Conheça a Águas do Alto Minho, os contactos, o que pode fazer no ADAMnet, como comunicar a leitura da água e como celebrar ou rescindir um contrato.

O que é a Águas do Alto Minho?

A Águas do Alto Minho, ou Águas do Minho, é a empresa responsável pela gestão e exploração das águas de Viana do Castelo, prestando serviços de abastecimento e saneamento de águas residuais, na região do Alto-Minho.

ADAM

Nome da empresa

Águas do Alto Minho

Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC)

515486159

Contacto Geral

258 806 900
[email protected]

Site

www.adam.pt

Sede

Rua São Bartolomeu dos Mártires, 156
4904-878 Viana do Castelo

Contactos da Águas do Alto Minho

Encontrará disponíveis os telefones da Águas do Alto Minho, seja para atendimento geral, envio de leituras ou avarias:

Tipoo de contactoDetalhe
Atendimento Geral da ADAM

258 806 900
Disponível nos dias úteis das 8h30 às 17h

Leituras da ADAM

258 806 992
Disponível 24h

Roturas e Avarias ADAM

258 806 991
Disponível 24h

Se preferir, poderá dirigir-se presencialmente até um dos balcões de atendimento Águas do Alto Minho:

BalcãoMorada
Sede ADAM (ADAM Viana do Castelo)Rua São Bartolomeu dos Mártires, 156, 4904-878 Viana do Castelo, Portugal
2ª a 6ª das 8h30 - 16h
ADAM Arcos de ValdevezMercado Municipal, Loja 1, Praceta Salvador Alves Pereira, 4970-451 Arcos de Valdevez, Portugal
2ª a 6ª das 9h - 12h / 13h - 16h
ADAM CaminhaLargo Dr. Bento Coelho da Rocha, 116, 4910-118 Caminha, Portugal
2ª a 6ª das 9h - 12h / 13h - 16h
ADAM Paredes de CouraCentro Coordenador de Transportes, Loja 9, Rua 25 de Abril, 4940-526 Paredes de Coura, Portugal
2ª a 6ª das 9h - 12h / 13h - 16h
ADAM Ponte de LimaCentro Comercial Rio Lima, Loja 11, Praceta Adjunta à Rua Dr. Ferreira do Carmo, 4990-011 Ponte de Lima, Portugal
2ª a 6ª das 9h - 12h / 13h - 16h
ADAM ValençaAvenida de São Teotónio, Edifício Lepanto 17 R/C, 4930-768 Valença, Portugal
2ª a 6ª das 9h - 12h / 13h - 16h
ADAM Vila Nova de CerveiraRua Queirós Ribeiro 145 R/C, 4920-289 Vila Nova de Cerveira, Portugal
2ª a 6ª das 9h - 12h / 13h - 16h
ADAM Vila Praia ÂncoraCentro Coordenador de Transportes, Rua 31 de Janeiro, 4910-455 Vila Praia de Âncora, Portugal
2ª a 6ª das 9h - 12h / 13h - 16h

Para qualquer outra questão, poderá usar o E-mail Águas do Alto Minho, através do [email protected], ou com o Formulário de contacto da Águas do Alto Minho.

O que posso fazer no ADAMnet?

Através do ADAMnet, o balcão digital da Águas do Alto Minho, pode aceder a uma série de informações relacionadas com o seu contrato de água, de forma simples e sem ter que sair de casa.

Basta que seja cliente da Águas do Alto Minho e realizar o registo no ADAMnet acedendo ao site e indicando o seu Código de Entidade (disponível na fatura), o Número de Contribuinte e o E-mail.

Esta plataforma traz vantagens como:

Quer falar com um especialista?

Ligue e receba aconselhamento gratuito.

Assessor Independente

Quer falar com um especialista?

Deixe-nos o seu contacto e ligamos-lhe grátis.

Assessor Independente

Comunicar a leitura da água à Águas do Alto Minho

A contagem da água à Águas do Minho é feita pelos técnicos da companhia, a cada dois meses.

Ainda assim, recomendamos-lhe que registe a leitura do seu contador todos os meses, por forma a evitar receber as faturas com base em estimativas ou na contagem feita pelos técnicos.

Para o efeito, poderá comunicar a leitura da água à ADAM através de:

  •    Balcão digital ADAMnet;
  •    Aplicação móvel myAQUA;
  •    Ligando para o telefone de leituras da Águas do Alto Minho: 258 806 992;

Para indicar corretamente a leitura do seu contador ADAM deve considerar apenas os algarismos com fundo de cor branca ou preta, ignorando o mostrador que se encontra a vermelho.

