A Lusitaniagás é uma distribuidora de gás natural que atua na região litorial centro de Portugal. É responsável pelo abastecimento de cidades como Aveiro, Leiria e Coimbra e pertence ao grupo de distribuidoras da Galp Energia. Neste artigo conheça os contactos da Lusitaniagás, bem como os dos agentes da mesma. Saiba ainda como fazer login na área de cliente para comunicar as suas leituras do contador de gás natural rapidamente.
Lusitaniagás: Aveiro, Coimbra e outros clientes
Sendo uma das oito distribuidoras de gás natural da Galp Energia, a Lusitaniagás é a responsável pela área litoral centro, que abrange cidades como Aveiro, Coimbra, Leiria e Santa Maria da Feira.
A Lusitaniagás – Companhia de Gás do Centro, SA foi constituída no início de 1992 e é uma sociedade anónima com o NIF 502761024. O seu capital social é superior a 20 milhões de euros e apesar da principal participação na empresa - com 96,9% das ações - ser da Galp Gás Natural Distribuição, as restantes ações estão divididas por mais de 30 acionistas.
Onde vivem os clientes abastecidos pela Lusitaniagás? | ||
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Lusitaniagás Leituras
Para comunicar leituras à Lusitaniagás e garantir que a sua fornecedora não lhe envia faturas de gás natural baseadas em estimativas, deve repetir este processo todos os meses:
- Dirija-se ao seu contador de gás natural;
- Retire os números que lhe surgem no visor do contador e aponte-os. Tenha em conta que apenas os primeiros digitos devem ser tidos em conta e os três últimos não devem ser comunicados;
- Ligue para o número gratuito da Lusitaniagás específico para esse envio: 800 507 510;
- Ao ser atendido pela chamada automática deve introduzir, com o teclado do seu telemóvel, os números do CUI e só em seguida os da leitura do contador.
Ainda assim, a leitura dos contadores de gás natural é realizada obrigatoriamente pela distribuidora a cada dois meses. Ainda assim, uma vez que a periocidade de envio das faturas é mensal, deve enviar as leituras à Lusitaniagás com a maior regularidade possível.
Se, por alguma razão, a Lusitaniagás não conseguir aceder ao seu contador, não vai conseguir realizar as habituais leituras. Isso faz com que, posteriormente, haja leituras extraordinárias da Lusitaniagás, que, ao contrário das habituais, necessitam de marcação e têm custos associados.
Nova Ligação Lusitaniagás
Se pretende criar uma nova ligação de gás natural em sua casa e a sua área de residência pertence à área de atuação da Lusitaniagás, deve entrar em contacto com a distribuidora. Este processo é rápido e necessário antes de decidir qual a tarifa e fornecedora de gás natural contratar.
Para instalar gás natural da Lusitanigás deve viver num dos concelhos do centro de Portugal onde a Lusitaniagás é a distribuidora. Se tal se verificar, deve ter em conta os seguintes critérios:
- Deve ter um ramal de ligação ao seu imóvel;
- A Lusitaniagás deve inspecionar o imóvel no qual pretende passar a consumir gás natural;
- Deve ser-lhe atribuído um Código CUI pela Lusitaniagás;
- Por fim, deve contratar uma tarifa à fornecedora de gás natural que considera que lhe traz mais vantagens.
O formulário para solicitar nova ligação de gás natural está disponível no site da GALP Energia e também pode ser encontrado num dos balcões de atendimento da empresa. Esse deve ser preenchido para se iniciar todo esse processo. Depois de colocar aí todos os dados, deve enviar o documento para o departamento responsável por ligar o gás natural:
- Por carta: Departamento Pedidos de Ligação à Rede - Apartado 4070 EC São Domingo de Benfica 1501-001 Lisboa
- Por email: [email protected]
Resolver Problemas Lusitaniagás
Se tem algum problema com a Lusitaniagás já sabe que há várias formas de contactar a distribuidora. Ainda assim, deve saber quais são as principais avarias da Lusitaniagás:
- Corte do fornecimento de gás natural;
- Contador avariado;
- Atraso na instalação de gás natural na habitação.
O corte de gas natural por falta de pagamento ou por falta de acesso ao contador é muito raro. O cliente recebe sempre um pré-aviso sobre a irregularidade da sua situação e só fica sem gás natural se não resolver o problema em vários úteis. O corte de gás natural só se procede se o cliente impedir o acesso ao seu contador por mais de 30 dias depois do pré-aviso ou não pagar as faturas em atraso de gás natural em 20 dias úteis.
800 200 157Este é o número para resolver avarias e emergências com a Lusitaniagás. A chamada é gratuita e o número está disponível todos os dias a todas as horas.
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