A Luzigás é uma comercializadora de energia que atua em Portugal, fornecendo luz e gás natural a casas e empresas. Neste artigo, conheça as tarifas e preços praticados em 2024. Compreenda qual é a importância de comunicar as leituras à Luzigás atempadamente e aprenda a poupar ao máximo na sua fatura de energia. No fim deste artigo, deixamos ainda os contactos da Luzigás para resolver problemas ou esclarecer dúvidas.

Luzigas Portugal: Energia para todos

A Lusíadaenergia S.A. opera no mercado da energia através da Luzigas, que é uma das fornecedoras de energia que atua em Portugal. Esta comercializa eletricidade e gás natural, tanto para clientes domésticos, como para empresas.

A Lusíadaenergia está registada em diversos campos da Classificação das Atividades Económicas (CAE):

  • Comércio de eletricidade;
  • Comércio grossista de combustíveis sólidos, líquidos e gasosos, não derivados do petróleo;
  • Produção de eletricidade de origem eólica, geotérmica, solar, entre outros;
  • Atividades de engenharia e técnicas afins.

Com o Número de Identificação Fiscal (NIF) 513816666, a Lusíadagás tem 100 mil euros de capital social, contando com a fornecedora Luzigás para comercializar energia em território nacional. Na Direção-Geral de Energia e Geologia está registada com o número 39 no setor do gás natural e com o 72 no da eletricidade.

Luzigas Tarifas de Energia

As tarifas da Luzigas dividem-se em três: tarifas de luz, de gás ou tarifas duais. Existe uma Tarifa Base para cada um destes fornecimentos. Depois, dependendo do tipo de fatura e do método de pagamento, o cliente pode obter mais descontos, contratando a Tarifa Poupança (com débito direto e fatura em papel) ou a Poupança + (com débito direto e fatura eletrónica). Lembre-se que, na maioria das situações, a contratação de energia com o pagamento por débito direto e fatura eletrónica é a que traz mais descontos com a Luzigás ou outra comercializadora.

Luzigas Tarifas de Luz

Conheça as tarifas de luz da Luzigas e respectivos preços e condições.

Tarifa Dinâmico Poupança + - simples
Preço de Potência (€/mes)
10,00
Preço Energia (€/kWh)
0,13745
Preço mensal
(estimado)
67,62€
Fidelização:  Sem Fidelização
Características da Oferta:  Débito direto, fatura eletrónica e gestão online do contrato.
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Preços da Luzigás para uma potência contratada de 6,90 kVA e uma estimativa de consumo de 5000 kWh/ano em regime simples.

Tarifa Dinâmico Poupança + - bi-horário
Preço de Potência (€/mes)
10,00
Preço Energia Fora
Vazio (€/kWh)
0,1376
Preço Energia
Vazio (€/kWh)
0,09
Fidelização:  Sem Fidelização
Características da Oferta:  Débito direto, fatura eletrónica e gestão online do contrato.
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Preços da Luzigás para uma potência contratada de 6,90 kVA em regime bi-horário.

Luzigas: Tarifas de Gás

Tal como acontece com as tarifas de luz, também são três as tarifas de gás natural da Luzigás e o que as distingue é o método de pagamento e o tipo de fatura que o cliente da Luzigás deseja receber. Abaixo apresentamos os preços da tarifa base, que serve como referência para as restantes.

Tarifa Base Luzigas Gas

Escalões de Gás NaturalTermo fixo (€/ano)Termo de consumo (€/kWh)
Escalão 1--
Escalão 2--
Escalão 3--
Escalão 4--

Tarifas Duais da Luzigas

As tarifas duais são a solução ideal para quem quer contratar eletricidade e gás natural à Luzigás em simultâneo. Apresentam-se também como uma solução para quem quer poupar com a Luzigás uma vez que contam com preços mais reduzidos do que as restantes tarifas da Luzigás. Se escolher o pagamento por débito direto e a faturação eletrónica, está a escolher a Tarifa Dual Poupança +, a tarifa mais barata da Luzigás.

Tarifa Dual Luzigas Poupança +

Potência Contratada (kVA)

Simples

Bi-horário

Potência (€/ano)Energia (€/kWh)Potência (€/ano)Fora vazioVazio
1.1544.9680.1529
2.364.1670.1548
3.45-----
4.60-----
5.75-----
6.90-----
10.35-----
13.80-----
17.25-----
20.70-----

Tarifa Dual Luzigas Poupança +

Escalões de Gás NaturalTermo fixo (€/ano)Termo de consumo (€/kWh)
Escalão 1--
Escalão 2--
Escalão 3--
Escalão 4--

Contratar Luzigás

Se depois de ver as tarifas da Luzigás e comparar com outras comercializadoras, considera que esta é a melhor opção de luz ou gás para a sua casa, chega a hora de contratar.

