Opiniões sobre a Endesa
A Endesa recebe avaliações maioritariamente negativas dos clientes, sobretudo devido ao fraco atendimento ao cliente e dificuldades no contacto telefónico, apesar de ter algumas ofertas de preços competitivos. Se valoriza apoio eficiente, esta poderá não ser a solução ideal.
Opiniões da Endesa e comentários de clientes
Se é representante da companhia à qual está dirigida esta avaliação online, oferecemos-lhe duas formas grátis para reagir à opinião publicada.
1/ Indique-nos se tem alguma dúvida sobre a autenticidade desta avaliação através do email [email protected]. Por favor, indique também o número da avaliação e indique as razões para o seu pedido.
2/ Contacte-nos através do email [email protected] para solicitar acesso e poder responder a cada uma das opiniões publicadas. A resposta será publicada abaixo da avaliação em questão.
A Endesa está classificada com 1.30 no Google, 3.30 no Trustpilot, 70.00 no Portal da Queixa e 2.10 no Selectra. Em Portugal, existem cerca de 28 fornecedores de energia. Saiba como está avaliada a Endesa relativamente aos concorrentes.
Todas as opiniões publicadas são confirmadas por email para garantir a sua veracidade. Os utilizadores declaram ser ou terem sido clientes da Endesa ao partilharem a sua experiência.
Comentários Positivos sobre a Endesa
Nao sou cliente Endesa. Quero dar conhecimento que recebi seguinte SMS de Endesa:
"Prezado Cliente, tem uma fatura em atraso. Pague ate 07/11 para evitar CORTE. Ent. 45015 Ref. 386 380 575 Valor.149.90"
A referencia dá para clicar, o que nao fiz pois acho que é fraude.
( nao encobtrei outra forma de vos dar conhecimento deste sms que acho fraudulento)
Se é representante da companhia à qual está dirigida esta avaliação online, oferecemos-lhe duas formas grátis para reagir à opinião publicada.
1/ Indique-nos se tem alguma dúvida sobre a autenticidade desta avaliação através do email [email protected]. Por favor, indique também o número da avaliação e indique as razões para o seu pedido.
2/ Contacte-nos através do email [email protected] para solicitar acesso e poder responder a cada uma das opiniões publicadas. A resposta será publicada abaixo da avaliação em questão.
As opiniões analisadas mostram que a Endesa se destaca pelas suas ofertas adaptáveis a diferentes perfis de consumidores.
A competitividade dos preços e a variedade de opções são pontos frequentemente realçados de forma positiva pelos clientes.
- Preços competitivos em várias tarifas, proporcionando poupança aos consumidores face a outras fornecedoras.
- Possibilidade de personalização dos planos de energia, ajustando-se a diferentes necessidades e perfis de consumo.
- Disponibilidade de serviços de eletricidade e gás para clientes domésticos e empresariais, facilitando toda a gestão com um único fornecedor.
Comentários Negativos sobre a Endesa
EMPRESA INCORRETA. Sou brasileira e desconheço o modelo de opção de escolher fornecedora. Recebi ligação da empresa Endesa dizendo que após problema da E-rede ao instalar medidor na minha residência não poderia continuar com Gold Energy. Por ignorar as regras aceitei. Depois soube que estava a levar um golpe pois não existe essa de ter que sair da Gold. NAO QUERO ESSA EMPRESA a fornecer energia para minha casa. Fui enganada
Ver mais Ver menosSe é representante da companhia à qual está dirigida esta avaliação online, oferecemos-lhe duas formas grátis para reagir à opinião publicada.
1/ Indique-nos se tem alguma dúvida sobre a autenticidade desta avaliação através do email [email protected]. Por favor, indique também o número da avaliação e indique as razões para o seu pedido.
2/ Contacte-nos através do email [email protected] para solicitar acesso e poder responder a cada uma das opiniões publicadas. A resposta será publicada abaixo da avaliação em questão.
