chamada gratuita
chamada gratuita

Mais Informações sobre os serviços de telecomunicações na sua zona

Chamada nacional gratuita. Segunda a Sexta: 9h-22h e Sábado: 9h - 19h

Saiba como funciona a TDT em Portugal e como pode ver os canais TDT

TDT

Saiba como pode ver TV gratuitamente com a TDT. Fique a saber como funciona a TDT em Portugal, como sintonizar a TDT, quais os equipamentos necessários e qual a cobertura da TDT. Conheça também os canais da TDT e o que precisa de fazer com as novas alterações na TDT.


Aulas do ensino secundário estão na TDT Os alunos do ensino secundário podem ver as aulas no canal 8 da TDT (canal 9 na Madeira e nos Açores). As aulas estão também disponíveis no canal 444 das principais operadoras de TV por cabo).

Como funciona a TDT em Portugal?

O que é a TDT? A TDT, também conhecida como Televisão Digital Terrestre, é o serviço que veio substituir a televisão "tradicional" (analógica). A principal diferença é que agora o sinal é transmitido de forma digital, o que faz com que consiga ver os canais da TDT com maior qualidade de som e imagem, entre outras vantagens.

A Televisão Digital Terrestre veio revolucionar a forma de ver televisão em Portugal. Os canais em sinal aberto passaram a ser transmitidos através de sinal digital. A transição deu-se entre 2009 e 2012, ano em que se deu o desligamento total da transmissão analógica (switch-off).

  • Funcionalidades e características da TDT
  • Maior qualidade de som e imagem
  • Guia de programação eletrónico, para consultar os horários dos programas de televisão
  • Pausa TV: para parar e retomar a emissão
  • Gravaçao da emissão ou agendamento de gravações

As funções de gravação apenas estão disponíveis em descodificadores TDT com funcionalidades mais avançadas (descondificadores com disco rígido).

A TDT em Portugal está disponível para todos os portugueses que queiram ter acesso aos canais de TV gratuitamente, sem ter que pagar por um pacote de televisão das operadoras.

A TDT tem algum custo? Não! A TDT é gratuita para todos os portugueses. Apenas precisa de garantir que tem os equipamentos adequados para conseguir ver a emissão da TDT.

Para ter acesso à TDT em Portugal primeiro deverá confirmar qual o tipo de cobertura que tem na sua zona: TDT ou DTH. Os passos e equipamentos necessários para aceder à TDT nas duas zonas são diferentes.

Como posso saber se estou numa zona TDT ou DTH?

Para saber qual o tipo de cobertura TDT disponível na sua zona, ligue gratuitamente o número 800 200 838 ou visite o Portal da TDT. Ao entrar no portal, coloque o seu código postal ou morada para saber qual o tipo de cobertura TDT disponível na sua zona.

Depois de saber qual o tipo de cobertura TDT disponível na sua morada, saiba como fazer para aceder à TDT em Portugal.

Qual a Cobertura TDT em Portugal e quais os equipamentos que devo utilizar?

Existe cobertura TDT em todo o país? Sim! A cobertura TDT está disponível em todo o país. Existe uma pequena percentagem da população que tem acesso à Televisão Digital Terrestre através do TDT Complementar via Satélite, também conhecido como DTH (Direct to Home).

Como vimos anteriormente, o primeiro passo é saber qual o tipo de cobertura da Televisão Digital Terrestre disponível na sua morada. Pode confirmar a zona de cobertura TDT ligando gratuitamente para o 800 200 838 ou através de tdt.telecom.pt.

Depois de saber qual cobertura TDT disponível na sua morada, saiba quais os equipamentos necessários para ver a TDT gratuitamente em sua casa.

Zonas TDT

Depois de confirmar que está numa zona com cobertura TDT, o seu equipamento deve ser compatível com a tecnologia DVB-T e MPEG-4/H.264.

Nas zonas com cobertura TDT, basta que o seu televisor seja capaz de receber sinal digital. Algumas das TVs mais recentes já estão preparadas para receber o sinal digital.

TV com DVB-T

  • A TVs compatíveis com DVB-T são capazes de receber sinal digital. Se a sua televisão tiver capacidade de receber DVB-T e de descodificar sinais de vídeo em MPEG-4/H.264, então não precisa de mais nada para ver a TDT em sua casa. Neste caso, não precisa de um descodificador digital.

TV sem DVB-T

  • Se a sua televisão não é compatível com DVB-T, não necessita de um descodificador TDT. Verifique se a televisão tem uma entrada HDMI ou Scart para ligar o descodificador. O descodificador deve estar ligado simultaneamente à TV e à antena TDT

A minha TV não tem entrada HDMI nem Scart. O que faço? Caso a sua televisão seja muito antiga e não tenha nenhuma destas duas entradas, pode adquirir um descodificar TDT com modulação integrada ou um modulador de sinal RF.

Pode adquirir um descodificador TDT e outros equipamentos necessários para ver a TDT nas lojas de venda de aparelhos eletrónicos, em geral. Verifique sempre as características dos equipamentos para garantir que consegue ter acesso à Televisão Digital Terrestre em Portugal.

Já tenho um serviço de televisão paga: posso ter a TDT?

Sim! Os serviços de televisão paga das operadoras (seja NOS, NOWO, MEO ou Vodafone) são independentes do serviço de TDT. No entanto, se quiser ter a TDT numa das televisões de sua casa (que não tenha Box de TV paga) só precisa de garantir os equipamentos necessários para receber o sinal da TDT.

