
Serviço de Água
Serviço de apoio às suas gestões de água
Chamada Simples
Apoio Profissional Grátis
Solução Rápida
Aprenda a comunicar corretamente as leituras do seu contador à EPAL para garantir uma faturação precisa e evitar interrupções no fornecimento de água. Detalhamos-lhe os métodos disponíveis e as boas práticas para facilitar este processo.
É aconselhável que, enquanto cliente da EPAL, envie as suas leituras à EPAL todos os meses, de acordo com a data indicada na sua fatura.
Ao comunicar leituras à EPAL de forma regular irá manter os consumos de água da EPAL atualizados, entre outras vantagens:
Note que este processo é intercalado com as leituras realizadas pela EPAL, efetuadas pelos técnicos da abastecedora.
Para fazer essa comunicação deve, em primeiro lugar, entender como funciona o registo da leitura da água.
Mais especificamente, a contagem da água na EPAL é feita considerando todos os algarismos dispostos no contador, conforme a imagem:
Se o seu contador EPAL não equivaler ao da imagem, veja os contadores de água existentes.
A EPAL pode não considerar a minha leitura?
Sim, quando as leituras fornecidas pelos clientes não coincidem com a média de consumo do domicílio. Nesses casos, a EPAL pode optar por não as considerar, para evitar faturações incorretas.
Pode recorrer a vários contactos de leituras da EPAL, correspondendo a diferentes métodos de acordo com a sua preferência.
Consulte abaixo as diferentes opções de contactos de comunicação de leituras EPAL:
Mais especificamente, destacamos os passos para comunicação de leituras da EPAL por telefone, seguido das instruções para a contagem da água por app myAQUA EPAL:
Como comunicar leituras à EPAL por telefone?
Como comunicar leituras no myAQUA da EPAL?
A EPAL realiza leituras aos contadores de água instalados nos pontos de ligação dos seus clientes, como residências, empresas e edifícios públicos.
Também as leituras realizadas pela EPAL são fundamentais para garantir a medição real e precisa do consumo de água no seu domicílio.
Atenção!
A contagem da água a cargo dos clientes não invalida as leituras feitas pela EPAL.
Para realizar este procedimento, a companhia envia os seus técnicos para fazer a contagem do seu contador de água,
com uma frequência mínima de duas vezes por ano e com um distanciamento máximo entre duas leituras consecutivas de oito meses
conforme o Nº 2, do artigo 67º, do Decreto 194/2009, de 20 de Agosto.
De forma a que as leituras sejam realizadas corretamente, é fundamental que os técnicos de leituras da EPAL tenham acesso ao seu contador.
Por isso, é importante que o cliente esteja presente ou garanta o acesso ao local onde o contador está instalado
Saiba que...
Caso não seja possível realizar a leitura por três vezes consecutivas, a EPAL poderá cortar o fornecimento de água na sua casa.
Se o seu contador não for lido pela EPAL há mais de 2 meses, deverá entrar em contacto com a EPAL através do site ou ligando gratuitamente para o telefone de leituras da EPAL (800 222 425) e marcar a sua leitura gratuita.
Abaixo, o mapa indica em que meses são efetuadas as leituras da EPAL. Por exemplo, se a sua habitação se situa na zona 2, o contador é lido nos meses ímpares:
Pode saber o dia certo em que a EPAL vai realizar a leitura, consultando a conta da água do mês anterior ao que lhe corresponde.
De quanto em quanto tempo é feita a leitura do contador da EPAL?
A leitura do contador é realizada pelos técnicos da EPAL de 2 em 2 meses. No entanto, é aconselhável que a comunique mensalmente, de modo a evitar estimativas no preço.
Como posso ver a data certa em que devo comunicar a minha leitura do contador?
Para saber o período certo em que deve enviar a leitura do contador à EPAL, basta ver o verso da sua fatura da água.
Como ler o contador da EPAL?
Ao ler o contador de água EPAL deverá considerar todos os algarismos que aparecem no visor do mesmo. Para mais detalhes, aceda à ilustração de como ler o contador da água.