Considere a imagem abaixo:

Leitura contador água ADAM
Se a imagem do contador não equivale ao seu, veja os vários tipos de contadores existentes.

Saiba que...

A fatura da Águas da Alto Minho é emitida uma vez por mês. No entanto, pode optar pela fatura bimestral.

Contratos com a Águas do Alto Minho

Seja para celebrar um novo contrato de água como para cancelar o contrato de água, deverá ter em atenção como proceder e quais os documentos necessários para cada caso.

Detalhamos abaixo as características de cada uma destas situações, bem como o que deve fazer e tudo o que precisa de reunir para cada tipo de contrato da Águas do Alto Minho.

Como fazer um novo contrato na Águas do Alto Minho

Para fazer um contrato com a Águas do Alto Minho deve ser Proprietário, Arrendatário ou Usufrutuário do local de consumo. Pode realizar este processo de duas formas:

Para complementar o processo de fazer um contrato de água com a Águas do Alto Minho, necessita de documentação específica, que está listada abaixo.

  • De que documentação preciso para fazer um novo contrato com a ADAM?
  • Preencher e assinar a Proposta de Contrato;
  • Documento de identificação (Cartão do Cidadão; Bilhete de Identidade; Passaporte)
  • NIF;
  • Documento da habitação (que confira a propriedade ou posse do imóvel ao utilizador);
  • Assinatura do cliente ou do seu representante ou procurador*;
  • Leitura do contador (caso já esteja instalado);
  • Formulário de adesão ao débito direto devidamente completado.

*Para pessoas coletivas terá também de apresentar a Certidão de Registo Comercial.

O novo contrato de água ADAM entra em vigor na data de instalação do contador ou no momento de ativação do contrato.

Como rescindir contrato na Águas do Alto Minho

Caso pretenda rescindir o contrato com a Águas do Alto Minho, deve comunicá-lo com uma antecedência mínima de 3 dias úteis.

Pode realizar este processo presencialmente, dirigindo-se aos balcões de atendimento da Águas do Alto Minho.

Uma segunda opção é a comunicação por correspondência, preenchendo o formulário de denúncia de contrato ADAM e enviando-o para a sede da companhia, através da morada: Rua São Bartolomeu dos Mártires 156, 4904-878 Viana do Castelo.

Por último, o pedido também pode ser efetuado online, mais concretamente por E-mail ([email protected]) ou através do ADAMNet.

Os documentos necessários para rescindir o seu contrato com a Águas do Alto Minho são:

  • Preencher e assinar a Denúncia do Contrato;
  • Cópia do Cartão de Cidadão ou do Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte;
  • Número do Artigo Matricial ou cópia da Caderneta Predial;
  • Leitura do contador atualizada;
  • Motivo da denúncia;
  • Morada para envio da última fatura.

Se não pretende entregar cópias dos seus documentos de identificação, terá que efetuar o reconhecimento da identidade de modo presencial, num balcão de atendimento ADAM que lhe seja mais conveniente.

A denúncia só se torna efetiva a partir do momento em que a Águas do Alto Minho tem acesso ao contador e pode confirmar a respetiva leitura. Caso o acesso não seja concretizado num prazo máximo de 15 dias úteis, o cliente continua responsável pelos encargos decorrentes.

Perguntas frequentes sobre a Águas do Alto Minho

O que é o ADAMnet?

O AdAMnet é o balcão digital da ADAM. Nesta plataforma, pode aceder a informações relacionadas com o seu contrato como os seus dados de faturação e consumos, comunicar leituras/anomalias, entre outros. A grande vantagem é que tudo isto está à sua disposição 24h por dia!

Como comunico leituras à Águas do Alto Minho?

A comunicação de leituras à ADAM pode ser feita através das seguintes opções: pelo balcão digital ADAMnet, com a aplicação myAQUA ou contactando a Águas do Minho através do telefone 258 806 992. Descubra como dar a leitura do contador à Águas do Alto Minho.

As faturas da água da ADAM são sempre mensais?

Regra geral, sim. No entanto, caso o cliente queira, pode optar pela faturação bimestral (isto é, de dois em dois meses).

Qual o preço de fazer um novo contrato com a Águas do Alto Minho?

Não existe qualquer preço associado à celebração de contrato com a ADAM. Este é um processo totalmente gratuito!