Para saber mais sobre as zonas com cobertura TDT ou para saber se precisa de um descodificador TDT para a sua televisão, entre em contacto com a nossa equipa. Podemos ajudá-lo gratuitamente.

De seguida mostramos-lhe também o que fazer para ver a TDT se estiver numa zona com TDT Complementar (DTH), e quais os equipamentos necessários.

Zonas DTH

Se está numa zona com cobertura DTH (também conhecida como TDT Complementar), deverá adquirir um kit TDT Complementar (descodificador DTH).

Existe uma pequena percentagem do território português no qual não está disponível a cobertura TDT, mas sim a cobertura DTH ou TDT Complementar.

Este tipo de cobertura tem a particularidade de necessitar de um kit TDT Complementar. Se está numa destas zonas, deve adquirir um kit DTH para conseguir ver os canais da TDT.

  • O que inclui o Kit DTH/TDT Complementar?
  • Descodificador DTH
  • Comando
  • Cabos de Ligação
  • SmartCard

Pode adquirir um Kit TDT Complementar num posto de venda designado pela MEO ou solicitar através do apartado postal do Serviço TDT.

TDT
Apartado 1501 EC Devesas 4401-901 Vila Nova de Gaia
Como fazer a ligação do kit TDT Complementar/DTH?

Para ver os canais da TDT com o kit DTH: 1) ligue o cabo que vem da antena parabólica ao descodificador digital. 2) ligue o descodificador à TV, utilizando um cabo Scart ou HDMI. 3) por útlimo, só tem que sintonizar a TDT no modo automático para ver os canais TDT. Passe a utilizar o comando do descodificador.

Depois de ter todas as ligações efetuadas pode ver a TDT Portugal gratuitamente em casa. No tópico seguinte mostramos-lhe quais os canais que estão incluídos no serviço da Televisão Digital Terrestre em Portugal.

Se ficou com dúvidas sobre como funciona a TDT ou sobre quais os equipamentos necessários para aceder à TDT, entre em contacto com a nossa equipa. Podemos ajudá-lo gratuitamente.

Quais os canais TDT que posso ver e como sintonizar a TDT?

Canais TDT
Canal Género
RTP1 Generalista
RTP2 Generalista
SIC Generalista
TVI Generalista
ARTV Canal Parlamento
RTP3 Informação
RTP Memória Generalista

Estes são os canais TDT disponíveis em Portugal. Pode ver estes canais em sinal aberto gratuitamente desde que tenha os equipamentos necessários para a recepção da Televisão Digital Terrestre na sua TV.

Para conseguir ver os canais da TDT em Portugal, deve sintonizar a TDT. Saiba como sintonizar a TDT de forma rápida e simples.

Como sintonizar os canais TDT?
Siga os passos para sintonizar a TDT e começar a ver os canais disponíveis.
  1. Utilize o comando da TV (no caso de ser uma TV com DVB-T) ou do descodificador TDT
  2. Aceda ao menu e escolha as seguintes opções: ConfigurarAntenaSetupInstalarProcura de Canais
  3. Siga as instruções que aparecem no ecrã
*Os nomes das opções podem variar ligeiramente em função das marcas e modelos de TV e/ou descodificador digital.

Atualmente está a decorrer o processo de migração da TDT, o que significa que terá que voltar a sintonizar os seus canais da TDT nas novas frequências.

Veja no tópico seguinte, o que tem que fazer para continuar a ver os canais da TDT. Se tiver alguma dúvida, entre em contacto com a nossa equipa.

Alterações na TDT: o que tenho que fazer para continuar a ver os canais da TDT?

Com a mudança de frequências na TDT, será necessário voltar a sintonizar a TDT para ver os canais em sinal aberto. Veja neste vídeo da ANACOM o que precisa de fazer para continuar a ver os canais da TDT após a migraçao da TDT.

 

As alterações na TDT acontecem porque está em curso o processo de libertação da “faixa dos 700 MHz”. Esta faixa está a ser libertada para ficar disponível para a prestação de serviços de comunicações eletrónicas sem fios de banda larga: o 5G.

Decorrente deste processo, será necessário sintonizar a TDT novamente para continuar a ver os canais. Mas não será necessário comprar novos equipamentos.

Sintonize novamente a TDT As alterações na TDT vão alterar o plano de frequências dos canais digitais. Isto significa que os utilizadores da TDT terão de voltar a sintonizar o seu televisor ou box TDT, usando o respetivo comando. Pode optar pela sintonização manual ou automática (recomendamos a automática).

Ainda que existam alterações, o processo de migração da TDTnão implica a compra de novas antenas de receção, nem trocar de televisor ou de descodificador.

Também não será necessário reorientar as antenas de receção da TDT, uma vez que os emissores vão ficar no mesmo sítio. A única coisa que precisará de fazer é mesmo sintonizar novamente os canais.

Quando vou ter que voltar a sintonizar a TDT?

Veja o calendário da ANACOM para conhecer as datas da migração da TDT e as zonas afetadas. A migração começou em fevereiro de 2020 mas esteve em suspenso alguns meses devido ao Covid-19. Clique no link para aceder ao calendário de migraçao da TDT.

Para mais informações entre em contacto com a nossa equipa. Podemos ajudá-lo a esclarecer as suas dúvidas sobre as alterações na TDT e o que tem que fazer para continuar a ver os canais gratuitos.

Fique também com uma lista de artigos relacionados com a TDT que lhe podem interessar.

Atualizado em