Opiniões sobre a Luzboa

Atualizado em    7 minutos de leitura

Os clientes da Luzboa queixam-se sobretudo da dificuldade em contactar o apoio ao cliente e de atrasos na emissão de auto-faturas para venda de excedentes. As avaliações variam bastante, mas nos principais sites são globalmente negativas, com uma média ponderada de 5,4/10.

Logótipo

É cliente ou ex-cliente da Luzboa ? Dê-nos a sua opinião.

Publicar uma opinião
Por favor, selecione uma data entre o último ano e o dia de hoje.
Saber mais sobre o tratamento de dados
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano ou não a fim de prevenir submissões automáticas de spam.

* Campos obrigatórios

Opiniões da Luzboa e comentários de clientes

Opiniões sobre a Luzboa
1.7 / 5
de 3 opiniões
0%
0%
33%
0%
67%
Como são recolhidas, verificadas e ordenadas as opiniões?
Por defeito, as opiniões estão ordenadas da mais antiga para a mais recente
1/5
carlos
Data de publicação: 28/08/2024
Data da experiência: 28/08/2024

A riscar do mapa. Definitivamente. Vendo eletricidade excedente a esta empresa desde o ano passado. No ano de 2023, recebi deles 70 euros referente a alguns meses de produção excedentária dos meus painéis. Ok, aceitável! Este ano: há dias recebi uma fatura referente a seis meses e calculem quanto vou receber desse meio ano: 2,91 euros!!!! Reclamei. Resposta da LUZBOA: admirável! Sempre que o produtor de eletricidade produzir energia nas horas de excedente o valor passa a ser negativo. Ou seja, sempre que nós produzirmos energia para esta empresa nos períodos que eles consideram de excedente, ao lançar a energia na rede, passamos a pagar e não a receber. Perceberam a explicação? Fazem de nós analfabetos ou então estão a enganar-nos despudoradamente. Pedi imediatamente a cessação do contrato com estes indivíduos.

Ver mais Ver menos
1/5
Anónimo
Data de publicação: 12/03/2024
Data da experiência: 11/12/2025

Atendimento ao cliente deixa muito a desejar . . .

Ver mais Ver menos
3/5
Anónimo
Data de publicação: 12/03/2024
Data da experiência: 11/12/2025

Não tem tarifas de gás e, por isso, tenho de contratar 2 fornecedoras diferentes e pagar 2 faturas diferentes

Ver mais Ver menos

A Luzboa está classificada com 2.00 no Google, 9.60 no Portal da Queixa, 2.30 no Trustpilot e 1.70 no Selectra. Em Portugal, existem cerca de 29 fornecedores de energia. Saiba como está avaliada a Luzboa relativamente aos concorrentes.

As opiniões da Selectra são autênticas

Todas as opiniões no site da Selectra são verificadas por email. Os clientes declaram ter ou ter tido contrato com a Luzboa, garantindo assim a autenticidade das avaliações.

Comentários Positivos sobre a Luzboa

Pontos positivos
3/5
Anónimo
Data de publicação: 12/03/2024
Data da experiência: 11/12/2025

Não tem tarifas de gás e, por isso, tenho de contratar 2 fornecedoras diferentes e pagar 2 faturas diferentes

Ver mais Ver menos

No mercado liberalizado de energia, a Luzboa destaca-se pelas suas soluções digitais e aposta em tarifas indexadas ao mercado grossista. De acordo com as opiniões dos utilizadores nos principais portais, existem aspetos valorizados pelos clientes na experiência com a companhia.

Estes são os três principais pontos positivos identificados:

  • Modelo digital com acesso ao Balcão Digital, permitindo aos clientes gerir o contrato e consultar faturas online, de forma autónoma e disponível 24/7.
  • Ausência de período de fidelização nas principais tarifas, proporcionando maior flexibilidade e liberdade ao consumidor.
  • Oferta de tarifas indexadas ao mercado grossista, o que pode permitir poupanças significativas em determinados períodos.

Comentários Negativos sobre a Luzboa

Pontos negativos
1/5
carlos
Data de publicação: 28/08/2024
Data da experiência: 28/08/2024

A riscar do mapa. Definitivamente. Vendo eletricidade excedente a esta empresa desde o ano passado. No ano de 2023, recebi deles 70 euros referente a alguns meses de produção excedentária dos meus painéis. Ok, aceitável! Este ano: há dias recebi uma fatura referente a seis meses e calculem quanto vou receber desse meio ano: 2,91 euros!!!! Reclamei. Resposta da LUZBOA: admirável! Sempre que o produtor de eletricidade produzir energia nas horas de excedente o valor passa a ser negativo. Ou seja, sempre que nós produzirmos energia para esta empresa nos períodos que eles consideram de excedente, ao lançar a energia na rede, passamos a pagar e não a receber. Perceberam a explicação? Fazem de nós analfabetos ou então estão a enganar-nos despudoradamente. Pedi imediatamente a cessação do contrato com estes indivíduos.

