Metodologia dos comparadores e comparativos
Este site é editado pela Selectra. Oferecemos várias secções de informações sobre contratos para a casa e comparações. Esta secção tem como objetivo esclarecer o funcionamento dessas informações com um espírito de transparência para o consumidor e em conformidade com a legislação vigente.
Índice
- Quadro geral
- Especificidades por mercado
- A metodologia das comparações em Energia
- A metodologia das comparações em Telecomunicações
A nossa ambição: fazer tudo para transmitir confiança nos nossos serviços
Enquanto líder na comparação de preços de energia e serviços de comunicação (e desafiante na comparação de preços de seguros), a Selectra visa manter-se distante de práticas comerciais de curto prazo que possam prejudicar a sua reputação a longo prazo. Nascida em 2007 e ainda dirigida pelos seus fundadores, a Selectra está aqui para durar e conquistar a confiança dos seus clientes, para que estes regressem espontaneamente a comparar no nosso site.
Aspectos regulamentares
Bem obviamente, o comparador da Selectra respeita as obrigações especificadas pelo decreto n.º 2024-753 de 7 de julho de 2024. e, portanto, nomeadamente o artigo D111-7 do Código de Consumo, tomado para a aplicação do artigo L111-7 do mesmo código.
Quanto aos seguros e serviços bancários, a SELECTRA, SAS registada no RCS de Paris sob o número 499 807 147, com sede na 66 rue Sébastien Mercier, 75015 Paris, está referenciada na ORIAS, a autoridade de controlo dos comparadores e corretores de seguros ou serviços bancários (nosso número de registo: 16000020). A Selectra possui os estatutos de Corretor de Seguros (COA) e de Mandatário Não Exclusivo em Operações Bancárias e Serviços de Pagamento (MOBSP); concedidos pela ORIAS, estes estatutos confirmam que a Selectra possui as competências legais para ajudar os seus clientes a escolher e celebrar um contrato de seguro ou bancário.
Como nos distinguimos dos nossos concorrentes?
Primeiramente, a Selectra esforça-se por referenciar no seu site e no seu comparador a totalidade das ofertas nos mercados onde operamos, sejam ou não parceiras da Selectra. Esta abrangência diz respeito, em primeiro lugar, à energia, para a qual basta registar no nosso comparador as tabelas de preços publicadas nos sites dos fornecedores. Por outro lado, no caso dos seguros, a apresentação das ofertas dos agentes do mercado é frequentemente restrita aos parceiros da Selectra: para obter um orçamento personalizado com um segurador, é imprescindível ser parceiro dele.
Em segundo lugar, os nossos conteúdos são redigidos por especialistas provenientes das melhores formações, que conhecem verdadeiramente o mercado. Assim, oferecemos uma visão aprofundada para ajudar o utilizador a discernir os aspetos para além do preço, por exemplo, através do preço Selectra do melhor fornecedor de energia.
Como é que a Selectra se remunera ?
Por uma questão de clareza e transparência, detalhamos abaixo o “modelo de negócio” da Selectra.
É possível subscrever ofertas de energia, telecomunicações, seguros, produtos financeiros e domótica através da Selectra, junto dos fornecedores parceiros da Selectra. Somos remunerados pelo fornecedor parceiro por cada contrato subscrito junto desse parceiro.
O serviço é, portanto, gratuito para o cliente, sem qualquer custo adicional se subscrever através da Selectra.
A Selectra oferece dois serviços distintos que permitem subscrever ofertas de parceiros:
- Serviço de informação e, se necessário, de subscrição geral: por defeito, o consumidor contacta a Selectra e um conselheiro responde às suas questões, orienta-o para uma oferta de parceiro que satisfaça a sua necessidade e, se for o caso, regista a sua subscrição junto do fornecedor parceiro escolhido;
- Serviço de informação e, se necessário, de subscrição dedicado ao fornecedor parceiro: quando um fornecedor é parceiro da Selectra, a Selectra apresenta, para esse fornecedor, um número de telefone Selectra dedicado ao parceiro. Um conselheiro responde às suas questões sobre o fornecedor, aconselha, se necessário, a oferta do fornecedor parceiro mais adequada ao seu perfil e regista, se for o caso, a sua subscrição junto do fornecedor parceiro.
Os consumidores podem escolher contactar-nos diretamente ou pedir para serem contactados. Além disso, em algumas páginas, o site também oferece links que permitem subscrever a oferta de um parceiro diretamente no site web do parceiro ou subscrever a oferta de um parceiro online no nosso site.
Ao subscrever uma oferta, poderá ser proposto aos clientes subscrever outros produtos vendidos pela Selectra.
Será que a Selectra orienta sempre os seus clientes para a opção mais barata? Não há conflito de interesse se a Selectra é remunerada pelos fornecedores?
A Selectra poderia encontrar um interesse financeiro de curto prazo ao orientar os seus clientes:
- para os seus fornecedores parceiros, por um lado,
- para os fornecedores que oferecem as comissões mais altas, por outro lado.
Então, como podemos ter a certeza de que a Selectra irá realmente propor o fornecedor mais barato para o seu cliente? Esta preocupação legítima desaparece quando se compreende os desafios da profissão de corretor.
Por um lado, a Selectra visa estabelecer uma relação de longo prazo com os consumidores: para os fazer regressar e ganhar a sua confiança, os seus comparadores devem incluir, tanto quanto possível, todos os fornecedores do mercado, sejam ou não parceiros. O importante para o nosso modelo de negócio a longo prazo é que o consumidor saiba que tem todas as ofertas à sua frente, sem precisar de procurar em outro lugar, e sem custos adicionais! É depois responsabilidade da Selectra fazer os melhores esforços para se tornar parceira dos fornecedores mais competitivos do mercado!
No nosso centro de chamadas, uma parte dos consumidores já identificou online uma oferta que lhes interessa e liga para obter mais informações e subscrever. A questão do aconselhamento é então pouco relevante, já que o consumidor já tomou a decisão por si mesmo.
