Conheça a Águas do Alto Minho, os contactos, o que pode fazer no ADAMnet, como comunicar a leitura da água e como celebrar ou rescindir um contrato.

O que é a Águas do Alto Minho?

A Águas do Alto Minho, ou Águas do Minho é a empresa responsável pela gestão e exploração das águas de viana do castelo, prestando serviços de abastecimento e saneamento de águas residuais, na região do Alto-Minho.

ADAM

Nome da empresaÁguas do Alto Minho
Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC)515486159
Contacto Geral258 806 900
[email protected]
Sitewww.adam.pt
SedeRua São Bartolomeu dos Mártires 156
4904-878 Viana do Castelo

Contactos da Águas do Alto Minho

Encontrará disponíveis os telefones da Águas do Alto Minho, seja para atendimento geral, envio de leituras ou avarias:

Tipoo de contactoDetalhe
Atendimento Geral da ADAM

258 806 900
Disponível nos dias úteis das 8h30 às 17h

Leituras da ADAM

258 806 992
Disponível 24h

Roturas e Avarias ADAM

258 806 991
Disponível 24h

Se preferir, poderá dirigir-se presencialmente até um dos balcões de atendimento Águas do Alto Minho:

BalcãoMorada
Sede ADAMRua São Bartolomeu dos Mártires 156, 4904-878 Viana do Castelo, Portugal
2ª a 6ª das 8h30 - 16h
ADAM Arcos de ValdevezMercado Municipal, Loja 1, Praceta Salvador Alves Pereira, 4970-451 Arcos de Valdevez, Portugal
2ª a 6ª das 9h - 12h / 13h - 16h
ADAM CaminhaLargo Dr. Bento Coelho da Rocha 116, 4910-118 Caminha, Portugal
2ª a 6ª das 9h - 12h / 13h - 16h
ADAM Paredes de CouraCentro Coordenador de Transportes, Loja 9, Rua 25 de Abril, 4940-526 Paredes de Coura, Portugal
2ª a 6ª das 9h - 12h / 13h - 16h
ADAM Ponte de LimaCentro Comercial Rio Lima, Loja 11, Praceta Adjunta à Rua Dr. Ferreira do Carmo, 4990-011 Ponte de Lima, Portugal
2ª a 6ª das 9h - 12h / 13h - 16h
ADAM ValençaAvenida de São Teotónio, Edifício Lepanto 17 R/C, 4930-768 Valença, Portugal
2ª a 6ª das 9h - 12h / 13h - 16h
ADAM Vila Nova de CerveiraRua Queirós Ribeiro 145 R/C, 4920-289 Vila Nova de Cerveira, Portugal
2ª a 6ª das 9h - 12h / 13h - 16h
ADAM Vila Praia ÂncoraCentro Coordenador de Transportes, Rua 31 de Janeiro, 4910-455 Vila Praia de Âncora, Portugal
2ª a 6ª das 9h - 12h / 13h - 16h

Para qualquer outra questão, poderá usar o E-mail Águas do Alto Minho [email protected] ou o Formulário de contacto da Águas do Alto Minho.

O que posso fazer no ADAMnet?

Através do ADAMnet, o balcão digital da Águas do Alto Minho, pode aceder a uma série de informações relacionadas com o seu contrato de água, de forma simples e sem ter que sair de casa.

Basta que seja cliente da Águas do Alto Minho e realizar o registo no ADAMnet, indicando o seu Código de Entidade (disponível na fatura), o Número de Contribuinte e o E-mail.

Quer falar com um especialista?

Ligue e receba aconselhamento gratuito.

Assessor Independente

Quer falar com um especialista?

Deixe-nos o seu contacto e ligamos-lhe grátis.

Assessor Independente

Comunicar a leitura da água à Águas do Alto Minho

Todos os meses, deverá dar a contagem da água à Águas do Minho, por forma a evitar receber as faturas com base em estimativas.

Poderá comunicar a leitura da água à ADAM através do balcão digital ADAMnet, da aplicação myAQUA ou ligando diretamente para a Águas do Minho, através do número:

Leituras à Águas do Alto Minho

258 806 992

Para indicar corretamente a leitura do seu contador ADAM deve considerar apenas os algarismos com fundo de cor branca ou preta, ignorando o mostrador que se encontra a vermelho. Considere a imagem abaixo:

Leitura contador água ADAM
Se a imagem do contador não equivale ao seu, veja os vários tipos de contadores existentes.

