chamada gratuita

Quer saber qual a melhor tarifa para a sua casa?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando a tarifa e o ciclo horário ideais para a sua casa e o seu consumo.

chamada gratuita

Quer saber qual a melhor tarifa para a sua casa?

Saiba como pode poupar mais no fim do mês contratando a tarifa e o ciclo horário ideais para a sua casa e o seu consumo.

kWh: Como calcular o preço da eletricidade e gás natural em Portugal

Preço do kWh

Saiba o que é o preço do kWh da eletricidade e do gás natural em Portugal e perceba como influencia o preço que vai pagar pelas suas faturas de energia. Conheça o consumo de cada eletrodoméstico para saber qual a melhor potência a contratar.


Calcular Preço kWh EDP, Endesa, Iberdrola, Goldenergy e Galp

Mesmo sendo cada vez mais fácil mudar o fornecedor de energia, essa decisão não deve ser tomada sem que antes seja realizada uma comparação dos serviços, promoções e, claro, dos preços da energia apresentados pelas fornecedoras. Abaixo, apresentamos o preço do kWh das principais tarifas das maiores fornecedoras de energia:

Preço kWh Luz 2019
Empresa Tarifa Preço kWh Luz
EDP Comercial Base Luz 0.15440
Endesa Quero + Luz 0.15790
Goldenergy Monoelétrico 0.15380
Iberdrola Casa Luz 0.14920
Galp Fatura de Volta 0.15980

Para além destes preços do kWh serem relativos a uma potência contratada de 6.9 kVA, também correspondem a contratos com um ciclo horário simples.

Preço kWh Gás 2019
Empresa Tarifa Preço kWh Gás
EDP Comercial Base Gás 0.06410
Endesa Quero + Gás 0.05770
Goldenergy Monogás 0.05890
Iberdrola Casa Gás 0.05800
Galp Fatura de Volta 0.06450

Neste caso, comparamos tarifas de gás natural para clientes que contrataram o Escalão de Consumo 1. Neste caso, a Beiragás foi a distribuidora de gás natural que serviu de exemplo. Ou seja, os preços apresentados acima são os preços aplicados pelas companhias a clientes que tenham essa distribuidora. Ainda assim, independentemente da distribuidora que lhe é atribuída, os valores devem manter-se iguais a estes ou, se mudarem, a diferença será mínima.

kWh: O que é

Sendo uma medida de energia, o kWh (quilowatt-hora) é a quantidade de energia consumida por um aparelho num determinado período de tempo. Assim, esta medida indica a quantidade de energia que é necessária para um eletrodoméstico funcione durante uma hora.

Com a liberalização do mercado são cada vez mais visíveis as diferenças entre o Mercado Livre de Energia e o anterior, o Mercado Regulado. Com a competição entre companhias de energia, que antes era inexistente pelo monopólio da EDP Serviço Universal, os preços são cada vez mais competitivos, beneficiando o consumidor de eletricidade e gás natural, com o preço do kwh em Portugal a baixar.

  • Significado de kWh
  • k - quilo (ou seja, mil);
  • W - watt (medida da potência);
  • h - hora (tempo).

Fazemos contas: assim, 1 kWh corresponde a 1000 watts. Se a potência elétrica do aparelho é de 1 kW e o utiliza durante 1 hora, vai produzir 1 kWh. Deve ter sempre em conta que, ao não utilizar determinado objeto, deve desligá-lo na totalidade porque continua a consumir energia, ainda que menos. É o caso, por exemplo, da televisão - que deve desligar realmente no botão - e o microondas - que deve fechar a porta depois de o utilizar. Já para poupar gás, deve evitar banhos prolongados e colocar os aquecedores de casa numa temperatura mais amena.

kWh, kW e Watts

Em relação à luz, o contador de eletricidade informa a quantidade exata de kWh que o cliente consumiu. No entanto, os contadores de gás natural apresentam-se em m³ e, por isso, é necessário sempre fazer a conversão dos m³ para kWh.

Conversão m3 para kWh = Poder Calorífico Gás Natural (PCS) x Fator de Correção por Temperatura (FCT) x Fator de Correção por Pressão (FCP)

Para conseguir interpretar a fórmula mencionada acima, saiba, antes de tudo, que cada companhia de distribuição tem o seu FCT. Por exemplo, enquanto a Lisboagás, Setgás e Lusitaniagás têm um FCT de 0.947944, a Dourogás, Beiragás e Portgás já têm um de 0.961288. Estes valores são sempre da responsabilidade da distribuidora de gás natural, não sendo influenciados nem pelo cliente, que não pode escolher qual a distribuidora que quer, nem pela empresa fornecedora contratada.

