Opiniões sobre a Endesa
A Endesa recolhe críticas negativas dos clientes, sobretudo pelo atendimento telefónico abaixo do esperado e dificuldade de contacto. Muitos consideram os preços das tarifas competitivos, mas salientam falhas graves no apoio ao cliente e fraca rede de lojas físicas.
Opiniões da Endesa e comentários de clientes
Se é representante da companhia à qual está dirigida esta avaliação online, oferecemos-lhe duas formas grátis para reagir à opinião publicada.
1/ Indique-nos se tem alguma dúvida sobre a autenticidade desta avaliação através do email [email protected]. Por favor, indique também o número da avaliação e indique as razões para o seu pedido.
2/ Contacte-nos através do email [email protected] para solicitar acesso e poder responder a cada uma das opiniões publicadas. A resposta será publicada abaixo da avaliação em questão.
A Endesa está classificada com 1.30 no Google, 3.30 no Trustpilot, 70.50 no Portal da Queixa e 2.10 no Selectra. Em Portugal, existem cerca de 28 fornecedores de energia. Saiba como está avaliada a Endesa relativamente aos concorrentes.
Todas as opiniões no site da Selectra são verificadas por email para garantir a sua autenticidade. Apenas clientes de Endesa, atuais ou antigos, podem partilhar as suas experiências.
Comentários Positivos sobre a Endesa
Nao sou cliente Endesa. Quero dar conhecimento que recebi seguinte SMS de Endesa:
"Prezado Cliente, tem uma fatura em atraso. Pague ate 07/11 para evitar CORTE. Ent. 45015 Ref. 386 380 575 Valor.149.90"
A referencia dá para clicar, o que nao fiz pois acho que é fraude.
( nao encobtrei outra forma de vos dar conhecimento deste sms que acho fraudulento)
Se é representante da companhia à qual está dirigida esta avaliação online, oferecemos-lhe duas formas grátis para reagir à opinião publicada.
1/ Indique-nos se tem alguma dúvida sobre a autenticidade desta avaliação através do email [email protected]. Por favor, indique também o número da avaliação e indique as razões para o seu pedido.
2/ Contacte-nos através do email [email protected] para solicitar acesso e poder responder a cada uma das opiniões publicadas. A resposta será publicada abaixo da avaliação em questão.
As opiniões recolhidas no site da Selectra e em portais como Portal da Queixa e Trustpilot destacam aspetos relevantes do serviço da Endesa. Apesar de algumas críticas, existem pontos reconhecidamente positivos que merecem ser destacados.
- Preços competitivos nas tarifas de eletricidade e gás, oferecendo opções variadas para diferentes perfis de consumidor.
- Oferta de campanhas e promoções frequentes, permitindo aos clientes usufruir de bons descontos e condições vantajosas.
- Facilidade no processo de adesão e de gestão de contratos através do serviço online, tornando o processo mais simples e rápido.
Comentários Negativos sobre a Endesa
EMPRESA INCORRETA. Sou brasileira e desconheço o modelo de opção de escolher fornecedora. Recebi ligação da empresa Endesa dizendo que após problema da E-rede ao instalar medidor na minha residência não poderia continuar com Gold Energy. Por ignorar as regras aceitei. Depois soube que estava a levar um golpe pois não existe essa de ter que sair da Gold. NAO QUERO ESSA EMPRESA a fornecer energia para minha casa. Fui enganada
Ver mais Ver menosSe é representante da companhia à qual está dirigida esta avaliação online, oferecemos-lhe duas formas grátis para reagir à opinião publicada.
1/ Indique-nos se tem alguma dúvida sobre a autenticidade desta avaliação através do email [email protected]. Por favor, indique também o número da avaliação e indique as razões para o seu pedido.
2/ Contacte-nos através do email [email protected] para solicitar acesso e poder responder a cada uma das opiniões publicadas. A resposta será publicada abaixo da avaliação em questão.