Para contratar a Luzigás precisa de apresentar alguns dados e documentos:

  • Dados para Contratar Luzigás
  • Nome do Titular
  • Número de Indentificação Fiscal (NIF)
  • Email
  • Tarifa de energia a contratar
  • Potência a contratar
  • Código de Ponto de Entrega (CPE) ou Códigio Universal de Instalação (CUI)
  • Dados para o pagamento das Faturas da Luzigás

Durante todo o processo não terá de alterar nem o seu contador, nem a ligação de energia já efetuada pela sua distribuidora. O processo de transição pode demorar entre 5 a 7 dias úteis e em nenhum momento vai ficar sem luz em casa. Um técnico da fornecedora vai até sua casa ligar a luz ou o gás natural e, logo a partir desse momento, passar a ser mais um dos clientes da Luzigás. Se, por alguma razão, não se encontrar satisfeito com estes serviços de energia, pode mudar de companhia de energia a qualquer momento e sem custos extra.

Luzigas Faturas

Independentemente de se tratar de um cliente doméstico ou de uma empresa, as suas faturas da Luzigas tanto podem ser em papel como eletrónicas. Normalmente, quando o cliente contrata um tarifário com faturas eletrónicas da Luzigas fica associado a mais vantagens e paga menos no final do mês.

Todas as faturas são emitidas mensalmente e têm por base os dados de consumo do cliente. Se o consumidor comunicou as leituras do seu contador atempadamente, as faturas espelham o consumo real de energia Luzigás. Caso não tenha ido a tempo de comunicar as leituras à Luzigás, as faturas são baseadas em estimativas realizadas pela fornecedora.

Caso o cliente tenha optado pela fatura eletrónica da Luzigás e, por alguma razão, queira alterar para uma fatura em papel, essa alteração pode ser realizada em qualquer momento e sem custos associados. No entanto, lembramos que essa alteração pode estar associada ao aumento do preço do kWh uma vez que assim deixam de existir os descontos associados a este tipo de faturação.

Enviar Leituras Luzigás

Para evitar estimativas e garantir que paga exatamente o que consome, o processo de comunicação das leituras Luzigás é fundamental. Pode fazê-lo através do telefone de apoio ao cliente da Luzigás ou online na sua área de cliente.

Se não enviar as suas leituras, não se preocupe. O seu operador de distribuição de energia é o responsável pela leitura do contador e respetivo envio à sua fornecedora. Ainda assim, estas visitas não se realizam todos os meses pelo que, para prevenir estimativas ou acertos em futuras faturas, deve comunicar as leituras à Luzigás com a maior regularidade possível - idealmente mensalmente.

Os problemas com a Luzigás surgem apenas se durante 6 meses seguidos a sua distribuidora não conseguir aceder ao seu contador e às suas leituras. Assim, é possível comunicá-las à Luzigás, que terá de obrigar o cliente a marcar com a rede de distribuição um dia e hora para que esta leitura seja feita. Se tal não acontecer dentro de 5 dias úteis, a Luzigás pode chegar a cortar o fornecimento de energia ao imóvel.

Poupar com Luzigás

Conseguir poupar com a Luzigás é bastante fácil. A maneira mais fácil é adicionar à sua tarifa de energia o modo de pagamento através de pagamento por débito direto e, simultaneamente, a fatura eletrónica da Luzigás.

Apesar desta ser a forma de garantir que consegue um maior desconto com a Luzigás, se optar apenas por um destes serviços, o valor da sua fatura será ainda assim menor do que se mantivesse, por exemplo, o pagamento por multibanco e a fatura em papel.

A contratação da potência da Luzigás mais adequada ao seu consumo é também uma forma de poupar dinheiro uma vez que não paga kWh que não vai consumir.

Luzigás Opiniões

Seja para contratar a Luzigás ou para fazer alterações no seu contrato, é sempre importante conhecer as opiniões de clientes da Luzigás. Como todas as fornecedoras de energia, a Luzigás tem vantagens e desvantagens e só com a informação completa é que pode tomar uma decisão que traga mais benefícios.

Reclamações dos Clientes Luzigásviar Leituras Luzigás

Todas as reclamações à Luzigás devem ser feitas por escrito, indicando o nome e o número do cartão de cidadão do cliente. Na hora de enviar, o consumidor pode enviar por correio ou preencher o livro de reclamações online da Luzigás, uma das medidas do programa SIMPLEX + 2016, um programa nacional que engloba medidas que, tal como o nome indica, simplificam a relação que cidadãos e empresas têm com o Estado.

Depois de tomar conhecimento da reclamação contra a Luzigás, a fornecedora tem até 30 dias para responder ao cliente.

Luzigás: Contactos e Área de Cliente

Esta fornecedora disponibiliza alguns contactos da Luzigás de apoio ao cliente que pode utilizar para esclarecer as suas dúvidas ou resolver problemas com a Luzigás.

Email Luzigás[email protected]

Telefone Luzigás808 203 825

Se já é cliente da Luzigás pode aceder diretamente à sua área de cliente, a partir do website da fornecedora. Nesta plataforma pode fazer várias gestões do seu contrato com a Luzigás, como alterar o titular, e enviar as leituras do seu contador de energia. Para enviar correspondência para a fornecedora, como por exemplo reclamações, deve utilizar a seguinte morada da Luzigás: Campilhos, São Bartolomeu de Messines 8375-021 Silves.