chamada gratuita

Quer saber qual a melhor tarifa para a sua casa?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando a tarifa e o ciclo horário ideais para a sua casa e o seu consumo.

chamada gratuita

Quer saber qual a melhor tarifa para a sua casa?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando a tarifa e o ciclo horário ideais para a sua casa e o seu consumo.

Comunicar Leituras Endesa: Contactos, Contador e Área Online My Endesa

Endesa Leituras
Endesa Leituras

Mostramos como enviar leituras à Endesa para garantir que as faturas não são baseadas em estimativas. Veja os contactos da My Endesa e telefones que pode utilizar.

Endesa Leituras

Na Endesa, tal como acontece com todas as outras fornecedoras, é muito importante o envio das leituras. Comunicar leituras à Endesa é fundamental para garantir que, no final do mês, as suas faturas chegam baseadas no consumo real, e não em estimativas da Endesa.

As leituras da Endesa, sejam de eletricidade ou de gás natural, devem ser enviadas dentro dos prazos sugeridos em cada fatura de energia. Esses números podem ser visualizados no contador de energia que tem em casa, normalmente dentro do imóvel e, no caso de prédios, no corredor do edifício.

My Endesa: Leituras Online

Atualmente, já pode evitar erros nas faturas da Endesa de forma digital. O que quer isso dizer? A partir da My Endesa, a área de cliente da fornecedora, já pode enviar os números que retira do seu contador de luz ou gás natural.

Para colocar na My Endesa leituras de energia, deve entrar na área de cliente, dentro do próprio site da empresa. Mas esta não é a única função da My Endesa.

Além de enviar leituras, nesta área de cliente também pode consultar e pagar faturas, bem como gerir o contrato com a Endesa, nomeadamente alterar o titular ou a potência contratada.

Endesa Comunicar Leituras: Como?

Atualmente, são várias as formas de comunicar leituras à sua fornecedora. A comunicação das leituras à Endesa pode ser realizada através dos seguintes meios:

  • Telefone de Leituras da Endesa;
  • Site da Endesa;
  • Área de Cliente My Endesa;
  • Formulário da Endesa Online;

Ao optar pela última opção, o formulário, deve preencher, além dos seus dados pessoais (Nome, NIF, email) outras informações que vão ajudar a personalizar o apoio ao cliente da Endesa. Deve indicar, por exemplo, se é cliente da Endesa ou não, a razão de contacto e qual a informação pretendida.

No final, pode indicar se prefere que resposta ao seu pedido seja enviada por email ou por sms.

Para realizar as leituras de consumo, terá de se dirigir aos contadores de eletricidade e gás natural e observar os números que lá aparecem. Compare os números do seu contador com os números que aparecem na sua fatura e verifique se são as leituras reais ou uma estimativa de consumo. Se forem, comece então a enviar as leituras à Endesa.

Endesa Leituras: Contactos

Em seguida, apresentamos os contactos para leituras da Endesa, ou seja, os números de telefone para quais pode ligar para enviar os números do contador.

800 101 033Telefone para Comunicar Leituras à Endesa. Este número é gratuito e está disponível 24h, todos os dias da semana.

800 507 507Telefone para Comunicar Leituras da Endesa à EDP Distribuição, responsável pelo seu envio. Este número é gratuito e está disponível 24h, todos os dias da semana.

Já para conseguir enviar as suas leituras de gás natural à distribuidora, deve informar-se primeiro qual é a que atua na sua região. Isto porque, ao contrário do que acontece com a EDP Distribuição que detém o monopólio da distribuição da luz, a distribuição de gás natural depende da sua área de residência.

Para qualquer dúvida, pode também dirigir-se a um dos dois balcões de atendimento da Endesa, ou no Porto, ou em Lisboa:

Lojas Endesa
Loja Endesa Lisboa Loja Endesa Porto
R. Abranches Ferrão, 10 Piso 1 e 2 1600-001 Lisboa Av. Fernão Magalhães, 1862 Piso 1 4350-148 Porto

Ambas as lojas da Endesa estão situadas nas Lojas do Cidadão de cada cidade.

Documentos para Comunicação de Leituras Endesa

Comunicar as leituras à Endesa, à OZ Energy ou a outra fornecedora é um processo simples e gratuito. Ainda assim, deve ter em conta que deve apresentar alguns documentos e informações para conseguir enviar as leituras à Endesa:

  • Código do Ponto de Entrega (CPE), no caso das leituras de luz da Endesa;
  • Se quiser enviar as leituras de gás natural à Endesa, em vez do CPE, deve indicar o CUI - Código Universal de Instalação;
  • Número de Identificação Fiscal associado ao contrato da Endesa;
  • Número de cliente/conta;

Para facilitar o envio da sua leitura da Endesa aconselhamos a que tenha também uma das suas últimas faturas à mão. Desta forma, será mais fácil encontrar qualquer dado solicitado pela empresa.

Endesa Leitura: Contador Avariado

Fazer a leitura do contador da Endesa pode tornar-se mais confuso se este estiver avariado. Um dos problemas mais comuns, é que a leitura do contador seja maior do que o consumo real.

Se desconfiar dessa avaria do contador da Endesa, faça um teste antes de contactar a sua fornecedora. Para isso, deve desligar todas as luzes e possíveis aparelhos que estejam a consumir energia, como televisões ou aquecedores. Volte a dirigir-se ao contador.

Se o número do visor continuar a aumentar, tem um problema. Se não, pode simplesmente achar que consumia menos do que consome na realidade. Para resolver as avarias relacionadas com o contador deve encontrar a EDP Distribuição, caso seja o contador da luz, ou a sua distribuidora de gás natural, caso seja esse o contador.

Atualizado em