Conheça os SMAT de Portalegre ao detalhe. Aceda às funcionalidades e vantagens do SMATnet, como celebrar e resindir contrato e quais os documentos necessários para cada um dos contextos. Saiba ainda como comunicar a leitura da água.

Sobre os SMAT Portalegre

Os SMAT de Portalegre são a entidade responsável pelo abastecimento domiciliário de água no concelho de Portalegre.

SMAT de Portalegre

Nome da empresa

Serviços Municipalizados de Água e Transportes da Câmara Municipal de Portalegre

Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC)

680031065

Contacto Geral

245 307 401
[email protected]

Site

www.cm-portalegre.pt

Sede

Rua Guilherme Gomes Fernandes, 28
7300-186, Portalegre, Portugal

Todos os contactos dos SMAT Portalegre

Existem diferentes opções de contacto dos SMAT Portalegre através das quais pode comunicar com a companhia.

Em primeiro lugar, há que destacar os telefones dos SMAT Portalegre, dos quais se inclui o contacto do piquete dos SMAT Portalegre, para reportar avarias.

Consulte a lista de telefones abaixo:

Números de Telefone dos SMAT Portalegre
Tipo de contactoDetalhe
Atendimento Geral dos SMAT Portalegre

245 307 401

Leituras dos SMAT Portalegre

245 307 428
De 2ª a 6ª das 9h às 17h

Avarias dos SMAT Portalegre

969 051 092
De 2ª a 6ª das 17h às 9h

Linha Direta dos SMAT Portalegre

245 307 428
De 2ª a 6ª das 9h às 17h

Além disso, conta também com o balcão presencial dos SMAT Portalegre, através da sede da Câmara Municipal de Portalegre:

 

Sede dos SMAT Portalegre

Rua Guilherme Gomes Fernandes, 28, 7300-186, Portalegre
De 2ª a 6ª das 8h30 às 16h

O que fazer e como se registar nos SMATnet

Através do SMATnet Portalegre, o balcão digital dos Serviços Municipalizados de Água e Transportes de Portalegre, pode:

Para se registar no SMATnet só tem que indicar o seu Código de Cliente e o Código de Local, indicados na fatura da água, juntamente com o seu Email. De seguida, irá receber os seus dados de acesso.

A partir daí, basta fazer login no SMATnet com as suas informações de utilizador.

Outra opção de contacto digital é pelo Email da Águas de Portalegre, através do [email protected].

Sobre o contrato de água nos SMAT Portalegre

Em primeiro lugar, importa referir que, tanto para celebrar um contrato de água como para rescindir um contrato de água os requisitos exigidos são praticamente os mesmos em todas as companhias de água.

Além disso, estes pedidos têm sempre que ser oficializados na sede da Câmara Municipal de Portalegre, que também é dada como sede dos SMAT Portalegre.

Ainda assim, destacamos os documentos específicos que deverá ter consigo para celebrar um contrato com os SMAT de Portalegre:

  • Documento de Identificação;
  • Uma das opções: Contrato de Arrendamento; Escritura de Arrendamento; Contrato de Comodato; Caderneta Predial; Escritura de Compra e Venda; Contrato de Promessa de Compra e Venda; Escritura de Trespasse; Declaração de Empréstimo;
  • Contrato assinado pelo cliente ou, na falta deste, por um representante ou procurador.

Se o contrato for em nome de pessoa coletiva será também necessário apresentar carimbo da empresa.

Para rescindir o contrato de água com os SMAT de Portalegre deverá comunicar esta intenção com, pelo menos, 5 dias úteis antes da data pretendida da rescisão.

Para o fazer precisa de ter consigo:

  • Nome e Código de Cliente;
  • Leitura atual do contador.

Semelhante à celebração, caso o contrato da água seja em nome de pessoa coletiva é necessário apresentar o carimbo da empresa sobre a assinatura do representante legal no pedido de rescisão.

Caso não efetue a rescisão do contrato de água dos SMAT Portalegre numa mudança de residência, continuará responsável pela faturação respeitante a esse local.

Se pretende mudar o titular do nos SMAT Portalegre, deve ser o atual titular do contrato a indicar rescisão.

Além disso, a alteração de titularidade do contrato de água requer a apresentação da leitura atualizada do contador.

 

Como atualizar os dados do contrato nos SMAT Portalegre:

É recomendado que mantenha as informações atualizadas do contrato dos SMAT Portalegre, como o Número de Contribuinte, elementos do agregado familiar, contactos pessoais, entre outros. Para fazer esta renovação, recorra a qualquer um dos contactos dos SMAT Portalegre.

Tem dúvidas? Nós ajudamos.

Ligue e receba aconselhamento gratuito.

Assessor Independente

Tem dúvidas? Nós ajudamos.

Ligue e receba aconselhamento gratuito.

Assessor Independente

Tarifa da água nos SMAT Portalegre

O tarifário de abastecimento dos SMAT Portalegre permite-lhe entender os seus níveis de consumo, promovendo uma gestão eficiente e sustentável dos recursos hídricos.

Os utilizadores domésticos dos SMAT Portalegre têm acesso a um tarifário escalonado, onde o preço da água aumenta conforme o volume consumido.

Para este tipo de clientes, a estrutura do tarifário dos SMAT Portalegre é dividida da seguinte forma:

Tarifa Variável Geral dos SMAT Portalegre %water:current-year%
Consumo de Água (m3)€/m3
1º Escalão até 50,85
2º Escalão entre 5 e 151,15
3º Escalão entre 15 e 251,50
4º Escalão superior a 253,30
Tarifa Fixa Geral dos SMAT Portalegre %water:current-year%
Diâmetro nominal (mm)€/mês
Até 20mm5,30
25mm10,85
40mm17,90
50mm30,25
Superior a 80mm40,15
Contadores compostos200

Como dar as leituras da água aos SMAT Portalegre

A leitura do contador serve para determinar o volume de água consumida e assim poder proceder à sua respetiva faturação, evitando estimativas.

Pode comunicar a leitura do contador aos SMAT Portalegre de um dos contactos dos SMAT Portalegre: por SMATnet, telefone ou presencialmente, na sede da Câmara Municipal.

Ao dar a contagem da água aos SMAT Portalegre deve considerar apenas os números com o fundo de cor branca ou preta, ignorando os restantes. Observe na seguinte imagem:

Leitura contador água SMAT Portalegre
Se o contador da imagem não equivale ao seu, veja todos os tipos de contadores.

Perguntas Frequentes sobre os SMAT Portalegre

O que é o SMATnet?

É uma plataforma dos Serviços Municipalizados de Água e Transportes da Câmara Municipal de Portalegre, desenvolvida para que os seus clientes possam consultar e gerir todos os dados e informações relativas à sua conta da água.

Como posso atualizar o meu contrato de água com os SMAT de Portalegre?

A atualização dos dados do contrato de água nos SMAT Portalegre pode ser feita através dos meios de contacto dos SMAT Portalegre, como o telefone, Email, balcão digital ou através da sede da Câmara Municipal de Portalegre, disponível para atendimento presencial ou comunicação por carta.

Posso celebrar o contrato de abastecimento de água com os SMAT Portalegre sem ter de me deslocar ao balcão?

Não. Para celebrar contrato de água com os SMAT Portalegre deve dirigir-se ao balcão de atendimento dos SMAT Portalegre, presente na sede da Câmara Municipal de Portalegre.