logo NOS
logo NOS

NOS: toda a informação para contratar TV, Net, Voz e Tarifários

Segunda a Sexta: 9h-22h e Sábado: 10h-18h

logo NOS
 

Neste momento, estamos fechados.

Mais informações sobre os tarifários NOS de Segunda a Sexta: 9h-22h e Sábado: 10h-18h

Portabilidade para a NOS: como mudar de operadora sem mudar o número

Atualizado em
minutos de leitura

Conheça todos os passos para fazer um pedido de portabilidade NOS: quanto tempo demora e o que deve ter em atenção quando preencher o formulário de portabilidade NOS. Fique também a saber para que serve o CVP da NOS.

Portabilidade para a NOS: o que deve ter em atenção

O que é a portabilidade? É a funcionalidade em que pode mudar de operadora sem mudar de número. Por exemplo: tem um número de telemóvel/telefone fixo de outra operadora e quer aderir à NOS, deve fazer o pedido de portabilidade NOS para manter o mesmo número.

O pedido de portabilide NOS requer alguma atenção devido aos passos que tem que seguir para que tudo fique bem feito e o pedido ser aprovado.

Saiba que pode fazer um pedido de portabilidade para a NOS, de um ou mais números de telemóvel/telefone.

Antes de pedir a portabilidade para a NOS é importante que tenha atenção aos seguintes pontos:

  • Verifique os seus dados pessoais no seu operador atual: nome, número de identificação e número de contribuinte.
  • Lembre-se de assinar o formulário conforme o seu documento de identificação.
  • Confirme que utilizou o número no outra operadora até há pelo menos três meses.
  • Veja se o seu telemóvel não está bloqueado ao anterior operador.

A cobertura da rede NOS para telemóvel (e internet móvel da NOS) é de qualidade excelente por todas as zonas de Portugal e, por isso, não tenha preocupação com a qualidade do serviço antes de pedir pedir portabilidade para a NOS.

Confirme que não tem um período de fidelização! Antes de fazer o pedido de portabilidade para a NOS, tenha muita atenção se não tem nenhuma fidelização a decorrer com a operadora atual.

No caso de fazer um pedido do portabilidade para a NOS e ainda estar fidelizado à atual operadora, gera um incomprimento de contrato e poderá ter que pagar uma indemnização. Exceto em algumas exceções em que pode rescindir o contrato NOS sem pagar nada.

O processo para pedir portabilidade na NOS é o mesmo quer seja para um número de telémovel (se quiser aderir a um tarifário móvel da NOS) ou número fixo.

Quanto tempo demora a portabilidade para a NOS?

A portabilidade na NOS acontece entre 1 a 3 dias úteis. O processo só inicia a partir do momento em que entrega os documentos de portabilidade para a NOS: para clientes particulares e clientes da NOS Empresas.

Depois de ter reunido os documentos necessários e o formulário de portabilidade NOS estar todo preenchido de forma correta, tem de os entregar à operadora NOS.

A forma como entrega os documentos de portabilidade NOS, pode fazer variar o tempo que vai demorar a portabilidade. Conheça as condições:

  • 1 dia útil se a portabilidade para a NOS tiver sido pedida numa Loja NOS
  • 3 dias úteis se a portabilidade para a NOS tiver sido feita pelo correio, telefone ou venda porta a porta (se fizer o pedido depois das 17 horas, conta como dia útil seguinte)
  • Se por opção sua, quiser que a portabilidade para a NOS seja feita numa data posterior, tem de o indicar no formulário
  • No caso ainda de ser necessário fazer uma instalação do serviço, com intervenção física na rede, a portabilidade para a NOS acontece no dia útil seguinte à instalação (se a instalação for feita depois das 17 horas, conta como dia útil seguinte).

Pode ficar impossibilitado de usar o seu serviço durante 3 horas Durante o espaço de tempo em que ocorre a portabilidade para a NOS, pode não conseguir usar o seu serviço por um período máximo de três horas, durante o qual ocorre a mudança de rede. Se ocorrer algum problema, deve entrar em contacto com a equipa de avarias da NOS.

