Conheça a Águas do Alto Minho, os contactos, o que pode fazer no ADAMnet, como comunicar a leitura da água e como celebrar ou rescindir um contrato.

Sobre a Águas do Alto Minho

A Águas do Alto Minho, ou Águas do Minho é a empresa responsável pela gestão e exploração das águas de viana do castelo, prestando serviços de abastecimento e saneamento de águas residuais, na região do Alto-Minho.

ADAM
Nome da empresa Águas do Alto Minho, S.A.
Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC) 515486159
Contacto Geral 258 806 900
[email protected]
Site
Sede Rua São Bartolomeu dos Mártires 156
4904-878Viana do Castelo

Contactos Águas do Alto Minho

Encontrará disponíveis os contactos da Águas do Alto Minho, seja para atendimento geral, envio de leituras ou avarias:

Atendimento Geral AdAM
258 806 900
Disponível nos dias úteis das 8h30 às 17h
Leituras ADAM
258 806 992
Disponível 24h
Roturas e Avarias ADAM
258 806 991
Disponível 24h

Se preferir, poderá dirigir-se presencialmente até um dos balcões de atendimento Águas do Alto-Minho:

Balcão Morada
Sede ADAM Rua São Bartolomeu dos Mártires 156, 4904-878 Viana do Castelo, Portugal
2ª a 6ª 8h30 - 16h
ADAM Arcos de Valdevez Mercado Municipal, Loja nº1, Praceta Salvador Alves Pereira, 4970-451 Arcos de Valdevez, Portugal
2ª a 6ª 9h - 13h / 14h - 17h
ADAM Caminha Largo Dr. Bento Coelho da Rocha 116, 4910-118 Caminha, Portugal
2ª a 6ª 9h - 13h / 14h - 17h
ADAM Paredes de Coura Centro Coordenador de Transportes, loja 9, Rua 25 de Abril, 4940-526 Paredes de Coura, Portugal
2ª a 6ª 9h - 13h / 14h - 17h
ADAM Ponte de Lima Centro Comercial Rio Lima, loja 11, Praceta Adjunta à Rua Dr. Ferreira do Carmo, 4990-011 Ponte de Lima, Portugal
2ª a 6ª 9h - 13h / 14h - 17h
ADAM Valença Avenida de São Teotónio, Edifício Lepanto 17 R/C, 4930-768 Valença, Portugal
2ª a 6ª 9h - 13h / 14h - 17h
ADAM Vila Nova de Cerveira Rua Queirós Ribeiro 145 R/C, 4920-289 Vila Nova de Cerveira, Portugal
2ª a 6ª 9h - 13h / 14h - 17h
ADAM Vila Praia Âncora Centro Coordenador de Transportes, Rua 31 de Janeiro, 4910-455 Vila Praia de Âncora, Portugal
2ª a 6ª 9h - 13h / 14h - 17h

Para qualquer outra questão, poderá usar o <email Águas do Alto Minho [email protected] ou o Formulário de contactos Águas do Alto-Minho.

O que pode fazer no ADAMnet

Através do AdAMnet, o balcão digital da Águas do Alto Minho, pode aceder a uma série de informações relacionadas com o seu contrato de água, de forma simples e sem ter que sair de casa.

Basta que seja cliente da Águas do Alto Minho e realizar o registo no ADAMnet, indicando o seu Código de Entidade (disponível na fatura), o Número de Contribuinte e o e-mail.

Comunicar a leitura da água à Águas do Alto Minho

Todos os meses, deverá dar a contagem da água à Águas do Minho, por forma a evitar receber as faturas com base em estimativas.

Poderá comunicar a leitura da água à ADAM através do balcão digital ADAMnet, da aplicação myAQUA ou ligando diretamente para a Águas do Minnho, através do número:

Saiba que para indicar corretamente a leitura do seu contador ADAM deve considerar apenas os algarismos com fundo de cor branca ou preta, ignorando o mostrador que se encontra a vermelho. Considere a imagem abaixo:

Leitura contador água ADAM
Se a imagem do contador não equivale ao seu, veja os vários tipos de contadores existentes.

Contrato Águas do Alto Minho: documentos necessários

Seja para celebrar um novo contrato de água como para cancelar o contrato de água, deverá ter em atenção como proceder e quais os documentos necessários.

Para fazer um contrato com a Águas do Alto Minho, caso seja Proprietário, Arrendatário ou Usufrutuário, poderá proceder de duas formas:

  1. Dirigindo-se presencialmente aos balcões de atendimento da Águas do Alto Minho;
  2. Através da submissão do formulário e dos respetivos documentos no site, acedendo a Submissão de Pedidos.

A documentação necessária para fazer um contrato de água com a Águas do Alto Minho é a seguinte:

  • Preencher e assinar a Proposta de Contrato;
  • Documento de identificação (cartão do cidadão; bilhete de identidade; passaporte)
  • NIF;
  • Documento da habitação (que confira a propriedade ou posse do imóvel ao utilizador);
  • Leitura do contador (caso já esteja instalado);
  • Preencher o formulário de adesão ao débito direto.

Como rescindir contrato

Caso pretenda rescindir o seu contrato com a Águas do Alto Minho, deve comunicá-lo com, pelo menos, 3 dias úteis de antecedência e pode fazê-lo presencialmente, dirigindo-se aos balcões de atendimento da Águas do Alto Minho ou preenchendo o formulário de denúncia do contrato e enviando para a morada seguinte: Rua São Bartolomeu dos Mártires 156, 4904-878 Viana do Castelo.

Os documentos necessários para rescindir o seu contrato com a Águas do Alto Minho são:

  • Preencher e assinar a Denúncia do Contrato;
  • Cópia do Cartão de Cidadão ou do Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte;
  • Número do Artigo Matricial ou cópia da Caderneta Predial;
  • Leitura do contador atualizada
  • Motivo da denúncia;
  • Morada para envio da última fatura.

Se não pretende entregar cópias dos seus documentos de identificação, terá que efetuar o reconhecimento da identidade de modo presencial, num balcão de atendimento que lhe seja mais conveniente.

A denúncia só se torna efetiva a partir do momento em que a Águas do Alto Minho tem acesso ao contador e pode confirmar a respetiva leitura. Caso o acesso não for concretizado num prazo de 15 dias úteis, o cliente continua responsável pelos encargos decorrentes.

Águas do Alto Minho: Perguntas Frequentes

Como posso fazer reclamações à Águas do Alto Minho?

Pode fazer as suas reclamações à AdAM por correio, e-mail, telefone, nos balcões de atendimento ou pelo Livro de Reclamações Eletrónico.

O que é o AdAMnet?

O AdAMnet é o balcão digital da Águas do Alto Minho. Através desta plataforma pode aceder a informações relacionadas com o seu contrato como os seus dados de faturação, os consumos, comunicar leituras/anomalias, entre outros. A grande vantagem é que tudo isto está à sua disposição 24h por dia.

As faturas da água são sempre mensais?

Regra geral sim. No entanto, caso o cliente queira pode optar pela faturação bimestral, isto é, de dois em dois meses.