Ver mais Ver menos

As opiniões dos clientes sobre a Luzboa refletem uma experiência mista, com reconhecimento pela presença nacional, mas também insatisfação em diversos aspetos do serviço. As principais críticas incidem sobretudo na relação com o cliente e nos processos administrativos.

Muitos utilizadores partilham experiências que evidenciam áreas que a companhia pode melhorar.

  • Dificuldade em contactar o apoio ao cliente, com tempos de resposta longos e falta de soluções eficazes perante as reclamações apresentadas.
  • Falta de emissão atempada de auto‑faturas nos contratos de venda de excedentes, levando a atrasos e insatisfação entre produtores particulares.
  • Problemas de comunicação e acompanhamento em processos contratuais ou de faturação, originando sensação de desvalorização dos clientes.

A nossa avaliação sobre a Luzboa

A Luzboa atua no mercado livre português, oferecendo tarifas indexadas e foco digital. Não possui lojas físicas.

A maioria das críticas estão relacionadas com dificuldades no apoio ao cliente e questões nas auto-faturas de excedentes.

No Portal da Queixa a empresa tem boa avaliação (9,6/10), mas apresenta notas baixas no Google (2/5) e Trustpilot (2,3/5).

Foi considerada uma das 20 maiores empresas de Viseu, reforçando a sua relevância regional no setor.

Luzboa

1.7/5 de 3 reviews

A comercializadora Luzboa está assim avaliada nas diversas plataformas:

  • Google: 2 de 69 Votos
  • Portal da Queixa: 9.6 de 62 Votos
  • Trustpilot: 2.3 de 6 Votos
  • Selectra: 1.7 de 3 Votos

Avaliação Selectra sobre as tarifas da Luzboa

Em Novembro de 2025, a oferta com o melhor preço da Luzboa é Luzboa Spot com um preço de 72,00 €/mês .

Luzboa Spot
PREÇO
72,00 €
por mês
Preço kWh luz: 0,1412 €/kWh
Potência: 0,4374 €/dia
Ver mais detalhes Ver mais detalhes Ocultar detalhes
Rockwatt - Indie Spot
PREÇO
72,00 €
por mês
Preço kWh luz: 0,1412 €/kWh
Potência: 0,4374 €/dia
Ver mais detalhes Ver mais detalhes Ocultar detalhes

Acresce IVA e impostos à taxa legal em vigor. Preços calculados com 6,90 kVA de potência 417 kWh de consumo mensal aproximado.

Mas se o preço não é o único fator que importa, existe muito mais a saber sobre as tarifas e preços da Luzboa.

A Luzboa disponibiliza tarifas de eletricidade tanto para particulares como para empresas, com propostas abaixo da média do mercado português. As ofertas são indexadas, o que significa que os preços variam consoante o mercado grossista. Não existem tarifas de gás natural.

Prós e contras das tarifas da Luzboa

Prós

✔ Tarifas competitivas no mercado liberalizado ✔ Facilidade de adesão e gestão online

Contras

✕ Tarifas pouco competitivas face a outros comercializadores ✕ Estrutura das tarifas pode ser complexa para novos clientes

Pode consultar estas e outras tarifas e preços da Luzboa no artigo dedicado.

Luzboa vs. outras comercializadoras

Na tabela abaixo pode ver como a classificação da Luzboa se compara com outras companhias de energia líderes em Portugal.

Ranking de Companhias
# Companhia Pontuação Total de votos

1

Logo EDP

4,24 / 5

4573

2

Logo Galp

4,02 / 5

1648

3

Logo Goldenergy

3,59 / 5

3695

4

Logo Endesa

3,55 / 5

13445

5

Logo Iberdrola

3,25 / 5

909

6

Logo Luzboa

1,33 / 5

140

O que fazer se não estou contente com a Luzboa?

Mudar de fornecedor

Pode mudar de fornecedor de energia online e sem custos com a equipa da Selectra.

Mudar de companhia

Apresentar uma reclamação

Pode apresentar uma reclamação à fornecedora através do Livro de Reclamações online.

Livro de Reclamações

Se não estiver satisfeito com a sua companhia de eletricidade e gás, pode optar por mudar de fornecedor sem qualquer custo adicional, sendo garantido que nunca ficará sem energia durante o processo. Pode igualmente apresentar uma reclamação no livro de reclamações online ou diretamente junto da própria companhia para resolver eventuais problemas.