Novos Contratos Endesa: Aderir, mudar de titular ou cancelar contrato
Quer fazer um novo contrato Endesa, cancelar o seu contrato atual ou alterar a titularidade Endesa? Neste artigo, saiba como gerir o seu contrato Endesa.
Novos contratos Endesa: Tudo o que precisa para um contrato Endesa
Aderir à Endesa é simples e rápido. Pode celebrar um novo contrato com a Endesa através de diferentes meios:
Endesa Luz e Gás
Informação / Contratação / Gestões
Endesa Luz e Gás
Informação / Contratação / Gestões
Para contratar a Endesa precisa primeiro de decidir:
- A potência contratada;
- A tarifa Endesa que pretende contratar.
Independentemente do que escolher, necessitará de apresentar alguns dados para fazer um contrato Endesa de luz e gás:
- Dados do futuro titular do contrato Endesa;
- CPE - para o contrato de luz Endesa;
- CUI - para contratar gás natural;
- NIB, se optar por débito direto (saiba também como alterar a conta do Débito Direto);
- Documento que comprove que detém ou que vive na casa.
E se quiser contratar Endesa para empresas?
Nesse caso, precisará dos seguintes documentos para celebrar o novo contrato Endesa:
- Número de Identificação de Pessoa Colectiva (NIPC);
- Código de acesso à Certidão de Registo Comercial;
- Contrato de Cessão de Exploração do estabelecimento comercial/trespasse ou contrato de comodato.
Depois de aderir à Endesa, pode criar uma conta na área de cliente e aceder às faturas antigas, enviar as leituras mensalmente ou, ainda, apresentar reclamações à Endesa.
Endesa Luz e Gás
Informação / Contratação / Gestões
Endesa Luz e Gás
Informação / Contratação / Gestões
Como fazer um contrato Endesa online?
Pode aderir à Endesa online de duas formas: através do website ou, se já tem um contrato e pretende fazer um novo contrato Endesa, através da área de cliente Endesa Online.
Para contratar a Endesa online, depois de entrar no site da Endesa, siga estes passos:
- Aceder à secção "Luz e Gás";
- Escolher a tarifa a contratar;
- Preencher todas as informações e anexar um comprovativo enquanto titular do contrato Endesa;
- Inserir a morada completa para onde está a contratar a Endesa;
- Ler e aceitar as condições e "Submeter".
Cancelar contrato Endesa: Como rescindir o contrato da Endesa?
Desde logo, é importante ter em conta que o contrato Endesa não tem fidelização. Por isso, pode cancelar o contrato da Endesa a qualquer momento e de forma 100% gratuita das seguintes formas:
Poderá ainda cancelar o contrato Endesa online. Para isso, deverá entrar na área de cliente e:
- Selecionar "Ver Contrato";
- Clicar em "Outras Opções";
- Escolher a opção "Rescisão de Contrato".
⚠️ Lembre-se... ⚠️ Por lei, dispõe de um prazo de 14 dias imediatamente após a celebração de um contrato para o cancelar sem prejuízos. Se exceder este prazo, é importante que comunique a intenção de cancelar o contrato Endesa com, pelo menos, 30 dias de atencedência.
Para cancelar o seu contrato de energia Endesa, vai precisar de ter à mão os mesmos dados que para contratar a Endesa.
Lembre-se que, ao cancelar o contrato Endesa, deixará de ter fornecimento de energia no imóvel. Se quiser continuar a ter luz e/ou gás, deverá apenas mudar de fornecedora.
Antes de avançar com o cancelamento do contrato Endesa, confirme se este tem algum serviço associado. Embora os contratos Endesa de energia não tenham fidelização, o mesmo não acontece com os serviços extra.
Endesa Mudança de Titular: Como alterar o titular do contrato Endesa?
A mudança de titular da Endesa é gratuita e pode ser efetuada quando pretender. Em média, demora entre 2 a 3 dias úteis e poderá ser feita de três formas:
Para mudar o titular Endesa são necessários os seguintes dados:
- Nome e dados do novo titular do contrato Endesa;
- NIF do titular;
- CPE e/ou CUI;
- Comprovativo de utilização do imóvel.
Para fazer a alteração do titular Endesa online basta:
- Entrar na área de cliente Endesa;
- Aceder à area pessoal e clicar em "Dados de Titular";
- Escolher a opção "Editar".
Além de alterar o titular Endesa, aqui pode ainda alterar o NIF ou os contactos associados ao seu contrato Endesa.
Contratos Endesa: Perguntas Frequentes
Os contratos Endesa têm período de fidelização?
Não. A Endesa não faz contratos com fidelização e não aplica qualquer penalização aos clientes caso mudem de comercializadora. Ainda assim, confirme se tem algum serviço adicional associado ao contrato Endesa. Estes sim, poderão obrigar a um período de permanência.
Quando posso cancelar um contrato com a Endesa?
Poderá rescindir o contrato com a Endesa quando quiser. Com a liberalização do mercado de energia em Portugal, passou a ser possível rescindir contratos e mudar de fornecedora de energia a qualquer momento, sem qualquer custo. Ainda assim, o ideal é que comunique a intenção de cancelar o contrato à Endesa com pelo menos 30 dias de antecedência.
Onde posso alterar o titular do meu contrato?
Pode solicitar a alteração de titular Endesa diretamente na área de cliente. Além disso, poderá fazê-lo através do apoio ao cliente 800 101 033 ou presencialmente, numa loja Endesa.