Opiniões sobre a Luzboa

Atualizado em    7 minutos de leitura

Os clientes da Luzboa criticam sobretudo a demora na emissão de auto-faturas e a dificuldade em contactar o apoio ao cliente. Apesar de tarifas indexadas atrativas, a avaliação média ronda os 5 em 10 e muitos relatos apontam problemas de comunicação.

Logótipo

É cliente ou ex-cliente da Luzboa ? Dê-nos a sua opinião.

Publicar uma opinião
Por favor, selecione uma data entre o último ano e o dia de hoje.
Saber mais sobre o tratamento de dados
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano ou não a fim de prevenir submissões automáticas de spam.

* Campos obrigatórios

Opiniões da Luzboa e comentários de clientes

Opiniões sobre a Luzboa
1.7 / 5
de 3 opiniões
0%
0%
33%
0%
67%
Como são recolhidas, verificadas e ordenadas as opiniões?
Por defeito, as opiniões estão ordenadas da mais antiga para a mais recente
1/5
carlos
Data de publicação: 28/08/2024
Data da experiência: 28/08/2024

A riscar do mapa. Definitivamente. Vendo eletricidade excedente a esta empresa desde o ano passado. No ano de 2023, recebi deles 70 euros referente a alguns meses de produção excedentária dos meus painéis. Ok, aceitável! Este ano: há dias recebi uma fatura referente a seis meses e calculem quanto vou receber desse meio ano: 2,91 euros!!!! Reclamei. Resposta da LUZBOA: admirável! Sempre que o produtor de eletricidade produzir energia nas horas de excedente o valor passa a ser negativo. Ou seja, sempre que nós produzirmos energia para esta empresa nos períodos que eles consideram de excedente, ao lançar a energia na rede, passamos a pagar e não a receber. Perceberam a explicação? Fazem de nós analfabetos ou então estão a enganar-nos despudoradamente. Pedi imediatamente a cessação do contrato com estes indivíduos.

Ver mais Ver menos
1/5
Anónimo
Data de publicação: 12/03/2024
Data da experiência: 17/12/2025

Atendimento ao cliente deixa muito a desejar . . .

Ver mais Ver menos
3/5
Anónimo
Data de publicação: 12/03/2024
Data da experiência: 17/12/2025

Não tem tarifas de gás e, por isso, tenho de contratar 2 fornecedoras diferentes e pagar 2 faturas diferentes

Ver mais Ver menos

A Luzboa está classificada com 2.00 no Google, 9.60 no Portal da Queixa, 2.30 no Trustpilot e 1.70 no Selectra. Em Portugal, existem cerca de 29 fornecedores de energia. Saiba como está avaliada a Luzboa relativamente aos concorrentes.

As opiniões da Selectra são autênticas

Todas as opiniões deixadas no site da Selectra são verificadas por email. Apenas clientes atuais ou antigos de Luzboa podem partilhar a sua experiência connosco.

Comentários Positivos sobre a Luzboa

Pontos positivos
3/5
Anónimo
Data de publicação: 12/03/2024
Data da experiência: 17/12/2025

Não tem tarifas de gás e, por isso, tenho de contratar 2 fornecedoras diferentes e pagar 2 faturas diferentes

Ver mais Ver menos

A Luzboa apresenta uma proposta diferenciadora no mercado energético português, sobretudo pelo seu foco em tarifas indexadas e modelo digital. Apesar das críticas em algumas plataformas, há aspetos positivos destacados pelos utilizadores e pelo setor.

Destacam-se os seguintes pontos positivos:

  • Ausência de período de fidelização nos contratos de eletricidade, o que permite aos clientes maior liberdade para mudar de fornecedor sem penalizações.
  • Gestão digital eficiente através do Balcão Digital, que possibilita o acompanhamento dos consumos, download de faturas e alterações contratuais online a qualquer momento.
  • Aposta em tarifas indexadas, refletindo os preços do mercado grossista, podendo proporcionar poupança significativa para quem acompanha as flutuações do mercado.

Comentários Negativos sobre a Luzboa

Pontos negativos
1/5
carlos
Data de publicação: 28/08/2024
Data da experiência: 28/08/2024

A riscar do mapa. Definitivamente. Vendo eletricidade excedente a esta empresa desde o ano passado. No ano de 2023, recebi deles 70 euros referente a alguns meses de produção excedentária dos meus painéis. Ok, aceitável! Este ano: há dias recebi uma fatura referente a seis meses e calculem quanto vou receber desse meio ano: 2,91 euros!!!! Reclamei. Resposta da LUZBOA: admirável! Sempre que o produtor de eletricidade produzir energia nas horas de excedente o valor passa a ser negativo. Ou seja, sempre que nós produzirmos energia para esta empresa nos períodos que eles consideram de excedente, ao lançar a energia na rede, passamos a pagar e não a receber. Perceberam a explicação? Fazem de nós analfabetos ou então estão a enganar-nos despudoradamente. Pedi imediatamente a cessação do contrato com estes indivíduos.

