Opiniões sobre a Luzboa

Atualizado em    7 minutos de leitura

A maioria dos clientes da Luzboa queixa-se de dificuldades no contacto ao apoio e atrasos em faturas de venda de excedentes. Apesar das tarifas indexadas poderem ser vantajosas, as avaliações médias são baixas e a experiência de apoio ao cliente deixa a desejar.

Logótipo

É cliente ou ex-cliente da Luzboa ? Dê-nos a sua opinião.

Publicar uma opinião
Por favor, selecione uma data entre o último ano e o dia de hoje.
Saber mais sobre o tratamento de dados
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano ou não a fim de prevenir submissões automáticas de spam.

* Campos obrigatórios

Opiniões da Luzboa e comentários de clientes

Opiniões sobre a Luzboa
1.7 / 5
de 3 opiniões
0%
0%
33%
0%
67%
Como são recolhidas, verificadas e ordenadas as opiniões?
Por defeito, as opiniões estão ordenadas da mais antiga para a mais recente
1/5
carlos
Data de publicação: 28/08/2024
Data da experiência: 28/08/2024

A riscar do mapa. Definitivamente. Vendo eletricidade excedente a esta empresa desde o ano passado. No ano de 2023, recebi deles 70 euros referente a alguns meses de produção excedentária dos meus painéis. Ok, aceitável! Este ano: há dias recebi uma fatura referente a seis meses e calculem quanto vou receber desse meio ano: 2,91 euros!!!! Reclamei. Resposta da LUZBOA: admirável! Sempre que o produtor de eletricidade produzir energia nas horas de excedente o valor passa a ser negativo. Ou seja, sempre que nós produzirmos energia para esta empresa nos períodos que eles consideram de excedente, ao lançar a energia na rede, passamos a pagar e não a receber. Perceberam a explicação? Fazem de nós analfabetos ou então estão a enganar-nos despudoradamente. Pedi imediatamente a cessação do contrato com estes indivíduos.

Ver mais Ver menos
1/5
Anónimo
Data de publicação: 12/03/2024
Data da experiência: 28/11/2025

Atendimento ao cliente deixa muito a desejar . . .

Ver mais Ver menos
3/5
Anónimo
Data de publicação: 12/03/2024
Data da experiência: 28/11/2025

Não tem tarifas de gás e, por isso, tenho de contratar 2 fornecedoras diferentes e pagar 2 faturas diferentes

Ver mais Ver menos

A Luzboa está classificada com 2.00 no Google, 8.90 no Portal da Queixa, 2.30 no Trustpilot e 1.70 no Selectra. Em Portugal, existem cerca de 29 fornecedores de energia. Saiba como está avaliada a Luzboa relativamente aos concorrentes.

As opiniões da Selectra são autênticas

Todas as opiniões recebidas são verificadas por email para garantir autenticidade. Apenas clientes reais de Luzboa podem partilhar a sua experiência no nosso site.

Comentários Positivos sobre a Luzboa

Pontos positivos
3/5
Anónimo
Data de publicação: 12/03/2024
Data da experiência: 28/11/2025

Não tem tarifas de gás e, por isso, tenho de contratar 2 fornecedoras diferentes e pagar 2 faturas diferentes

Ver mais Ver menos

A Luzboa apresenta um modelo de atuação essencialmente digital e inovador no mercado da eletricidade em Portugal, destacando-se sobretudo pelo enfoque em tarifas indexadas ao mercado grossista. Apesar de alguns pontos de melhoria referidos pelos clientes, existem aspetos positivos frequentemente valorizados por quem escolhe a companhia.

Conhece os principais pontos positivos identificados pelos utilizadores:

  • Ausência de período de fidelização, permitindo que os clientes possam rescindir contrato sem penalizações ou burocracias.
  • Disponibilidade de tarifas indexadas ao mercado grossista, possibilitando poupanças para os consumidores em períodos de preços de energia mais baixos.
  • Balcão Digital funcional, que permite consultar e descarregar faturas, gerir dados e acompanhar o consumo de forma autónoma e contínua.

Comentários Negativos sobre a Luzboa

Pontos negativos
1/5
carlos
Data de publicação: 28/08/2024
Data da experiência: 28/08/2024

A riscar do mapa. Definitivamente. Vendo eletricidade excedente a esta empresa desde o ano passado. No ano de 2023, recebi deles 70 euros referente a alguns meses de produção excedentária dos meus painéis. Ok, aceitável! Este ano: há dias recebi uma fatura referente a seis meses e calculem quanto vou receber desse meio ano: 2,91 euros!!!! Reclamei. Resposta da LUZBOA: admirável! Sempre que o produtor de eletricidade produzir energia nas horas de excedente o valor passa a ser negativo. Ou seja, sempre que nós produzirmos energia para esta empresa nos períodos que eles consideram de excedente, ao lançar a energia na rede, passamos a pagar e não a receber. Perceberam a explicação? Fazem de nós analfabetos ou então estão a enganar-nos despudoradamente. Pedi imediatamente a cessação do contrato com estes indivíduos.

