A Lisboagás é a distribuidora de gás natural para os clientes que residem na região de Lisboa. Conheça aqui os principais contactos da distribuidora para enviar leituras e resolver problemas com a distribuição de gás natural. Saiba como aceder ao balcão digital da Lisboagás e fazer as gestões do seu contrato online.
Lisboagás: Distribuição de Gás Natural
Ao contrário do que acontece com a distribuição de eletricidade no mercado livre em Portugal, no caso do gás existe uma rede de operadoras de distribuição. São várias as empresas distribuidoras de gás natural e são atribuídas automaticamente ao cliente, dependendo da zona em que vive uma vez que cada uma tem uma área de concessão em Portugal.
A Lisboagás GDL - Sociedade Distribuidora de Gás Natural de Lisboa, S.A. é uma das quatro empresas da Galp Gás Natural Distribuição que tem concessão para distribuir gás natural em Portugal.
A Lisboagás foi constituída a 1 de julho de 1995 e, entre 1999 e 2001, esteve envolvida num projeto que mudou o abastecimento de mais de 230 mil consumidores, que passaram a ser abastecidos por gás natural, em vez de gás de cidade. Atualmente, tem um capital social de 60 milhões de euros e a GALP Gás Natural Distribuição é a sua única acionista. Estes são os objetivos da Lisboagás:
- Construção de infraestruturas da Rede Nacional de Distribuição de Gás Natural;
- Promoção da construção e reabilitação de instalações de gás natural;
- Exploração da rede de telecomunicações já instalada.
Lisboagás: Clientes em Lisboa
Os clientes da Lisboagás residem no distrito da Lisboa. Apesar da sua área de concessão abranger os 16 concelhos do distrito de Lisboa, neste momento, atua apenas nos 13 que têm, até ao momento, distribuição de gás natural. Eis os concelhos onde residem os clientes abastecidos pela Lisboagás:
- Alenquer
- Amadora
- Azambuja
- Cadaval
- Cascais
- Lisboa
- Loures
- Mafra
- Odivelas
- Oeiras
- Sintra
- Torres Vedras
- Vila Franca de Xitra
Se reside num destes concelhos saiba que, independentemente da fornecedora de gás natural contratada, a Lisboagás vai ser a sua distribuidora de gás natural e é com ela que deve entrar em contacto para resolver problemas com leituras ou contadores, bem como para realizar uma nova ligação de gás natural em casa.
Lisboagás Leituras
A Lisboagás está obrigada a visitar os contadores de gás natural dos seus clientes a cada dois meses. Nesse momento, retira as leituras dos contadores da Lisboagás para comunicar à fornecedora de gás natural contratada pelos consumidores. Desta forma, são calculados os consumos de gás natural reais e deixam-se de lado as estimativas nas faturas de gás natural.
No entanto, para garantir que esse rigor nas faturas se mantém todos os meses, deve enviar as leituras à Lisboagás mensalmente, retirando-as a partir do seu contador de gás natural, esteja ele no interior da sua casa ou na zona comum do prédio onde vive.
Telefone Lisboagás Leituras800 507 513
Este é o número para comunicar leituras à EDP Distribuição. Ao ligar, soa uma gravação automática que lhe solicita os dados referentes à sua leitura e ao seu contrato de gás natural, como é o caso do Código Universal de Instalação (CUI). A chamada pode ser realizada todos os dias, a qualquer hora, e é gratuita.
Lisboagás Contrato
A Lisboagás é a responsável pela distribuição de gás natural em Lisboa. Ainda assim, é preciso preencher os seguintes requisitos para ter um contrato com a Lisboagás:
- Viver numa zona de Lisboa perto de uma rede pública de distribuição de gás natural;
- Ter um ramal de ligação ao seu imóvel;
- Realizar uma inspeção certificada ao seu local de consumo (a sua casa ou empresa) por uma entidade inspetora;
- Ter um Código Universal de Instalação (CUI) atribuído pela Lisboagás;
- Contratar uma tarifa de gás natural a uma fornecedora de energia à sua escolha.
