Conheça os SMAT de Portalegre: veja o que pode fazer com o SMATnet e como celebrar e resindir contrato e os documentos necessários. Saiba ainda como comunicar a leitura da água.

Sobre os SMAT de Portalegre

Os SMAT de Portalegre são a entidade responsável pelo abastecimento domiciliário de água no concelho de Portalegre.

SMAT de Portalegre
Nome da empresa Serviços Municipalizados de Água e Transportes da Câmara Municipal de Portalegre
Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC) 680031065
Contacto Geral 245 307 401
smatp@cm-portalegre.pt
Site
Sede Rua Guilherme Gomes Fernandes 28
7300-186 Portalegre

SMAT Portalegre Contactos

Abaixo facilitamos-lhe os contactos SMAT Portalegre:

Atendimento Geral SMAT Portalegre
245 307 401
Disponível 24h
Avarias SMAT Portalegre
245 307 400
Disponível 24h
Leituras SMAT Portalegre
245 307 428
Disponível 24h

Se preferir, também poderá dirigir-se ao balcão de atendimento dos SMAT Portalegre, de forma presencial.

Balcão Morada
Sede SMAT Portalegre Rua Guilherme Gomes Fernandes 28, 7300-186 Portalegre, Portugal
2ª a 6ª das 8h30 - 15h

Outra opção de contacto é através do e-mail da Águas de Portalegre: smatp@cm-portalegre.pt.

SMATnet: o que pode fazer e como registar-se

Através do SMATnet Portalegre, o balcão digital dos Serviços Municipalizados de Água e Transportes de Portalegre, pode:

Para se registar no SMATnet só tem que indicar o seu código de cliente e código de local, indicado na conta da água, juntamente com o seu e-mail. De seguida receberá os dados necessários para aceder.

Caso se tenha esquecido da senha de acesso, pode sempre recuperá-la aqui, preenchendo os dados solicitados. Após este processo irá receber um e-mail para que possa recuperar a sua senha de acesso.

Contrato de água SMAT Portalegre: documentos necessários

Importa referir desde já que, tanto para celebrar um contrato de água como para rescindir implica os mesmo requisitos em praticamente todas as companhias de água.

Os documentos que deverá ter consigo na hora de celebrar um novo contrato com os SMAT de Portalegre são os seguintes:

  • Cartão de Cidadão;
  • Prova de legitimidade do ocupante (Contrato de arrendamento ou Escritura de arrendamento ou Contrato de comodato ou Caderneta predial ou Escritura de compra e venda ou Contrato de promessa de compra e venda ou Escritura de trespasse ou Declaração de empréstimo);
  • Contrato assinado pelo cliente ou, na falta deste, por um representante ou procurador.

Caso o contrato seja em nome de pessoa coletiva, este não pode ser assinado unicamente por uma pessoa, sendo necessário apresentar carimbo da empresa.

Para rescindir o contrato de água com os SMAT de Portalegre deverá comunicar esta intenção com, pelo menos, 5 dias úteis antes da data pretendida da rescisão.

Para o fazer precisa de ter consigo:

  • Leitura atual do contador;
  • Nome e Código de cliente.

Caso o contrato seja em nome de pessoa coletiva é necessário apresentar, no pedido de rescisão, carimbo da empresa sobre a assinatura do representante legal.

Ao mudar de residência, caso não rescinda o seu contrato, continuará responsável pela faturação respeitante a esse local.

SMAT Portalegre leituras da água

A leitura do contador serve para determinar o volume de água consumida e assim poder proceder à sua respetiva faturação evitando estimativas.

Pode comunicar a leitura do contador aos SMAT Portalegre das seguintes formas:

Online

Leituras online SMAT PortalegreSMATnet

Telefone

Leituras telefone SMAT Portalegre245 307 428

Ao dar a contagem da água aos SMAT Portalegre deve considerar apenas os números com o fundo de cor branca ou preta, ignorando os restantes. Observe na seguinte imagem:

Leitura contador água SMAT Portalegre
Se o contador da imagem não equivale ao seu, veja todos os tipos de contadores.

SMAT Portalegre: Perguntas Frequentes

O que é o SMATnet?

É uma plataforma da Câmara Municipal de Portalegre desenvolvida para que possa consultar e gerir todos os dados e informações relativas à sua conta da água.

Como posso atualizar o meu contrato de água com os SMAT de Portalegre?

Pode atualizar o seu contrato enviando um e-mail para smatp@cm-portalegre.pt, ligando para o 245 307 428 ou enviando uma carta para Rua Guilherme Gomes Fernandes 28, 7300-186 Portalegre.

Posso celebrar o contrato de abastecimento de água com os SMAT Portalegre sem ter de me deslocar ao balcão?

Não. Para celebrar contrato de água com os SMAT Portalegre deve dirigir-se ao balcão de atendimento na Rua Guilherme Gomes Fernandes 28, 7300-186 Portalegre