Conheça a Águas do Alto Minho, os contactos, o que pode fazer no ADAMnet, como comunicar a leitura da água e como celebrar ou rescindir um contrato.
Sobre a Águas do Alto Minho
A Águas do Alto Minho, ou Águas do Minho é a empresa responsável pela gestão e exploração das águas de viana do castelo, prestando serviços de abastecimento e saneamento de águas residuais, na região do Alto-Minho.
ADAM | |
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Nome da empresa | Águas do Alto Minho, S.A. |
Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC) | 515486159 |
Contacto Geral | 258 806 900 [email protected] |
Site | https://www.adam.pt/ |
Sede | Rua São Bartolomeu dos Mártires 156 4904-878Viana do Castelo |
Contactos Águas do Alto Minho
Encontrará disponíveis os contactos da Águas do Alto Minho, seja para atendimento geral, envio de leituras ou avarias:
Atendimento Geral AdAM |
Disponível nos dias úteis das 8h30 às 17h |
Leituras ADAM |
Disponível 24h |
Roturas e Avarias ADAM |
Disponível 24h |
Se preferir, poderá dirigir-se presencialmente até um dos balcões de atendimento Águas do Alto-Minho:
Para qualquer outra questão, poderá usar o <email Águas do Alto Minho [email protected] ou o Formulário de contactos Águas do Alto-Minho.
O que pode fazer no ADAMnet
Através do AdAMnet, o balcão digital da Águas do Alto Minho, pode aceder a uma série de informações relacionadas com o seu contrato de água, de forma simples e sem ter que sair de casa.
Basta que seja cliente da Águas do Alto Minho e realizar o registo no ADAMnet, indicando o seu Código de Entidade (disponível na fatura), o Número de Contribuinte e o e-mail.
- Aceder aos dados de faturação;
- Controlar os seus consumos;
- Comunicar a leitura do seu contador;
- Comunicar anomalias;
- Atualizar os dados contratuais.
Comunicar a leitura da água à Águas do Alto Minho
Todos os meses, deverá dar a contagem da água à Águas do Minho, por forma a evitar receber as faturas com base em estimativas.
Poderá comunicar a leitura da água à ADAM através do balcão digital ADAMnet, da aplicação myAQUA ou ligando diretamente para a Águas do Minnho, através do número:
Contagem da Água Águas do Alto Minho ☎️
258 806 992Saiba que para indicar corretamente a leitura do seu contador ADAM deve considerar apenas os algarismos com fundo de cor branca ou preta, ignorando o mostrador que se encontra a vermelho. Considere a imagem abaixo:

Contrato Águas do Alto Minho: documentos necessários
Seja para celebrar um novo contrato de água como para cancelar o contrato de água, deverá ter em atenção como proceder e quais os documentos necessários.
Para fazer um contrato com a Águas do Alto Minho, caso seja Proprietário, Arrendatário ou Usufrutuário, poderá proceder de duas formas:
- Dirigindo-se presencialmente aos balcões de atendimento da Águas do Alto Minho;
- Através da submissão do formulário e dos respetivos documentos no site, acedendo a Submissão de Pedidos.
A documentação necessária para fazer um contrato de água com a Águas do Alto Minho é a seguinte:
- Preencher e assinar a Proposta de Contrato;
- Documento de identificação (cartão do cidadão; bilhete de identidade; passaporte)
- NIF;
- Documento da habitação (que confira a propriedade ou posse do imóvel ao utilizador);
- Leitura do contador (caso já esteja instalado);
- Preencher o formulário de adesão ao débito direto.
Como rescindir contrato
Caso pretenda rescindir o seu contrato com a Águas do Alto Minho, deve comunicá-lo com, pelo menos, 3 dias úteis de antecedência e pode fazê-lo presencialmente, dirigindo-se aos balcões de atendimento da Águas do Alto Minho ou preenchendo o formulário de denúncia do contrato e enviando para a morada seguinte: Rua São Bartolomeu dos Mártires 156, 4904-878 Viana do Castelo.
Os documentos necessários para rescindir o seu contrato com a Águas do Alto Minho são:
- Preencher e assinar a Denúncia do Contrato;
- Cópia do Cartão de Cidadão ou do Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte;
- Número do Artigo Matricial ou cópia da Caderneta Predial;
- Leitura do contador atualizada
- Motivo da denúncia;
- Morada para envio da última fatura.
Se não pretende entregar cópias dos seus documentos de identificação, terá que efetuar o reconhecimento da identidade de modo presencial, num balcão de atendimento que lhe seja mais conveniente.
A denúncia só se torna efetiva a partir do momento em que a Águas do Alto Minho tem acesso ao contador e pode confirmar a respetiva leitura. Caso o acesso não for concretizado num prazo de 15 dias úteis, o cliente continua responsável pelos encargos decorrentes.
Águas do Alto Minho: Perguntas Frequentes
Como posso fazer reclamações à Águas do Alto Minho?
Pode fazer as suas reclamações à AdAM por correio, e-mail, telefone, nos balcões de atendimento ou pelo Livro de Reclamações Eletrónico.
O que é o AdAMnet?
O AdAMnet é o balcão digital da Águas do Alto Minho. Através desta plataforma pode aceder a informações relacionadas com o seu contrato como os seus dados de faturação, os consumos, comunicar leituras/anomalias, entre outros. A grande vantagem é que tudo isto está à sua disposição 24h por dia.
As faturas da água são sempre mensais?
Regra geral sim. No entanto, caso o cliente queira pode optar pela faturação bimestral, isto é, de dois em dois meses.