Ver mais Ver menos

Muitos clientes transmitem experiências variadas relativamente à Luzboa. De forma geral, predominam opiniões críticas sobre aspectos fundamentais do serviço.

  • Dificuldade em contactar o apoio ao cliente, com tempos de resposta prolongados ou inexistentes.
  • Falta de emissão de auto-fatura nos contratos de venda de excedentes, causando insatisfação junto de produtores de energia.
  • Oscilações imprevisíveis no valor das faturas devido às tarifas indexadas ao mercado grossista.

A nossa avaliação sobre a Luzboa

A Luzboa é uma comercializadora de eletricidade com forte foco em tarifas indexadas, onde o preço acompanha o mercado grossista.

A empresa destaca-se por um serviço digital e sem balcões físicos, apostando no contacto via telefone, e-mail e Balcão Digital.

As opiniões dos clientes são mistas, com críticas ao apoio ao cliente e à demora na emissão de auto-faturas para contratos de venda de excedentes.

No Portal da Queixa a classificação média é alta (8,9/10), já no Google e Trustpilot é baixa, refletindo experiências variadas.

A Luzboa não exige fidelização e não apresenta campanhas promocionais, mantendo a competitividade pelas tarifas.

Foi reconhecida como uma das 20 maiores empresas do distrito de Viseu, reforçando o seu peso regional no setor.

Luzboa

1.7/5 de 3 reviews

A comercializadora Luzboa está assim avaliada nas diversas plataformas:

  • Google: 2 de 68 Votos
  • Portal da Queixa: 8.9 de 62 Votos
  • Trustpilot: 2.3 de 6 Votos
  • Selectra: 1.7 de 5 Votos

Avaliação Selectra sobre as tarifas da Luzboa

Em Novembro de 2025, a oferta com o melhor preço da Luzboa é BTN SPOTDEF com um preço de 69,58 €/mês .

BTN SPOTDEF
PREÇO
69,58 €
por mês
Preço kWh luz: 0,1354 €/kWh
Potência: 0,4374 €/dia
Ver mais detalhes Ver mais detalhes Ocultar detalhes
Luzboa Spot
PREÇO
72,00 €
por mês
Preço kWh luz: 0,1412 €/kWh
Potência: 0,4374 €/dia
Ver mais detalhes Ver mais detalhes Ocultar detalhes

Acresce IVA e impostos à taxa legal em vigor. Preços calculados com 6,90 kVA de potência 417 kWh de consumo mensal aproximado.

Mas se o preço não é o único fator que importa, existe muito mais a saber sobre as tarifas e preços da Luzboa.

As tarifas de luz desta companhia são direcionadas apenas para clientes residenciais e empresariais, não existindo opção de gás natural. Ao comparar as ofertas, destaca-se um preço competitivo abaixo da média para a energia, principalmente na modalidade indexada.

Prós e contras das tarifas da Luzboa

Prós

✔ Preços competitivos em relação ao mercado ✔ Facilidade de contratação online

Contras

✕ Tarifas podem não ser as mais competitivas do mercado ✕ Algumas opções de tarifas apresentam pouca flexibilidade

Pode consultar estas e outras tarifas e preços da Luzboa no artigo dedicado.

Luzboa vs. outras comercializadoras

Relativamente às principais empresas do setor energético em Portugal, a avaliação da Luzboa destaca-se neste ranking comparativo de satisfação dos consumidores.

Ranking de Companhias
# Companhia Pontuação Total de votos

1

Logo EDP

4,18 / 5

4533

2

Logo Galp

4,14 / 5

1624

3

Logo Goldenergy

3,60 / 5

3681

4

Logo Endesa

3,47 / 5

13178

5

Logo Iberdrola

3,20 / 5

906

6

Logo Luzboa

1,32 / 5

141

O que fazer se não estou contente com a Luzboa?

Mudar de fornecedor

Pode mudar de fornecedor de energia online e sem custos com a equipa da Selectra.

Mudar de companhia

Apresentar uma reclamação

Pode apresentar uma reclamação à fornecedora através do Livro de Reclamações online.

Livro de Reclamações

Se não estiver satisfeito com a sua companhia de eletricidade ou gás, pode optar pela mudança de fornecedor, um processo sem custos em que os utilizadores nunca ficam sem energia. Também pode apresentar uma reclamação no livro de reclamações online ou diretamente junto da própria companhia.