A opinião dos clientes sobre a Endesa evidencia algumas dificuldades no serviço. As principais críticas concentram-se em questões relacionadas com o atendimento e apoio ao cliente.
- Atendimento telefónico lento ou ineficaz, dificultando a resolução rápida de problemas e esclarecimento de dúvidas.
- Pouca disponibilidade de lojas físicas, estando concentradas apenas em Lisboa e Porto, o que limita o acesso ao apoio presencial.
- Diferença significativa entre tarifas, criando incerteza e exigindo maior atenção na escolha da oferta mais adequada.
A nossa avaliação sobre a Endesa
A Endesa é uma das maiores comercializadoras de energia em Portugal, oferecendo luz e gás para casas e empresas.
As suas ofertas têm preços competitivos, mas há grande diferença entre as tarifas mais baratas e as mais caras.
Segundo a ERSE, em 2023 o atendimento telefónico ficou abaixo do padrão, atingindo apenas 54%.
Lojas físicas só existem em Lisboa e Porto, o que dificulta o atendimento presencial fora destas cidades.

Endesa
A comercializadora Endesa está assim avaliada nas diversas plataformas:
- Google: 1.3 de 639 Votos
- Trustpilot: 3.3 de 7684 Votos
- Portal da Queixa: 70.5 de 2800 Votos
- Selectra: 2.1 de 155 Votos
Avaliação Selectra sobre as tarifas da Endesa
Em Setembro de 2025, a oferta com o melhor preço da Endesa é Simples Eletricidade Endesa (DD+FE) com um preço de 79,59 €/mês .
Acresce IVA e impostos à taxa legal em vigor. Preços calculados com 6,90 kVA de potência 417 kWh de consumo mensal aproximado.
Mas se o preço não é o único fator que importa, existe muito mais a saber sobre as tarifas e preços da Endesa.
As tarifas de luz e gás da Endesa apresentam preços abaixo da média, sendo uma opção competitiva para consumidores residenciais. A Endesa oferece tarifas fixas e indexadas, adaptando-se a diferentes perfis de consumo de particulares e empresas.
Prós e contras das tarifas da Endesa
Prós
✔ Preços competitivos face a outros fornecedores ✔ Facilidade na gestão e adesão às tarifasContras
✕ Tarifas pouco competitivas face a outros fornecedores ✕ Custos adicionais pouco transparentesPode consultar estas e outras tarifas e preços da Endesa no artigo dedicado.
Consultar mais tarifas
Endesa vs. outras comercializadoras
A Endesa apresenta um desempenho destacado entre as principais empresas do sector energético em Portugal, conforme se pode ver na tabela comparativa seguinte.
# | Companhia | Pontuação | Total de votos |
---|---|---|---|
1 |
![]() |
4,12 / 5 |
1568 |
2 |
![]() |
4,08 / 5 |
4394 |
3 |
![]() |
3,66 / 5 |
3641 |
4 |
![]() |
3,23 / 5 |
11278 |
5 |
![]() |
3,10 / 5 |
891 |
Opiniões de outras companhias
O que fazer se não estou contente com a Endesa?
Mudar de fornecedor
Pode mudar de fornecedor de energia online e sem custos com a equipa da Selectra.
Apresentar uma reclamação
Pode apresentar uma reclamação à fornecedora através do Livro de Reclamações online.
Se não estiver satisfeito com o serviço, pode optar pela mudança de fornecedor, um processo que não tem custos e durante o qual os utilizadores nunca ficam sem energia. Outra opção é apresentar uma reclamação no livro de reclamações online ou diretamente junto da própria companhia.
EMPRESA INCORRETA. Sou brasileira e desconheço o modelo de opção de escolher fornecedora. Recebi ligação da empresa Endesa dizendo que após problema da E-rede ao instalar medidor na minha residência não poderia continuar com Gold Energy. Por ignorar as regras aceitei. Depois soube que estava a levar um golpe pois não existe essa de ter que sair da Gold. NAO QUERO ESSA EMPRESA a fornecer energia para minha casa. Fui enganada
Ver mais Ver menos