15 dicas para poupar energia em casa com sucesso

Acha que poupa energia mas a fatura da luz é sempre muito alta? Apresentamos-lhe 15 dicas infalíveis para poupar na fatura de eletricidade e reduzir o consumo energético.

🔆 1. Adapte a potência contratada ao seu consumo

Se tiver uma potência contratada superior ao que necessita estará a pagar mais por algo que não utiliza. É importante adaptar sempre a potência contratada de eletricidade aos consumos de sua casa.

Contratar a comercializadora de energia mais barata é um dos primeiros passos para poupar na sua fatura da luz. Se pensa em mudar de fornecedor, veja como pode entrar em contacto com as 5 maiores companhias em Portugal:

🌘 2. Contrate a tarifa ideal para si

Vai para o trabalho de manhã e só volta a casa ao fim do dia? Então a tarifa bi-horária é para si! Com a tarifa bi-horária, coloque as máquinas a lavar a partir das 22h até às 8h da manhã para poupar na fatura da luz já que o preço da luz é mais barato neste período.

Tem dúvidas sobre qual o tipo de tarifa deve ter em casa? A Selectra ajuda! Saiba neste artigo a que horas a luz é mais barata.

📴 3. Não deixe o telemóvel ou computador a carregar a noite toda

Sabia que mesmo com a bateria a 100% os aparelhos elétricos continuam a gastar energia?

Para evitar este consumo desnecessário, carregue os aparelhos antes de ir dormir e desligue-os da tomada quando estiverem carregados ou quando não estiverem a ser utilizados.

🧊 4. Tente abrir e fechar a porta do frigorífico o menos possível

Pois é, talvez não saiba disto mas consome menos energia se abrir a porta do frigorífico e retirar ou guardar tudo de uma vez só do que se abrir e fechar a porta, repetidamente, várias vezes.

🍛 5. Não coloque comida quente ou morna no frigorífico

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a dica da comida quente no frigorífico prende-se com uma questão maioritariamente energética. Ao colocar alimentos quentes ou mornos no frigorífico este terá de consumir mais energia para os arrefecer. Por isso, para poupar energia coloque os alimentos previamente arrefecidos.

Chamada Selectra

Como posso poupar energia em casa?

Na Selectra somos especialistas em energia. Podemos ajudar.

💯 6. Opte por utilizar os eletrodomésticos na sua capacidade máxima

De modo geral, os eletrodomésticos como frigorífico, congelador e máquinas de lavar devem ser utilizados cheios de forma a aproveitar a sua máxima capacidade.

💡 7. Prefira o uso de lâmpadas LED às lâmpadas tradicionais

Apesar do preço inicial da lâmpada LED ser maior, estas lâmpadas são mais eficientes e mais duradouras que as outras. O consumo de eletricidade de uma lâmpada LED é menor que o das lâmpadas tradicionais e pode representar uma poupança energética de mais de 80%.

🍽️ 8. Opte por lavar a loiça na máquina em vez de manualmente

Lavar a loiça à mão pode sugerir poupança, contudo, com base na revista Environmental Research Communications, está comprovado que é mais vantajoso fazer a lavagem de loiça na máquina, quando cheia. Assim, não só poupa água como também poupa eletricidade.

Como posso poupar energia no verão? Vai de férias e mesmo assim a sua fatura da luz é muito elevada? Veja as nossas dicas para poupar energia na casa de férias durante o Verão.

🚿 9. Diminua a temperatura da água quente do cilindro ou esquentador e poupe na luz

Pergunta-se como pode poupar luz com cilindro? Saiba que ao reduzir a temperatura máxima da água do seu cilindro ou esquentador elétrico irá poupar na conta da luz.

🏡 10. Dicas de decoração- use espelhos e opte por paredes claras

Utilize espelhos perto das janelas de forma a refletir a luz natural pois além de criar um espaço mais amplo ainda ilumina a casa sem gastar luz. Outra dica é dar preferência a paredes com cores claras uma vez que estas refletem a luz natural e contribuem para um espaço mais luminoso.

🚰 11. Use a chaleira para aquecer a água em vez do fogão

Aquecer água numa panela, no fogão, gasta consideravelmente mais energia do que se usar a chaleira elétrica.

🚪 12. Evite abrir a porta do forno em funcionamento

Saiba que quando abre a porta do forno este perde cerca de 25% de calor e gastará mais energia para voltar a aquecer e manter a temperatura estipulada. Evite o desperdício de energia! 🤗

🎛️ 13. Desligue o fogão e forno algum tempo antes do tempo previsto

Ao desligar o forno ou fogão 10 minutos antes do estipulado, poupará na energia consumida e através do calor residual verá que os alimentos acabam de cozinhar.

🛎️ 14. Dê preferência ao microondas

Ao utilizar o microondas para aquecer os alimentos poupa não só tempo como cerca de 60% de energia comparativamente ao uso do forno.

📺 15. Evite deixar equipamentos em stand-by

Equipamentos em modo stand-by, prontos a funcionar, continuam a gastar energia. Este modo é utilizado em vários dispositivos como no caso da televisão. Idealmente, se não estiver a ver televisão deve desligá-la mesmo – pode utilizar tomadas com interruptor que permitem desligar efetivamente os aparelhos conectados.

Atualizado em