chamada gratuita

Quer pagar menos pelas suas faturas de luz e gás?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando a tarifa e o ciclo horário ideais para a sua casa e o seu consumo.

Alterar titular contrato EDP: contactos e documentos necessários

Alterar Titular Contrato EDP

Precisa de alterar a titularidade do seu contrato EDP? Neste artigo, descubra como é simples mudar o titular da conta de luz e gás. Saiba como se processa a alteração de titularidade, quais os documentos necessários e quais os principais motivos para mudar o titular.


Descubra também como pode cancelar o contrato EDP e quanto tempo demora até que a alteração seja efetuada.

Como alterar o titular EDP?

Se pretende alterar o titular do contrato EDP, o primeiro que precisa de saber é que este processo transfere a responsabilidade legal sobre o fornecimento de energia e a possibilidade de efetuar as mais diversas mudanças contratuais para uma nova pessoa.

Para efetuar a mudança de titular na EDP de forma simples e rápida, sem sequer precisar de sair de casa, pode optar por fazê-lo online, na sua área de cliente, ou por telefone seguindo os passos indicados abaixo.

Alterar Titular do Contrato EDP por telefone: Passo a Passo

Para alterar o titular do seu contrato EDP por telefone entre em contacto com a linha de atendimento, nos dias úteis entre as 8h e as 20h, através do 808 535 353 ou, para chamadas a partir do estrangeiro, do + 351 210 016 384.

  1. Para alterar o titular do seu contrato EDP, prima "1" para questões relacionadas com "Eletricidade e Gás Natural";
  2. Em seguida, volte a premir "1" para "Adesões, Alterações de Contrato ou Mudança de Casa";
  3. Fale com um assistente e solicite a alteração de titularidade EDP.

Já se preferir alterar o titular diretamente numa loja ou agente EDP, saiba que também é possível fazê-lo. Encontre o estabelecimento mais próximo de si.

Após efetuar o pedido de mudança do titular EDP, nos contratos de eletricidade, o titular é alterado no prazo de 2 a 3 dias úteis. Já no caso do gás natural, ou nas faturas duais, para que os dados sejam atualizados terá de apresentar o certificado de inspeção válido ou, caso tenha efetuado alterações estruturais à instalação de gás, terá de agendar com a EDP uma inspeção de gás natural.

A inspeção de gás é agendada por si, junto da EDP Comercial, no momento em que efetua o pedido de alteração da titularidade.

Documentos necessários para mudar titular EDP

Na EDP, alterar a titularidade do seu contrato de eletricidade e/ou gás natural é muito simples. A grande mudança é, afinal, nos seus dados pessoais: Nome e Número de Contribuinte (NIF). Como mantém a mesma morada, ao alterar o titular do contrato não se desligam os contadores, ou seja, não se suspende o fornecimento de energia.

Mesmo assim, antes de entrar em contacto com a EDP para a mudança de titular e agora que já sabe como o processo é simples, é importante preparar a documentação necessária:

  • Comprovativo de morada: contrato promessa compra e venda, contrato de arrendamento ou escritura;
  • Cartão de Cidadão;
  • IBAN, para pagamentos com débito direto;
  • Se possível, fatura de energia do titular anterior para que possa identificar o Código de Ponto de Entrega (CPE) e o Código Universal de Instalação (CUI);

Caso não seja possível apresentar uma fatura do antigo titular do contrato de energia, poderá pedir o CPE do imóvel à EDP Distribuição e o CUI à sua distribuidora de gás natural.

Quanto custa alterar o titular do contrato EDP?

Alterar Contrato EDP

O processo, os passos e os documentos, tudo isso está claro neste momento. Mas, afinal, quanto custa alterar o titular do contrato EDP?

Alterações ao contrato como mudar a titularidade da conta da luz EDP são gratuitas, uma vez que, com a liberalização do mercado de energia em Portugal deixou de existir fidelização nos contratos de eletricidade e gás natural, entre os clientes e as diferentes companhias.

Motivos para alterar titular contrato EDP Comercial

Mudar titular EDP

Mudar de casa é um dos motivos mais comuns para alterar a titularidade do seu contrato de luz e gás, mas nem por isso é o único. Em seguida, fique a conhecer as principais situações em que deve substituir o titular do contrato EDP.

Razões para alterar o titular do contrato EDP
  • Mudança de casa por aluguer: a titularidade do contrato de energia deve ser responsabilidade dos novos inquilinos;
  • Compra e venda de casa: o comprador do imóvel deverá ser o novo titular do contrato;
  • Divórcio ou separação: a pessoa que ficar com a casa deve assumir a responsabilidade do contrato de energia;
  • Falecimento do titular: neste caso, a titularidade deve ser assumida por outro elemento do agregado familiar.

Em caso de falecimento do responsável, para mudar a titularidade da EDP, é possível que a fornecedora lhe peça alguns documentos adicionais, como a certidão de óbito e a habilitação de herdeiros, caso exista.

E se preferir cancelar o contrato com a EDP? Nesse caso, o processo continua a ser bastante simples. Pode cancelar o contrato com a EDP sem sair de casa, por telefone ou online e, uma vez mais, sem qualquer custo.

Chamada Selectra

Está com dificuldade em alterar o titular do seu contrato?

Se ao longo do processo surgirem dúvidas sobre como mudar o titular do contrato EDP, podemos ajudá-lo.

Alterar Titular do Contrato EDP: Perguntas Frequentes

Quanto tempo demora a alteração de titular da EDP?

Depois de efetuar o seu pedido à EDP, a mudança de titular é oficializada no prazo de 2 a 3 dias úteis.

Como contacto a EDP para alterar o Titular?

Pode enviar o seu pedido à fornecedora de energia através do site da EDP, por telefone, contactando o 808 535 353, nos dias úteis entre as 8h e as 20h, ou diretamente numa loja ou agente EDP.

Quais os documentos necessários para alterar o titular EDP?

Para mudar o contrato EDP e fazer a alteração de titular, necessita do Cartão de Cidadão, de uma fatura antiga, de um comprovativo de morada e, caso adira ao débito direto, do IBAN.

Atualizado em

Pague menos pela sua fatura de energia ⚡