Se, pelo contrário, o consumidor ligar para ser guiado na sua escolha, o conselheiro pode propor-lhe a oferta de parceiro da sua escolha. Ele não segue um script específico e tem grande liberdade nas suas recomendações. O cliente não será, assim, necessariamente orientado para a oferta mais barata. Muitas vezes, o aconselhamento será feito:
- consoante a competitividade de preços da oferta, especialmente para clientes sensíveis ao preço;
- com base na experiência profissional do conselheiro, cuja apreciação das vantagens e desvantagens de cada fornecedor, nomeadamente o bom funcionamento do seu serviço ao cliente e dos seus processos internos, tem um grande peso nas recomendações. Nada assusta mais os nossos conselheiros do que ter um cliente a ligar de novo depois de uma falha do fornecedor que recomendou!
- consoante a relação entre garantias e preços da oferta;
- consoante a notoriedade do fornecedor, especialmente para os clientes que apreciam a segurança oferecida pelas grandes marcas. Por exemplo, é verdade que os maiores fornecedores são também os que mantiveram os seus preços mais estáveis durante a crise do mercado de energia de 2022;
- consoante a simplicidade dos processos de subscrição e ativação dos contratos, especialmente para consumidores em processo de mudança de casa. Exemplo: Quando a eletricidade é cortada e precisa ser reativada o mais rápido possível, as prioridades são diferentes;
- consoante os problemas técnicos do momento! Pode parecer trivial, mas entre as ferramentas de subscrição dos fornecedores, as integrações com as dos gestores de rede, as ferramentas da Selectra, os servidores, os sistemas de envio de e-mails, a continuidade do serviço oferecido pela Selectra é um milagre diário! É comum que a subscrição a certos fornecedores sofra limitações devido a problemas técnicos;
- consoante os objetivos de volume que a Selectra pode ter com certos fornecedores, que são comunicados aos conselheiros através de um sistema de créditos atribuídos a cada venda, influenciando cerca de 10% da remuneração dos nossos conselheiros. De facto, um fornecedor não pode receber 10.000 clientes num mês e 100 no mês seguinte: ele precisa de dimensionar as suas equipas e antecipar os seus abastecimentos. Além disso, alguns fornecedores oferecem à Selectra ofertas preferenciais, ou simplesmente abrem ferramentas de subscrição, mas com a condição de atingir um certo volume de vendas. Uma parte do trabalho da Selectra é, portanto, evitar comprometer-se com volumes com parceiros que não encontrariam o seu público entre os seus clientes!
Parcerias da Selectra
A Selectra é parceira de várias dezenas de fornecedores.
Listamos abaixo os principais parceiros. Alguns dos parceiros mencionados a seguir são parceiros diretos da Selectra (temos uma relação contratual direta, sem intermediário), enquanto que, para outros, somos parceiros através de uma plataforma de afiliação (um intermediário entre anunciantes e editores de conteúdo). Além disso, para uma vertical dada (energia, seguros, finanças, telecomunicações, domótica), podemos ser parceiros de um fornecedor apenas para determinados produtos, ou para um canal de aquisição e/ou venda específico.
Destaque das ofertas dos parceiros
A Selectra reserva-se o direito de colocar uma oferta de parceiro na primeira posição dos rankings. Nesse caso, o destaque da oferta é claramente distinto do ranking. Além disso, podem ser reservados banners publicitários para destacar um fornecedor parceiro ou um evento (exemplo: um banner "compra coletiva de energia" na página inicial).
A Selectra tem algum vínculo capitalista com os profissionais referenciados?
Não. A Selectra não tem qualquer vínculo capitalista com os profissionais referenciados. 100% do capital da Selectra é detido pelos dois fundadores da empresa. Nem a Selectra nem os seus acionistas possuem participações significativas em empresas parceiras.
Tenho um problema, como posso resolver o meu litígio?
Em caso de problema encontrado durante a comparação, das informações presentes no site ou durante a subscrição de uma oferta, convidamo-lo a entrar em contacto connosco por e-mail para [email protected].
Tem o direito de arrependimento de 14 dias. Para exercê-lo, convidamo-lo a entrar em contacto connosco por e-mail para [email protected].
O serviço Selectra limita-se à gestão da subscrição. A Selectra não pode, em nenhuma circunstância, ser responsabilizada pelos litígios que possam surgir entre o subscritor e o seu fornecedor de serviços no âmbito da sua relação contratual. O contacto do subscritor em caso de dúvida ou reclamação durante a vigência do contrato continua a ser o serviço de atendimento ao cliente do fornecedor de serviços.
No caso em que a nossa resposta não o satisfaça, terá a possibilidade de recorrer ao mediador de consumo.
Nos termos dos artigos L.616-1 e R.616-1 do Código do Consumo, propomos um dispositivo de mediação de consumo. A entidade de mediação escolhida é :
CNPM - MEDIATION DE LA CONSOMMATION. Em caso de litígio, pode apresentar a sua reclamação no seu site: https://cnpm-mediation-consommation.eu ou por via postal, enviando para CNPM - MEDIATION - CONSOMMATION - 27 avenue de la libération - 42400 Saint-Chamond
Tratamento de dados pessoais
Ao preencher os campos "Endereço de e-mail" e "Número de telefone" nos nossos comparadores, as informações recolhidas neste formulário serão registadas em um ficheiro informático com o objetivo de (1) lhe enviar por e-mail os resultados da sua comparação, (2) caso tenha solicitado ser contactado sobre os seus contratos domésticos (eletricidade e/ou gás, telemóvel ou box, seguro de habitação ou seguro de saúde), de o contactar por telefone para estudar consigo as ofertas mais adequadas ao seu perfil de consumo e (3), caso o tenha solicitado, inscrevê-lo na newsletter "Bons Planos".
No âmbito do seguro, para lhe propor fórmulas de seguro de habitação ou seguro de saúde adaptadas ao seu perfil e para associar uma tarifação, a Selectra envia aos seguradores parceiros as suas respostas ao formulário relativo à sua habitação. Essas informações são enviadas de forma anónima.
Para uma dada fórmula de seguro de habitação, quando clica em “Subscrever online”, “Ser contactado gratuitamente” ou “Receber um orçamento por e-mail”, as suas informações pessoais são enviadas ao segurador parceiro escolhido para que este possa responder ao seu pedido. Ao clicar em um desses botões, você aceita expressamente o envio dessas informações ao segurador parceiro apenas com o objetivo de enviar um orçamento ou permitir a subscrição da fórmula de seguro escolhida.