Saiba que...

A fatura da Águas da Alto Minho é emitida uma vez por mês. No entanto, pode optar pela fatura bimestral.

Contratos com a Águas do Alto Minho

Seja para celebrar um novo contrato de água como para cancelar o contrato de água, deverá ter em atenção como proceder e quais os documentos necessários. Detalhamos abaixo o que deve fazer em cada uma destas situações e tudo o que precisa nos diferentes tipos de contrato da Águas do Alto Minho.

Como fazer um novo contrato na Águas do Alto Minho

Para fazer um contrato com a Águas do Alto Minho, caso seja Proprietário, Arrendatário ou Usufrutuário, poderá proceder de duas formas:

  1. Dirigindo-se presencialmente aos balcões de atendimento da Águas do Alto Minho;
  2. Através da submissão do formulário e dos respetivos documentos no site, acedendo a Submissão de Pedidos.

A documentação necessária para fazer um contrato de água com a Águas do Alto Minho é a seguinte:

  • Preencher e assinar a Proposta de Contrato;
  • Documento de identificação (Cartão do Cidadão; Bilhete de Identidade; Passaporte)
  • NIF;
  • Documento da habitação (que confira a propriedade ou posse do imóvel ao utilizador);
  • Leitura do contador (caso já esteja instalado);
  • Preencher o formulário de adesão ao débito direto.

Como rescindir contrato na Águas do Alto Minho

Caso pretenda rescindir o seu contrato com a Águas do Alto Minho, deve comunicá-lo com, pelo menos, 3 dias úteis de antecedência e pode fazê-lo presencialmente, dirigindo-se aos balcões de atendimento da Águas do Alto Minho ou preenchendo o formulário de denúncia do contrato e enviando para a seguinte morada: Rua São Bartolomeu dos Mártires 156, 4904-878 Viana do Castelo. Adicionalmente, poderá também efetuar este pedido por e-mail ([email protected]) ou através do ADAMNet.

Os documentos necessários para rescindir o seu contrato com a Águas do Alto Minho são:

  • Preencher e assinar a Denúncia do Contrato;
  • Cópia do Cartão de Cidadão ou do Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte;
  • Número do Artigo Matricial ou cópia da Caderneta Predial;
  • Leitura do contador atualizada
  • Motivo da denúncia;
  • Morada para envio da última fatura.

Se não pretende entregar cópias dos seus documentos de identificação, terá que efetuar o reconhecimento da identidade de modo presencial, num balcão de atendimento que lhe seja mais conveniente.

A denúncia só se torna efetiva a partir do momento em que a Águas do Alto Minho tem acesso ao contador e pode confirmar a respetiva leitura. Caso o acesso não seja concretizado num prazo de 15 dias úteis, o cliente continua responsável pelos encargos decorrentes.

Perguntas frequentes sobre a Águas do Alto Minho

O que é o ADAMnet?

O AdAMnet é o balcão digital da Águas do Alto Minho. Através desta plataforma pode aceder a informações relacionadas com o seu contrato como os seus dados de faturação, os consumos, comunicar leituras/anomalias, entre outros. A grande vantagem é que tudo isto está à sua disposição 24h por dia.

Como comunico leituras à Águas do Alto Minho?

Pode fazer a comunicação de leituras à ADAM através das seguintes opções: pelo balcão digital ADAMnet, com a aplicação myAQUA ou contactando a Águas do Minho através do telefone 258 806 992. Descubra como dar a leitura do seu contador à Águas do Alto Minho.

As faturas da água da ADAM são sempre mensais?

Regra geral sim. No entanto, caso o cliente queira pode optar pela faturação bimestral, isto é, de dois em dois meses.

Como posso fazer um novo contrato com a Águas do Alto Minho?

Para celebrar um contrato com a Águas do Alto Minho deve dirigir-se a um dos seus balcões de atendimento presencial ou preencher o formulário disponível no site da companhia, na secção Submissão de Pedidos. Verifique quais os documentos necessários para um novo contrato com a Águas do Alto Minho.