Compensação de Carbono: Projeto Gandhi

Compensação de Carbono
Compensação de Carbono: Projeto Gandhi

Já ouviu falar sobre compensação de carbono? Procura uma forma de compensar as suas emissões de carbono? A Selectra oferece aos consumidores a possibilidade de compensarem as suas emissões de carbono através da participação no projecto Gandhi. Explicamos-lhe tudo!


O que é a compensação de carbono?

A compensação de carbono consiste num conjunto de ações individuais (pessoas) ou coletivas (empresas), obrigatórias ou voluntárias, que visam reduzir a emissão de gases com efeitos de estufa ou aumentar a capacidade de armazanemanto de CO2.

Dito de uma forma simples, no nosso dia-a-dia, produzimos um determinado volume de emissões de carbono para a atmosfera, as quais são inevitáveis, em maior ou menor grau, dependendo do nosso modus vivendi, tenhamos ou não consciência disso. Para mitigar tais impactos, podemos dar três passos diferentes:

  1. Calcular as emissões de carbono
  2. Reduzir ao máximo as emissões
  3. Compensar as emissões de CO2 inevitáveis, através da participação individual ou empresarial, num projeto de compensação de carbono

Créditos de Compensação de Carbono Os créditos de compensação de CO2 são instrumentos transferíveis entre entidades, independentemente da localização geográfica, com certificação atribuída por governos e instituições certificadas, e com o objetivo principal de beneficiar o planeta, através da redução de gases com efeitos de estufa.

Porquê compensar as minhas emissões de carbono?

As nossas atividades diárias são responsáveis por um determinado volume de emissões de gases com efeitos de estufa que não temos como evitar completamente. Uma forma de compensarmos essas emissões é contribuirmos financeiramente para o desenvolvimento de projetos que visam reduzir a emissão de gases com efeito de estufa.

Nesse sentido, a Selectra decidiu apostar no Projeto Gandhi e convidar todos os consumidores a participar no desenvolvimento de um projeto de produção de energia verde, livre de carbono.

O que é o Projeto Gandhi?

parque eólico

O Projeto Gandhi consiste na construção de um parque eólico, na cidade-berço de Mahatma Gandhi, em Porbandar, na Índia.

Sendo um dos países que assinala uma trajetória de rápido crescimento económico, a Índia é também um dos que mais polui e que maior dificuldade apresenta em adquirir os materiais necessários ao desenvolvimento de projetos ecológicos.

Atualmente, o Projeto Gandhi traduz-se em:

  • 21 turbinas eólicas
  • 36 GWh de eletricidade verde produzida anualmente
  • 33.000 toneladas de compensação CO2
  • O Projeto Gandhi também tem contribuído para:
  • Uma maior rede de eletricidade
  • A criação e apoio de 80 escolas através de garantias
  • Mais de 800 beneficiários de alimentação
  • Um aumento de 50% nas matrículas escolares em Tidi e Udaipur
  • A redução no uso de carvão até 75.000 toneladas

Porquê apoiar um projeto destes na Índia em vez de fazê-lo em Portugal?

Sabemos que o aquecimento global é um problema que não conhece fronteiras. Simultaneamente, todos nós contribuímos e somos afetados por ele, independentemente da nossa localização. Neste sentido, é tão importante reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa na Índia como o é em Portugal.

Então, porquê a índia? Sendo um dos países mais populosos do mundo e uma das economias emergentes dos últimos 20 anos, a Índia encontra-se também entre os países mais poluidores do mundo, sendo altamente dependente de energia proveniente da queima de carvão, forma de produção energética bastante nociva ao meio ambiente.

Por seu turno, em Portugal, a transição energética encontra-se num estado incomparavelmente mais avançado, com grande percentagem de energias renováveis a suprir as necessidades energéticas do país.

Neste sentido, a Selectra encara a transição energética através de uma perspetiva global, oferecendo a possibilidade de todos os consumidores participarem no projeto de um parque eólico onde realmente a mudança faz ainda mais falta.

Como sei que a minha contribuição financia mesmo o Projeto Gandhi?

Contributo financeiro

Desde logo, este projeto de compensação de carbono é certificado pela Verified Carbon Standard, uma entidade com um programa de controlo muito restrito sobre os projetos de compensação de carbono.

Esta associação contabiliza o número de toneladas de CO2, cuja emissão pôde ser evitada graças ao projeto. Ela entrega um certificado que assegura a boa compensação à Selectra, que o retransmite aos seus clientes.

Esse certificado é uma prova para o consumidor que o seu dinheiro é bem utilizado para permitir a construção do parque eólico na Índia.

Apoie o Projeto Gandhi A sua participação no Projeto Gandhi permite-lhe, individualmente, a possibilidade de compensar as suas próprias emissões de carbono e, coletivamente, uma forma modesta de contribuir para a luta contra o aquecimento global.

chamada gratuita

Participe no Projeto Gandhi

A Selectra convida os consumidores a participar no Projeto Gandhi para que possam compensar as suas emissões de carbono.

de 2ª a 6ª - 8h00 às 21h00 | Sábado e Domingo - 9h00 às 19h00

Compensação de Carbono: Perguntas Frequentes

Que serviços acerca de sustentabilidade ambiental oferece a Selectra?

A Selectra oferece aos consumidores um conjunto de produtos e serviços centrados em energia verde e sustentabilidade ambiental:

  • Subscrição de oferta de energia verde
  • Participação de um projeto ambiental que visa a compensação de carbono: Projeto Gandhi
  • Consciencializar amigos e família através da oferta de créditos de carbono

Como calcular a pegada de carbono?

Poderá calcular a sua pegada de carbono através desta calculadora.

Atualizado em