chamada gratuita

Quer saber qual a melhor tarifa para a sua casa?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando a tarifa e o ciclo horário ideais para a sua casa e o seu consumo.

Comunicar Leituras Endesa: Contacto, Área de Cliente, Ler Contador

Endesa Leituras

Comunique as suas leituras à Endesa através da área de cliente, por telefone ou online, no site da companhia. Saiba como ler o contador Endesa e quais os dados necessários para enviar as contagens.


O que preciso para comunicar leituras à Endesa?

Quer comunicar as leituras à Endesa? Pode fazê-lo por telefone, através do formulário online ou diretamente na área de cliente My Endesa. No entanto, antes de contactar a companhia, deve ter junto a si uma fatura de energia, para indicar os seguintes dados:

  • Código de Ponto de Entrega (CPE), para comunicar à Endesa a contagem de luz e tarifas duais;
  • Código Universal de Instalação (CUI), para comunicar à Endesa a contagem de gás natural e tarifas duais;
  • Número de Contribuinte (NIF) do titular do contrato;
  • Número de cliente ou conta Endesa.

Se optar por comunicar as leituras na área de cliente My Endesa, não precisará do número de cliente, uma vez que este está associado ao seu perfil.

Como ler o contador Endesa?

Os documentos estão a postos mas, antes de dar as contagens à Endesa, importa ler corretamente os seus contadores de eletricidade e gás natural.

Na Endesa, a leitura do contador de eletricidade mais habitual consiste no registo dos números anteriores à vírgula ou que não estão sobre um fundo vermelho nem apresentados a encarnado (como representado na imagem abaixo).

Ler Contador Eletricidade

Ainda assim, existem diversos tipos de contadores e, por isso, várias formas de leitura:

Contador Estático 💡

  • Aponte a data e as horas;

  • Tome nota do consumo correspondente a cada ciclo horário;

  • Registe as horas de vazio, ponta e cheias, conforme a ordem indicada no ecrã digital.

Contador Híbrido 💡

Para tarifas simples:

 

Para tarifas bi e tri-horárias:

  • Registe os valores representados com "∑";
  • "🌞" - horas fora do vazio ou de cheia;
  • "🌙" - horas de vazio;
  • "^" - horas de ponta.

Mais simples ainda é ler o contador de gás natural. Basta registar os números que aparecem sob um fundo negro, excluindo os que estão num fundo vermelho.

Ao enviar as leituras mensalmente pagará os seus consumos reais e não os estimados pela companhia. Em todo o caso, a Endesa efetua leituras periódicas de 3 em 3 meses, para as contagens de eletricidade e, de 2 em 2, para as de gás natural.

Leituras Endesa: Como enviar na área de cliente?

Uma das formas mais simples e cómodas de evitar erros na fatura da Endesa e comunicar as leituras à companhia é a partir do My Endesa, a área de cliente da Endesa Online. Passo a passo, veja como é fácil:

  1. Registe-se no My Endesa e inicie sessão na sua área de cliente;
  2. Entre na secção "Comunicar Leituras" da Endesa;
  3. Preencha os campos indicados com os números retirados do seu contador e os dados solicitados pelo My Endesa.

Como enviar leituras quando o contador está avariado?

Entre reclamações, falhas e problemas relacionados com as leituras do contador, um dos mais comuns é que a contagem seja superior ao seu consumo real. Nesse caso, o que deve fazer para comunicar à Endesa a leitura real do contador?

Antes de ficar alarmado e contactar a Endesa, que tal testarmos o seu equipamento? Comece por desligar todas as luzes e, se possível, os aparelhos que estejam ligados à corrente. Volte a dirigir-se ao contador e se:

  • O número do visor continua a aumentar: o seu contador está com uma anomalia;
  • O número do visor estabilizou: parece estar tudo bem com o seu contador e o mais provável é que consuma mais energia do que pensava.

🛠 Se o contador apresentou uma anomalia:

Entre em contacto com a EDP Distribuição, caso se trate do contador da luz, ou com a sua distribuidora de gás natural, caso seja esse o contador.

Contactos EDP Distribuição Qual a minha Distribuidora de Gás Natural?

Perguntas Frequentes sobre a My Endesa

✔️ Como comunicar a leitura à Endesa?

Para comunicar a sua leitura à Endesa mensalmente, pode optar por fazê-lo telefonicamente, através do 800 101 033, preenchendo o formulário online ou diretamente na sua área de cliente My Endesa, de forma simples e cómoda.

📝 O que acontece se não enviar as minhas leituras à Endesa mensalmente?

Se não enviar as leituras à Endesa todos os meses, as suas faturas serão baseadas em estimativas e não no seu consumo real. Assim, acabará por pagar mais do que devia. No entanto, a companhia realiza leituras periódicas aos seus contadores de 2 em 2 meses, no caso do gás natural, e de 3 em 3, para as contagens de eletricidade.

💻 Para enviar leituras no My Endesa tenho de estar registado?

Sim. Para aceder à área de cliente da Endesa e poder enviar as suas leituras terá de estar registado no portal My Endesa.

Atualizado em