chamada gratuita

Quer pagar menos pelas suas faturas de luz e gás?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando a tarifa e o ciclo horário ideais para a sua casa e o seu consumo.

Goldenergy Leituras: número para comunicar leitura de luz e gás

Saiba quais os principais contactos para enviar as leituras da Goldenergy, qual o número grátis para comunicação de leituras e como ler o contador para evitar estimativas nas suas faturas.


Contactos Leituras Goldenergy: Número Gratuito

Os contactos da Goldenergy para envio de leituras são fundamentais. E a boa notícia é que comunicar leituras à Goldenergy é gratuito.

Pode realizar o envio das leituras à Goldenergy de cinco formas distintas:

O contacto de leituras Goldenergy mais prático é o número de telefone. Este contacto gratuito da Goldenergy está disponível 24h por dia, todos os dias do ano.

Para as enviar à Gold energy as leituras do seu contador também pode utilizar o número da EDP Distribuição, a distribuidora de eletricidade de Portugal:

Enviar Leituras à EDP Distribuiçao800 507 507

Tal como o número gratuito da Goldenergy, este telefone da EDP Distribuição nestá disponível todos os dias, a qualquer hora, e não tem custos associados.

Goldenergy Leituras: Como Comunicar

A comunicação das leituras da Goldenergy é fundamental para garantir que as suas faturas de eletricidade e gás natural chegam a sua casa com os valores acertados - baseados no seu consumo real, e não em estimativas.

Deve ter à mão os seguintes documentos para a comunicação de leituras à Goldenergy:

  • Código de Ponto de Entrega (CPE) no caso de serem leituras de eletricidade;
  • Caso se trate do envio de leituras de gás natural deverá apresentar o Código Universal de Instalação que está mencionada em todas as suas faturas de gás natural, o CUI;
  • Número de Identificação Fiscal;
  • Email do Titular do Contrato de Energia;

Seja cliente da Goldenergy ou de outra fornecedora, saiba que a sua distribuidora de energia é a responsável pelas leituras do contador.

Contadores Luz

A EDP Distribuição, distribuidora de luz em Portugal, é obrigada a fazer a comunicação das leituras de cada contador, pelo menos, de 3 em 3 meses. No caso das leituras de gás natural da Goldenergy, a distribuidora responsável deverá fazê-lo ainda mais regularmente: de 2 em 2 meses.

No entanto, sem o envio regular das leituras, não se pode garantir que as faturas que recebe em casa estão de acordo com o seu consumo real. Para que tal aconteça, deve enviar as contagens da Goldenergy mensalmente, antes do período de faturação.

Se, por alguma razão, a sua distribuidora não conseguir aceder ao seu contador da Goldenergy por um longo período de tempo, poderá haver o risco de corte de energia. No entanto, além de ser uma situação bastante rara, se acontecer, receberá antes uma notificação em casa.

Se não sabe quando enviar as leituras à Goldenergy, não se preocupe. A comercializadora indica em cada fatura qual a melhor data para fazer essa comunicação. Pode encontrar a altura ideal na área "As nossas mensagens para si" nas faturas da Goldenergy.

Área de Cliente Goldenergy: Balcão Digital

A área de cliente online da Goldenergy é um portal exclusivo para clientes.

O que pode fazer na área da Goldenergy Online?

  • Enviar leituras à Goldenergy;
  • Alterar os dados do titular do contrato;
  • Mudar a potência contratata;
  • Adicionar serviços extra ao contrato;
  • Seguir o consumo de luz e gás natural;

Outra forma de fazer chegar as suas leituras à Goldenergy online, é fazendo o download da app Goldenergy.

Goldenergy Clientes: Como Ler Contador da Luz e Gás

Para conseguir enviar as suas leituras à Goldenergy deve saber interpretar o seu contador de energia. A primeira coisa que deve notar é que os três últimos dígitos apresentados no visor do contador devem ser ignorados. Abaixo, apresentamos um exemplo de como devem ser enviados os números das leituras da Goldenergy.

Contador de eletricidade

No entanto, para evitar problemas com leituras da Goldenergy, deve ter em conta que as formas de ler os contadores da luz pode ser diferente dos contadores de gás. Além disso, deve ter atenção ao tipo de modelo que tem instalado.

Goldenergy Leituras Gás

As leituras de gás Goldenergy são mais fáceis de retirar do seu contador do que as de luz. Isto porque a forma de ler os contadores de gás natural é igual, independentemente do modelo.

Algo que deve ter em conta é que, apesar dos valores presentes no visor do contador de gás natural estarem em m³, o seu consumo é medido em kWh na sua fatura. Isto porque são contabilizados fatores como o poder calorífico do gás bem como o volume de gás registado no ponte de medição.

Se quer saber quantos kWh consumiu durante um período de faturação, deve aplicar a seguinte fórmula:

Gás Natural: m³ para kWhConsumo (kWh) = Consumo (m³) x Fator de Correção de Volume x Poder Calorífico Superior

Em todas as faturas de gás natural da Goldenergy vem também explicada essa informação.

Goldenergy Leituras Eletricidade

A leitura da luz da Goldenergy deve ser feita tendo em conta o tipo de contador de energia, bem como o modelo, que tem instalado na sua habitação.

Atualmente, são vários os contadores da luz em Portugal:

  • Contador Eletromecânico;
  • Contador Estático;
  • Contador Híbrido;
  • Contador Inteligente;

Os novos contadores inteligentes têm como objetivo acabar com as estimativas nas faturas da luz, a partir de 2021. Isto porque, ao serem "inteligentes", permitem que a EDP Distribuição tenha acesso ao seu consumo em tempo real, deixando de ser necessário o envio de faturas.

Atualizado em

Pague menos pela sua fatura de energia ⚡