Chamada Selectra
Chamada Selectra

Goldenergy: toda a informação para contratar luz, gás ou dual

Serviço independente de comparação de tarifas da Goldenergy e outras companhias.

Chamada Selectra
Chamada Selectra

Goldenergy: toda a informação para contratar luz, gás ou dual

Serviço independente de comparação de tarifas da Goldenergy e outras companhias.

Goldenergy Leituras: Número para comunicar as leituras de luz e gás

Atualizado em
minutos de leitura

Saiba quais os contactos para enviar as leituras da Goldenergy, qual o número grátis para comunicação de leituras e como ler o contador para evitar estimativas nas suas faturas.

Contactos para Comunicar Leituras à Goldenergy

Os contactos da Goldenergy para envio de leituras são fundamentais. E a boa notícia é que comunicar leituras à Goldenergy é gratuito.

Pode realizar o envio das leituras à Goldenergy de cinco formas distintas:

O contacto de leituras Goldenergy mais prático é o número de telefone. Este contacto gratuito da Goldenergy está disponível 24h por dia, todos os dias do ano.

Para enviar as leituras à Goldenergy também pode utilizar o número da E-Redes, a distribuidora de eletricidade de Portugal:

Enviar Leituras à E-Redes800 507 507 800 507 507

Tal como o número gratuito da Goldenergy, o contacto da E-Redes está disponível todos os dias, a qualquer hora, e não tem custos associados.

Como Enviar as Leituras à Goldenergy

A comunicação das leituras da Goldenergy é fundamental para garantir que as suas faturas de eletricidade e gás natural chegam a sua casa com os valores acertados - baseados no seu consumo real, e não em estimativas.

Deve ter à mão os seguintes documentos para a comunicação de leituras à Goldenergy:

  • Código de Ponto de Entrega (CPE) no caso de serem leituras de eletricidade;
  • Código Universal de Instalação (CUI) no caso de serem leituras de gás natural;
  • Número de Identificação Fiscal;
  • Email do Titular do Contrato de Energia.

Seja cliente da Goldenergy ou de outra fornecedora, saiba que a sua distribuidora de energia é a responsável pelas leituras do contador.

Contadores Luz

A E-Redes, distribuidora de luz em Portugal, é obrigada a fazer a comunicação das leituras de cada contador, pelo menos, de 3 em 3 meses. No caso das leituras de gás natural da Goldenergy, a distribuidora responsável deverá fazê-lo de 2 em 2 meses.

No entanto, sem o envio regular das leituras, não é possíel garantir que as suas faturas de energia estão de acordo com o seu consumo real. Para que tal aconteça, deve enviar as contagens da Goldenergy no período ideal indicado na sua fatura.

Se, por alguma razão, a sua distribuidora não conseguir aceder ao seu contador da Goldenergy por um longo período de tempo, poderá haver o risco de corte de energia. No entanto, além de ser uma situação bastante rara, se acontecer, receberá antes uma notificação em casa.

Se não sabe quando enviar as leituras à Goldenergy, não se preocupe. A comercializadora indica em cada fatura qual a melhor data para fazer essa comunicação. Pode encontrar a altura ideal na área "Não se esqueça de comunicar a sua leitura" nas faturas da Goldenergy.

Área de Cliente Goldenergy: Balcão Digital

A área de cliente online da Goldenergy é um portal exclusivo para clientes.

O que pode fazer na área da Goldenergy Online?

Outra forma de fazer chegar as suas leituras à Goldenergy online, é fazendo o download da app Goldenergy.

Goldenergy Clientes: Como Ler Contador da Luz e Gás

Para conseguir enviar as suas leituras à Goldenergy deve saber interpretar o seu contador de energia. A primeira coisa que deve notar é que os três últimos dígitos apresentados no visor do contador devem ser ignorados.

Abaixo, apresentamos um exemplo de como devem ser enviados os números das leituras da Goldenergy.

Contador de eletricidade

No entanto, para evitar problemas com leituras da Goldenergy, deve ter em conta que a forma de ler os contadores da luz pode ser diferente dos contadores de gás. Além disso, deve ter atenção ao tipo de modelo que tem instalado.

Goldenergy Leituras Gás

As leituras de gás Goldenergy são mais fáceis de retirar do seu contador do que as de luz. Isto porque a forma de ler os contadores de gás natural é igual, independentemente do modelo.

Algo que deve ter em conta é que, apesar dos valores presentes no visor do contador de gás natural estarem em m³, o seu consumo é medido em kWh na sua fatura. Isto porque são contabilizados fatores como o poder calorífico do gás bem como o volume de gás registado no ponte de medição.

Se quer saber quantos kWh consumiu durante um período de faturação, deve aplicar a seguinte fórmula:

Gás Natural: m³ para kWhConsumo (kWh) = Consumo (m³) x Fator de Correção de Volume x Poder Calorífico Superior

Em todas as faturas de gás natural da Goldenergy vem também explicada essa informação.

 

Como consultar faturas Goldenergy?

 

Goldenergy Leituras Eletricidade

A leitura da luz da Goldenergy deve ser feita tendo em conta o tipo de contador de energia, bem como o modelo, que tem instalado na sua habitação.

Atualmente, são vários os contadores da luz em Portugal:

Os novos contadores inteligentes têm como objetivo acabar com as estimativas nas faturas da luz, a partir de 2021. Isto porque permitem que a EDP Distribuição tenha acesso ao seu consumo em tempo real, deixando de ser necessário o envio de leituras.

Finalmente, caso ocorra algum erro na comunicação das suas leituras à Goldenergy, saiba que poderá enviar uma queixa ou reclamação à companhia:

 

Queixas Goldenergy

 

Perguntas Frequentes: Comunicar leituras à Goldenergy

Posso comunicar as leituras à EDP Distribuição mesmo que a minha comercializadora seja a Goldenergy?

Sim. A comunicação de leituras de eletricidade pode ser feita tanto à sua comercializadora de eletricidade, neste caso a Goldenergy, como à distribuidora, EDP Distribuição.

Quando devo comunicar as leituras à Goldenergy?

Saiba que a comunicação das leituras à Goldenergy pode ser feita sempre que entender pelos meios de comunicação operacionais 24h/dia. Ainda assim, o período ideal para comunicar as leituras do contador vem indicado na secção "As nossas Mensagens para si" nas suas faturas mensais de energia.

Como posso dar as leituras à Goldenergy?

Pode enviar as leituras à Goldenergy através da área de cliente Goldenergy, da App móvil ou do site da companhia e, ainda, através no telefone 24h/ dia e gratuito: 800 100 072.

Porque é que devo comunicar as leituras com regularidade?

É aconselhável comunicar as leituras do contador de eletricidade ou de gás natural, mensalmente, para garantir que o valor das suas faturas corresponde à energia efetivamente consumida.