar uma opção, escolha "O nosso atendimento", seguido de "Outros Assuntos"
- Indique o seu nome, Número de Identificação Fiscal, email e, se pretender, número de telefone
- Escreva no campo "Mensagem" o motivo da reclamação à E-Redes e respetiva explicação do sucedido
- Se fizer sentido, anexe um documento
- Reveja se está tudo correto e clique em "Submeter"
Como enviar uma reclamação à E-Redes através do Livro de Reclamações online?
Para apresentar uma queixa à E-Redes através do Livro de Reclamações online, deve começar por indicar e validar o seu email.
Em seguida, clique no link que recebeu no seu correio eletrónico e preencha:
- Dados Pessoais: nome, apelido, NIF (Número de Identificação Fiscal)
- Localização: morada, localidade e código-postal
- Fornecedora, setor de atividade e Entidade Reguladora (ERSE)
- Tema da reclamação à E-Redes e respetiva explicação
- CPE, que pode encontrar numa fatura de eletricidade e documentos em Anexo (opcional)
- Confirmar os dados fornecidos e submeter
No caso de se ter enganado no preenchimento de dados e só se ter apercebido após enviar a reclamação à E-Redes, não se preocupe.
Pode retificar a queixa enviada à E-Redes enviando o pedido para [email protected].
Reclamação à E-Redes por prejuízos ou avarias
Antes de avançar com a reclamação de prejuízos à E-Redes... Saiba que a E-Redes apenas se responsabiliza pelos prejuízos causados pela interrupção do fornecimento de eletricidade. Se os seus aparelhos avariarem por qualquer outro motivo, não é responsabilidade da distribuidora.
Habitualmente, as interrupções no fornecimento de energia não causam qualquer problema nos seus equipamentos.
No entanto, falhas ou picos de corrente podem danificar alguns equipamentos. Saiba o que fazer para comunicar danos e prejuízos à E-Redes.
Como enviar uma reclamação de prejuízos à E-Redes?
Se optar por apresentar a reclamação à E-Redes online, através do formulário "Contacte-nos", deve seguir os passos abaixo:
- Aceda ao formulário de Comunicação de Prejuízos da E-Redes
- Indique se já tem ou não registo digital na E-Redes
- Escolha a opção "Nova Comunicação"
- Siga os passos e responda às perguntas
- Descreva o dano/prejuízo e anexe documentos sempre que necessário
- Confirme todos os dados e clique em "Submeter" para enviar a reclamação de prejuízos à E-Redes
A E-Redes responderá ao pedido num prazo máximo de 15 dias úteis após a data de envio. Ainda assim, caso precise de substituir ou reparar os equipamentos, veja em seguida como proceder. 👇︎
- Se a reparação for possível: se decidir reparar o equipamento antes de receber resposta da E-Redes, guarde a fatura da reparação. Será necessária para proceder à indemnização por prejuízos da E-Redes.
- Se a reparação não for possível: guarde o equipamento avariado para que seja avaliado por um técnico especializado. Guarde a fatura de compra do novo equipamento (que terá de ter características semelhantes ao anterior).
Caso se tenha esquecido de identificar algum equipamento danificado, poderá voltar a preencher o formulário indicando que se trata de um "Complemento de Comunicação de Prejuízos já enviada" no campo "Tipo de Comunicação".
Reportar uma fraude à E-Redes
Se foi vítima de fraude ou burla, deve comunicar a fraude à E-Redes o antes possível.
Mas, afinal, o que precisa de fazer para comunicar a burla à E-Redes? Basta preencher o formulário online indicando:
- No mapa: a morada onde ocorreu a fraude;
- Os responsáveis pela burla;
- A descrição completa do ocorrido;
- Anexe fotografias ou documentos, se necessário;
- Dados para contacto: Nome, email e telefone;
- No final, clique em "Enviar".
Caso pretenda fazer uma denúncia anónima à E-Redes basta que nos "Dados para Contacto" não preencha os campos "Nome" e "Telefone".