O nome "watt" é uma homenagem a James Watt, um dos nomes que contribuiu para o desenvolvimento do motor a vapor.

Preço Eletricidade: kWh e outros termos das Faturas

Para calcular o preço do kWh da EDP ou de outra fornecedora de energia deve ter em conta dois fatores, a energia e o tempo em que a mesma é utilizado. Pode aplicar a seguinte fórmula:

Energia = Potência x Tempo

Depois de saber como calcular o consumo de energia, deve saber também como aplicá-lo às suas contas pessoais. Para isso, é importante saber ler as faturas de energia. Eis os termos que constam nas mesmas, bem como os seus significados:

  • Termos do Preço da Eletricidade
  • Termo Fixo: depende da potência contratada e, tal como o nome indica, é um valor fixo;
  • Termo de Energia: para cada kWh que é consumido pelo cliente é aplicado um valor.

Deve ter em conta que, independentemente de se tratar do preço do kWh da luz ou do gás natural, os valores sofrem alterações, não só dependendo da fornecedora, como também da tarifa contratada. A mesma comercializadora de energia pode apresentar preços do kWh diferentes, consoante o tipo de contrato, de ciclo horário e de faturas contratadas.

  • Termos do Preço do Gás Natural
  • Termo Fixo: depende do escalão de consumo de gás natural que lhe foi atribuído pela fornecedora. É proporcional ao seu consumo e é um valor fixo;
  • Termo de Energia: tal como acontece com a luz, no caso do gás natural também é tido em conta cada kWh consumido pelo cliente e é-lhe aplicado um valor.

Para saber qual a empresa de energia mais barata, deve focar-se sempre no preço do kWh, uma vez que este é o fator que mais influencia o valor das suas contas da luz e do gás natural.

Comparar Preços de Energia: Eletricidade mais barata

A comparação de companhias energéticas deve ser feita para saber qual a fornecedora e tarifa que o cliente quer contratar. Isto porque, com a entrada em vigor do Mercado Livre em Portugal, o cliente passou a poder decidir e mudar de fornecedora sempre que quer, desde que não tenha contratada uma tarifa com período de fidelização da luz ou gás natural.

Nos últimos dados disponibilizados pela Pordata, relativos a 2018, o preço da eletricidade em Portugal estava nos 0.2246, sendo o sexto país com a eletricidade mais cara da União Europeia. É apenas ultrapassado pela Alemanha (0.2950), Bélgica (0.2733), Dinamarca (0.3126), Espanha (0.2383) e Irlanda (0.2369).

Chamada Selectra

Quer saber qual o preço do kWh que está a pagar?

Contacte-nos para saber qual a fornecedora de energia que tem, neste momento, os melhores preços de eletricidade e gás natural.

Chamada Selectra

Quer saber qual o preço do kWh que está a pagar?

Neste momento, o nosso call center encontra-se fechado. Deixe-nos o seu contacto para saber qual a fornecedora de energia que tem, neste momento, os melhores preços de eletricidade e gás natural.

Consumo de kWh em Casas

Para contratar a potência correta, deve ter em conta o tipo e o número de eletrodomésticos e outros aparelhos que tem em casa. Importa também perceber que a regularidade com que os utiliza também tem impacto no valor das suas faturas de eletricidade.

Consumo kWh Eletrodomésticos
Aquecimento
Potência média:
80 watt
Consumo médio:
20 kWh
Ar Condicionado
Potência média:
20 watt
Consumo médio:
4 kWh
Portátil
Potência média:
250 watt
Consumo médio:
15 kWh
Ferro Engomar
Potência média:
1000 watt
Consumo médio:
15 kWh
Fogão Elétrico
Potência média:
5000 watt
Consumo médio:
50 kWh
Forno Elétrico
Potência média:
2000 watt
Consumo médio:
20 kWh
Frigorífico
Potência média:
200 watt
Consumo médio:
40 kWh
Máquina de Lavar Loiça
Potência média:
3000 watt
Consumo médio:
60 kWh
Máquina de Lavar Roupa
Potência média:
2500 watt
Consumo médio:
50 kWh
Microondas
Potência média:
1000 watt
Consumo médio:
2 kWh
Secador
Potência média:
500 watt
Consumo médio:
5 kWh
Iluminação
Potência média:
500 watt
Consumo médio:
12 kWh

Os valores apresentados acima são baseados nos consumos médios mensais. Para fazer as contas dos eletrodomésticos que tem em casa deve ter a noção de que quanto maior a potência contratada, maior é o consumo do eletrodoméstico. Além disso, como seria de esperar, quanto mais tempo utilizar o mesmo ou o deixar em modo standby em vez de desligar na ficha, maior o consumo.

Atualizado em