Se nos comunicar essas informações pessoais, elas serão conservadas até três anos após a sua última interação com os nossos serviços e serão destinadas ao serviço de marketing. Nos termos da lei "Informática e Liberdades", pode exercer o seu direito de acesso aos dados que lhe dizem respeito e solicitar a sua retificação, entrando em contacto com: [email protected].
Como são recolhidas, verificadas e classificadas as opiniões?
Como são recolhidas as opiniões?
Os clientes que passaram pela Selectra para subscrever o seu contrato recebem, algumas semanas após a subscrição, um e-mail convidando-os a deixar uma opinião sobre o seu fornecedor. Além disso, qualquer utilizador pode a qualquer momento submeter uma opinião clicando em "Publicar a minha opinião".
A submissão de uma opinião não dá direito a nenhuma compensação para o utilizador.
Como são verificadas as opiniões?
A Selectra esforça-se por publicar apenas opiniões autênticas.
Pedimos a cada cliente que submete uma opinião que certifique, sob compromisso de honra, que foi ou é um cliente do fornecedor sobre o qual está a dar a sua opinião e que nos comunique um endereço de e-mail válido.
Cada opinião submetida é depois revista pela Selectra e só é publicada após essa verificação humana. Qualquer opinião que não respeite a nossa carta de moderação ou que venha de um endereço de e-mail inválido não será publicada.
Quando um cliente subscreveu um contrato com um fornecedor através da Selectra e deixa uma opinião sobre esse fornecedor utilizando o mesmo endereço de e-mail utilizado para subscrever o contrato, a Selectra adiciona a menção "Cliente verificado" ao lado da opinião. Caso contrário, nenhuma menção aparecerá ao lado da opinião, pois não podemos garantir que o cliente tenha sido ou seja cliente do fornecedor.
Nenhuma das informações recolhidas pela Selectra no âmbito da publicação de opiniões será utilizada para fins comerciais.
Como são classificadas as opiniões?
As opiniões são classificadas por padrão da mais recente para a mais antiga, mas é possível classificá-las por ordem crescente ou decrescente de pontuação. Quando um fornecedor recebe opiniões de clientes verificados, apenas as opiniões de clientes verificados são exibidas por padrão. É possível exibir todas as opiniões desativando a opção "Apenas clientes verificados". Além disso, duas opiniões com menos de 12 meses e consideradas mais úteis pelos utilizadores são destacadas.
Como é calculada a pontuação?
A pontuação corresponde à média ponderada de todas as pontuações recebidas pelo fornecedor. Optámos por atribuir um peso maior às pontuações de Clientes verificados e às pontuações mais recentes. Assim, para uma opinião dada, o fator de ponderação P é igual a x * y, onde x é igual a 2 se a opinião for de um cliente verificado ou a 1 se a opinião for de um cliente não verificado; e onde y é igual a 1,25 para uma opinião com menos de 1 ano, 1 para uma opinião com 1 a 2 anos, 0,75 para uma opinião com 2 a 3 anos, 0,5 para uma opinião com 3 a 4 anos, ou 0,25 para uma opinião com mais de 4 anos.
Carta de moderação
Quando uma opinião é submetida, procuramos publicá-la dentro de um prazo de 2 dias úteis. O utilizador pode optar por não exibir o seu nome e apelido no comparador. A Selectra reserva-se o direito de reter as opiniões submetidas sem limitação de prazo. Uma vez submetida, uma opinião não pode ser modificada. O utilizador pode solicitar a remoção da sua opinião enviando um e-mail para [email protected]. Não é possível contactar o consumidor autor da opinião, mas o fornecedor pode responder à opinião, sendo a sua resposta exibida abaixo da opinião em questão. Se for um fornecedor e desejar responder a opiniões, por favor entre em contacto connosco através do e-mail [email protected] para solicitar a abertura de um acesso ao nosso site.
As opiniões dos clientes são livres, desde que respeitem as regras elementares de boa educação. Serão moderados, nomeadamente:
- Comentários de caráter racista, xenófobo, homofóbico ou revisionista, bem como incitação à discriminação, ódio ou violência;
- Comentários grosseiros, vulgares ou injuriosos;
- Mensagens sem relação com o fornecedor em questão.
- As opiniões que contiverem dados pessoais do autor ou de uma terceira pessoa (endereço de e-mail, número de telefone, conta de cliente...) também serão moderadas em conformidade com o direito à proteção da vida privada.
Se a publicação de uma opinião for recusada, o autor receberá um e-mail a avisá-lo e a esclarecer o motivo da recusa.
Como reagir a uma opinião publicada?
Se representa o fornecedor referido na opinião online, disponibilizamos duas formas gratuitas de reagir a uma opinião publicada:
1/ Pode comunicar-nos uma dúvida sobre a autenticidade da opinião enviando um e-mail com o seu relatório motivado para o endereço [email protected].
2/ Pode contactar-nos através do e-mail [email protected] para solicitar a abertura de um acesso para que possa responder a cada uma das opiniões publicadas. A resposta será publicada logo abaixo da opinião em questão.
Detectou um erro ou tem uma pergunta sobre a metodologia?
As nossas equipas dão uma atenção especial à atualização perfeita do comparador, vitrine da Selectra na web. No entanto, se localizou um erro ou tem uma dúvida sobre as condições de referência das ofertas, não hesite em contactar-nos. Responderemos o mais rapidamente possível!
- Contacto para energia: [email protected]
- Contacto para telecomunicações: [email protected]
Qual é a metodologia das comparações no site?
Caso geral
Critérios de classificação das ofertas referenciadas por defeito
O nosso site contém algumas páginas de comparação ou, dentro de páginas, elementos que permitem comparar as ofertas de diferentes fornecedores.
Por defeito e salvo indicação em contrário:
- Esses conteúdos apresentam as ofertas / fornecedores de forma não exaustiva, de forma a apresentar uma seleção representativa do mercado, conforme o tema da página em questão (por exemplo, "as ofertas mais baratas", ou "ofertas verdes", ou uma comparação entre tal fornecedor e tal outro);
- O serviço de referência é gratuito e não somos remunerados por esse serviço.
Atualização e actualização das ofertas comparadas e detalhes dos elementos constituintes do preço das ofertas
O preço das ofertas e os seus descontos seguem um procedimento de atualização explicado nas metodologias dos comparadores dos nossos diferentes mercados, abaixo.