Ver mais Ver menos

A opinião dos clientes relativamente à Luzboa é marcada por algumas críticas recorrentes ligadas aos serviços prestados. Apesar da atuação no mercado liberalizado, subsistem questões que afetam a satisfação dos utilizadores.

  • Dificuldade no contacto com o apoio ao cliente, com tempo de resposta demorado ou ausência de resposta eficaz.
  • Problemas com a emissão de auto-faturas relativas à venda de excedentes, causando atrasos e frustração junto dos clientes produtores.
  • Gestão exclusivamente digital e ausência de balcões físicos, o que é apontado como limitador para clientes que preferem atendimento presencial.

A nossa avaliação sobre a Luzboa

A Luzboa destaca-se por oferecer tarifas indexadas, acompanhando o valor da energia no mercado grossista.

Os clientes valorizam o Balcão Digital, mas existem críticas à dificuldade de contactar o apoio ao cliente.

reclamações frequentes por falta de emissão de auto-fatura nos contratos de venda de excedentes.

No Portal da Queixa, a empresa tem avaliação muito positiva, mas em plataformas como Google e Trustpilot recebe notas baixas.

Luzboa

1.7/5 de 3 reviews

A comercializadora Luzboa está assim avaliada nas diversas plataformas:

  • Google: 2 de 69 Votos
  • Portal da Queixa: 9.6 de 62 Votos
  • Trustpilot: 2.3 de 6 Votos
  • Selectra: 1.7 de 3 Votos

Avaliação Selectra sobre as tarifas da Luzboa

Em Dezembro de 2025, a oferta com o melhor preço da Luzboa é Luzboa Spot com um preço de 71,00 €/mês .

Luzboa Spot
PREÇO
71,00 €
por mês
Preço kWh luz: 0,1388 €/kWh
Potência: 0,4374 €/dia
Ver mais detalhes Ver mais detalhes Ocultar detalhes
Rockwatt - Indie Spot
PREÇO
71,00 €
por mês
Preço kWh luz: 0,1388 €/kWh
Potência: 0,4374 €/dia
Ver mais detalhes Ver mais detalhes Ocultar detalhes

Acresce IVA e impostos à taxa legal em vigor. Preços calculados com 6,90 kVA de potência 417 kWh de consumo mensal aproximado.

Mas se o preço não é o único fator que importa, existe muito mais a saber sobre as tarifas e preços da Luzboa.

As tarifas de energia da Luzboa apresentam preços indexados direcionados sobretudo para clientes particulares. As opções estão geralmente abaixo da média do mercado. A oferta não inclui tarifas de gás natural, apenas luz. Para empresas, as propostas personalizadas permitem otimizar os custos conforme o perfil de consumo.

Prós e contras das tarifas da Luzboa

Prós

✔ Tarifas competitivas em comparação com outras empresas do mercado ✔ Transparência na informação contratual

Contras

✕ Tarifas pouco competitivas face a outros fornecedores ✕ Custos adicionais em alguns serviços

Pode consultar estas e outras tarifas e preços da Luzboa no artigo dedicado.

Luzboa vs. outras comercializadoras

Luzboa destaca-se no setor energético em Portugal, ocupando uma posição relevante no ranking das principais companhias, como se pode ver na tabela seguinte.

Ranking de Companhias
# Companhia Pontuação Total de votos

1

Logo EDP

4,24 / 5

4573

2

Logo Galp

4,02 / 5

1648

3

Logo Goldenergy

3,59 / 5

3695

4

Logo Endesa

3,55 / 5

13445

5

Logo Iberdrola

3,25 / 5

909

6

Logo Luzboa

1,33 / 5

140

O que fazer se não estou contente com a Luzboa?

Mudar de fornecedor

Pode mudar de fornecedor de energia online e sem custos com a equipa da Selectra.

Mudar de companhia

Apresentar uma reclamação

Pode apresentar uma reclamação à fornecedora através do Livro de Reclamações online.

Livro de Reclamações

Se não estiver satisfeito com a sua companhia de eletricidade ou gás, pode realizar a mudança de fornecedor sem custos, sendo garantido que nunca ficará sem energia durante o processo. Em alternativa, poderá apresentar uma reclamação no livro de reclamações online ou diretamente junto da própria companhia.