As opiniões dos clientes sobre a Endesa revelam insatisfações em diferentes aspetos do serviço prestado. Muitos consumidores relatam experiências aquém do esperado, especialmente no apoio ao cliente e processos administrativos.
- Dificuldades frequentes em contactar o apoio ao cliente telefónico e obter respostas rápidas ou eficazes.
- Processos de faturação e gestão de contratos considerados confusos e, por vezes, com erros ou cobranças inesperadas.
- Escassez de lojas físicas fora das zonas de Lisboa e Porto, dificultando o atendimento presencial a quem reside noutras regiões.
A nossa avaliação sobre a Endesa
A Endesa é uma das maiores comercializadoras de energia em Portugal, com ofertas para casas e empresas.
Os preços são competitivos, mas podem variar muito entre as diferentes tarifas disponíveis.
No relatório da ERSE, o atendimento telefónico ficou abaixo do padrão, com apenas 54%.
Existem lojas físicas só em Lisboa e Porto, dificultando o atendimento presencial noutras regiões.

Endesa
A comercializadora Endesa está assim avaliada nas diversas plataformas:
- Google: 1.3 de 627 Votos
- Trustpilot: 3.3 de 7339 Votos
- Portal da Queixa: 70 de 2754 Votos
- Selectra: 2.1 de 155 Votos
Avaliação Selectra sobre as tarifas da Endesa
Em Julho de 2025, a oferta com o melhor preço da Endesa é Simples Eletricidade (DD+FE) com um preço de 79,59 €/mês .
Acresce IVA e impostos à taxa legal em vigor. Preços calculados com 6,90 kVA de potência 417 kWh de consumo mensal aproximado.
Mas se o preço não é o único fator que importa, existe muito mais a saber sobre as tarifas e preços da Endesa.
As tarifas de luz e gás apresentadas pela Endesa estão disponíveis para particulares e empresas, com preços competitivos face à média do mercado. Existem ofertas fixas e indexadas que permitem escolher a opção mais adequada ao perfil de consumo e à previsão de evolução dos preços da energia.
Prós e contras das tarifas da Endesa
Prós
✔ Preços competitivos face a outras fornecedoras ✔ Variedade de tarifas para diferentes perfis de consumoContras
✕ Algumas tarifas podem ter custos ocultos associados ✕ Opções tarifárias pouco flexíveis para diferentes perfis de consumoPode consultar estas e outras tarifas e preços da Endesa no artigo dedicado.
Consultar mais tarifas
Endesa vs. outras comercializadoras
A seguir pode consultar como a Endesa é classificada em relação a outras empresas de energia de destaque em Portugal.
# | Companhia | Pontuação | Total de votos |
---|---|---|---|
1 |
![]() |
4,13 / 5 |
1517 |
2 |
![]() |
3,99 / 5 |
4288 |
3 |
![]() |
3,79 / 5 |
3611 |
4 |
![]() |
3,22 / 5 |
10875 |
5 |
![]() |
3,03 / 5 |
874 |
Opiniões de outras companhias
O que fazer se não estou contente com a Endesa?
Mudar de fornecedor
Pode mudar de fornecedor de energia online e sem custos com a equipa da Selectra.
Apresentar uma reclamação
Pode apresentar uma reclamação à fornecedora através do Livro de Reclamações online.
Se não estiver satisfeito com a sua companhia de eletricidade e gás, pode optar pela mudança de fornecedor, um processo que não tem custos e no qual nunca ficará sem energia. Em alternativa, pode apresentar uma reclamação através do livro de reclamações online ou diretamente junto da própria companhia.
EMPRESA INCORRETA. Sou brasileira e desconheço o modelo de opção de escolher fornecedora. Recebi ligação da empresa Endesa dizendo que após problema da E-rede ao instalar medidor na minha residência não poderia continuar com Gold Energy. Por ignorar as regras aceitei. Depois soube que estava a levar um golpe pois não existe essa de ter que sair da Gold. NAO QUERO ESSA EMPRESA a fornecer energia para minha casa. Fui enganada
Ver mais Ver menos