Outras características das ofertas e as percentagens e tarifas dos outros tipos de ofertas são atualizadas página por página. De uma forma geral, em todas as páginas, temos o princípio de:
- Assim que tivermos conhecimento de uma informação desatualizada, atualizá-la o mais rapidamente possível;
- Mais geralmente, rever regularmente as páginas (e, pelo menos, uma vez a cada 3 meses nas páginas mais visualizadas) para garantir que os seus dados se mantêm atualizados.
Permanecemos reativos e pode contactar-nos se notar qualquer imprecisão ou informação desatualizada no nosso site.
O detalhe dos elementos constituintes do preço das ofertas é indicado abaixo na metodologia de cada comparador.
A metodologia das comparações em Energia.
Partners
Os partners da Selectra são: Endesa, Repsol, Goldenergy, e Audax.
Metodologia
A nossa política em matéria de ofertas referenciadas.
Caso geral | “O comparador da Selectra referencia a totalidade das ofertas para o grande público de eletricidade e gás natural para particulares e profissionais (potências iguais ou inferiores a ≤ 20 kVA para a eletricidade), cujas tabelas de preços estão atualizadas, publicadas nos sites dos fornecedores ou enviadas à Selectra, e que estão detalhadas no site da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos).” |
Casos particulares | |
Disponibilidade das ofertas; a distinção entre “Ofertas para o grande público” e “Ofertas privadas” | |
"Oferta para o grande público.” (ou seja, aberta à subscrição por todos os consumidores). | Referenciadas, sejam elas parceiras (ou seja, disponíveis para subscrição através da Selectra) ou não parceiras (ou seja, não disponíveis para subscrição através da Selectra). |
"Oferta privada” (ou seja, aberta à subscrição apenas para certos consumidores, ou através de um canal específico apenas). | Referenciadas a critério exclusivo da Selectra, e apenas se forem oferecidas para venda através da Selectra. |
Território de fornecimento | |
Zona Enedis (>95% dos lares) | Sim |
Zona GRDF (>95% dos consumidores de gás). | Sim |
Estrasburgo, Metz, Grenoble. | Sim |
Outras ELD (Empresas Locais de Distribuição). | Não |
Córsega, Ultramar. | Não |
Ofertas conforme o tipo de público. | |
Particulares | Sim |
Pequenos profissionais (potência ≤ 36 kVA para a eletricidade, consumo anual de referência ≤ 300 MWh para o gás natural). | Sim |
Grandes profissionais (potência > 36 kVA para a eletricidade, consumo anual de referência > 300 MWh para o gás natural). | Não, porque as ofertas são "personalizadas" e estão disponíveis apenas por meio de orçamento (portanto, não há uma oferta padrão a referenciar). |
Ofertas conforme o grau de complexidade. | |
Eletricidade | |
Ofertas clássicas (ou seja, com uma assinatura de 3, 6, 9, 12, 15, 18, 24, 30 ou 36 kVA, e disponíveis na opção tarifária Base ou Horas Cheias & Horas Vazias). | Sim |
Ofertas EJP (Evènement Joules de Pointe) & Tempo. | Não, porque essas duas opções tarifárias são tecnicamente difíceis de referenciar para o nosso comparador (a opção EJP, por sua vez, já não está disponível para subscrição). |
Ofertas especiais Linky (ou seja, por exemplo, com escalões de assinatura de 1 kVA, ou com novas opções tarifárias, como: horas vazias no fim de semana, preço do kWh mais barato durante certas épocas do ano, etc.). | Atualmente : Não, porque essas ofertas exigem um desenvolvimento específico. No futuro: Prevemos um desenvolvimento para levar em conta as ofertas horosazonais em 2025. |
Gás natural | |
Ofertas com zonas tarifárias clássicas (até 20 zonas tarifárias diferentes). | Sim |
Ofertas com zonas tarifárias complexas (> 20 zonas tarifárias) | Atualmente : Não, porque tecnicamente o comparador não consegue fazê-lo. No futuro. : Prevemos um desenvolvimento para levar em conta essas promoções. |
Princípio de unicidade. : Com o objetivo de garantir a clareza para o consumidor:
- Uma mesma oferta (mesmo preço, mesmas condições) é referenciada apenas uma vez, mesmo que seja proposta sob nomes comerciais diferentes.
- Nós referenciamos no máximo 2 versões de uma oferta (mesmas condições, mas o preço variando conforme um ou mais critérios). Por exemplo, no caso de um fornecedor oferecer uma oferta com 5 preços diferentes, dependendo da % de eletricidade verde (0%, 25%, 50%, 75%, 100%), nós referenciamos no comparador apenas as versões dessa oferta mais distintas (ou seja, neste caso, referenciamos as versões correspondentes aos valores mais extremos, ou seja, 0% e 100%), e especificamos na descrição dessas duas versões que existem outras versões dessas ofertas (25%, 50% e 75%), mas que não estão referenciadas.
Princípio de disponibilidade
Com o objetivo de garantir clareza para o utilizador, quando uma oferta aberta à subscrição só for ativada após um prazo superior a um mês, a oferta é referenciada a critério exclusivo da Selectra (e, obviamente, o prazo é claramente indicado na oferta). Por exemplo, uma oferta que fosse aberta à subscrição em setembro, mas que só fosse ativada a partir de abril do ano seguinte, poderia não ser referenciada.
A nossa política em matéria de ofertas promocionais, promoções e descontos.
Entender bem o preço exibido pela Selectra: como detalhamos na seção “Orçamento anual”, a Selectra exibe na página de resultados o orçamento anual estimado para o primeiro ano.
Para que este preço seja realmente pertinente para o consumidor, aqui está a política que seguimos em matéria de ofertas promocionais, promoções e descontos.