Preenchendo todos os requisitos acima, vai poder contratar a Lisboagás como a sua distribuidora de gás natural. A fornecedora de gás natural que contratou vai entrar em contacto com a distribuidora para agilizar o processo de instalação de gás natural. Ainda assim, se ainda não está ligado à rede de distribuição de gás natural, deve preencher o formulário que pode encontrar no site ou num balcão de atendimento da GALP.
Enviar pedido de nova ligação de gás natural Lisboagás Deve enviar o formulário de solicitação de nova ligação de gás natural por email para [email protected] ou por correio dirigido ao departamento de "PEDIDOS DE LIGAÇÃO À REDE" para a seguinte morada: Apartado 4070 EC São Domingos de Benfica 1501-001 Lisboa
Se vive na área da concessão da Lisboagás mas ainda não sabe qual a melhor comercializadora para esta energia, conheça também quais as empresas fornecedoras de gás natural que atuam atualmente em Portugal:
- Audax
- EDP Comercial
- Endesa
- Energia Simples
- Galp Power
- Goldenergy
- Iberdrola
- Rolear Viva
Lembre-se que, mesmo que já tenha contratada uma comercializadora de gás natural, pode mudar de fornecedora a qualquer momento e sem custos associados.
Lisboagás: Rescisão Contrato
Se pretende deixar de ter gás natural em casa, deve realizar a rescisão do contrato Lisboagás para interromper o fornecimento e distribuição de gás natural.
Pode cancelar o contrato dirigindo-se a um dos balcões de atendimento da Lisboagás ou a uma Loja do Cidadão. Independentemente do local que escolha, deve levar consigo os seguintes documentos para rescindir contrato com a Lisboagás:
- Documento de identificação;
- Número de Identificação Fiscal;
- Última fatura de gás natural recebida;
- Leitura atual do contador de gás natural.
Se o titular do contrato de gás natural se vir impossibilitado de se dirigir ao local, deve enviar uma declaração de autorização à pessoa responsável pelo cancelamento do contrato de gás.
Lisboagas Avarias: Problemas com o Contador
Apesar de tentar que não haja falhas de gás natural, a Lisboagás nem sempre consegue garantir a sua distribuição a 100%. Apesar dessas situações serem raras, convém saber o que fazer se está sem gás natural em casa.
Em primeiro lugar, certifique-se que a válvula de abastecimento de gás natural está aberta. Procure perto do fogão o do esquentador a válvula que tem um ponto amarelo no meio - é essa. Se estiver numa posição horizontal é porque a válvula está fechada pelo que a deve rodar e posicionar verticalmente para a abrir.
Se ainda assim continuar sem gás natural, dirija-se ao seu contador de gás natural. Se vive numa moradia, o contador encontra-se provavelmente à porta de casa. Se vive num prédio, o mesmo deve estar numa área comum a todos os condóminos. Aí deve certificar-se que mexe no seu contador, confirmando na etiqueta atrás o número da fração do apartamento. Se tem o seu contador de gás natural diante de si e vê que tem uma etiqueta deve saber que a Lisboagás este aí e deve proceder de uma das seguintes formas aos problemas no contador de gás natural:
- Contador com um selo vermelho: problema técnico, deve ligar à Lisboagás;
- Contador com um selo amarelo: impedimento por ordem do seu fornecedor de gás natural - deve ligar-lhe.
Se não encontrar nenhum selo nem aviso devidamente identificado no seu contador, deve rodar a válvula amarela até que esta se encontre na posição vertical. Volte a entrar em casa e, depois de esperar 10 minutos, confirme se já tem gás natural. Se nenhum destes passos funcionou e continua com falha de gás natural, entre em contacto com a Lisboagás para que esta envie um técnico para solucionar o problema.
Se se aperceber que o seu contador de gás tem um problema, deve fazer primeiro o teste de desligar todos os aparelhos que funcionam a gás natural. Se ainda assim o número no aparelho continuar a aumentar, o seu contador de gás está avariado.
A sua distribuidora de gás natural é a responsável pelo arranjo ou substituição do contador da Lisboagás. Deve contactá-la, explicar o problema e agendar uma visita ao seu imóvel para a resolução deste problema.
Lisboagás
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