Todo o tempo que demora a portabilidade para a NOS é designado no Regulamento da Portabilidade por "janela de portabilidade".

Para tirar dúvidas sobre quanto tempo demora a portabilidade na NOS pode entrar em contacto com a nossa equipa. Podemos ajudá-lo a esclarecer todas as suas dúvidas de forma gratuita.

Apoio gratuito
Logo NOS

Quer falar com um especialista?

Assistência Selectra
Apoio gratuito
Logo NOS

Quer falar com um especialista?

Assistência Selectra
Apoio gratuito
Logo NOS

Quer falar com um especialista?

Assistência Selectra

O Fórum da NOS é também uma fonte de informação para saber todos os detalhes sobre o processo de portabilidade.

Formulário de Portabilidade NOS: os dados a que deve ter atenção

Pode encontrar o formulário de portabilidade NOS online no site da operadora ou dirigir-se a uma loja NOS. se optar por is a uma loja NOS, o serviço de atendimento ao cliente tratará de lhe fornecer o formulário e solicitar a documentação necessária.

Sabemos que podem surgir algumas dúvidas, por isso damos-lhe as indicações necessárias para preencher o formulário de portabilidade NOS sem falhas.

Preencha os campos com os dados exatos de identificação que estão registados na antiga operadora, para conseguir fazer a portabilidade para a NOS.

Preencha os números de telefone que pretende manter e o código de validação de portabilidade desses números. Pode consultar o código de validação da portabilidade na fatura ou na sua área de cliente.

Nota: Caso tenha gama(s) de numeração no operador de origem serão portados todos os números da(s) gama(s), quer estejam ou não em uso.

formulario portabilidade NOS
Escolha a data em que pretende que os seus números tenham a portabilidade NOS. Pode escolher qualquer data até ao máximo de vinte dias úteis ou escolher uma data específica.
Preencha os dados relativos aos números de cliente e/ou conta e local de serviço. Consulte esta informação na sua fatura ou na sua área de cliente.
A assinatura do titular nos documentos da operadora de origem e nos documentos quando pede a portabilidade na NOS deve ser igual ao documento de identificação.
A assinatura do titular na NOS que aceita a cedência do número é obrigatória quando diferente do titular no operador de origem.
Escreva sempre a data em que entrega o formulário de portabilidade NOS.

Além de toda a atenção que deve ter com o formulário de portabilidade NOS, é necessário juntar mais alguns documentos:

  • Os documentos do titular do contrato com a NOS e do titular do contrato com o operador de origem, caso sejam diferentes.
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade / Cartão de Cidadão / Passaporte/ Título de Residência.
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte, caso não tenha Cartão de Cidadão.
  • Pode anexar uma cópia de uma fatura recente do seu operador de origem para confirmação de dados.
  • No caso de ser um cliente empresarial, precisa de uma declaração de início de atividade, se for Pessoa Singular; CRC válida ou permanente se for Pessoa Coletiva; Ata declarativa de poderes ao signatário se for uma Entidade sem fins lucrativos.

Se não quiser entregar uma cópia dos documentos de identificação, é necessário dirigir-se a uma loja NOS para fazer o reconhecimento presencial dos documentos e dar continuidade ao pedido de portabilidade para a NOS.

Tem alguma dúvida de como preencher o formulário de portabilidade NOS? A nossa equipa pode ajudá-lo a esclarecer todas as suas dúvidas e a preencher o formulário de portabilidade para a NOS.

Apoio gratuito
Logo NOS

Telefone para informações e novas adesões

Assistência Selectra
Apoio gratuito
Logo NOS

Telefone para informações e novas adesões

Assistência Selectra
Apoio gratuito
Logo NOS

Telefone para informações e novas adesões

Assistência Selectra

O que muda no Formulário de Portabilidade do Telefone Fixo NOS?

Não muda nada! O formulário de portabilidade NOS é igual, quer seja um número de telemóvel ou um número de telefone fixo NOS.