Referenciamento da promoção no comparador. | Consideração da promoção na exibição do preço (orçamento anual no 1º ano). | |
---|---|---|
Caso geral | Sim, na oferta em questão. A Selectra pode decidir comunicar sobre a promoção diretamente no snippet da oferta na página de resultados, ou apenas na janela modal de apresentação da oferta. | Sim |
Casos particulares | ||
Liquidez da promoção. Promoção que não se reflete diretamente na fatura do cliente (ex: doação a uma associação, serviço adicional normalmente pago incluído gratuitamente, promoção creditada em um cartão de fidelidade e não deduzida diretamente da fatura de energia, vale-presente não diretamente dedutível da fatura de energia). | Sim | Não (logicamente, uma vez que a promoção não se reflete diretamente na fatura de energia, ela não é considerada no cálculo do orçamento anual). |
Condicionalidade da promoção. Promoção condicional (ex: desconto apenas se o cliente não ultrapassar um determinado limite de consumo). | Sim | A critério exclusivo da Selectra, com base na avaliação que fazemos do critério. Concretamente, se considerarmos que o critério torna o desconto provável, levaremos isso em consideração no preço. No entanto, se o critério nos parecer tornar o desconto improvável, não o levaremos em consideração. Nesse último caso, explicaremos claramente na descrição da oferta que o desconto não foi considerado no cálculo. |
Desconto fixo Ex: "Desconto de 10€ na primeira fatura". | Sim | Sim |
Desconto no preço da assinatura ou do kWh, sem limite de tempo. Ex: "Desconto de 5% no preço do kWh sem IVA em relação às tarifas reguladas". | Sim | Sim |
Desconto no preço da assinatura e/ou do kWh limitado no tempo (< 1 ano). Desconto do tipo « x mêses de assinatura gratuita », « Preço do kWh mais baixo durante os primeiros. x primeiros meses da subscrição », etc. | Sim, e indicamos claramente (desde o snippet da oferta na página de resultados) Que o desconto se aplica durante um período limitado. | Atualmente : Não, porque tecnicamente o comparador não pode fazer isso. Isso significa que é o orçamento anual (no primeiro ano). sem o desconto que é exibido No futuro : Estamos a pensar num desenvolvimento para levar em consideração essas promoções. |
Desconto no preço da assinatura e/ou do kWh, limitado no tempo (≥ 1 ano) Desconto do tipo « x% de redução no preço do kWh durante o primeiro ano" », etc. | Sim, e indicamos claramente (desde o snippet da oferta na página de resultados). Que o desconto se aplica durante um período limitado. | Sim |
Tabela de preços exibida pelo fornecedor que não reflete, de forma clara, segundo a Selectra, a realidade da tabela de preços que será realmente aplicável ao consumidor durante o primeiro ano. Ex : - Um fornecedor que aproveitaria a fraqueza dos preços no mercado grossista para exibir um preço do kWh muito competitivo, mas cujo preço poderia evoluir de forma muito significativa para cima posteriormente devido a essa indexação. - Uma oferta pela qual teríamos razões para acreditar que o preço poderia aumentar de forma muito significativa após alguns meses. | A critério da Selectra: dependendo do que nos parece ser o mais benéfico para os consumidores, podemos escolher se vamos ou não referenciar a oferta em questão e, se for o caso, incluir um aviso ao lado da oferta. Por exemplo, para uma oferta indexada aos preços dos mercados grossistas e exibindo um desconto muito baixo, e da qual podemos pensar que esse desconto não durará, a Selectra opta por referenciar a oferta (pois ela pode ser interessante para os consumidores que desejam aproveitar um preço muito baixo por alguns meses), mas a acompanha com uma menção em vermelho "Indexação mercados grossistas — Para público avisado → mais informações", a fim de explicar que é preciso ter cautela, pois o preço pode aumentar de um mês para o outro. | |
Promoção de duração limitada Oferta disponível apenas por um período limitado. | Sim | Sim |
Atualização
O comprado é atualizado todo mês com base na evolução dos preços do gás natural e da eletricidade, mais precisamente, no dia 1º e 2 do mês ou nos dias úteis seguintes mais próximos para as ofertas para clientes residenciais, e no dia 3 do mês ou no dia útil seguinte mais próximo para as ofertas para clientes não residenciais.. Sim, no dia da atualização, se um fornecedor não tiver atualizado a sua grelha tarifária, a oferta será removida do comparador até que a atualização seja realizada.
As grelhas tarifárias das ofertas referenciadas no comparador são exibidas tal como fornecidas pelo fornecedor. No entanto, a Selectra reserva-se o direito de remover uma oferta quando a grelha contiver erros.
É possível que as zonas tarifárias da EDF e da Engie não coincidam exatamente com as zonas tarifárias dos outros fornecedores de gás. A questão foi colocada à EDF e à Engie nesse sentido e estamos à espera de uma resposta por parte deles.
Política de arredondamento. Os fornecedores não comunicam todos os seus preços com a mesma precisão. Para o preço do kWh, alguns, por exemplo, indicam 5 algarismos após a vírgula, enquanto outros indicam apenas 4 algarismos. Por questões de equidade e coerência, a Selectra aplica a seguinte política ao introduzir os preços dos fornecedores:
- Nós referenciamos as assinaturas com dois algarismos após a vírgula e os preços do kWh com quatro algarismos após a vírgula.
- Se um fornecedor comunicar um dado mais preciso (por exemplo, um preço do kWh com 5 algarismos após a vírgula), ele será arredondado (exemplo: 0,01234 €/kWh será arredondado para 0,0123 €/kWh).
- Se um fornecedor comunicar um dado menos preciso (por exemplo, um preço da assinatura com apenas um algarismo após a vírgula), o comparador completa os algarismos faltantes com 0 (exemplo: se um fornecedor exibir uma assinatura de 123,2€, o comparador exibirá 123,20€).
Classificação das ofertas
Secção "Escolha Selectra"
A Selectra destaca 3 ofertas de fornecedores parceiros no topo da página de resultados do comparador, com o objetivo de ajudar os utilizadores a fazer uma escolha informada:
- Uma oferta parceira que se destaca pelo seu caráter ecológico.
- Uma oferta parceira que se destaca pela sua relação qualidade-preço.
- Uma oferta parceira que se destaca pelo seu preço.
Secção "A lista completa das ofertas que correspondem ao seu perfil"
Por defeito, as ofertas são sempre classificadas do orçamento para o primeiro ano mais barato ao orçamento para o primeiro ano mais caro, dependendo do perfil de consumo. Um menu suspenso no canto superior direito dos resultados permite ao utilizador classificar os resultados por nota média (ver a nossa política relativa às avaliações dos clientes) se desejar.