Quanto tempo demora a resposta da reclamação à E-Redes?
15 dias úteis
A resposta às reclamações feitas à E-Redes deve acontecer no prazo de 15 dias úteis. Se não for possível cumprir com esta data, a E-Redes deve comunicar ao cliente o estado da reclamação.
Caso a E-Redes não envie uma resposta ou um ponto de situação sobre a reclamação à E-Redes no prazo de 15 dias, o cliente tem o direito a receber uma compensação (de acordo com o Regulamento de Qualidade de Serviço publicado pela ERSE).
Para saber o estado da reclamação à E-Redes, pode contactar a distribuidora de energia elétrica através dos meios de contacto habituais ou dirigir-se a um ponto de atendimento da E-Redes em Portugal.
Se não receber resposta à reclamação da E-Redes ou não ficar satisfeito com a resolução, pode recorrer através do Provedor do Cliente da E-Redes.
Provedor do Cliente E-Redes
O Provedor do Cliente E-Redes é uma figura de segunda instância que atua de forma independente e externa, para garantir a boa relação entre a E-Redes e os seus clientes.
Algumas das principais funções do Provedor do Cliente E-Redes incluem:
- Avaliar as queixas/reclamações efetuadas pelos clientes da E-Redes
- Estabelecer diálogo e mitigar conflitos entre os clientes queixosos e a E-Redes
Qualquer cliente doméstico ou não-doméstico pode recorrer ao Provedor de Cliente E-Redes. Podem aceder a este recurso clientes que ainda não tenham obtido uma resposta à reclamação ou que não tenham ficado satisfeitos com a resposta.
🤷 Ainda não recebeu resposta
Se já passou o prazo previsto de 15 dias úteis e ainda não recebeu uma resposta à sua queixa, pode recorrer ao Provedor da E-Redes.
👎 Não está satisfeito com a resposta
Por outro lado, se já obteve resposta por parte da E-Redes mas não está de acordo com a resolução, também pode recorrer ao provedor de cliente.
Para recorrer ao Provedor da E-Redes só tem que apresentar o seu caso na página web do Provedor E-Redes.
Depois de enviar o pedido ao Provedor de Cliente E-Redes, irá receber uma Chave de Processo, da qual vai necessitar para acompanhar o estado da reclamação. Os estados do processo podem ser os seguintes:
- Pendente de informações dos serviços da E-REDES
- Em apreciação
- Respondido
A resposta do Provedor E-Redes demora cerca de 1 mês e é enviada para o endereço de email facilitado pelo cliente durante o processo.
Recordamos que só devem recorrer ao Provedor da E-Redes os clientes já tenham efetuado uma reclamação à E-Redes pelos canais indicados e que não tenham obtido resposta ou não ficaram satisfeitos com a mesma.
Perguntas Frequentes sobre Reclamações à E-Redes
Quais os principais motivos de reclamação à E-Redes?
Interrupções no fornecimento elétrico e prejuízos causados por picos de corrente, avarias na iluminação pública e fraudes estão entre as queixas mais comuns à E-Redes.
Existe algum email para enviar reclamação à E-Redes?
Não existe um email de reclamação da E-Redes. Saiba como enviar uma reclamação à E-Redes.
Em que casos devo apresentar uma reclamação de prejuízos à E-Redes?
Quando a avaria dos seus equipamentos elétricos for consequência de uma interrupção ou falha no fornecimento de energia. Saiba como comunicar prejuízos à E-Redes.
Posso reclamar à E-Redes por telefone?
Sim, pode fazer reclamações à E-Redes por telefone, no site da E-Redes ou no Livro de Reclamações Online. Se preferir, também pode dirigir-se a um ponto de atendimento da E-Redes e falar com um assistente.
A minha comercializadora não assumiu as leituras que enviei. Devo reclamar à E-Redes?
Não. O mais indicado será entrar em contacto com a sua fornecedora de eletricidade. No entanto, se preferir comunicar as leituras diretamente à E-Redes também pode fazê-lo.