O formulário de portabilidade da NOS pode ser encontrado online, no site da operadora, ou pode-lhe ser fornecido de forma presencial numa loja da NOS.

Para o pedido de portabilidade para a NOS ser validado é muito importante que todos os dados estejam preenchidos de forma correta. Veja o que deve ter em atenção para o seu pedido de portabilidade para a NOS não ser rejeitado.

Sabemos que podem surgir dúvidas ao preencher o formulário de portabilidade NOS, por isso, a nossa equipa pode ajudá-lo a preencher e a esclarecer todas as suas questões.

Apoio gratuito
Logo NOS

Tem dúvidas? Nós ajudamos a escolher

Assistência Selectra
Apoio gratuito
Logo NOS

Tem dúvidas? Nós ajudamos a escolher

Assistência Selectra
Apoio gratuito
Logo NOS

Tem dúvidas? Nós ajudamos a escolher

Assistência Selectra

Para que serve o CVP da NOS?

O que é o CVP? CVP significa Código de Validação da Portabilidade. O código CPV da NOS identifica o seu número de telemóvel e/ou número de telefone fixo na operadora NOS.

O CVP NOS é composto por 12 dígitos e serve para ser apresentado ao seu novo operador sempre que pretenda portar o seu número de telemóvel e/ou fixo. Este código surgiu para simplificar a validação do pedido de portabilidade e diminuir rejeições e atrasos.

O CVP da NOS é gerado de acordo com o definido pela ANACOM no Regulamento da Portabilidade e é atribuído após a ativação ou portabilidade do número.

  • Como posso saber qual é o CVP do(s) meu(s) número(s)?
  • Na sua área de cliente NOS
  • Numa loja NOS
  • Linha de apoio ao cliente NOS
  • SMS de resposta automática
  • Fatura mensal (caso o seu tarifário seja com fatura)

No caso de viver nos Açores pode consultar o CVP NOS Açores ligando para o 16161. Se viver na Madeira pode consultar o CVP NOS Madeira ligando para o 16130.

Para uma portabilidade ocorrer com sucesso é muito importante que preencha corretamente o CVP no formulário de portabilidade NOS.

Tem alguma dúvida sobre portabilidade ou sobre como consultar o seu CVP da NOS? A nossa equipa consegue ajudá-lo!

Apoio gratuito
Logo NOS

Quer falar com um especialista?

Assistência Selectra
Apoio gratuito
Logo NOS

Quer falar com um especialista?

Assistência Selectra
Apoio gratuito
Logo NOS

Quer falar com um especialista?

Assistência Selectra

Perguntas Frequentes sobre Portabilidade na NOS

A que deve ter atenção no formulário de portabilidade da NOS?

Quando tem consigo o formulário de portabilidade para a NOS é necessário que preencha todos os seus dados pessoais sem erros, assim como as informações sobre o(s) número(s) a portar. Conheça todos os dados a que deve ter atenção quando pede portabilidade para a NOS.

Quanto tempo demora a portabilidade para a NOS?

A portabilidade na NOS acontece entre 1 a 3 dias úteis. A forma como entrega os documentos pode fazer variar o tempo que demora a portabilidade para a NOS.

A que deve ter atenção em fazer portabilidade da Vodafone para a NOS?

Se quiser pedir portabilidade da Vodafone para a NOS tem que preencher corretamente todos os dados do formulário de portabilidade NOS. É necessário inserir o CVP da Vodafone, que pode consultar junto da operadora.

A que deve ter atenção em fazer portabilidade da MEO para a NOS?

Se quiser pedir portabilidade da MEO para a NOS tem que preencher corretamente todos os dados do formulário de portabilidade NOS. É necessário inserir o CVP da MEO, que pode consultar junto da operadora.

A que deve ter atenção em fazer portabilidade da NOWO para a NOS?

Se quiser pedir portabilidade da NOWO para a NOS tem que preencher corretamente todos os dados do formulário de portabilidade NOS. É necessário inserir o CVP da NOWO, que pode consultar junto da operadora.