EUsando um dos filtros situados no canto superior esquerdo da página de resultados, o utilizador tem a possibilidade de exibir apenas algumas ofertas (Nota: as ofertas permanecem classificadas por defeito do preço mais baixo para o mais alto):
- Se ativar o filtro "Energia verde (todas)", só serão exibidas as ofertas de eletricidade 100% verde e/ou que contenham biometano e com gás natural compensado em carbono;
- Se ativar o filtro "Eletricidade verde certificada Ademe", só serão exibidas as ofertas de eletricidade 100% verde que receberam o selo VertVolt da ADEME ((saiba mais)/a>);
- Se ativar o filtro "Preços fixos", só serão exibidas as ofertas de energia com preços fixos durante 1, 2, 3 anos ou mais; esta categoria inclui ofertas com preços fixos mas suscetíveis de revisão para baixo;
- Se ativar o filtro "Preços indexados", só serão exibidas as ofertas que garantem um desconto percentual específico em relação às tarifas regulamentadas da EDF e ao Preço de Referência de venda de gás natural da CRE;
- Se ativar o filtro "Oferta de referência", só serão exibidas as tarifas regulamentadas da EDF e o Preço de Referência de venda de gás natural da CRE (que substituiu as tarifas regulamentadas de gás da Engie));
- Se ativar o filtro "100% online", só serão exibidas as ofertas que oferecem um serviço de atendimento ao cliente exclusivamente online (sem serviço ao cliente por telefone);
- Se ativar o filtro "Por fornecedor", só serão exibidas as ofertas do(s) fornecedor(es) que selecionar.
A aplicação de comparação online Selectra lista todas as ofertas dos fornecedores de energia sem distinção entre fornecedores parceiros e não parceiros. Além disso, as ofertas dos parceiros não são, de forma alguma, favorecidas pela Selectra, sendo as ofertas classificadas por defeito do preço mais baixo para o mais alto.
Como diferenciar as ofertas de energia verde?
Cada vez mais consumidores estão a subscrever ofertas de eletricidade verde. No entanto, subscrever esse tipo de oferta não é garantia de fazer a diferença para o planeta, como explicámos num estudo publicado em 2018. De facto, subscrever uma oferta de eletricidade significa que o fornecedor se compromete a injetar no sistema elétrico uma quantidade de energia verde equivalente ao consumo de eletricidade do cliente. Esta equivalência é controlada por um sistema chamado "Garantias de Origem" (GO) — Mais informações sobre o sistema das Garantias de Origem.
O sistema das GO é europeu. De base, o fornecedor compromete-se, portanto, a garantir que, conforme o consumo de eletricidade do cliente, uma quantidade equivalente de eletricidade renovável seja injetada na rede em qualquer parte do território da União Europeia. Além disso, muitas vezes os fornecedores compram estas GO a produtores de eletricidade hidráulica, cujos meios de produção já estão bem amortizados, e a compra de eletricidade verde não faz, assim, muita diferença para o planeta.
Alguns fornecedores vão mais além:
- Alguns fornecedores adquirem eletricidade verde diretamente de um produtor de energia renovável localizado em França.
- Outros fornecedores adotam a abordagem de não se abastecer apenas de eletricidade verde hidráulica, mas também de investir na construção de novos meios de produção verde.
Num parecer publicado em dezembro de 2018, a ADEME recomendou aos poderes públicos que definissem uma norma de referência para melhorar a transparência sobre os diferentes tipos de ofertas de eletricidade verde e distinguir as ofertas de eletricidade verde "standard" das ofertas de eletricidade "premium".
A Selectra decidiu, desde janeiro de 2019, dividir o seu filtro "eletricidade verde" em dois para distinguir:
- Ofertas de eletricidade verde premium: ofertas de eletricidade verde onde o fornecedor adquire diretamente de um produtor de eletricidade verde (compra, portanto, as Garantias de Origem ao mesmo tempo que a eletricidade e do mesmo produtor).
- Ofertas de eletricidade verde standard: ofertas de eletricidade verde onde o fornecedor compra as Garantias de Origem independentemente da eletricidade que adquire.
A Selectra passa a referir-se ao selo VertVolt definido pela ADEME. No comparador, as ofertas que receberam o selo VertVolt da ADEME recebem o filtro "Electricidade verde labellisée Ademe".
Preços comunicados na página de resultados
Orçamento anual
Na página de resultados, não é possível indicar um orçamento anual exato. Consequentemente, os preços indicados em €TTC/ano para os particulares e em €HT/ano (sem impostos) para os profissionais correspondem ao orçamento estimado para o primeiro ano calculado com base:
- Na tabela de preços comunicada pelo fornecedor no momento da consulta, incluindo, se aplicável, uma promoção;
- Nas informações fornecidas pelo utilizador:
- Se o consumidor forneceu os dados de consumo e a sua cidade, esses serão utilizados;
- Se o consumidor não forneceu os dados de consumo, estes serão estimados com base nas respostas dadas às perguntas na página inicial. As ferramentas de estimativa de consumo da Selectra baseiam-se em dados empíricos. Cada perfil de consumo permanece único.
Para os particulares, a Selectra considera os preços HT conforme comunicados pelos fornecedores, ou, na falta destes, recalcula os preços HT da oferta com base na tabela TTC comunicada. Ao basear os cálculos nos preços sem impostos, podemos incluir as taxas locais para a eletricidade (TCFE), que variam conforme o local de residência.
Para os profissionais, a Selectra considera os preços HT conforme comunicados pelos fornecedores.
O preço realmente pago pelo consumidor dependerá do seu consumo real de energia ao longo do ano, das taxas locais conforme o seu local de residência e da possível evolução dos preços HT e das taxas aplicáveis.
- Evolução dos preços HT:
- Se a oferta tiver preços indexados aos preços regulamentados da eletricidade ou ao preço de referência de venda de gás natural da CRE, então a evolução dos preços HT da oferta seguirá a evolução dos preços HT dos preços regulamentados de venda / do preço de referência determinado pelos poderes públicos.
- Se a oferta for de preço fixo, então os preços HT são fixos durante o período indicado.
- Se a oferta for de preço fixo revisável para baixo, então os preços HT só podem evoluir para baixo (ver condições da oferta na ficha standardizada).
- Evolução das taxas: as taxas podem evoluir com base nas decisões dos poderes públicos.
Taxas incluídas nos preços TTC apresentados
Os preços TTC apresentados incluem as seguintes taxas sobre a energia:
- Eletricidade: CTA, Imposto sobre a eletricidade (TICFE), IVA;
- Gás natural: CTA, Imposto sobre o gás natural (TICGN), IVA.
