chamada gratuita

Quer saber qual a melhor tarifa para a sua casa?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando a tarifa e o ciclo horário ideais para a sua casa e o seu consumo.

chamada gratuita

Quer saber qual a melhor tarifa para a sua casa?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando a tarifa e o ciclo horário ideais para a sua casa e o seu consumo.

Cancelar contrato EDP, rescindir serviço Funciona, carta de rescisão

Está descontente com o serviço prestado pela sua companhia ou com a sua tarifa de eletricidade? Neste artigo, descubra tudo o que precisa para cancelar o seu contrato EDP, rescindir o EDP Funciona ou outros serviços EDP.


Cancelar Contrato EDP

Saiba ainda quais os principais motivos de rescisão do contrato de energia e que documentos deve apresentar em caso de falecimento de um familiar ou mudança de imóvel.

Cancelar Contrato EDP

Cancelar o contrato EDP pode parecer complexo, especialmente se pensarmos que, dentro do Grupo EDP, existem a SU Eletricidade e a EDP Comercial do mercado regulado e do mercado livre, respetivamente. No entanto, pelo contrário, o processo é muito simples e, hoje em dia, já nem é preciso apresentar os motivos que levaram à rescisão do contrato com a EDP.

Se é cliente do mercado regulado e a sua fornecedora é a SU Eletricidade, terá de rescindir o contrato presencialmente.

img

Cancelar Contrato SU Eletricidade

Cancele o seu contrato numa loja SU Eletricidade. Encontre a mais próxima de si.

Lojas SU Eletricidade

Já se é cliente do mercado livre e a sua fornecedora é a EDP Comercial, saiba que são diversos os meios para rescindir o seu contrato de energia com a EDP. Pode, inclusive, fazê-lo sem sair de casa. Por telefone, ou preenchendo o formulário online, como explicamos em seguida.

Cancelar contrato EDP por Telefone

Cancelar Contrato EDP por telefone

Para cancelar o contrato com a EDP Comercial, pode contactar a Linha de Apoio ao Cliente da EDP.

808 535 353

Cancelar contrato EDP Online

Cancelar Contrato EDP Online

Pode ainda rescindir o seu contrato EDP, preenchendo o formulário de rescisão.

Formulário Rescisão Online

Independentemente do formato escolhido, a resposta da EDP à rescisão do contrato demora cerca de três semanas. Ainda assim, é normal que receba uma última fatura de energia, de modo a ajustar as contas e consumos até à data de término do seu contrato.

EDP: Cancelar contrato online

Se optar por cancelar o contrato com a EDP online, saiba quais os documentos que tem de ter junto a si ao longo do processo e quais os passos a seguir.

    Cancelar Contrato EDP Online
  • Quais os documentos necessários para cancelar o contrato com a EDP online?
  • Dados do titular do contrato de energia (Nome, telefone, email,Cartão de Cidadão e NIF);
  • Código de Ponto de Entrega (CPE) da sua instalação elétrica: pode consultá-lo na fatura de energia;
  • Código Universal de Instalação (CUI) da sua instalação de gás natural: também o poderá consultar na fatura mensal.

Com a documentação preparada, está quase tudo pronto para rescindir o seu contrato com a EDP. No site da companhia, encontrará o formulário de rescisão de contrato que deverá preencher, corretamente, com a informação solicitada. O processo é muito simples e vamos ajudá-lo a entender melhor quais os passos a seguir.

Como cancelar o contrato com a EDP online?

Indique o motivo de contacto com a EDP Online

Aceda ao formulário de contacto da área de apoio ao cliente online, no site da EDP, e comece por indicar o motivo de contacto.

  • No 1º campo de "Motivo de Contacto", deve indicar "Gestão de Contratos";
  • Escolha a opção "Terminar Contrato";
  • Ainda na área "Motivo de Contacto" selecione "Quero termina o meu contrato";

Siga os passos indicados no formulário

Agora que já identificou o motivo de contacto com a EDP, é necessário que preencha devidamente o formulário para que a companhia dê seguimento ao seu pedido.

  • Indique o tipo de tarifa contratada: eletricidade, gás ou ambas;
  • Caso tenha contratado algum serviço adicional, também deverá indicá-lo;
  • Indique qual a data e horário em que pretende terminar o contrato com a EDP;
  • Preencha os dados pessoais do titular do contrato;
  • Indique o NIF do titular;
  • Indique o seu CPE- Código de Ponto de Entrega para contratos de eletricidade e o CUI - Código Universal de Instalação para contratos de gás natural;
  • Preencha o campo de "mensagem" com a informação de rescisão e anexe ficheiros, caso se justifique;
  • Clique em submeter para enviar o seu pedido de cancelamento à EDP.