Hipóteses de cálculo da CTA utilizadas
A Contribuição Tarifária de Achegamento (CTA) cobrada é baseada na parte fixa das tarifas de transporte. Para calcular essas tarifas de transporte, fazemos as seguintes hipóteses.
- Eletricidade:
- Geralidades:
- Utilizador em contrato único;
- Contador propriedade da autoridade organizadora da distribuição de energia;
- Leitura bimestral (se contador Linky) e semestral caso contrário.
- Opção tarifária de transporte considerada nas estimativas com base na opção tarifária e potência contratada:
- Em opção Base: Curta Utilização 4 (CU4);
- Em opção horas cheias / horas vagas: Média Utilização 4 (MU4).
- Geralidades:
- Gás natural: usamos os dois valores de CTA publicados pela Comissão de Regulação da Energia no seu Open Data para calcular o preço de referência de gás.
A CTA realmente paga pelo consumidor dependerá da parte fixa das tarifas de transporte aplicáveis no seu caso e na sua opção tarifária de transporte real.
Redução em relação às tarifas regulamentadas de eletricidade ou ao preço de referência do gás natural
Na página de resultados, a Selectra comunica também a diferença (positiva ou negativa) entre o orçamento anual estimado para o primeiro ano para a oferta em questão e para as tarifas regulamentadas de venda de eletricidade (eletricidade) ou para o preço de referência de venda de gás natural da CRE (gás natural).
Modalidades de utilização do preço de referência de venda de gás natural da CRE nas nossas comparações
A CRE propõe, todos os meses, um preço de referência de venda de gás natural na zona da GRDF com um preço de assinatura, bem como um preço médio do kWh, faixa baixa e faixa alta. A Selectra utiliza o preço da assinatura e o preço médio do kWh.
De uma cidade para outra, o preço do kWh de gás difere ligeiramente, para uma mesma oferta, para refletir a diferença dos custos de transporte (dependendo do NTR). As principais ofertas apresentam assim 6 zonas tarifárias. Na medida em que a CRE só comunica um único preço médio do kWh, escolhemos aplicar este preço, independentemente da zona do cliente. O preço de referência do gás será, portanto, mais vantajoso na zona 6 do que na zona 1.
São previstos custos adicionais?
O gestor de rede dispõe de um catálogo de prestações que podem ser contratadas através do fornecedor de energia. Qualquer prestação paga do catálogo do gestor de rede resulta num custo adicional na fatura de fornecimento. Este é o caso, por exemplo, das prestações de colocação em serviço (mudança de nome do titular do contador ou abertura de um contador, no caso de uma mudança de residência).
Metodologia das comparações em Telecomunicações
Serviço de contacto e subscrição para telecomunicações
Os parceiros da Selectra são: NOWO, NOS, MEO, WTF e Moche.
Exaustividade
O comparador Selectra lista todas as ofertas de internet fixa e de pacotes móveis disponíveis na França metropolitana para particulares. As ofertas que cumprem as seguintes condições estão assim listadas:
- Tipo de contrato: assinatura mensal (não são listadas ofertas pré-pagas)
- Tipo de oferta: internet fixa (com outros serviços eventuais) e pacote móvel
- Destinadas a particulares na França metropolitana
- Não necessitam de justificativo de situação
- Para ofertas de internet: disponíveis em redes DSL, Fibra FTTH ou Fibra FTTLA
- Ofertas atualmente comercializadas, com uma Ficha de Informação Normalizada (FIS) atualizada nos últimos 12 meses, listadas no site do operador ou no seu guia tarifário (que deve ser acessível no site do operador)
- Disponíveis em todas as regiões da França metropolitana
- Disponíveis para consumidores que ainda não sejam clientes do fornecedor.
O comparador Selectra oferece também uma comparação de combinações de ofertas de internet e pacote móvel. Esta comparação não é exaustiva. Apresenta uma seleção das melhores combinações de ofertas.
Outras ofertas que não cumpram todas as condições acima podem ser também listadas no comparador (nomeadamente ofertas de internet comercializadas em zonas isoladas), mas a nossa discrição exclusiva.
Nota:
- Reservamo-nos o direito de excluir qualquer oferta que não tenha uma FIS, ou cuja FIS e/ou guia tarifário não tenha sido atualizada nos últimos 12 meses.
- Podemos excluir qualquer oferta que não seja facilmente acessível via internet. No entanto, qualquer operador que ofereça ofertas de acesso à internet e pacotes móveis para particulares na França metropolitana pode pedir a inclusão das suas ofertas, enviando-nos os detalhes das mesmas. Reservamo-nos o direito de listar ou não as ofertas, dependendo da sua relevância, da viabilidade técnica no comparador, e dos detalhes dos serviços e condições enviados pelo operador.
- Os pacotes de internet móvel (ou seja, ofertas para utilização de chaves 3G ou 4G) não são listados no comparador.
Atualização
O comparador é atualizado regularmente, com frequências diferentes para cada tipo de informação.
Nota: Todas as informações sobre as ofertas são fornecidas para o consumidor a título informativo e não implicam qualquer responsabilidade da Selectra. Antes de subscrever, os consumidores devem consultar as condições oficiais junto do operador escolhido.
Oferta base
"A oferta base" refere-se aos preços, serviços e condições de uma oferta apresentados na FIS, na brochura tarifária e/ou no site da operadora. As seguintes informações estão excluídas da "oferta base": promoções, lista de canais de TV, lista de destinos telefónicos incluídos e detalhes das tarifas de comunicação por país.
A oferta base é atualizada sempre que for publicada uma nova FIS, uma nova brochura tarifária ou se houver uma alteração identificável no site da operadora. A FIS, as brochuras tarifárias e os sites são verificados:
- Pelo menos 1 vez por mês, para as ofertas da Orange, SFR, Bouygues Telecom e Free
- Pelo menos 1 vez a cada 3 meses, para as ofertas das outras operadoras.
A oferta base também pode ser atualizada de forma antecipada se detectarmos uma alteração nas FIS, nas brochuras tarifárias e nos sites, ou se a operadora nos notificar diretamente sobre uma alteração. A data de validade da FIS ou da brochura tarifária correspondente é indicada na página de detalhes de cada oferta. Na ausência de FIS ou brochura tarifária, esta data corresponde à data em que a atualização foi efetuada.