Serviços EDP: Cancelar Contrato EDP Funciona

Cancelar Contrato EDP Funciona

Associados à fatura de energia, os clientes da EDP podem contratar serviços adicionais, como: Funciona, Packs Living EDP, Plano EDP Mais, Re:dy, Plano EDP Saúde ou Fatura Segura. E se pretender cancelar o contrato do EDP Funciona, por exemplo?

O que ter em conta antes de cancelar o contrato EDP Funciona? Ao contrário dos contratos de luz ou de gás natural, muitos dos serviços EDP obrigam a um período de fidelização, com é o caso do EDP Funciona. Por isso mesmo, antes de avançar com o cancelamento do contrato do EDP Funciona, deve confirmar quando termina. Caso rescinda antes do término da fidelização, ser-lhe-ão cobradas as mensalidades restantes, até à data de fim do contrato.

Para não efetuar pagamentos adicionais, deve informar a EDP que quer terminar o contrato, enviando o pedido de cancelamento no prazo máximo de 30 dias antes do final do contrato.

Depois de confirmar o prazo do seu contrato e já com a decisão tomada, o processo é muito simples. Poderá cancelar o contrato EDP Funciona ou de qualquer outro serviço EDP através da Linha de Atendimento. Ao longo da chamada apenas terá de seguir os passos indicados:

  1. Marque 2 para "Assuntos relacionados com serviços";
  2. Marque o número correspondente ao serviço que pretende cancelar;
  3. Prima a tecla correspondente à opção "Para cancelar o serviço";

No caso de pretender cancelar o serviço Fatura Segura da EDP o processo é um pouco distinto. Depois de premir a tecla 2 para "Assuntos relacionados com serviços" deverá escolher a opção 6, para falar com um assistente.

Carta de Rescisão de Contrato EDP

Até aqui, referimos-lhe as formas mais cómodas e simples de cancelar o contrato da EDP, no entanto, saiba que também pode fazê-lo através de uma carta de rescisão de contrato. Se optar por este modelo, deve enviá-lo à EDP por correio registado.

Pode utilizar esta carta para rescindir o contrato com a EDP, seja cliente particular ou empresarial. Apenas terá de incluir os dados e informações que referimos em seguida.

    Informações que devem constar na Carta de Rescisão do Contrato EDP:


  • Dados de identificação do titular do contrato (nome completo, cartão de cidadão, contactos e NIF);
  • Tipo de tarifa contratada: gás natural, eletricidade ou ambos;
  • Caso tenha contratado serviços adicionais, deve identificá-los;
  • Data em que pretende cancelar o contrato;

Deve enviar a sua carta registada para: R. Pólo Norte 10 A, 1998-034 Lisboa

Estas são as informações obrigatórias na carta de rescisão mas, além delas, poderá expor os motivos que o levam a rescindir o contrato de energia com a EDP ou qualquer outro detalhe adicional que considere relevante.

Motivos para rescindir contrato EDP

Agora que já sabe como pode terminar o contrato com a EDP, podemos destacar alguns dos principais motivos que levam os clientes a tomar esta decisão.

Muitas vezes, a rescisão do contrato com a EDP ou outras fornecedoras acontece por incumprimento do fornecimento de energia por parte da companhia ou situações inesperadas como o falecimento. Consoante o motivo, é possível que, para cancelar o contrato de energia, tenha de fornecer alguns documentos adicionais.

  • Documentos para cancelar contrato EDP por falecimento
  • Nome completo e contactos do titular do contrato;
  • Certidão de óbito;
  • Morada da instalação para a qual se pretende o cancelamento;

Já se está a mudar de imóvel, saiba que não é necessário cancelar o contrato da EDP por mudança de casa. No caso de pretender continuar a ser cliente da fornecedora na nova morada, apenas terá de indicar à companhia as seguintes informações:

  • Cartão de Cidadão e contactos do titular do contrato;
  • Comprovativo de morada do novo imóvel (escritura de compra e venda, contrato de arrendamento, contrato promessa de compra e venda, etc.);
  • Leitura do contador da casa antiga;
  • Potência que pretende contratar;
  • Código de Ponto de Entrega (CPE) e Código Universal de Instalação (CUI) de ambas as moradas;
  • Caso pretenda contratar uma tarifa com débito direto, também deverá indicar o IBAN;

A partir daí, apenas terá de contactar com a EDP para desligar a energia no imóvel anterior e fazer a ligação na nova casa.

Chamada Selectra

Quer saber qual a melhor tarifa para a sua casa?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando a tarifa e o ciclo horário ideais para a sua casa e o seu consumo.

Chamada Selectra

Quer saber qual a melhor tarifa para a sua casa?

Neste momento, o nosso call center encontra-se fechado. Deixe-nos o seu contacto para receber a nossa chamada noutra altura e conheça as empresas com a eletricidade mais barata.

Sejam quais forem os motivos que o levam a rescindir o contrato com a EDP, é importante que partilhe a sua opinião e experiência com outros clientes.

Atualizado em