Promoções
Quando uma oferta referenciada inclui uma promoção (redução tarifária, serviço gratuito, série especial), a promoção é referenciada no comparador. A data de término, a duração e o preço após as promoções são indicados assim que essas informações estiverem disponíveis no site da operadora.
Verificamos as promoções e as séries especiais em curso nas operadoras, nos seus sites, nas FIS e nas brochuras tarifárias, segundo os seguintes critérios:
- Quando uma promoção tarifária ou uma série especial em curso termina, verificamos no primeiro dia útil seguinte à data de término se a promoção ou série especial será prolongada ou substituída por outra.
- Quando uma nova promoção ou série especial é identificada, seja através da nossa própria monitorização ou através de comunicação da operadora, ela é integrada no comparador no máximo no primeiro dia útil seguinte.
Lista de canais de TV incluídos, lista de destinos telefónicos incluídos, detalhes das tarifas de comunicações para destinos telefónicos não incluídos
Essas informações são precisadas nas páginas de detalhes das ofertas no comparador, desde que estejam disponíveis no site da operadora ou que a operadora nos as comunique diretamente (em formato adequado).
Essas informações, que sofrem alterações menos frequentes nas operadoras, são atualizadas separadamente da oferta base, segundo os seguintes critérios:
- Em caso de uma alteração significativa de uma oferta, verificamos o número de canais de TV e destinos telefónicos incluídos indicados pela operadora. Se esses números variarem aproximadamente mais de 25% em relação à versão anterior, atualizamos toda a lista de canais de TV ou destinos telefónicos afetados. Se identificarmos uma alteração mais pequena, podemos realizar uma atualização parcial das listas: os canais ou destinos incluídos são então atualizados.
- A data de atualização específica dos canais de TV ou dos destinos telefónicos é indicada na página de detalhes da oferta no comparador.
Classificação das ofertas e cálculo das tarifas
A aplicação de comparação online da Selectra referencia todas as ofertas das operadoras de internet e telemóvel que cumprem os critérios de elegibilidade mencionados acima, sem distinção entre fornecedores parceiros e não parceiros. Além disso, as ofertas dos parceiros não são, de forma alguma, favorecidas pela Selectra, sendo as ofertas classificadas conforme os critérios abaixo indicados.
Na página de resultados, as ofertas de internet ou internet & telemóvel são classificadas por padrão com base no custo mensal total com TTC (incluindo promoções eventuais), do mais barato ao mais caro. Esse custo inclui todos os custos mensais obrigatórios para beneficiar da assinatura (incluindo, se aplicável, a locação dos equipamentos como a box), mas não inclui outras despesas que possam ser cobradas no momento da subscrição. No caso de um preço promocional, a classificação é baseada na tarifa reduzida e não na tarifa normal.
Os preços e promoções exibidos correspondem ao perfil de um consumidor que:
- Não é cliente do fornecedor, nem foi recentemente;
- É cliente de outro fornecedor e deseja mudar de operadora com portabilidade do número.
O utilizador tem a possibilidade de modificar os critérios de classificação.
- Ele pode classificar por:
- Velocidade de download: para ofertas de internet apenas; as ofertas são então exibidas do maior para o menor, com as ofertas com a mesma velocidade de download sendo classificadas de acordo com a velocidade de upload, do maior para o menor; as ofertas com a mesma velocidade de download e upload são classificadas com base no preço, do mais barato ao mais caro;
- Promoções em curso: as ofertas são então exibidas com base no montante da redução (mensal, por 1 ano ou por 2 anos), da maior para a menor; as ofertas com o mesmo montante de redução são classificadas da mais barata para a mais cara;
- Relação entre dados e preço: para os planos móveis apenas; critério de classificação selecionado por padrão para essas ofertas.
- Ele pode classificar as ofertas com base no custo total de 1 ano ou de 2 anos, em vez do custo mensal. Nesse caso, as despesas eventuais à subscrição são consideradas.
- Ele pode filtrar os resultados segundo vários critérios, para refinar a sua pesquisa. O papel de cada filtro é indicado diretamente na página de resultados, ao clicar no "i" ao lado do filtro.
Teste de elegibilidade
O comparador Selectra disponibiliza uma ferramenta para testar a elegibilidade de uma habitação às ofertas de internet referenciadas no comparador. Esta ferramenta baseia-se em informações fornecidas pela SFR e Bouygues Telecom, bem como em dados da Arcep. Qualquer outro operador de rede pode solicitar a integração no teste de elegibilidade, entrando em contacto connosco e fornecendo as informações necessárias. A página de resultados permite visualizar o resultado do teste, apresentando em primeiro lugar as ofertas para as quais conseguimos testar a elegibilidade e que estão disponíveis.
Para realizar um teste de elegibilidade no comparador, o utilizador deve fornecer o endereço da habitação a testar e, eventualmente, o número de linha fixa da habitação. Ao lançar o teste, ele aceita que as informações pessoais fornecidas sejam transmitidas à SFR, Bouygues e/ou à Arcep apenas para o propósito do teste. Os dados fornecidos são registados pelo comparador no âmbito do acompanhamento técnico do site e não são utilizados para outros fins sem o consentimento explícito do utilizador.
Quando um teste de elegibilidade é realizado no comparador, a página de resultados apresenta:
- As ofertas disponíveis na habitação
- As ofertas disponíveis marcadas com um “check” verde correspondem a ofertas da SFR, RED by SFR ou Bouygues Telecom, para as quais a elegibilidade técnica foi confirmada, com base nas informações fornecidas pelas operadoras.
- As ofertas disponíveis marcadas com um “check” laranja correspondem a ofertas que o comparador Selectra considera disponíveis com base nos dados de elegibilidade da Arcep.
- O comparador indica as velocidades de internet estimadas para a habitação. Assim, se a habitação for elegível para velocidades inferiores às velocidades teóricas da oferta, o comparador mostra o valor estimado e não a velocidade teórica. Exceção: no caso das ofertas de fibra, onde os dados de elegibilidade provêm da Arcep, a velocidade mostrada é sempre a velocidade teórica da oferta.
- As ofertas não testadas: as ofertas para as quais o comparador não consegue determinar a elegibilidade são apresentadas na página de resultados, após as ofertas "disponíveis".